SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































[RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por acefogo Ter Dez 29, 2020 3:21 pm

Olá Pessoal, estou com uma duvida. Quando o player atingir um colisor ele deve acionar o menu de game over. No script do player declarei uma variavel do tipo GameObject, então pego o objeto lá do canvas e arrasto para o script do player no inspector, funciona de boa. O problema é que não posso deixar o player na cena pois ele vai ser spawnado depois que o osuario escolher em uma lista o player que ele vai usar no jogo, e nessa lista inseri os plyaers que estão como preFabs, mas os preFabs não estão aceitando eu arrastar o game over do canvas e anexar no script no inspector, e se eu transformar o menu de game over em um preFab e arrastar para o script do player no inspector ai ele aceita, porem, o colisor que estar no iscript não funciona, ou seja, o player fica batendo nos objetos e não aciona o game over. Com isso percebi que um preFab que não está em cena, só aceita objetos no script que também seja preFab, mas no meu caso dá esse erro de não funcionar mais o collisor.

acefogo
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1343
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por Fagner Ter Dez 29, 2020 6:15 pm

Uma prática bem comum é separar a parte visual da parte lógica, dessa forma o "player" é só um objeto vazio que pode ficar na cena.
o visual é spawnado quando o jogo inicia e vira filho do player(objeto lógico com scripts, colisor, etc).
Isso resolve esse tipo de problema que você está enfrentando. Apesar de existirem outras formas de fazer isso, essa é a mais simples que me vem a cabeça.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4234
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por acefogo Qua Dez 30, 2020 1:13 pm

Se puder me dar um exemplo de  como faz, estou começando agora com a unity e com C#, vou ver se consigo mandar umas imagens. No meu caso eu coloquei um script no player e transformei ele em preFab, e passei o preFab para a lista dataBase onde tenho players diferentes para o usuario escolher, só que o preFab não aceita o objeto GameOver que está no canvas sem antes transformar ele também em preFab, mas isso está anulando o collider que está no script do player.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class BirdClassico : MonoBehaviour
{
    public float speed = 1f; // controla a velocidade do passaro
    private Rigidbody2D rig; // aqui controla o rigidbody do passaro
    public GameObject GameOver;
  
    

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
        rig = GetComponent<Rigidbody2D>(); // aqui pega o componente rigibody do passaro que está com esse script
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        
      
        if (Input.GetMouseButtonDown(0)) // aqui o codigo checa se o botão esquerdo do mouse foi clicado, o direito seria 1
        {
            rig.velocity = Vector2.up * speed; // aqui adiciona velocidade no passarinho sempre pra cima
        }
      
    }

// Ao inserir o preFab do gameOver pelo inspector aqui nesse script que vai estar no player, essa parte do codigo abaixo não funciona  

    public void OnCollisionEnter2D(Collision2D col)
    {
        if (col.gameObject.tag != "Player")
        {

            GameOver.SetActive(true);
            Time.timeScale = 0;
            // quando o passarinho bater em alguma coisa com colisãomostra na tela  gameOver

        }
        
    }
}

[RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Snap-2020-12-29-at-14-49-00
[RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Snap-2020-12-29-at-14-59-38

[RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Snap-2020-12-29-at-15-00-12

[RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Snap-2020-12-29-at-15-01-59

acefogo
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1343
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por Fagner Qua Dez 30, 2020 2:00 pm

Olha, eu disse que tem outras formas de fazer isso, uma delas é usando um singleton pra guardar a referência da sua tela de game over.
Aí quando tiver a colisão, você chama o painel atraves dele.

Esse código você coloca em um objeto vazio, no campo "painelGameOver" você coloca o painel da UI com a mensagem.

Código:
using UnityEngine;

public class GerenciadorGameOver : MonoBehaviour
{
    public static GerenciadorGameOver gameOver;
    public GameObject painelGameOver;

    private void Awake()
    {
        if (gameOver == null)
        {
            gameOver = this;
        }
        else
        {
            Destroy(this.gameObject);
        }
       
    }

    public void MostrarTeladeGameOver()
    {
        painelGameOver.SetActive(true);
    }
}

Aí no seu script do player, onde detecta a colisão, você acessa esse script e chama o painel:

Código:
public void OnCollisionEnter2D(Collision2D col)
    {
        if (col.gameObject.tag != "Player")
        {
            GerenciadorGameOver.gameOver.MostrarTeladeGameOver();
            Time.timeScale = 0;
            // quando o passarinho bater em alguma coisa com colisãomostra na tela  gameOver
        }
    }
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4234
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por acefogo Qui Dez 31, 2020 12:30 am

Amigo, deu certinho, funcionou do jeito que eu queria, passei o dia inteiro ontem tentando resolver isso ai e não consegui, e o que você me ensinou ai resolveu. Sou muito grato!

Mas agora surgiu outro problema, pois tenho o painel gameOver que você me ensinou a resolver, e tenho outro painel que é no caso do usuario pausar o jogo. o que está acontecendo é que se o painel do gameOver estiver ativo e eu apertar a tecla "escape" o painel de pause fica ativo junto com o gameOver, aí se o usuario apertar " resume jogo" no painel o jogo ativa novamente mesmo estando já com gameOver. Ai gostaria de saber como impedir a tecla "escape" de ser ativada enquanto o gameOver tiver ativo.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class PauseMenu : MonoBehaviour
{
 



    public static bool GameIsPaused = false;
    public GameObject pauseMenuUI;
   
   

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
               

        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Escape))
        {
            if (GameIsPaused)
            {
                Resume();

            }else
            {
                Pause();
            }
        }
       

    }
    public void Resume()
    {
        pauseMenuUI.SetActive(false);
        Time.timeScale = 1f;
        GameIsPaused = false;
    }
    void Pause ()
    {
        pauseMenuUI.SetActive(true);
        Time.timeScale = 0f;
        GameIsPaused = true;
    }
    public void LoadMenu()
    {
        SceneManager.LoadScene("Main");
    }
    public void QuitGame()
    {
        Application.Quit();
    }
   
   
}

Eu não faço ideia de como impedir de ativar a tecla Escape se o jogo já deu gameOver.

acefogo
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1343
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por Fagner Qui Dez 31, 2020 9:03 am

Você tem uma bool chamada "GameIsPaused" que controla quando deve resumir ou pausar, basta criar mais uma pro game over.
Com essa nova bool, você checa se apertou Esc E se gameOver é falso, somente nesse caso é que o painel de pause é chamado.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class PauseMenu : MonoBehaviour
{
    public static bool GameIsPaused = false;
    public static bool GameOver = false;
    public GameObject pauseMenuUI;

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Escape) && !GameOver)
        {
            if (GameIsPaused)
            {
                Resume();

            }else
            {
                Pause();
            }
        }
    }

    public void Resume()
    {
        pauseMenuUI.SetActive(false);
        Time.timeScale = 1f;
        GameIsPaused = false;
    }
     void Pause ()
    {
        pauseMenuUI.SetActive(true);
        Time.timeScale = 0f;
        GameIsPaused = true;
    }
    public void LoadMenu()
    {
        SceneManager.LoadScene("Main");
    }
    public void QuitGame()
    {
        Application.Quit();
    }
}

Aí no script que mandei, você altera essa variável quando o jogador perder.

Código:
public void MostrarTeladeGameOver()
{
    painelGameOver.SetActive(true);
    PauseMenu.GameOver = true;
}

Não esqueça de fazer gameOver receber falso quando você inicia a partida.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4234
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity

Mensagem por acefogo Qui Dez 31, 2020 11:25 am

Funcionou perfeitamente desse jeito aí que você passou. Aí para tornar ele false coloquei no void start () e dentro do método de restart game. 
Código:
void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
        PauseMenu.GameOver = false;
    }
    public void RestartGame()
    {
        SceneManager.LoadScene(1); // aqui passa por parametro reiniciar o jogo no botão verde
        PauseMenu.GameOver = false;  // sempre que o usuario reiniciar a partida ele joga para false novamente
    }

acefogo
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1343
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Duvidas sobre o Canvas, preFabs e o collisor na Unity  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos