SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Servidores sem limite por usuário.
[TUTORIAL] CONFIGURANDO O UNITY PARA COMPILAR PARA ANDROID
Como carregar imagens e videos
[DÚVIDA] usar PERSONAGEM 3D no FIRST PERSON
Transform.up Muito rápido!
[PROJETO MOBILE] Defeat the Illuminatis
Desativar HingeJoint
[RESOLVIDO] Tocar som em script que exibe uma mensagem
[RESOLVIDO] Sons na Unity 2017
tem como excluir uma( ou várias ) contas do fórum?
Como ativar animação quando o objeto se move ?? sem rigidbody
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
Manager Como fazer um jogo nesse estilo?
[DÚVIDA] TIRANOSSAURO REX no UNITY?
Verificar se a camera está virada para o objeto
[TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Duvida com animação
[TUTORIAL] Criar jogo Colors/Genius com C#
Jumper boy
[RESOLVIDO] Utilizar o mesmo botão para duas ações. (if e else)
[____ADMINISTRAÇÃO____] PRECISO DE AJUDA [DICA PARA SER AJUDADO]
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
Ajuda com AI Inimigo.
[Script] Mudar a orientação em runtime
Como mover dois objetos juntos.
[TUTORIAL] Third Person Shooter
[PEDIDOS DE TUTORIAIS]
Google Play Games
Como apagar Proceduram material da pista, quando for recarregar a cena?
PROBLEMA NULL REFERENCE EXCEPTION
Calculo de previsão de coordenada
Unity - Rodar 2 cenas ao mesmo tempo
| AJUDA DISCORD | Descubra aqui como fazer para o link do seu servidor nunca expirar.
Trigger detectando apenas o character controller
seguir 2 objetos com a mesma tag
Zezin Na Copa da Russia Realidade Aumentada
DISCORD
Novo jogo - Astero - PlayStore
Variável receber valor de uma array
erro no script
[RESOLVIDO] Bug de wallpaper preto no windows.
[TUTORIAL] Movimento de camera em primeira pessoa e sons de passos ou HeadBob
[RESOLVIDO] Tomar dano do inimigo e causar dano no mesmo
[RESOLVIDO] Texto se encaixar dentro de uma imagem.
[Projeto] Line Battle
Jogo Maria Bella
Spawner de Inimigo n preenche todas as posições
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
Como corrigir o box collider do unity?
SPAWN Baseado na Posição (UNITY)
[RESOLVIDO] Problema em um script
Unity - executável não roda banco de dados
Como criar um sistema de Ranking simples.
Animação Humanoid
Blender - Erro ao aplicar influência automática nos ossos de personagem
Objetos duplicados ao instanciar
Duvida com collider
[RESOLVIDO] Problemas com API
Pegar e Jogar armas no chão (estilo CS 1.6)
[RESOLVIDO] Projeteis Online
[TUTORIAL] Zone Wall - ESTILO BATTLE ROYALE
| DÚVIDA | - Como aprender C#?
Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook?
Dúvida sobre método de acesso as variáveis
checkpoint
Como faço para otimizar meu projeto da Unity 3D?
[RESOLVIDO] Alguém me explica isso? (Animator script)
[RESOLVIDO] Duvida com GameManager
duvidas com marcas reais em jogos
Objeto na UI
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Problemas com a câmera
PROBLEMAS COM O NAVIGATION
[TUTORIAL] Serialização - JSON
Textura de luzes rosa
Banco de dados android
Girar arma
Qual o melhor meio de iluminar essa scene?
[Jogo] Flap OCO (Android & PC)
[TUTORIAL] Android - Sistema de controle third person shooter, Joystick + Swipe camera
ANIMAÇÃO INIMIGO AI
[RESOLVIDO] Menu Pause Dúvida
Unity 5: Object reference not set to an instance of an object
Como saber se o controle foi conectado?
[ENQUETE OFICIAL] Você está vendo o CHAT DO FÓRUM?????
Onde posso aprender a fazer uma IA estilo a do jogo de tabuleiro Zombicide?
[RESOLVIDO] Erro -> Android SDK is missing required API level 23
Sprites com mesmas cores.
[Formação de Equipe] Battles of Worlds
Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?
