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[TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

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TUTORIAL [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 29, 2016 4:52 pm

Fala galera, elaborei este tutorial simples explicando como elaborar um sistema para o Inimigo seguir e atacar o Jogador ao chegar perto, e também fazer o jogador morrer...



Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:49 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por anizioNoob em Ter Mar 29, 2016 9:27 pm

tou com um problema no script do inimigo olga aki o script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class Inimigo : MonoBehaviour {
   private GameObject player;
   private NavMeshAgent NavMesh;
   private bool Ataque;
   void Start () {
      Ataque = true;
      player = GameObject.FindWithTag ("Player");
      NavMesh = GetComponent<NavMeshAgent> ();
   }
   void Update () {
      NavMesh.destination = player.transform.position;
      if(Vector3.Distance.position. player.transform.position) < 1.5) {
         Atacar ();
      }
   }
   void Atacar (){
      StartCoroutine ("tempoDeAtaque");
      player.GetComponent <Jogador> ().Vida -= 40;
   }
}
IEnumerator TempoDeAtaque(){
   Ataque = false;
   yield return new WaitForSeconds (1);
   Ataque = true;
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 29, 2016 11:31 pm

anizioNoob escreveu:tou com um problema no script do inimigo olga aki o script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class Inimigo : MonoBehaviour {
 private GameObject player;
 private NavMeshAgent NavMesh;
 private bool Ataque;
 void Start () {
 Ataque = true;
 player = GameObject.FindWithTag ("Player");
 NavMesh = GetComponent<NavMeshAgent> ();
 }
 void Update () {
 NavMesh.destination = player.transform.position;
 if(Vector3.Distance.position. player.transform.position) < 1.5) {
 Atacar ();
 }
 }
 void Atacar (){
 StartCoroutine ("tempoDeAtaque");
 player.GetComponent <Jogador> ().Vida -= 40;
 }
}
IEnumerator TempoDeAtaque(){
 Ataque = false;
 yield return new WaitForSeconds (1);
 Ataque = true;
}

Qual problema? qual erro está dando?

Ahh, por sinal, no if do Vector3.Distance, faltou a letra "f" depois do número 1.5, para indicar que é uma float
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por anizioNoob em Qua Mar 30, 2016 8:26 am

vou postar os erros do console pera ae

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 30, 2016 3:12 pm

Tem vários erros... da uma olhada com cuidado no vídeo...

esta linha por exemplo, ta toda errada:

Código:
if(Vector3.Distance.position. player.transform.position) < 1.5) {

o correto seria:

Código:
if(Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position) < 1.5f) {


Esta outra também está errada:

Código:
StartCoroutine ("tempoDeAtaque");

repare que a Corotina foi ceclarada com letra maiúscula, ela está escrita ali entre as aspas com letra minúscula
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por Soulphantom em Ter Out 25, 2016 2:18 pm

teria como colocar junto com o seguir inicializar uma animação de andar ? por que eu tenho um personagem e uma animação de andar teria como juntar com esse código.tenho também uma de atacar essa também poderia ser colocada ? desde já grato !!!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 25, 2016 11:52 pm

A animação não tem como "colocar junto" por que é algo que é feito separado. Eu não tenho como saber quais estados você criou para o seu animator.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por Soulphantom em Qui Out 27, 2016 1:14 pm

no caso eu peguei personagens prontos da unity pois pra min ficaria mais fácil como iniciante então eu teria que mexer nos animator desses personages ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por John Rambo em Qui Out 27, 2016 6:41 pm

Soulphantom escreveu:no caso eu peguei personagens prontos da unity pois pra min ficaria mais fácil como iniciante então eu teria que mexer nos animator desses personages ?

Poderia criar um tópico para tratarmos disto? (Dentro da área "Dúvidas em Geral")
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por L.Orsi em Sex Nov 04, 2016 8:54 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
public class player : MonoBehaviour {
public int vida = 20;
 public string cena;

 
 void Awake(){
 transform.tag = "Player";
 }
 void Update () {
 if (vida <= 0) {
 vida = 0;
 }
 }

 void Morte () {
 SceneManager.LoadScene ("TESTE2");

 }
}
Desculpa ressuscitar o topico, porem, nao consigo carregar a cena da "morte" depois q meu monstro tira a vida, ela chega a 0, mas a cena nao carrega...Fiz igual o video, tenho uma cena com o nome "TESTE2"...
E não é a primeira vez, no script do menu inicial que chama a primeira cena, tbm nao carrega...mas nao da erro algum. :/
Nesse do monstro, ate tentei usar um if (vida == 0){  SceneManager.LoadScene ("TESTE2"); }

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 08, 2016 1:19 am

L.Orsi escreveu:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
public class player : MonoBehaviour {
public int vida = 20;
 public string cena;

 
 void Awake(){
 transform.tag = "Player";
 }
 void Update () {
 if (vida <= 0) {
 vida = 0;
 }
 }

 void Morte () {
 SceneManager.LoadScene ("TESTE2");

 }
}
Desculpa ressuscitar o topico, porem, nao consigo carregar a cena da "morte" depois q meu monstro tira a vida, ela chega a 0, mas a cena nao carrega...Fiz igual o video, tenho uma cena com o nome "TESTE2"...
E não é a primeira vez, no script do menu inicial que chama a primeira cena, tbm nao carrega...mas nao da erro algum. :/
Nesse do monstro, ate tentei usar um if (vida == 0){  SceneManager.LoadScene ("TESTE2"); }

Está dando algum erro?

As cenas estão linkadas em File>BuildSettings?
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