SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Erros na Unity
[TUTORIAL] Sistema de inventário Sobrevivência
[TUTORIAL] AI Enemy 2.0 + animações ( Jogos de terror )
Material/Textura Madeira 4K
[DICA RÁPIDA] Verificar se existe conexão com a Internet
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[RESOLVIDO] Problema com Dropdown ao alterar resolução
Criar Animações (Vídeo) com Unity
animator duvidas
Raycast ponto a ponto
Rodas de tanque
como salvar rotaçao uma vez
Criação do menu - Opiniões
[JOGO] Mega BombermOn - Pokémon + Bomberman
[RESOLVIDO] problemas com rigidbody
MySql Unity(2018.2.14F1)
Aparecer uma caixinha em algum tempo do jogo.
keystore Android
Formação de equipe (projeto já em andamento)
Unity Network, isServer, IsLocalPlayer..
Como executar uma animação atraves de um botão?
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
[TUTORIAL] Unity 5 - Botão contínuo usando UI (Manter pressionado)
[PEDIDO] Script de Atirar
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
[RESOLVIDO] Erro de Prefab quando realiza o Build de um projeto 3D
[____ADMINISTRAÇÃO____] Alterações IMPORTANTES no fórum.
Renderizar apenas algumas partes do mapa.
[RESOLVIDO] Água à noite?
[___COMO UTILIZAR O FÓRUM___] Principais botões e suas funções
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
[PACOTE 2D GRATUITO] Pacote com 17 sprites de alta qualidade para baixar!
eixos X e Z nao rotaciona junto com o play
Erro na unity
Drop Shadows
Senha jogo schultz
Como fazer um sistema para conectar objetos?
Help!!! Criarção de Shader.
Projeto Estilo DD Tank
Duvidas com ADS
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
problema com giro na realidade aumentada
Sistema stealth
FreezeRotation e FreezePosition RigidBody Unity
[RESOLVIDO] Instanciar randômicamente prefab acima do terreno. Unity.
Gravidade para objetos selecionados
Procura-se Modelador para Mapas
Mudar ícone do jogo pelo script
[TUTORIAL] Plants VS Zombies na Unity!
A possibilidade de importar uma Biblioteca (dll) numa classe (MonoBehavior) da Unity?
IAP e ADS: plugins obsoletos
[Em Desenvolvimento] Battles of Worlds
[RESOLVIDO] Linkar Script do inimigo quando o player entrar no collider dele
Ajuda sobre script para abir e fechar porta malas
site pra modelos 3d de armas
[RESOLVIDO] alguem que saiba fazer um jogo de fps pode ajuda?
Compilação do Game
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Snake Game - JavaScript + SVG
(Dúvida) Como acessar o sensor de movimento do Android?
[TUTORIAL] Gerenciamento de idiomas para o jogo ou app
[RESOLVIDO] Menu de um jogo com vários mapas
[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01
USSecurity
Sawed off (Modelo 3D)
Direito autoral
Contar objetos clones
Dividir uma mesh em dois.
Procura se level designer ou diretor de arte ( REMUNERADO )
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
[RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez
[RESOLVIDO] Eu não consigo abrir o monodevelop
Novo Asset Sistema de Portas e Chaves
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
[RESOLVIDO] Como fazer a animação executar so uma vez
Meu personagem na Realidade Aumentada fica tremendo
Carregar arquivos da biblioteca
Jogo de Tabuada
ik nao funciona
DUVIDA EM SCRIPT
Cores nos materiais sem criar material
[Projeto] Line Battle
[TUTORIAL] Controle de personagem em primeira pessoa + pulo para android!
SkyBox Com qualidade Horrivel!
[RESOLVIDO] Bug/Erro da unity?
(ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
erro unity para android
MENU DE SELEÇÃO DE FASES
[PROJETO CONCLUÍDO] Defeat the Illuminatis
sombras para jogos mobile
Corcle (Mobile) - Um jogo simples com um nome estranho.
[TUTORIAL] Jogo da forca em C#
[RESOLVIDO] Dúvida com relação à "Escopo" e "Namespace" entre pastas na Unity
