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[TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.

Mensagem por RenanMSV em Qui Mar 03, 2016 10:32 pm

Para fazer isto precisa se:

1: Criar um objeto do tipo Dropdown e configurar o nome de suas opções.



Ao clicar no simbolo de "+" voce pode adicionar mais opcoes, ou excluir selecionando-as e apertando o simbolo de "-".
O Value é o indice inicial que seu dropdown vai estar quando o jogo começar.

2: Criar um script e deixa-lo assim

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class linguagem : MonoBehaviour {
 public Dropdown seletor;
 public string[] texto;
 void Start () {
 
 }

 void Update () {
 GetComponent<Text> ().text = texto [seletor.value];
 }
}

3: Tento em vista que você já tenha criado seu menu voce precisa incluir este script em cada objeto do tipo texto que esse menu possua (como o texto que vem dentro dos botoes). Deixe todos os textos vazios.

4: Configurando. Aqui a configuração deve ser manual e individual para cada texto na tela. Pode levar um tempo grande se você tiver muitos elementos em seu jogo. Para configurar acesse a aba inspector em um texto. Vai aparecer isso:



Arraste o objeto dropdown para o campo de nome Seletor.
Repare que contém um size ali embaixo. Coloque o valor total de linguagens que seu jogo possui nele. No meu caso 2 (português e inglês). Em seguida aperte enter e aparecerão campos para escrever. Agora preencha o primeiro campo com a palavra na primeira linguagem que voce definiu no dropdown. Preencha tudo seguindo a ordem exata que você definiu no dropdown. No meu caso primeiro PT depois ENG. Vai ficar assim:



Configure todos textos assim.

Se fez tudo corretamente seu projeto deve estar mais ou menos assim:



Projeto de demonstração. Acessivel na opção Opcoes.

Caso queira aprender a fundo leia:

Você percebeu como fizemos isto? Não? Ora pois! Veja !

Quando adicionamos opcoes ao nosso dropdown nós tambem estamos dando um valor a elas. Chamamos esse valor de indice ou index. Indices começam no 0 e vao subindo de 1 em 1 (0,1,2,3,4....).
Quando colocamos os textos na aba inspector tambem estamos dando um valor a eles.

Pois bem, ao iniciar o jogo o script verificará qual o indice atual do dropdown (qual linguagem ele ta selecionado) e irá colocar a palavra com o mesmo indice. Por isso precisamos manter a ordem das linguagens. Para o script poder saber qual palavra colocar.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 12, 2016 12:44 pm

Por algum motivo aleatório, este tópico só chegou ao meu conhecimento agora O.o, eitah
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.

Mensagem por RenanMSV em Ter Mar 22, 2016 11:45 am

Esse método ainda ta meio capenga ja que ele seta o texto de todos objetos a todo frame. Precisaria especificar através de um método separado. O que causaria menos processamento por frame no jogo e em contrapartida um trabalho maior manual de ligar todos textos no inspector
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