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[TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown v2.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown v2.

Mensagem por RenanMSV em Qui Set 15, 2016 12:13 pm

Andei pesquisando na internet e achei um projeto de manipulação de arquivos ini muito interessante e util. Resolvi criar então um sistema que faça a troca facil de linguagens com esses arquivos. Sendo possivel usuarios criarem suas proprias traduções e seu jogo as reconhecerá.

Funciona bem simples. O jogo lê um arquivo .ini com os textos, identifica qual linguagem é, e seta na sua cena texto por texto.

Primeiramente vamos instalar o projeto de manipulação de arquivos .ini. Baixe: https://github.com/rickyah/ini-parser/archive/development.zip

Abra o zip e vá em src e extraia apenas a pasta IniFileParser para seu projeto no unity.

Pronto agora crie esses 2 scripts:

Código:

using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System;
using System.Collections;
using System.IO;
using System.Text;
using IniParser;
using IniParser.Model;


public class Language : MonoBehaviour {
   IniData data;
   FileIniDataParser fileIniData;
   string patch;
   public string[] languageFiles;
   public string[] gameTexts;
   public Dropdown languageDropdown;

   void Start () {
      InitializeLanguageSystem ();
      SetDropdownOptions ();
   }

   /// <summary>
   /// Initializes the language system.
   /// </summary>
   void InitializeLanguageSystem(){
      patch = Application.dataPath + "/StreamingAssets/Local/Languages/";
      fileIniData = new FileIniDataParser();
   }

   /// <summary>
   /// Sets the dropdown options.
   /// </summary>
   void SetDropdownOptions (){
      try {
         languageFiles = Directory.GetFiles (patch,"*.ini",SearchOption.TopDirectoryOnly);
         if (languageFiles.Length == 0) {
            OnLanguageFilesMissed("Not find any files in '" + patch + "'");
            return;
         }
      } catch (Exception e) {
         OnLanguageFilesMissed(e.Message);
         return;
      }
      foreach (string local in languageFiles) {
         data = fileIniData.ReadFile (local);
         languageDropdown.options.Add( new Dropdown.OptionData{ text = data ["LanguageName"] ["NAME"]} );
      }
      languageDropdown.value = 1; // corrige bug do dropdown ficar vazio
      if (PlayerPrefs.HasKey ("languageValue")) {
         languageDropdown.value = PlayerPrefs.GetInt ("languageValue");
      } else {
         languageDropdown.value = 0;
         PlayerPrefs.SetInt ("languageValue", 0);
      }
      languageDropdown.onValueChanged.AddListener((int arg)=>{
         HandleTexts ();
      });
      HandleTexts ();
   }

   /// <summary>
   /// Handles the texts.
   /// </summary>
   void HandleTexts (){
      data = fileIniData.ReadFile (languageFiles[languageDropdown.value]);
      KeyDataCollection keys = data.Sections.GetSectionData ("Language").Keys;
      int i = 0;
      gameTexts = new string[keys.Count];
      foreach (KeyData k in keys) {
         gameTexts[i] = k.Value;
         i++;
      }
      PlayerPrefs.SetInt ("languageValue",languageDropdown.value);
      SetTextsScript[] tempTexts = FindObjectsOfType<SetTextsScript> ();
      foreach (SetTextsScript t in tempTexts) {
         t.Handle ();
      }
   }



   // Eventos a gosto do Desenvolvedor :

   /// <summary>
   /// Raises the language files missed event.
   /// </summary>
   /// <param name="error">Error string.</param>
   void OnLanguageFilesMissed(string error){
      // o que fazer quando a pasta ou os arquivos não puderem ser recuperados!
      // crie novos arquivos, mande a pessoa reinstalar ou sla.
      print("Erro: " + error + " Reinstale o jogo!");
   }
}

Código:

using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class SetTextsScript : MonoBehaviour {
   Text txt;
   Language lang;
   public int index;

   void Awake(){
      lang = FindObjectOfType<Language>().GetComponent<Language>();
      txt = GetComponent<Text> ();
   }

   public void Handle(){
      if (!lang) {
         print ("Object not Found");
         return;
      }
      txt.text = lang.gameTexts[index];
   }
}

Agora para fazer funcionar basta que voce coloque o script SetTextsScript em cada UI Text que voce criar e colocar na variavel index de cada o index correto.
Se voce colocar 0 o texto vai ser o primeiro que estiver no arquivo de traducao...se botar 1 será o segundo... 2 o terceiro.....


Bem simples.

Veja que no primeiro script há um evento OnLanguageFilesMissed(string error)

Abra o script e edite o que acontecerá caso os arquivos ou a pasta não possam ser encontrados no pc do jogador.

Como criar suas traduções:

Basta copiar algum arquivo da pasta StreamingAssets/Local/Languages/, renomear com o nome da linguagem (exemplo: frances) e traduzir todas as frases. Depois abra o jogo novamente para as novas linguagens aparecerem na lista do dropdown.


O resultado:



Link para baixar o projeto junto com os arquivos de linguagem utilizados (IMPORTANTE BAIXAR ! QUALQUER MUDANÇA NA ESTRUTURA DOS ARQUIVOS FARÁ O SISTEMA NÃO FUNCIONAR).

https://github.com/RenanMsV/Unity-3D-Language-System-with-rickyah-ini-parser/


Última edição por RenanMSV em Qui Set 15, 2016 12:58 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown v2.

Mensagem por artplayer em Qui Set 15, 2016 12:43 pm

Legal cara, vai ajudar muita gente! Parabéns pela iniciativa!  Cheers
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Mensagem por RenanMSV em Qui Set 15, 2016 1:03 pm

@artplayer escreveu:Legal cara, vai ajudar muita gente! Parabéns pela iniciativa!  Cheers

Obrigado ! :lol!: Cheers


@edit Adicionado link para download dos scripts junto com os arquivos de linguagem. É importante baixar e seguir a estrutura desses arquivos. Apenas adicione novos campos de texto usando MSG0008,MSG0009,MSG0010............. e por ai vai.
Qualquer mudança na estrutura do arquivo ini irá dar erro.
Na verdade o nome de cada campo não importa, voce pode botar qualquer coisa no nome, mas é bom manter a ordem não é mesmo?
O que importa é a posição deles.
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Mensagem por dstaroski em Qui Set 15, 2016 1:55 pm

Parabéns brother! Excelente tutorial! Abraços!
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Mensagem por WiredD em Qui Set 15, 2016 2:28 pm

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