Problema ao rotacionar valores negativos.
Importe objeto do blender
Monodevelop
Equipe RedSkyGames Studio
Blender ao juntar algumas partes ficam mais escuro
new Vector3 (o que ele ta fazendo de errado??)(iniciante)
Hoje à(s) 8:38 pm
Hoje à(s) 8:06 pm
Hoje à(s) 4:44 pm
Hoje à(s) 9:51 am
Ontem à(s) 9:50 pm
Ontem à(s) 11:45 am
Qui Dez 13, 2018 6:19 pm
Qui Dez 13, 2018 5:07 pm
Qua Dez 12, 2018 9:25 pm
Qua Dez 12, 2018 3:52 pm
Qua Dez 12, 2018 2:58 pm
Qua Dez 12, 2018 2:41 pm
Qua Dez 12, 2018 12:57 pm
Qua Dez 12, 2018 10:33 am
Qua Dez 12, 2018 7:51 am
Ter Dez 11, 2018 7:56 pm
Ter Dez 11, 2018 7:24 pm
Ter Dez 11, 2018 1:40 am
Dom Dez 09, 2018 8:02 pm
Dom Dez 09, 2018 6:31 pm
Dom Dez 09, 2018 6:19 pm
Sab Dez 08, 2018 11:28 pm
Sab Dez 08, 2018 9:42 pm
Sab Dez 08, 2018 3:20 pm
Sex Dez 07, 2018 6:04 pm
Sex Dez 07, 2018 12:11 pm
Sex Dez 07, 2018 5:03 am
Qui Dez 06, 2018 11:02 pm
Qui Dez 06, 2018 8:17 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:26 pm
Qui Dez 06, 2018 5:59 pm
Qui Dez 06, 2018 1:28 pm
Qua Dez 05, 2018 8:53 pm
Qua Dez 05, 2018 11:31 am
Ter Dez 04, 2018 6:57 pm
Ter Dez 04, 2018 3:24 pm
Ter Dez 04, 2018 1:37 pm
Ter Dez 04, 2018 8:02 am
Ter Dez 04, 2018 7:50 am
Ter Dez 04, 2018 4:10 am
Ter Dez 04, 2018 3:57 am
Ter Dez 04, 2018 3:39 am
Seg Dez 03, 2018 10:45 pm
Seg Dez 03, 2018 8:47 pm
Seg Dez 03, 2018 12:11 pm
Seg Dez 03, 2018 12:08 pm
Seg Dez 03, 2018 9:09 am
Seg Dez 03, 2018 9:00 am
Seg Dez 03, 2018 5:12 am
Dom Dez 02, 2018 11:32 pm
Dom Dez 02, 2018 11:29 am
Dom Dez 02, 2018 1:51 am
Dom Dez 02, 2018 12:42 am
Sab Dez 01, 2018 9:24 pm
Sab Dez 01, 2018 9:11 pm
Sab Dez 01, 2018 1:37 pm
Sab Dez 01, 2018 1:22 pm
Sex Nov 30, 2018 4:10 pm
Sex Nov 30, 2018 10:28 am
Qui Nov 29, 2018 2:02 am
Qui Nov 29, 2018 1:11 am
Qui Nov 29, 2018 1:08 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 pm
Qua Nov 28, 2018 3:00 pm
Qua Nov 28, 2018 1:29 pm
Qua Nov 28, 2018 4:09 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 am
Ter Nov 27, 2018 8:49 pm
Ter Nov 27, 2018 5:50 pm
Ter Nov 27, 2018 1:46 pm
Seg Nov 26, 2018 8:29 pm
Seg Nov 26, 2018 2:56 pm
Seg Nov 26, 2018 2:55 pm
Seg Nov 26, 2018 9:33 am
Seg Nov 26, 2018 9:28 am
Dom Nov 25, 2018 11:06 pm
Dom Nov 25, 2018 9:21 am
Dom Nov 25, 2018 5:04 am
Sab Nov 24, 2018 8:41 pm
Sab Nov 24, 2018 4:52 pm
Sab Nov 24, 2018 4:03 pm
Sab Nov 24, 2018 2:33 pm
Sab Nov 24, 2018 8:49 am
Sab Nov 24, 2018 6:54 am
Sex Nov 23, 2018 4:28 pm
Sex Nov 23, 2018 1:58 pm
Sex Nov 23, 2018 1:29 pm
Sex Nov 23, 2018 12:49 pm
Sex Nov 23, 2018 12:42 pm
Qui Nov 22, 2018 7:21 pm
Qui Nov 22, 2018 12:59 pm
Qui Nov 22, 2018 10:53 am
Qui Nov 22, 2018 10:33 am
Qua Nov 21, 2018 7:41 pm
Qua Nov 21, 2018 11:09 am
Qua Nov 21, 2018 7:30 am
Ter Nov 20, 2018 10:58 pm
Davi Alves II
916anderson
francisco barroso
dstaroski
DuViDoSo
dstaroski
DarthMalak
JohnRambo
NKKF
NKKF
NKKF
dstaroski
gilgsjr
guimaraf
Carlos Andre
gilgsjr
SuperGamer
natanael.olimpio
BRGC
Callyde Jr
luis45
Jp.Game
ueslei16
gcs
dstaroski
McbDJ
MarcosSchultz
Isabela
gilgsjr
dstaroski
dstaroski
dstaroski
francisco barroso
yVIEIRA
NKKF
francisco barroso
henriquegames501
gilgsjr
Manawydan
Zack2
yanayana
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Emerson Rebouças
lesgoy
Opiz
NKKF
Tegh
Tegh
Zack2
Dom3000
Luizdanhp
ffabim
gutozardy
diegopds
gilgsjr
Joab Artes Gráficas
SuperGamer
glauco
dstaroski
Valdir dos Santos
igorobm
igorobm
TioUV
TioUV
dstaroski
conceptfac
rZwr
Erivan
francisco barroso
tonCosta3939
Simplizãum S
ninjagamergabriel
Hube
natanael.olimpio
natanael.olimpio
MarcosSchultz
diegopds
KAYKETHEO27
NKKF
MRX
tonCosta3939
Joab Artes Gráficas
Zack2
Joab Artes Gráficas
francisco barroso
Callyde Jr
dstaroski
Joab Artes Gráficas
Joab Artes Gráficas
clroberto2005
Insurgente
diegopds
diegopds
Tegh
Samuelostgamer
TioUV
NKKF

[TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 23, 2016 2:21 pm

Olá pessoal, elaborei este script simples para fazer uma camera orbital funcionar em dispositivos móveis... Para isto, basta criar um novo script em C# com o nome "CameraOrbital" e utilizar este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

[Serializable]
public class ConfigsDaCameraOrbital {
 [Range(0.01f,2.0f)] public float sensibilidade = 0.8f, velocidadeY = 0.5f;
 [Range(3.0f,20.0f)] public float distanciaCamera = 10.0f;
}

public class CameraOrbital : MonoBehaviour {

 float xOrbit, yOrbit;
 public GameObject ObjetoCamera;
 public ConfigsDaCameraOrbital Configuracoes;

 void Start () {
 xOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.x;
 yOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.y;
 transform.gameObject.layer = 2;
 }

 void LateUpdate () {
 float velocidadeTimeScale = 1.0f / Time.timeScale;
 //
 if (Input.touchCount > 0) {
 Touch touch = Input.GetTouch (0);
 xOrbit += touch.deltaPosition.x * Configuracoes.sensibilidade;
 yOrbit -= touch.deltaPosition.y * Configuracoes.sensibilidade * Configuracoes.velocidadeY * 10.0f;
 }
 //
 yOrbit  = ClampAngle (yOrbit, 0.0f, 85.0f);
 Quaternion rotation = Quaternion.Euler (yOrbit, xOrbit , 0);
 Vector3 negDistance = new Vector3 (0.0f, 0.0f, -Configuracoes.distanciaCamera);
 Vector3 position = rotation * negDistance + transform.position;
 Vector3 posicAtual = ObjetoCamera.transform.position;
 Quaternion rotacAtual = ObjetoCamera.transform.rotation;
 ObjetoCamera.transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacAtual,rotation,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp(posicAtual,position,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 }
 public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
 if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
 if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
 return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
 }
}


Depois disso, basta você jogar o script no objeto que você quer "orbitar". Quando você jogar o script no objeto, se você não tiver errado nenhum passo, aparecerão 2 variáveis principais... 

"ObjetoCamera"
"Configurações"

Na variável "ObjetoCamera", você deve apenas jogar a camera que vai "orbitar" o objeto do script... e nas configurações, você deve "configurar a gosto" as sensibilidades dos eixos X e Y, e a distância que a camera vai ficar do objeto.

Feito isto, você já terá uma camera orbital que funciona com touch. 


Esta camera funciona com apenas 1 toque, pois é feita com base no primeiro elemento da array de toques.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por FernandoPRB em Sex Set 23, 2016 3:00 pm

vlw man ajudou muitoo

FernandoPRB
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 887
REPUTAÇÃO : 4
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por deikson em Sab Out 29, 2016 1:06 pm

Marcos , tem alguma forma de fazer ela voltar automaticamente para atras do veiculo ? tipo gta ?
avatar
deikson
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1238
REPUTAÇÃO : 11
Idade : 22
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Out 31, 2016 2:38 pm

Tem sim, eu geralmente uso este tipo de lógica aqui, do Lerp:



Você precisa ter uma posição e setá-la caso não exista movimento por mais de 10 segs... Consegue fazer isto?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por deikson em Seg Out 31, 2016 3:24 pm

acho que não consigo mano :/ e muito complicado?
avatar
deikson
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1238
REPUTAÇÃO : 11
Idade : 22
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Nov 04, 2016 1:58 am

@deikson escreveu:acho que não consigo mano :/ e muito complicado?

Tente isto (não testei no celular).

Basta usar este script, e criar um objeto filho do seu personagem (objeto vazio de preferência), para ser a posição fixa da camera:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

[Serializable]
public class ConfigsDaCameraOrbital {
   [Range(0.01f,2.0f)] public float sensibilidade = 0.8f, velocidadeY = 0.5f;
   [Range(3.0f,20.0f)] public float distanciaCamera = 10.0f;
}

public class CameraOrbital : MonoBehaviour {

   float xOrbit, yOrbit;
   public GameObject ObjetoCamera, PosicaoFixa;
   public ConfigsDaCameraOrbital Configuracoes;
   float cronometro = 0;

   void Start () {
      xOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.x;
      yOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.y;
      transform.gameObject.layer = 2;
   }

   void LateUpdate () {
      float velocidadeTimeScale = 1.0f / Time.timeScale;
      //
      if (Input.touchCount > 0) {
         Touch touch = Input.GetTouch (0);
         xOrbit += touch.deltaPosition.x * Configuracoes.sensibilidade;
         yOrbit -= touch.deltaPosition.y * Configuracoes.sensibilidade * Configuracoes.velocidadeY * 10.0f;
         cronometro = 0;
      } else {
         if (cronometro < 10) {
            cronometro += Time.deltaTime;
         }
      }
      //
      if (cronometro < 5) {
         yOrbit = ClampAngle (yOrbit, 0.0f, 85.0f);
         Quaternion rotation = Quaternion.Euler (yOrbit, xOrbit, 0);
         Vector3 negDistance = new Vector3 (0.0f, 0.0f, -Configuracoes.distanciaCamera);
         Vector3 position = rotation * negDistance + transform.position;
         Vector3 posicAtual = ObjetoCamera.transform.position;
         Quaternion rotacAtual = ObjetoCamera.transform.rotation;
         ObjetoCamera.transform.rotation = Quaternion.Lerp (rotacAtual, rotation, Time.deltaTime * 5.0f * velocidadeTimeScale);
         ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp (posicAtual, position, Time.deltaTime * 5.0f * velocidadeTimeScale);
      } else {
         ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp (ObjetoCamera.transform.position, PosicaoFixa.transform.position, Time.deltaTime * 5.0f * velocidadeTimeScale);
         ObjetoCamera.transform.LookAt (transform.position);
      }
   }
   public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
      if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
      if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
      return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
   }
}
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por Gabriel César O em Sex Jul 21, 2017 7:19 pm

NOSSA QUE TUTO TOP! ^^ 10/10
avatar
Gabriel César O
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 1829
REPUTAÇÃO : 214
Idade : 17
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por gcs13 em Dom Mar 18, 2018 9:59 pm

Olá, fiz tudo certinho, mas quando eu clico e arrasto pra mover a câmera ela simplesmente não se move, alguém poderia me ajudar? os controles mobile estão ativados em minha Unity. Agradeço pela paciência.
avatar
gcs13
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 427
REPUTAÇÃO : 23
Idade : 17
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital para android (TOUCH)

Mensagem por Gabriel lupin em Ter Mar 27, 2018 5:51 pm

Tem como a área  touch  ser apenas em uma image no Canoas? ah é Marcos você é 10 !!!

Gabriel lupin
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 459
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum