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UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5

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DÚVIDA UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5

Mensagem por ScorpionG4mer em Sex Mar 04, 2016 11:12 pm

NÃO SEI POR QUE MAS CRIEI UM SCRIPT PARA MEU PLANETA, ESTOU FAZENDO UM GAME ONDE VC DEVE FAZER APOSTAS SE SEU SISTEMA SOLAR VAI SOBREVIVER A CHUVA DE METEOROS, E VI AQUI MESMO NO FORUM O MARCOS MOSTRANDO COMO FAZER UMA MENSSAGEM APARECER E DESAPARECER GUI LABEL, USEI ELA NO MEU SCRIPT MAS QUANDO

if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);

}
}
}

TEMPO SEMPRE É IGUAL A 5, MESMO SEM MEU COMANDO, COMO SE EU ESTIVESSE FAZENDO ISSO :

void Update()
{
tempo = 5;
}

SCRIPT COMPLETO:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;

public float tempoMs;
//Variaveis que definem o tempo para auto-destruição ou para recuperação\\
public float destructionAutomatic;
public float planetRecuperation;
//======Variavel que randomiza a chance de recuperação=====\\
public float randomBool;
//======Booleana que verifica se o objeto colidiu e se inicia=====\\
public bool destructionAutomaticBool;
//=========Variaveis que irão definir o tempo da menssagem==========\\
public float tempo = 5.0f;
public float tempoRedCollision = 10.0f;
//========Booleanas para fins de comunicação e etc=========\\
public bool RedCollision;
public bool Colidiu;
//Material usado\\
public GUIStyle RedCollisionGUI;
// Use this for initialization
void Start () {
//=====Definindo valores=====\\
RedCollision = false;
Colidiu = false;
tempoRedCollision = 10;
destructionAutomatic = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
planetRecuperation = 10;

tempoMs = 15;
}

// Update is called once per frame
void Update () {

//=========Recuperando valor inicial da lógica das menssagens======\\
if (RedCollision == false){
if (tempo <= 0)
{
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0)
{
tempoRedCollision = 10;
}

}
//========Definindo um "else"=========\\
if (RedCollision == true)
{

}
//========Removendo bugs das variaveis========\\
if (tempo <= 0)
{
tempo = 0;
}

if (tempoRedCollision <= 0)
{
tempoRedCollision = 0;
}

if (planetRecuperation <= 0)
{
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0)
{
tempoMs = 0;
}
//=======Lógica do Planeta======\\

if (tempoRedCollision <= 0)
{
RedCollision = false;
Colidiu = false;
}
if (tempoRedCollision > 0) {
if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision = tempoRedCollision - Time.deltaTime;
RedCollision = true;

}
}
}
void OnGUI()
{
//=====Texto exibido quando há colisão, e booleanas verificando true ou false=====\\
if (tempo >= 0){
if (RedCollision == true) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
tempo -= Time.deltaTime;
}
}
//======Lógica da destruição ou recuperação========\\
if (destructionAutomaticBool == true) {
if (tempo >= 0) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DANIFICADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================


if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);

}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO RECUPERADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================


//if tempo for maior que 0, é o tempo da menssagem\\
if (tempo >= 0) {

if (randomBool < 5) {
//random bool, valor definido anteriormente para sortear\\
tempoMs = tempoMs - 1 * Time.deltaTime;
//TempoMs tempo que a mensagem ficara - 1;
if (tempoMs <= 0) {
//se tempo ms for menor que zero destruição automatica e texto aparecerão\\
destructionAutomatic = destructionAutomatic - 1 * Time.deltaTime;

GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
if (destructionAutomatic <= 0) {
//se destruição automatica for menor que 0, planet sera destruido\\
Destroy (Planet);
}
}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DESTRUIDO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================

}


}
//====Colisor2D para o planeta=====\\
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D)
{
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;

}

}
}

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DÚVIDA Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 12:43 am

Então, eu dei uma resumida neste seu script para tentar entende-lo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class RedPlanet : MonoBehaviour {
   
   public GameObject Planet;
   public float tempoMs,destructionAutomatic,planetRecuperation,randomBool,tempo = 5.0f,tempoRedCollision = 10.0f;
   public bool destructionAutomaticBool,_RedCollision,Colidiu;
   public GUIStyle RedCollisionGUI;

   void Start () {
      _RedCollision = Colidiu = false;
      tempoRedCollision = planetRecuperation = 10;
      destructionAutomatic = tempoMs = 15;
      randomBool = Random.Range (1, 10);
   }

   void Update () {
      if (_RedCollision == false){
         if (tempo <= 0) {
            tempo = 5;
         }
         if (tempoRedCollision == 0) {
            tempoRedCollision = 10;
         }
      }

      if (tempo <= 0) {
         tempo = 0;
      }
      if (planetRecuperation <= 0) {
         planetRecuperation = 0;
      }
      if (tempoMs <= 0) {
         tempoMs = 0;
      }

      if (tempoRedCollision <= 0) {
         tempoRedCollision = 0;
         _RedCollision = false;
         Colidiu = false;
      } else if (Colidiu == true) {
         tempoRedCollision -= Time.deltaTime;
         _RedCollision = true;
      }
      if (tempo > 0) {
         if (_RedCollision) {
            tempo -= Time.deltaTime;
         }
         if (destructionAutomaticBool) {
            tempoMs -= Time.deltaTime;
            if (randomBool > 5) {
               planetRecuperation -= Time.deltaTime;
            }
            else if (randomBool < 5) {
               if (tempoMs <= 0) {
                  destructionAutomatic -= Time.deltaTime;
                  if (destructionAutomatic <= 0) {
                     Destroy (Planet);
                  }
               }
            }
         }
      }
   }
   void OnGUI(){
      if(tempo > 0){
         if (_RedCollision){
            GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
         }
         if (destructionAutomaticBool) {
            if (randomBool == 5) {
               GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
            } else if (randomBool > 5 && planetRecuperation <= 0) {
               GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
            } else if (randomBool < 5 && tempoMs <= 0) {
               GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
            }
         }
      }
   }
   void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D){
      if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
         Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
         Destroy (collision2D.gameObject);
         Colidiu = true;
         destructionAutomaticBool = true;
      }
   }
}

Tirei bastante redundâncias e coisas desnecessárias, e também ajeitei a void OnGUI, tirando comandos que deveriam estar no Update e não nela...

Quanto ao seu problema, pude reparar nesta linha que está no Update:

Código:
if (_RedCollision == false){
   if (tempo <= 0) {
      tempo = 5;
   }
   if (tempoRedCollision == 0) {
      tempoRedCollision = 10;
   }
}

repare que você está setando "tempo = 5" no Update, e isto acontece quando o tempo fica menor do que 0 e a variável _RedCollision está falsa... 

más logo em seguida tem algo meio engraçado, olhe:

Código:
if (tempo <= 0) {
   tempo = 0;
}

Não segui muito adiante analisando o script pois reparei que provavelmente já dará erros ali... 

em um lugar você seta 5, e em outro seta 0, isto já será um problema...

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DÚVIDA AINDA SIM HÁ ALGO ERRADO...

Mensagem por ScorpionG4mer em Dom Mar 06, 2016 12:51 am

Bom depois de entender o erro, copiei seu script pronto pois como havia dito removeu coisas desnecessárias, mesmo após isto, depois da primeira colisão se ele volta a colidir o tempo continua 5, ele desce porém quando chega em 0 volta para 5 e a mensagem continua...Script:(É o que você me deu pronto)

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class RedPlanet : MonoBehaviour {

public GameObject Planet;
public float tempoMs,destructionAutomatic,planetRecuperation,randomBool,tempo = 5.0f,tempoRedCollision = 10.0f;
public bool destructionAutomaticBool,_RedCollision,Colidiu;
public GUIStyle RedCollisionGUI;

void Start () {
_RedCollision = Colidiu = false;
tempoRedCollision = planetRecuperation = 10;
destructionAutomatic = tempoMs = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
}

void Update () {
if (_RedCollision == false){
if (tempo <= 0) {
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0) {
tempoRedCollision = 10;
}
}

if (tempo <= 0) {
tempo = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0) {
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0) {
tempoMs = 0;
}

if (tempoRedCollision <= 0) {
tempoRedCollision = 0;
_RedCollision = false;
Colidiu = false;
} else if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision -= Time.deltaTime;
_RedCollision = true;
}
if (tempo > 0) {
if (_RedCollision) {
tempo -= Time.deltaTime;
}
if (destructionAutomaticBool) {
tempoMs -= Time.deltaTime;
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation -= Time.deltaTime;
}
else if (randomBool < 5) {
if (tempoMs <= 0) {
destructionAutomatic -= Time.deltaTime;
if (destructionAutomatic <= 0) {
Destroy (Planet);
}
}
}
}
}
}
void OnGUI(){
if(tempo > 0){
if (_RedCollision){
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
}
if (destructionAutomaticBool) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool > 5 && planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool < 5 && tempoMs <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
}
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D){
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}

Obrigado novamente[...]

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DÚVIDA Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5

Mensagem por Joaogabrielf13 em Dom Mar 06, 2016 1:21 am

Quando for colocar algum script, procure na barrinha de cima os <>, ai vc cola o script entre os "code". Fica melhor a visualização.


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DÚVIDA Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 09, 2016 12:39 pm

O script que eu refiz não tira o erro, apenas tira redundâncias...


Eu meio que refaria o sistema, com IEnumeradores e tdo mais para as contagens

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