COMO VIRAR UM GAME OBJECT JUNTO COM O FRAME DO PERSONAGEM 2D?
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COMO VIRAR UM GAME OBJECT JUNTO COM O FRAME DO PERSONAGEM 2D?
Olá, Sou bastante novo em programação e não sei muita coisa, mas gostaria de saber como fazer um game object virar junto com um personagem.
Exemplo: persoangem anda pra esquerda, o game object um pouco a frente dele segue elee vai pra esquerda, Okay até aí. Agora pra virar pra direita, o objeto continua na esquerda dele. Acho que deu pra entender...
Aí como eu faria isso por script? (o mais detalhado possível, eu não sei muito dos comandose códigos ainda)
Exemplo: persoangem anda pra esquerda, o game object um pouco a frente dele segue elee vai pra esquerda, Okay até aí. Agora pra virar pra direita, o objeto continua na esquerda dele. Acho que deu pra entender...
Aí como eu faria isso por script? (o mais detalhado possível, eu não sei muito dos comandose códigos ainda)
xuroio- Iniciante
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Re: COMO VIRAR UM GAME OBJECT JUNTO COM O FRAME DO PERSONAGEM 2D?
Para um objeto acompanhar a rotação de outro (localmente, não global) você precisa deixar eles em hierarquia, assim:
+ PLAYER
L= Braço_Direito
L= Braço_Esquerdo
L= Arma
Aliás, para rotacioná-lo você rotaciona o pai deles, no exemplo acima, o Player.. No código, ficaria mais ou menos assim:
Como você está iniciando na Unity, recomendo que dê uma olhada no vídeo:
Aprendendo C# - https://www.youtube.com/watch?v=FPBoOnan298&list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh
Referências (Para Estudos):
Input - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Input.GetAxis.html
Euler Angles - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Transform-eulerAngles.html
Vector3 - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.html
Saiba ainda mais em: Unity API - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/
+ PLAYER
L= Braço_Direito
L= Braço_Esquerdo
L= Arma
Aliás, para rotacioná-lo você rotaciona o pai deles, no exemplo acima, o Player.. No código, ficaria mais ou menos assim:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Teste : MonoBehaviour {
/* Esta funcão é "atualizada" (executada) à todo momento */
void Update () {
/* Caso o Input seja 0 então ele deverá ficar parado, no mesmo flip */
if ((Input.GetAxisRaw ("Horizontal") != 0)) {
/* Caso o Input seja positivo (está indo para a direita), então a rotação dele é 0,180,0 (com flip) */
if (Input.GetAxisRaw ("Horizontal") > 0) {
transform.eulerAngles = Vector3.up * 180;
}
/* Caso o Input seja negativo (está indo para a esquerda), então a rotação dele é 0,0,0 (sem flip) */
else {
transform.eulerAngles = Vector3.zero;
}
}
}
}
Como você está iniciando na Unity, recomendo que dê uma olhada no vídeo:
Aprendendo C# - https://www.youtube.com/watch?v=FPBoOnan298&list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh
Referências (Para Estudos):
Input - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Input.GetAxis.html
Euler Angles - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Transform-eulerAngles.html
Vector3 - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.html
Saiba ainda mais em: Unity API - https://docs.unity3d.com/ScriptReference/
NKKF- ProgramadorMaster
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Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
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