VAGA MODELADOR
[Em Desenvolvimento] Battles of Worlds
[RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.
[TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)
[____REGRAS DO FÓRUM____]
SetPartner
Como eu posso criar uma rede social semelhante ao NEAKI?
Como colocar dois backgrounds diferentes para dois canvas diferentes?
Ontem à(s) 10:25 pm
Ontem à(s) 9:58 pm
Ontem à(s) 9:43 pm
Ontem à(s) 9:29 pm
Ontem à(s) 8:44 pm
Ontem à(s) 7:30 pm
Ontem à(s) 7:25 pm
Ontem à(s) 7:15 pm
Ontem à(s) 5:22 pm
Ontem à(s) 4:35 pm
Ontem à(s) 7:16 am
Ontem à(s) 6:36 am
Ontem à(s) 6:19 am
Ontem à(s) 12:54 am
Ter Jun 19, 2018 9:49 pm
Ter Jun 19, 2018 8:25 pm
Ter Jun 19, 2018 8:12 pm
Ter Jun 19, 2018 8:08 pm
Ter Jun 19, 2018 3:50 pm
Seg Jun 18, 2018 10:51 pm
Seg Jun 18, 2018 7:29 pm
Seg Jun 18, 2018 6:46 pm
Seg Jun 18, 2018 6:45 pm
Seg Jun 18, 2018 6:43 pm
Seg Jun 18, 2018 6:38 pm
Seg Jun 18, 2018 4:36 pm
Seg Jun 18, 2018 3:42 pm
Seg Jun 18, 2018 3:33 pm
Seg Jun 18, 2018 1:26 pm
Seg Jun 18, 2018 7:23 am
Dom Jun 17, 2018 11:54 pm
Dom Jun 17, 2018 11:50 pm
Dom Jun 17, 2018 8:49 pm
Dom Jun 17, 2018 5:21 pm
Dom Jun 17, 2018 2:37 pm
Dom Jun 17, 2018 12:48 pm
Dom Jun 17, 2018 11:34 am
Sab Jun 16, 2018 10:40 pm
Sab Jun 16, 2018 9:43 pm
Sab Jun 16, 2018 9:28 pm
Sab Jun 16, 2018 8:48 pm
Sab Jun 16, 2018 5:13 pm
Sab Jun 16, 2018 5:05 pm
Sab Jun 16, 2018 4:51 pm
Sab Jun 16, 2018 4:33 pm
Sab Jun 16, 2018 4:14 pm
Sab Jun 16, 2018 3:39 pm
Sab Jun 16, 2018 1:48 pm
Sex Jun 15, 2018 10:15 pm
Sex Jun 15, 2018 8:31 pm
Sex Jun 15, 2018 8:24 pm
Sex Jun 15, 2018 8:02 pm
Sex Jun 15, 2018 5:08 pm
Sex Jun 15, 2018 2:46 pm
Sex Jun 15, 2018 12:08 pm
Sex Jun 15, 2018 10:46 am
Qui Jun 14, 2018 6:41 pm
Qui Jun 14, 2018 4:25 pm
Qui Jun 14, 2018 2:34 pm
Qui Jun 14, 2018 6:19 am
Qua Jun 13, 2018 10:08 pm
Qua Jun 13, 2018 9:59 pm
Qua Jun 13, 2018 6:48 pm
Qua Jun 13, 2018 3:16 pm
Qua Jun 13, 2018 3:11 pm
Qua Jun 13, 2018 9:12 am
Qua Jun 13, 2018 6:25 am
Qua Jun 13, 2018 1:00 am
Qua Jun 13, 2018 12:40 am
Ter Jun 12, 2018 11:08 pm
Ter Jun 12, 2018 8:00 pm
Ter Jun 12, 2018 5:17 pm
Ter Jun 12, 2018 2:25 pm
Ter Jun 12, 2018 9:00 am
Seg Jun 11, 2018 11:57 pm
Seg Jun 11, 2018 7:17 pm
Seg Jun 11, 2018 2:51 pm
Seg Jun 11, 2018 2:42 pm
Seg Jun 11, 2018 10:18 am
Seg Jun 11, 2018 10:05 am
Dom Jun 10, 2018 10:52 pm
Dom Jun 10, 2018 7:18 pm
Dom Jun 10, 2018 6:29 pm
Dom Jun 10, 2018 6:23 pm
Dom Jun 10, 2018 3:53 pm
Dom Jun 10, 2018 12:32 pm
Dom Jun 10, 2018 9:32 am
Sab Jun 09, 2018 5:36 pm
Sab Jun 09, 2018 5:14 pm
Sab Jun 09, 2018 5:09 pm
Sab Jun 09, 2018 11:44 am
Sab Jun 09, 2018 10:49 am
Sab Jun 09, 2018 8:27 am
Sex Jun 08, 2018 4:23 pm
Sex Jun 08, 2018 3:35 pm
Sex Jun 08, 2018 3:22 pm
Sex Jun 08, 2018 8:24 am
Sex Jun 08, 2018 1:02 am
Qui Jun 07, 2018 11:48 pm
Alphax
gcs13
Zack2
gcs13
dstaroski
dstaroski
DevTerror
richardfalcos
thancor
MarcosSchultz
dstaroski
NKKF
Callyde Jr
gcs13
Alphax
Zack2
rafaelllsd
NKKF
M4theuz
SuperGamer
DevTerror
dstaroski
dstaroski
dstaroski
dstaroski
Dom3000
Phph09
Zack2
NKKF
guimaraf
fecirineu
fecirineu
ismarspn
SuperGamer
Alphax
NKKF
natanael.olimpio
Carlos Mesquita
Édipo
Flávio
dstaroski
M4theuz
dstaroski
kenau
NKKF
Alphax
foxtenn
NKKF
BrazaTattoo
lesgoy
dstaroski
Dom3000
Midoriiiiii
BRGC
Dom3000
Dom3000
Dom3000
Zack2
yVIEIRA
Phph09
fecirineu
IanLuan
IanLuan
natanael.olimpio
guimaraf
NyeTiSS
francisco barroso
Alphax
Zack2
dstaroski
Alphax
Duarte
NKKF
dstaroski
igorobm
JonathanDiego
mafipt
Zack2
fecirineu
Dom3000
francisco barroso
bertarele
Magnatah
ZeroTuhnder
FelipeSouza11
francisco barroso
YmKx
francisco barroso
NKKF
Dom3000
Isabela
Dom3000
Dom3000
kenau
FelipeSouza11
FelipeSouza11
NyeTiSS
Callyde Jr
FelipeSouza11

[TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 19, 2014 1:35 am

ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS :D


Então, já fazia temmmpos que eu tinha esta duvida más ninguém deste forum sabia a resposta, e passados 4 meses retomei o assunto, e com muita facilidade consegui fazer um simples sistema de pause que trava a camera...

DETALHE, ESTE TUTO SERVE PARA QUEM USA O 'FirstPersonController' o que é o caso de 99% das pessoas...

enfim, no seu Player e na sua camera existe um script em C# chamado MouseLock... é o mesmo script que vai em ambos... o que está na sua camera controla o movimento dela em Y e a rotação em X, dela mesma, e o que está no player controla a rotação da camera em X em relação ao player, de forma que possa alterar a rotação do player também... e para conseguir "travar" a camera de forma que afete os 2 objetos, você precisa alterar o script MouseLook que está na sua camera, ou no player ( é o mesmo ) para o conteúdo que está neste script:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
[AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Look")]
public class MouseLook : MonoBehaviour {
public enum RotationAxes { MouseXAndY = 0, MouseX = 1, MouseY = 2 }
public RotationAxes axes = RotationAxes.MouseXAndY;
public float sensitivityX = 15F;
public float sensitivityY = 15F;
public float minimumX = -360F;
public float maximumX = 360F;
public float minimumY = -60F;
public float maximumY = 60F;
float rotationY = 0F;
public static bool condPause;
void Update (){
if (condPause == false) {         // apenas adicionei uma condicão para o funcionamento do script
if (axes == RotationAxes.MouseXAndY) {
float rotationX = transform.localEulerAngles.y + Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX;
rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, rotationX, 0);
} else if (axes == RotationAxes.MouseX) {
transform.Rotate (0, Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX, 0);
} else {
rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, transform.localEulerAngles.y, 0);
}
}
}
void Start (){
if (rigidbody)
rigidbody.freezeRotation = true;
condPause = false;
}
}


salve o script, agora crie um novo script em C# com o nome "PAUSE" e coloque este codigo nele

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PAUSE : MonoBehaviour {
void Update () {
if (Input.GetKey (KeyCode.P)) {
if( MouseLook.condPause == false){
MouseLook.condPause = true;
}
else
MouseLook.condPause = false;
}
}
}

depois disso, jogue este script no seu player, e pronto... toda vez que você apertar "P" a camera trava, se apertar "P" denovo a camera volta ao normal...

@@@@@


SE VOCÊ QUISER UM SCRIPT QUE PAUSE SEU JOGO TAMBÉM, USE ESTE:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PAUSE : MonoBehaviour {
void Start () {
Time.timeScale = 1;
}
void Update () {
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.P)) {
if( MouseLook.condPause == false){
MouseLook.condPause = true;
}
else
MouseLook.condPause = false;
}
if (MouseLook.condPause == true) {
Time.timeScale = 0;
}
if (MouseLook.condPause == false) {
Time.timeScale = 1;
}
}
}


use este script no lugar do script "PAUSE" e ele irá fazer a mesma coisa com a camera, só com o efeito adicional de "travar o tempo" ou seja, pausar.





SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:






Altere o seu script " MouseLook " para este código a seguir:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Look")]
public class MouseLook : MonoBehaviour {
 public enum RotationAxes { MouseXAndY = 0, MouseX = 1, MouseY = 2 }
 public RotationAxes axes = RotationAxes.MouseXAndY;
 public float sensitivityX = 15F;
 public float sensitivityY = 15F;
 public float minimumX = -360F;
 public float maximumX = 360F;
 public float minimumY = -60F;
 public float maximumY = 60F;
 public static bool condPause;
 float rotationY = 0F;
 void Update (){
 if (condPause == false) {
 if (axes == RotationAxes.MouseXAndY) {
 float rotationX = transform.localEulerAngles.y + Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX;
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, rotationX, 0);
 } else if (axes == RotationAxes.MouseX) {
 transform.Rotate (0, Input.GetAxis ("Mouse X") * sensitivityX, 0);
 } else {
 rotationY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensitivityY;
 rotationY = Mathf.Clamp (rotationY, minimumY, maximumY);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (-rotationY, transform.localEulerAngles.y, 0);
 }
 }
 }
 void Start (){
 if (GetComponent<Rigidbody>())
 GetComponent<Rigidbody>().freezeRotation = true;
 }
}


salve o script, agora crie um novo script em C# com o nome "PAUSE" e coloque este codigo nele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PAUSE : MonoBehaviour {
 void Update () {
 if (Input.GetKey (KeyCode.P)) {
 if( MouseLook.condPause == false){
 MouseLook.condPause = true;
 }
 else
 MouseLook.condPause = false;
 }
 }
}


depois disso, jogue este script no seu player, e pronto... toda vez que você apertar "P" a camera trava, se apertar "P" denovo a camera volta ao normal...

@@@@@


SE VOCÊ QUISER UM SCRIPT QUE PAUSE SEU JOGO TAMBÉM, USE ESTE:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PAUSE : MonoBehaviour {
 void Start () {
 Time.timeScale = 1;
 }
 void Update () {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.P)) {
 if( MouseLook.condPause == false){
 MouseLook.condPause = true;
 }
 else
 MouseLook.condPause = false;
 }
 if (MouseLook.condPause == true) {
 Time.timeScale = 0;
 }
 if (MouseLook.condPause == false) {
 Time.timeScale = 1;
 }
 }
}


use este script no lugar do script "PAUSE" e ele irá fazer a mesma coisa com a camera, só com o efeito adicional de "travar o tempo" ou seja, pausar.


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:30 pm, editado 1 vez(es)
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino Posts : 5832
Pontos : 10574
Reputação : 1902
Registro : 19/09/2014
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por Deiverson em Qua Abr 29, 2015 2:39 pm

Obrigado por compartilhar o codigo que funciona na Unity 5 tambem, estava com alguns problemas em tutoriais por causa dessas modificações da Unity 5 em relação a 4. Piscadinha

Deiverson
Newbie
Newbie

Posts : 15
Pontos : 1169
Reputação : 3
Registro : 29/04/2015
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 29, 2015 3:31 pm

caso esteja utilizando o novo FPS Controller pode usar este metodo:


avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino Posts : 5832
Pontos : 10574
Reputação : 1902
Registro : 19/09/2014
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por poliver216 em Ter Jul 12, 2016 6:26 pm

Eu estava com esta dúvida de como travar a câmera em jogos fps quando for pausado o jogo... Aí apenas marquei a opção Smooth que está dentro do script do mouse Look e funcionou... será que não dará problemas no ao gerar o jogo, sem fazer todos estes passos no vídeo acima?

poliver216
Newbie
Newbie

Posts : 3
Pontos : 759
Reputação : 0
Registro : 25/05/2016
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 13, 2016 6:53 pm

@poliver216 escreveu:Eu estava com esta dúvida de como travar a câmera em jogos fps quando for pausado o jogo... Aí apenas marquei a opção Smooth que está dentro do script do mouse Look e funcionou... será que não dará problemas no ao gerar o jogo, sem fazer todos estes passos no vídeo acima?

Tem que seguir os passos para travar a camera O.o

O Smooth apenas causa uma "lentião", como se fosse uma suavização no movimento da camera, nada além disso.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino Posts : 5832
Pontos : 10574
Reputação : 1902
Registro : 19/09/2014
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por poliver216 em Sex Jul 15, 2016 10:24 am

Obrigado pela rapidez da resposta, e peço desculpas por não ter sido muito específico na minha pergunta ou se estou errado, mas é que fiquei curioso com esta situação. O que eu queria ter perguntado na verdade, é que quando já estiver no pause do jogo, quando o time.timescale está igual 0. Eu testei com a opção Smooth desativada, pressionei Esc para pausar, o jogo pausou, mas a câmera do FPS continuava se movimentando, aí testei com a opção Smooth ativa, fiz o mesmo procedimento, só que desta vez a câmera também paralizou com o jogo. Será que pode ser porque da algum conflito entre os códigos? pois o smooth também utiliza a classe Time. Ou se zerando a variavel timeScale pode fazer o código de suavização do movimento da câmera parar com a opção smooth ativa, travando também a câmera?

Desde já agradeço Marcos, você me ajuda muito com este fórum e os tutoriais... abrçs

poliver216
Newbie
Newbie

Posts : 3
Pontos : 759
Reputação : 0
Registro : 25/05/2016
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] TRAVAR A CAMERA DO PERSONAGEM (FirstPersonController)

Mensagem por Maloke em Sex Jul 15, 2016 11:53 am

@poliver216 escreveu:Será que pode ser porque da algum conflito entre os códigos? pois o smooth também utiliza a classe Time. Ou se zerando a variavel timeScale pode fazer o código de suavização do movimento da câmera parar com a opção smooth ativa, travando também a câmera?

Tanto com o Smooth ligado ou não, os códigos de movimento estão calculando e mandando a camera se mover a cada frame!
A única diferença é que como o smooth usa o tempo no calculo, com o timeScale em 0 ele acaba multiplicando tudo por zero.

Seguindo os passos do vídeo vc consegue travar a camera quando quiser/precisar, independentemente do jogo estar pausado ou não!

A principio não teria problema usar o smooth para travar, mas pode acontecer sim conflitos de funcionalidades mais para frente...
Por exemplo, não daria para fazer o player estar paralisado/amarrado e o resto do jogo continuar rodando normal, mas com o script do video seria possível fazer isso a qualquer momento!
avatar
Maloke
MembroAvançado

Masculino Posts : 14
Pontos : 741
Reputação : 10
Registro : 06/07/2016
Áreas de atuação : C# Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://maloke.itch.io/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum