SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Aparecer uma caixinha em algum tempo do jogo.
MySql Unity(2018.2.14F1)
problemas com rigidbody
keystore Android
animator duvidas
Rodas de tanque
Formação de equipe (projeto já em andamento)
Unity Network, isServer, IsLocalPlayer..
Como executar uma animação atraves de um botão?
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
[TUTORIAL] Unity 5 - Botão contínuo usando UI (Manter pressionado)
[PEDIDO] Script de Atirar
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
[RESOLVIDO] Erro de Prefab quando realiza o Build de um projeto 3D
[____ADMINISTRAÇÃO____] Alterações IMPORTANTES no fórum.
Renderizar apenas algumas partes do mapa.
[RESOLVIDO] Água à noite?
[___COMO UTILIZAR O FÓRUM___] Principais botões e suas funções
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
[PACOTE 2D GRATUITO] Pacote com 17 sprites de alta qualidade para baixar!
eixos X e Z nao rotaciona junto com o play
Erro na unity
Drop Shadows
Senha jogo schultz
Como fazer um sistema para conectar objetos?
Help!!! Criarção de Shader.
Projeto Estilo DD Tank
Duvidas com ADS
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
problema com giro na realidade aumentada
Sistema stealth
FreezeRotation e FreezePosition RigidBody Unity
[RESOLVIDO] Instanciar randômicamente prefab acima do terreno. Unity.
Gravidade para objetos selecionados
Procura-se Modelador para Mapas
Mudar ícone do jogo pelo script
[TUTORIAL] Plants VS Zombies na Unity!
A possibilidade de importar uma Biblioteca (dll) numa classe (MonoBehavior) da Unity?
IAP e ADS: plugins obsoletos
Raycast ponto a ponto
[Em Desenvolvimento] Battles of Worlds
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[RESOLVIDO] Linkar Script do inimigo quando o player entrar no collider dele
Ajuda sobre script para abir e fechar porta malas
site pra modelos 3d de armas
[RESOLVIDO] alguem que saiba fazer um jogo de fps pode ajuda?
Compilação do Game
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Snake Game - JavaScript + SVG
(Dúvida) Como acessar o sensor de movimento do Android?
[TUTORIAL] Gerenciamento de idiomas para o jogo ou app
[RESOLVIDO] Menu de um jogo com vários mapas
[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01
USSecurity
Sawed off (Modelo 3D)
Direito autoral
Contar objetos clones
Dividir uma mesh em dois.
Procura se level designer ou diretor de arte ( REMUNERADO )
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
[RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez
[RESOLVIDO] Eu não consigo abrir o monodevelop
Novo Asset Sistema de Portas e Chaves
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
[RESOLVIDO] Como fazer a animação executar so uma vez
[JOGO] Mega BombermOn - Pokémon + Bomberman
Meu personagem na Realidade Aumentada fica tremendo
Carregar arquivos da biblioteca
Jogo de Tabuada
ik nao funciona
DUVIDA EM SCRIPT
Cores nos materiais sem criar material
[Projeto] Line Battle
[TUTORIAL] Controle de personagem em primeira pessoa + pulo para android!
SkyBox Com qualidade Horrivel!
[RESOLVIDO] Bug/Erro da unity?
(ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
erro unity para android
MENU DE SELEÇÃO DE FASES
[PROJETO CONCLUÍDO] Defeat the Illuminatis
sombras para jogos mobile
Corcle (Mobile) - Um jogo simples com um nome estranho.
[TUTORIAL] Jogo da forca em C#
[RESOLVIDO] Dúvida com relação à "Escopo" e "Namespace" entre pastas na Unity
Problema ao rotacionar valores negativos.
Importe objeto do blender
Monodevelop
Equipe RedSkyGames Studio
Blender ao juntar algumas partes ficam mais escuro
new Vector3 (o que ele ta fazendo de errado??)(iniciante)
[TUTORIAL] Sistema de Controlador De Primeira Pessoa Com Som De Passos Aleatorios
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
[RESOLVIDO] Retornar um resultado de pagina PHP com texto formatado
[RESOLVIDO] Como Voltar o Player para o Início usando Trigger? C#
Unity - Deslizar Para Rotacionar o 'Personagem'
Como criar um poligono dinamicamente?
Instantiate
Em busca de um modelador 3D para plataforma educacional (Já ganhamos apoio de faculdades)
Armazenar as informações de um botão e duplica-lo
Hoje à(s) 4:28 pm
Hoje à(s) 1:03 pm
Hoje à(s) 12:40 pm
Hoje à(s) 1:40 am
Ontem à(s) 5:54 pm
Ontem à(s) 4:07 pm
Dom Dez 09, 2018 8:02 pm
Dom Dez 09, 2018 6:31 pm
Dom Dez 09, 2018 6:19 pm
Sab Dez 08, 2018 11:28 pm
Sab Dez 08, 2018 9:42 pm
Sab Dez 08, 2018 3:20 pm
Sex Dez 07, 2018 6:04 pm
Sex Dez 07, 2018 12:11 pm
Sex Dez 07, 2018 5:03 am
Qui Dez 06, 2018 11:02 pm
Qui Dez 06, 2018 8:17 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:26 pm
Qui Dez 06, 2018 5:59 pm
Qui Dez 06, 2018 1:28 pm
Qua Dez 05, 2018 8:53 pm
Qua Dez 05, 2018 11:31 am
Ter Dez 04, 2018 6:57 pm
Ter Dez 04, 2018 3:24 pm
Ter Dez 04, 2018 1:37 pm
Ter Dez 04, 2018 8:02 am
Ter Dez 04, 2018 7:50 am
Ter Dez 04, 2018 4:10 am
Ter Dez 04, 2018 3:57 am
Ter Dez 04, 2018 3:39 am
Seg Dez 03, 2018 10:45 pm
Seg Dez 03, 2018 8:47 pm
Seg Dez 03, 2018 12:11 pm
Seg Dez 03, 2018 12:08 pm
Seg Dez 03, 2018 9:09 am
Seg Dez 03, 2018 9:00 am
Seg Dez 03, 2018 5:12 am
Seg Dez 03, 2018 1:42 am
Dom Dez 02, 2018 11:32 pm
Dom Dez 02, 2018 11:31 pm
Dom Dez 02, 2018 11:29 am
Dom Dez 02, 2018 1:51 am
Dom Dez 02, 2018 12:42 am
Sab Dez 01, 2018 9:24 pm
Sab Dez 01, 2018 9:11 pm
Sab Dez 01, 2018 1:37 pm
Sab Dez 01, 2018 1:22 pm
Sex Nov 30, 2018 4:10 pm
Sex Nov 30, 2018 10:28 am
Qui Nov 29, 2018 2:02 am
Qui Nov 29, 2018 1:11 am
Qui Nov 29, 2018 1:08 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 pm
Qua Nov 28, 2018 3:00 pm
Qua Nov 28, 2018 1:29 pm
Qua Nov 28, 2018 4:09 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 am
Ter Nov 27, 2018 8:49 pm
Ter Nov 27, 2018 5:50 pm
Ter Nov 27, 2018 1:46 pm
Seg Nov 26, 2018 8:29 pm
Seg Nov 26, 2018 2:56 pm
Seg Nov 26, 2018 2:55 pm
Seg Nov 26, 2018 12:43 pm
Seg Nov 26, 2018 9:33 am
Seg Nov 26, 2018 9:28 am
Dom Nov 25, 2018 11:06 pm
Dom Nov 25, 2018 9:21 am
Dom Nov 25, 2018 5:04 am
Sab Nov 24, 2018 8:41 pm
Sab Nov 24, 2018 4:52 pm
Sab Nov 24, 2018 4:03 pm
Sab Nov 24, 2018 2:33 pm
Sab Nov 24, 2018 8:49 am
Sab Nov 24, 2018 6:54 am
Sex Nov 23, 2018 4:28 pm
Sex Nov 23, 2018 1:58 pm
Sex Nov 23, 2018 1:29 pm
Sex Nov 23, 2018 12:49 pm
Sex Nov 23, 2018 12:42 pm
Qui Nov 22, 2018 7:21 pm
Qui Nov 22, 2018 12:59 pm
Qui Nov 22, 2018 10:53 am
Qui Nov 22, 2018 10:33 am
Qua Nov 21, 2018 7:41 pm
Qua Nov 21, 2018 11:09 am
Qua Nov 21, 2018 7:30 am
Ter Nov 20, 2018 10:58 pm
Ter Nov 20, 2018 4:07 pm
Ter Nov 20, 2018 2:37 pm
Ter Nov 20, 2018 12:58 pm
Seg Nov 19, 2018 11:11 pm
Seg Nov 19, 2018 7:47 pm
Seg Nov 19, 2018 7:42 pm
Seg Nov 19, 2018 2:46 pm
Seg Nov 19, 2018 1:48 pm
Seg Nov 19, 2018 11:40 am
MayLeone
zZAndersonZz
francisco barroso
natanael.olimpio
gilgsjr
NKKF
BRGC
Callyde Jr
luis45
Jp.Game
ueslei16
gcs
dstaroski
McbDJ
MarcosSchultz
Isabela
gilgsjr
dstaroski
dstaroski
dstaroski
francisco barroso
yVIEIRA
NKKF
francisco barroso
henriquegames501
gilgsjr
Manawydan
Zack2
yanayana
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Emerson Rebouças
lesgoy
Opiz
NKKF
Tegh
Tegh
Zack2
MarcosSchultz
Dom3000
Dom3000
Luizdanhp
ffabim
gutozardy
diegopds
gilgsjr
Joab Artes Gráficas
SuperGamer
glauco
dstaroski
Valdir dos Santos
igorobm
igorobm
TioUV
TioUV
dstaroski
conceptfac
rZwr
Erivan
francisco barroso
tonCosta3939
Simplizãum S
ninjagamergabriel
Hube
Mago
natanael.olimpio
natanael.olimpio
MarcosSchultz
diegopds
KAYKETHEO27
NKKF
MRX
tonCosta3939
Joab Artes Gráficas
Zack2
Joab Artes Gráficas
francisco barroso
Callyde Jr
dstaroski
Joab Artes Gráficas
Joab Artes Gráficas
clroberto2005
Insurgente
diegopds
diegopds
Tegh
Samuelostgamer
TioUV
NKKF
Simplizãum S
ArysonSantos
Jmspp
gonzaga
Magnatah
conceptfac
francisco barroso
rZwr
MayLeone

[TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 09, 2016 1:15 pm

Fala galera, elaborei este sistema simples para uma câmera orbital... basta criar um script em C# chamado "CameraOrbital" e usar este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

[Serializable]
public class ConfigsDaCameraOrbital {
 [Range(0.01f,2.0f)] public float sensibilidade = 0.8f, velocidadeScrool = 1.0f, velocidadeY = 0.5f;
 [Range(3.0f,20.0f)] public float distanciaMinima = 5.0f;
 [Range(20.0f,200.0f)] public float distanciaMaxima = 50.0f;
}

public class CameraOrbital : MonoBehaviour {

 float xOrbit, yOrbit, distanciaCameraOrbit;
 public GameObject ObjetoCamera;
 public ConfigsDaCameraOrbital Configuracoes;

 void Start () {
 distanciaCameraOrbit = Configuracoes.distanciaMinima;
 xOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.x;
 yOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.y;
 transform.gameObject.layer = 2;
 }

 void LateUpdate () {
 float velocidadeTimeScale = 1.0f / Time.timeScale;
 float sensibilidade = Configuracoes.sensibilidade;
 float distMin = Configuracoes.distanciaMinima;
 float distMax = Configuracoes.distanciaMaxima;
 float velocidadeScrool = Configuracoes.velocidadeScrool * 50.0f;
 float sensYMouse = Configuracoes.velocidadeY * 10.0f;
 //
 RaycastHit hit;
 if (!Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position)) {

 } else if (Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position, out hit)) {
 distanciaCameraOrbit = Vector3.Distance (transform.position, hit.point);
 distMin = Mathf.Clamp ((Vector3.Distance (transform.position, hit.point)), distMin * 0.5f, distMax);
 }
 //
 xOrbit  += Input.GetAxis ("Mouse X") * (sensibilidade * distanciaCameraOrbit)/(distanciaCameraOrbit*0.5f);
 yOrbit  -= Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensibilidade * sensYMouse;
 yOrbit  = ClampAngle (yOrbit, 0.0f, 85.0f);
 Quaternion rotation = Quaternion.Euler (yOrbit, xOrbit , 0);
 distanciaCameraOrbit = Mathf.Clamp (distanciaCameraOrbit - Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") * velocidadeScrool, distMin, distMax);
 Vector3 negDistance = new Vector3 (0.0f, 0.0f, -distanciaCameraOrbit);
 Vector3 position = rotation * negDistance + transform.position;
 Vector3 posicAtual = ObjetoCamera.transform.position;
 Quaternion rotacAtual = ObjetoCamera.transform.rotation;
 ObjetoCamera.transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacAtual,rotation,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp(posicAtual,position,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 }
 public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
 if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
 if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
 return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
 }
}

Este script deve ir no seu jogador, e a única coisa que você tem que fazer é jogar a câmera variável "Objeto Camera" do script, e pronto, terá uma câmera orbital, com zoom e rotação, além de ajustes :D
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61205
REPUTAÇÃO : 2101
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Chilinger em Dom Jul 10, 2016 3:57 pm

O que seria essa camera orbital?Zoom de sniper ?

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1828
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 10, 2016 11:36 pm

@Chilinger escreveu:O que seria essa camera orbital?Zoom de sniper ?
Camera orbital é tipo camera de jogo RPG, que você pode orbitar ao redor do jogador.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61205
REPUTAÇÃO : 2101
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por GustavoMaster em Seg Jan 09, 2017 10:09 pm

O meu começa a se distânciar do objeto, o que posso fazer ?
avatar
GustavoMaster
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1599
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 15
Áreas de atuação : ; )
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por LucioHenrique em Ter Jan 10, 2017 8:52 pm

Opa pessoal queria saber como faço para inves de ser o scroll do mouse ser a letra "C"

LucioHenrique
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 711
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por AndyShow em Ter Jan 10, 2017 10:55 pm

@LucioHenrique escreveu:Opa pessoal queria saber como faço para inves de ser o scroll do mouse ser a letra "C"

Usa um Math.Lerp no Lugar do Scroll e chama ele no Input.GetKey
avatar
AndyShow
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2776
REPUTAÇÃO : 572
Idade : 35
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumotion.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por LucioHenrique em Qua Jan 11, 2017 8:51 pm

LucioHenrique escreveu:Opa pessoal queria saber como faço para inves de ser o scroll do mouse ser a letra "C"

Usa um Math.Lerp no Lugar do Scroll e chama ele no Input.GetKey


como faço isso

LucioHenrique
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 711
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jan 13, 2017 7:26 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

[Serializable]
public class ConfigsDaCameraOrbital {
   [Range(0.01f,2.0f)] public float sensibilidade = 0.8f, velocidadeY = 0.5f;
   [Range(3.0f,20.0f)] public float distanciaMinima = 5.0f;
   [Range(20.0f,200.0f)] public float distanciaMaxima = 50.0f;
}

public class CameraOrbital : MonoBehaviour {

   float xOrbit, yOrbit, distanciaCameraOrbit;
   public GameObject ObjetoCamera;
   public ConfigsDaCameraOrbital Configuracoes;
   bool zoom;
   void Start () {
      zoom = false;
      distanciaCameraOrbit = Configuracoes.distanciaMinima;
      xOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.x;
      yOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.y;
      transform.gameObject.layer = 2;
   }

   void Update(){
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.C)) {
         zoom = !zoom;
      }
      if (zoom) {
         distanciaCameraOrbit = Configuracoes.distanciaMinima;
      } else {
         distanciaCameraOrbit = Configuracoes.distanciaMaxima;
      }
   }

   void LateUpdate () {
      float velocidadeTimeScale = 1.0f / Time.timeScale;
      float sensibilidade = Configuracoes.sensibilidade;
      float distMin = Configuracoes.distanciaMinima;
      float distMax = Configuracoes.distanciaMaxima;
      float sensYMouse = Configuracoes.velocidadeY * 10.0f;
      //
      RaycastHit hit;
      if (!Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position)) {

      } else if (Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position, out hit)) {
         distanciaCameraOrbit = Vector3.Distance (transform.position, hit.point);
         distMin = Mathf.Clamp ((Vector3.Distance (transform.position, hit.point)), distMin * 0.5f, distMax);
      }
      //
      xOrbit  += Input.GetAxis ("Mouse X") * (sensibilidade * distanciaCameraOrbit)/(distanciaCameraOrbit*0.5f);
      yOrbit  -= Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensibilidade * sensYMouse;
      yOrbit  = ClampAngle (yOrbit, 0.0f, 85.0f);
      Quaternion rotation = Quaternion.Euler (yOrbit, xOrbit , 0);
      Vector3 negDistance = new Vector3 (0.0f, 0.0f, -distanciaCameraOrbit);
      Vector3 position = rotation * negDistance + transform.position;
      Vector3 posicAtual = ObjetoCamera.transform.position;
      Quaternion rotacAtual = ObjetoCamera.transform.rotation;
      ObjetoCamera.transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacAtual,rotation,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
      ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp(posicAtual,position,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
   }
   public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
      if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
      if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
      return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
   }
}
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61205
REPUTAÇÃO : 2101
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Gabriel César O em Sex Jul 14, 2017 1:46 pm

esse tuto é 100/10
avatar
Gabriel César O
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 1825
REPUTAÇÃO : 214
Idade : 17
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por zZAndersonZz em Sex Jul 14, 2017 5:16 pm

Eu tinha feito um bem simples pro meu personagem:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CameraLivre : MonoBehaviour {

    public GameObject Alvo;
    public int Tempo;

    private float VelocidadeHorizontal = 20f;
    private float VelocidadeVertical = 20f;
    private float VelocidadeDeZoom = 0f;


    void Update ()
    {
        transform.LookAt(Alvo.transform);
        var VelHorizontal = VelocidadeHorizontal * Input.GetAxis("Mouse X");
        var VelVertical = VelocidadeVertical * Input.GetAxis("Mouse Y");
        var Zoom = VelocidadeDeZoom * Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel");
        transform.RotateAround(Alvo.transform.position, new Vector3(VelVertical, VelHorizontal, Zoom), Tempo * Time.deltaTime);
    }
}
Esse ai de cima volta e meia dá uma tremida Shocked

Depois um fiz um bem melhor pro barco, com limites pro zoom do scroll e tudo mais.
avatar
zZAndersonZz
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1013
REPUTAÇÃO : 129
Idade : 21
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://github.com/AndersonMarquess

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Gabriel César O em Sex Jul 14, 2017 5:17 pm

^^
avatar
Gabriel César O
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 1825
REPUTAÇÃO : 214
Idade : 17
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por lidio133 em Sab Jul 15, 2017 10:56 pm

Teria como eu fazer a camera movimentar em volta do personagem com o mouse ?

lidio133
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 522
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Gabriel César O em Dom Jul 16, 2017 5:08 am

@lidio133 escreveu:Teria como eu fazer a camera movimentar em volta do personagem com o mouse ?
MAS A CÂMERA ORBITAL FAZ ISSO, COPIE E COLE O SCRIPT DESSE TÓPICO E PRONTO.
avatar
Gabriel César O
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 1825
REPUTAÇÃO : 214
Idade : 17
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Gregory2017 em Dom Jul 23, 2017 9:02 pm

@MarcosSchultz escreveu:Fala galera, elaborei este sistema simples para uma câmera orbital... basta criar um script em C# chamado "CameraOrbital" e usar este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

[Serializable]
public class ConfigsDaCameraOrbital {
 [Range(0.01f,2.0f)] public float sensibilidade = 0.8f, velocidadeScrool = 1.0f, velocidadeY = 0.5f;
 [Range(3.0f,20.0f)] public float distanciaMinima = 5.0f;
 [Range(20.0f,200.0f)] public float distanciaMaxima = 50.0f;
}

public class CameraOrbital : MonoBehaviour {

 float xOrbit, yOrbit, distanciaCameraOrbit;
 public GameObject ObjetoCamera;
 public ConfigsDaCameraOrbital Configuracoes;

 void Start () {
 distanciaCameraOrbit = Configuracoes.distanciaMinima;
 xOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.x;
 yOrbit = ObjetoCamera.transform.eulerAngles.y;
 transform.gameObject.layer = 2;
 }

 void LateUpdate () {
 float velocidadeTimeScale = 1.0f / Time.timeScale;
 float sensibilidade = Configuracoes.sensibilidade;
 float distMin = Configuracoes.distanciaMinima;
 float distMax = Configuracoes.distanciaMaxima;
 float velocidadeScrool = Configuracoes.velocidadeScrool * 50.0f;
 float sensYMouse = Configuracoes.velocidadeY * 10.0f;
 //
 RaycastHit hit;
 if (!Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position)) {

 } else if (Physics.Linecast (transform.position, ObjetoCamera.transform.position, out hit)) {
 distanciaCameraOrbit = Vector3.Distance (transform.position, hit.point);
 distMin = Mathf.Clamp ((Vector3.Distance (transform.position, hit.point)), distMin * 0.5f, distMax);
 }
 //
 xOrbit  += Input.GetAxis ("Mouse X") * (sensibilidade * distanciaCameraOrbit)/(distanciaCameraOrbit*0.5f);
 yOrbit  -= Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensibilidade * sensYMouse;
 yOrbit  = ClampAngle (yOrbit, 0.0f, 85.0f);
 Quaternion rotation = Quaternion.Euler (yOrbit, xOrbit , 0);
 distanciaCameraOrbit = Mathf.Clamp (distanciaCameraOrbit - Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") * velocidadeScrool, distMin, distMax);
 Vector3 negDistance = new Vector3 (0.0f, 0.0f, -distanciaCameraOrbit);
 Vector3 position = rotation * negDistance + transform.position;
 Vector3 posicAtual = ObjetoCamera.transform.position;
 Quaternion rotacAtual = ObjetoCamera.transform.rotation;
 ObjetoCamera.transform.rotation = Quaternion.Lerp(rotacAtual,rotation,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 ObjetoCamera.transform.position = Vector3.Lerp(posicAtual,position,Time.deltaTime*5.0f*velocidadeTimeScale);
 }
 public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
 if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
 if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
 return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
 }
}

Este script deve ir no seu jogador, e a única coisa que você tem que fazer é jogar a câmera variável "Objeto Camera" do script, e pronto, terá uma câmera orbital, com zoom e rotação, além de ajustes :D
Quando eu clico no botão de acelera pelo android a camera vira sozinha, oque eu faço para nao ficar virando quando clicar no acelerador?

Gregory2017
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 642
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 20
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 26, 2017 3:12 pm

Ai você tem que meio que refazer este script para ele detectar se algum botão está sendo pressionado ou não... 

Ou trabalhar com layers
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61205
REPUTAÇÃO : 2101
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera orbital com zoom (scroll)

Mensagem por Gregory2017 em Qui Jul 27, 2017 10:38 pm

@MarcosSchultz escreveu:Ai você tem que meio que refazer este script para ele detectar se algum botão está sendo pressionado ou não... 

Ou trabalhar com layers
Cm que eu faço isso?

Gregory2017
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 642
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 20
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum