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[RESOLVIDO] sistema de dano particular

3 participantes

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Resolvido [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Sáb Abr 17, 2021 8:31 pm

Olá pessoal tudo ok ?

entao... estou com um pequeno problema de falta de conhecimento kkk e por mais q eu pesquise mesmo achando algo referente ao meu problema eu n consigo aplicar ou entender de fato como é feito!

o problema é o seguinte... eu preciso gerar um código de dano para as tropas porem quando faço isso por colisão eles dao dano em area aplicando dano a todos os inimigos envolta por onde o colisor passa...


eu tentei usar o método de acessar o script inimigo e tirar a vida dele la porém para acessa eu coloco a variável (vida) em modo "statico" é ai q vem o outro problema... todos os minions com esse script possuem essa variavel statica  e entao são afetados mesmo q n estejam em batalha.... alguém pode me ajuda a bolar um esquema para fazer os inimigos trocar dano sem q apliquem em area ow q não aplique esse dano em todos os inimigos q possuem o mesmo script ?

desde ja Agradeço !

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por Fagner Sáb Abr 17, 2021 9:07 pm

Mas se você já tiver "acertando" o inimigo, ou seja, jogando um efeito de magia ou qualquer outra coisa do tipo, deve tá usando colisão, é só pegar o componente (script) via GetComponent, acessar a vida (public ao invés de static)  e remover a vida apenas em quem foi atingido.
seria tipo, hit.transform.getcomponent<script>().vida -= valor de dano;

Desde que seu MMO não tenha milhares de minions, não deve ter problema de desempenho por conta disso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por Pokedlg Sáb Abr 17, 2021 9:20 pm

@Fagner Isso não funcionaria, teoricamente parecia funcionar mas como todos inimigos estão dentro do collider ele irá pegar o script de todos, fiz um teste e ele deu dano em todos inimigos.

Código usado:

Código:
private void OnTriggerEnter(Collider other) {
        int life = other.gameObject.GetComponent<NewBehaviourScript>().life--;
        Debug.Log(other.gameObject.name + "<color=red> Life:</color> " + life);
    }

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por Fagner Sáb Abr 17, 2021 9:32 pm

Então o problema é mais sobre pegar um inimigo específico, o pouco que eu já vi sobre jogos desse estilo, eles utilizam um sistema de hash baseado na posição pra limitar o que é visto por cada unidade, apenas os proximos com a mesma hash aparecem numa lista, depois dessa lista (bem menor que o todo) é possivel escolher o inimigo pra dar dano, se é uma IA, ele vai ter que escolher um inimigo aleatório pra dar dano, ele não vai simplesmente jogar um poder aleatório numa posição aleatória e torcer pra acertar, então aqui temos um alvo, basta acessar o script dele pra remover a vida.
O conceito é esse aqui:
https://www.gamedev.net/articles/programming/general-and-gameplay-programming/spatial-hashing-r2697/



Note que a intenção é apenas limitar o escopo da pesquisa, se você tiver 1000 minions, mas só 5 estiver perto, é pesado checar todos, com isso você acessa os 5 mais rapido, a partir dai basta escolher um e dar o dano.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Sáb Abr 17, 2021 10:47 pm

massa legal... a primeira dica foi util pois eu uso esse cogido para detectar inimigo;
Código:
   Collider[] hits = Physics.OverlapSphere(transform.position, estaNaVisaoMinion);
        foreach (Collider hit in hits)
        {
           if (hit.tag == "minionRed")
            {
                    
            }
        }
se ele encontrar como eu faria para ele acessa a vida do inimigo ? seria aquele mesmo codigo q vc falou
Código:
 hit.transform.getcomponent<script>().vida -= valor de dano;

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Sáb Abr 17, 2021 11:10 pm

n tem muita coisa só a vida dele mesmo e o comando para caso a vida chega a zero... o grande problema mesmo e acessar essa variavel em particular pelo minion q estiver batendo.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por Pokedlg Dom Abr 18, 2021 1:13 am

Uma duvida, este ataque contra o minion ele é instantaneo, como uma magia, ou ele é um ataque automatico em loop?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Dom Abr 18, 2021 10:41 am

Pokedlg escreveu:Uma duvida, este ataque contra o minion ele é instantaneo, como uma magia, ou ele é um ataque automatico em loop?
entao... é um atack automatico em loop... atack mele... ele fica batendo em loop eu consegui resolver da seguinte forma .
Código:
     if (distanciaMinion <= rangeDeAtackMinion)//distancia para atacar//
            {
                nav_Agent.destination = transform.position;
                anima_minion.SetBool("perseguir", false);
                anima_minion.SetBool("atacar", true);
                var rotation = Quaternion.LookRotation(frente1.transform.position - transform.position);
                rotation.x = 0;
                rotation.z = 0;
                transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, rotation, Time.deltaTime * Olhar_alvo);
              
                if (velo_hit >=0)
                {
                    anima_minion.SetBool("aguardar", true);
                    velo_hit += Time.deltaTime;
                    if (velo_hit >= calibradorDano)//momento em q o minion reseta seu auto atack//
                    {
                        if (velo_hit >= 1.4f)//momento exato do hit//
                        {
                            frente1.transform.GetComponent<MinionBlueStatus>().life -= dano;//dano q o minion ira aplicar no inimigo//
                        }
                        anima_minion.SetBool("atacar", false);
                        anima_minion.SetBool("aguardar", true);
                  
                        velo_hit = 0;
                    }
                }

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Dom Abr 18, 2021 10:48 am

hellside escreveu:
Pokedlg escreveu:Uma duvida, este ataque contra o minion ele é instantaneo, como uma magia, ou ele é um ataque automatico em loop?
entao... é um atack automatico em loop... atack mele... ele fica batendo em loop eu consegui resolver da seguinte forma .
Código:
     if (distanciaMinion <= rangeDeAtackMinion)//distancia para atacar//
            {
                nav_Agent.destination = transform.position;
                anima_minion.SetBool("perseguir", false);
                anima_minion.SetBool("atacar", true);
                var rotation = Quaternion.LookRotation(frente1.transform.position - transform.position);
                rotation.x = 0;
                rotation.z = 0;
                transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, rotation, Time.deltaTime * Olhar_alvo);
              
                if (velo_hit >=0)
                {
                    anima_minion.SetBool("aguardar", true);
                    velo_hit += Time.deltaTime;
                    if (velo_hit >= calibradorDano)//momento em q o minion reseta seu auto atack//
                    {
                        if (velo_hit >= 1.4f)//momento exato do hit//
                        {
                            frente1.transform.GetComponent<MinionBlueStatus>().life -= dano;//dano q o minion ira aplicar no inimigo//
                        }
                        anima_minion.SetBool("atacar", false);
                        anima_minion.SetBool("aguardar", true);
                  
                        velo_hit = 0;
                    }
                }
o mais legal de tudo é q eu n to usando colisores isso foi o melhor de tudo. Rock

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] sistema de dano particular

Mensagem por hellside Dom Abr 18, 2021 1:28 pm

para quem tentar usar esse codigo eu acabei de melhorar um pouco qualquer coisa chama no privado ow discord: Spark#5380

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