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[TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por Weslley em Ter Maio 03, 2016 9:56 am

Bom Galera Elaborei um Script Simples Para abrir Uma Imagem do pc Por Meio de um File Dialog 
ou por um Url Com link direto para imagem pode vir a ser muito útil para vocês ok!

Script Explicação Abaixo
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEditor;
using System.Collections;

public class Load : MonoBehaviour {

    public string path;
    public InputField urlText;
    public Image image;

 void Start ()
    {
    
 }

    IEnumerator OpemFile(string _path)
    {
        WWW www = new WWW(_path);
        yield return www;
        Texture2D texture = new Texture2D(4, 4, TextureFormat.DXT1, false);
        www.LoadImageIntoTexture(texture);
        Sprite spriteIcon = Sprite.Create(texture, new Rect(0, 0, texture.width, texture.height), Vector2.zero);
        image.sprite = spriteIcon;
    }

    public void Download()
    {
        if (urlText.text != string.Empty)
        {
            StartCoroutine(OpemFile(urlText.text));
        }
        else
        {
            EditorUtility.DisplayDialog("Falha", "Url Invalido" , "Ok");
        }
    }

    public void LoadTexture()
    {
        path = EditorUtility.OpenFilePanel("Escolha a Textura", "", "png");
        StartCoroutine(OpenFile("file:///" + path));
    }
}



Para Começar Teremos que importa duas Bibliotecas 

Código:
using UnityEngine.UI;// User Interface Sera Necesario para conseguir utilizar image
using UnityEditor; // Contem o File Dialog


variáveis

Código:

    public InputField urlText;
    public Image image;

 
Criaremos um método do tipo IEnumerator que "retornara" a image

Criaremos um WWW que um Simple access (simples acesso a uma pagina web)
logo passaremos o Url ou o local da imagem
ele vai espera o retorno do www 
criaremos uma variável local Texture2D onde passaremos o seguintes parâmetros o tamanho e largura o formato e se e mipmap
saiba mais http://docs.unity3d.com/Manual/class-TextureImporter.html sobre mipmap
logo chamaremos Método LoadImageIntoTexture e passaremos entre parentese a variável que recebera a textura
e vamos pedir um parâmetro string que sera o link ou o local da imagem
logo criaremos outra variável local vamos criar um sprite a partir de um texture com método Sprite.Create onde passaremos Entre parentese a textura
o tamanho e pivor
vamos pegar a variável image e passaremos a sprite criada a partir da textura


Código:
   IEnumerator OpenFile(string _path)
    {
        WWW www = new WWW(_path);
        yield return www;
        Texture2D texture = new Texture2D(4, 4, TextureFormat.DXT1, false);
        www.LoadImageIntoTexture(texture);
        Sprite spriteIcon = Sprite.Create(texture, new Rect(0, 0, texture.width, texture.height), Vector2.zero);
        image.sprite = spriteIcon;
    }


Logo Criaremos um Método void
Chamado LoadTexture Ou Qualquer outro Nome que você desejar

Precisaremos de Uma string para guarda o local onde a textura esta 
esse método sera responsável para abrir imagem direto do pc
se imagem for do pc precisaremos concatenar com a url "file:///" pq esta rodando direto do pc

Código:
   public void LoadTexture()
    {
        string path = EditorUtility.OpenFilePanel("Escolha a Textura", "", "png");//retornara o local onde a image esta salva
        //OpenFilePanel tera que conter Três parâmetros "O titulo do File Dialog a directory que sera em Branco e o formato png ou jpeg
        StartCoroutine(OpenFile("file:///" + path));// chamos a void que retornara a imagem
    }


criaremos outro método para pegar imagem de uma link da pagina web direta
vamos fazer uma pergunta se urlText.text esta vazio ou não se não estive chamemos o método OpenFile e passaremos o url que estiver no InputField

se for vazio vai aparecer um message box na tela
Código:
public void Download()
    {
        if (urlText.text != string.Empty)
        {
            StartCoroutine(OpenFile(urlText.text));
        }
        else
        {
            EditorUtility.DisplayDialog("Falha", "Url Invalido" , "Ok");
        }
    }


montagem colocaremos em um objeto e passaremos a imagem e o InputField


e passaremos os métodos para os botoes  



Caso não tenha entendido diga ai
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por AndyShow em Seg Maio 09, 2016 7:22 pm

Muito Show Amigo!

Ótimo Tutorial, e vendo isso pintou uma Dúvida,

Tenho um Sisteminha de de Playlist para uma Rádio no Jogo, 
tem como Usar uma Rádio Online?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por Weslley em Seg Maio 09, 2016 7:37 pm

AndyShow escreveu:Muito Show Amigo!

Ótimo Tutorial, e vendo isso pintou uma Dúvida,

Tenho um Sisteminha de de Playlist para uma Rádio no Jogo, 
tem como Usar uma Rádio Online?
Sim teria Se vc quiser posso da uma olhada explique mais sobre essa radio Online


Última edição por weslleyFx em Seg Maio 09, 2016 11:14 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por Édipo em Seg Maio 09, 2016 8:15 pm

muito legal, parabens, mas me veio uma duvida tambem, como seria pra adicionar um comando para que tire SS (Screenshot) da tela
seja celular ou pc e mandar por e-mail?? do celular direto do app

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 09, 2016 11:10 pm

Édipo escreveu:muito legal, parabens, mas me veio uma duvida tambem, como seria pra adicionar um comando para que tire SS (Screenshot) da tela
seja celular ou pc e mandar por e-mail?? do celular direto do app
Para pegar o que a tela está vendo, basta utilizar ReadPixels, 

Utilizei para pegar a imagem da tela neste tutorial abaixo:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Abrindo Image Do Pc Ou de Um Endereço Web Para uma Image UI (File Dialog)

Mensagem por EposGames em Seg Ago 07, 2017 6:12 pm

weslleyFx escreveu:Bom Galera Elaborei um Script Simples Para abrir Uma Imagem do pc Por Meio de um File Dialog 
ou por um Url Com link direto para imagem pode vir a ser muito útil para vocês ok!

Script Explicação Abaixo
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEditor;
using System.Collections;

public class Load : MonoBehaviour {

    public string path;
    public InputField urlText;
    public Image image;

 void Start ()
    {
    
 }

    IEnumerator OpemFile(string _path)
    {
        WWW www = new WWW(_path);
        yield return www;
        Texture2D texture = new Texture2D(4, 4, TextureFormat.DXT1, false);
        www.LoadImageIntoTexture(texture);
        Sprite spriteIcon = Sprite.Create(texture, new Rect(0, 0, texture.width, texture.height), Vector2.zero);
        image.sprite = spriteIcon;
    }

    public void Download()
    {
        if (urlText.text != string.Empty)
        {
            StartCoroutine(OpemFile(urlText.text));
        }
        else
        {
            EditorUtility.DisplayDialog("Falha", "Url Invalido" , "Ok");
        }
    }

    public void LoadTexture()
    {
        path = EditorUtility.OpenFilePanel("Escolha a Textura", "", "png");
        StartCoroutine(OpenFile("file:///" + path));
    }
}



Para Começar Teremos que importa duas Bibliotecas 

Código:
using UnityEngine.UI;// User Interface Sera Necesario para conseguir utilizar image
using UnityEditor; // Contem o File Dialog


variáveis

Código:

    public InputField urlText;
    public Image image;

 
Criaremos um método do tipo IEnumerator que "retornara" a image

Criaremos um WWW que um Simple access (simples acesso a uma pagina web)
logo passaremos o Url ou o local da imagem
ele vai espera o retorno do www 
criaremos uma variável local Texture2D onde passaremos o seguintes parâmetros o tamanho e largura o formato e se e mipmap
saiba mais http://docs.unity3d.com/Manual/class-TextureImporter.html sobre mipmap
logo chamaremos Método LoadImageIntoTexture e passaremos entre parentese a variável que recebera a textura
e vamos pedir um parâmetro string que sera o link ou o local da imagem
logo criaremos outra variável local vamos criar um sprite a partir de um texture com método Sprite.Create onde passaremos Entre parentese a textura
o tamanho e pivor
vamos pegar a variável image e passaremos a sprite criada a partir da textura


Código:
   IEnumerator OpenFile(string _path)
    {
        WWW www = new WWW(_path);
        yield return www;
        Texture2D texture = new Texture2D(4, 4, TextureFormat.DXT1, false);
        www.LoadImageIntoTexture(texture);
        Sprite spriteIcon = Sprite.Create(texture, new Rect(0, 0, texture.width, texture.height), Vector2.zero);
        image.sprite = spriteIcon;
    }


Logo Criaremos um Método void
Chamado LoadTexture Ou Qualquer outro Nome que você desejar

Precisaremos de Uma string para guarda o local onde a textura esta 
esse método sera responsável para abrir imagem direto do pc
se imagem for do pc precisaremos concatenar com a url "file:///" pq esta rodando direto do pc

Código:
   public void LoadTexture()
    {
        string path = EditorUtility.OpenFilePanel("Escolha a Textura", "", "png");//retornara o local onde a image esta salva
        //OpenFilePanel tera que conter Três parâmetros "O titulo do File Dialog a directory que sera em Branco e o formato png ou jpeg
        StartCoroutine(OpenFile("file:///" + path));// chamos a void que retornara a imagem
    }


criaremos outro método para pegar imagem de uma link da pagina web direta
vamos fazer uma pergunta se urlText.text esta vazio ou não se não estive chamemos o método OpenFile e passaremos o url que estiver no InputField

se for vazio vai aparecer um message box na tela
Código:
public void Download()
    {
        if (urlText.text != string.Empty)
        {
            StartCoroutine(OpenFile(urlText.text));
        }
        else
        {
            EditorUtility.DisplayDialog("Falha", "Url Invalido" , "Ok");
        }
    }


montagem colocaremos em um objeto e passaremos a imagem e o InputField


e passaremos os métodos para os botoes  



Caso não tenha entendido diga ai

Ficou muito maneiro, estou fazendo um jogo onde tem uma playlist de musica(mobile).
Tem como adaptar esse script e usar as musicas salvas em uma pasta do celular? (o jogador escolhe as musicas que desejar)

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