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[TUTORIAL] Movimentar GameObject 2D com Touch ou Click

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TUTORIAL [TUTORIAL] Movimentar GameObject 2D com Touch ou Click

Mensagem por ldanielz em Qui Jun 02, 2016 1:47 pm

Sou novato no Fórum, desculpe-me se esse post não estiver padrão.

Estou aprendendo a desenvolver no Unity utilizando os Assets disponibilizados gratuitamente, sempre modificando para que funcione nas plataformas mobile.

Criei esse tópico para compartilhar um script de movimentação de um GameObject, de modo que quando você clica ou toque em cima dele você possa movimenta-lo livremente na tela.

O script não é de minha autoria, portanto não conseguirei tirar muitas duvidas  Razz .

Apenas funcionando para objetos 2D, sendo necessário modificações para 3D!



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
//using UnityEngine.UI;
//using UnityEngine.EventSystems;

public class TouchMovePlayerNEW : MonoBehaviour{
 
 //Este codigo e para click/drag gameobject 2D
 //Cameraprojeção deve estar como Orthographic
 //Adicionar um Collider (não 2DCollider) no gameObject  

 public GameObject gameObjectTodrag; //Objeto que sera movido

 public Vector3 GOcenter; //Centro do objeto
 public Vector3 touchPosition; //Touch ou posição do Click
 public Vector3 offset;//vector entre touchpoint/mouseclick para o Centro do Objeto
 public Vector3 newGOCenter; //novo Centro do objeto

 RaycastHit hit; //Armazena informação que pegou o objeto

 public bool draggingMode = false;



 void Start()
 {

 }


 void Update()
 {

 //***********************
 // *** CLICK TO DRAG ****
 //***********************

 #if UNITY_EDITOR
 //Quando usar click esquerdo do mouse
 if (Input.GetMouseButtonDown(0))
 {
 //converte a posição do click para um ray
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);

 //Se o ray acertar (hit) o Collider (não 2DCollider)
 if (Physics.Raycast(ray, out hit))
 {
 gameObjectTodrag = hit.collider.gameObject;
 GOcenter = gameObjectTodrag.transform.position;
 touchPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
 offset = touchPosition - GOcenter;
 draggingMode = true;
 }
 }

 //Todo o frame quanto o click esquerdo estiver apertado
 if (Input.GetMouseButton(0))
 {
 if (draggingMode)
 {
 touchPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
 newGOCenter = touchPosition - offset;
 gameObjectTodrag.transform.position = new Vector3(newGOCenter.x, newGOCenter.y, GOcenter.z);
 }
 }

 //Quando solta o click do mouse
 if (Input.GetMouseButtonUp(0))
 {
 draggingMode = false;
 }
 #endif

 //***********************
 // *** TOUCH TO DRAG ****
 //***********************
 foreach (Touch touch in Input.touches)
 {
 switch (touch.phase)
 {
 //Quando há um toque
 case TouchPhase.Began:
 //converte a posição do toque para um Ray
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(touch.position);

 //Se o ray acertar (hit) o Collider (não 2DCollider)
 // if (Physics.Raycast(ray, out hit))
 if (Physics.SphereCast(ray, 0.3f, out hit))
 {
 gameObjectTodrag = hit.collider.gameObject;
 GOcenter = gameObjectTodrag.transform.position;
 touchPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
 offset = touchPosition - GOcenter;
 draggingMode = true;
 }
 break;

 case TouchPhase.Moved:
 if (draggingMode)
 {
 touchPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
 newGOCenter = touchPosition - offset;
 gameObjectTodrag.transform.position = new Vector3(newGOCenter.x, newGOCenter.y, GOcenter.z);
 }
 break;

 case TouchPhase.Ended:
 draggingMode = false;
 break;
 }
 }
 }
}

Fonte:http://k2nicestudio.com
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Movimentar GameObject 2D com Touch ou Click

Mensagem por John Rambo em Qui Jun 02, 2016 3:36 pm

Legal, muito útil
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Modelagem;
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