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Jogo Quiz perguntas aleatórias

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DÚVIDA Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por paulo1001 em Qua Set 18, 2019 11:12 am

Estou tentando fazer com quer as perguntas sejam aleatórias mas que não repitam e que a pessoa tenha que responder 20 perguntas para vencer

Script que estou usando:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class responder : MonoBehaviour
{
    public Text pergunta;
    public Text respostaA;
    public Text respostaB;
    public Text respostaC;
    public Text respostaD;

    public string[] perguntas;
    public string[] alternativaA;
    public string[] alternativaB;
    public string[] alternativaC;
    public string[] alternativaD;
    public string[] corretas;

    private int idPergunta;

    private float questoes;
    private float media;

    // Start is called before the first frame update
    void Start() {
        idPergunta = 0;
        questoes = perguntas.Length;

        pergunta.text = perguntas[idPergunta];
        respostaA.text = alternativaA[idPergunta];
        respostaB.text = alternativaB[idPergunta];
        respostaC.text = alternativaC[idPergunta];
        respostaD.text = alternativaD[idPergunta];
    }


    public void resposta(string alternativa)
    {

        if (alternativa == "A")
        {
            if (alternativaA[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "B")
        {
            if (alternativaB[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "C")
        {
            if (alternativaC[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "D")
        {
            if (alternativaD[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }
       
        proximaPergunta();
       
    }



    void carregaCena(string nomeCena)
    {
        SceneManager.LoadScene(nomeCena);
    }

    void proximaPergunta()
    {
        idPergunta += 1;

        if (idPergunta <= (questoes - 1))
        {
            pergunta.text = perguntas[idPergunta];
            respostaA.text = alternativaA[idPergunta];
            respostaB.text = alternativaB[idPergunta];
            respostaC.text = alternativaC[idPergunta];
            respostaD.text = alternativaD[idPergunta];
        }
        else
        {
            SceneManager.LoadScene("win");
        }
    }
    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

    }
}

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DÚVIDA Re: Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por MayLeone em Qua Set 18, 2019 2:54 pm

Existem várias formas, mas eu faria o seguinte: criaria uma Lista do tipo int que armazena os ids de perguntas já sorteadas para evitar repetições:

Código:
List<int> perguntasRepetidas = new List<int>();

Criaria um método para sortear um id de pergunta:

Código:
void SortearPergunta(){
var encontrouId = false;

while(!encontrouId){
idPergunta = Random.Range(0, perguntas.Length);
encontrouId = !perguntasRepetidas.Contains(idPergunta);
if(encontrouId)
perguntasRepetidas.Add(idPergunta);
}
proximaPergunta();
}

Chamo o método acima no Start, e no método proximaPeegunta eu tiro a parte de adicionar mais um ao Id.
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DÚVIDA Re: Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por paulo1001 em Qua Set 18, 2019 6:07 pm

@MayLeone escreveu:Existem várias formas, mas eu faria o seguinte: criaria uma Lista do tipo int que armazena os ids de perguntas já sorteadas para evitar repetições:

Código:
List<int> perguntasRepetidas = new List<int>();

Criaria um método para sortear um id de pergunta:

Código:
void SortearPergunta(){
var encontrouId = false;

while(!encontrouId){
idPergunta = Random.Range(0, perguntas.Length);
encontrouId = !perguntasRepetidas.Contains(idPergunta);
if(encontrouId)
perguntasRepetidas.Add(idPergunta);
}
proximaPergunta();
}

Chamo o método acima no Start, e no método proximaPeegunta eu tiro a parte de adicionar mais um ao Id.
mas o que eu coloco no método próxima pergunta invés de adicionar mais um ao id.

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DÚVIDA Re: Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por paulo1001 em Qua Set 18, 2019 6:38 pm

Não conseguir, eu não entendo muito sobre programação.

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DÚVIDA Re: Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por paulo1001 em Qua Set 18, 2019 7:07 pm

fiz desse jeito
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class responder : MonoBehaviour
{
    public Text pergunta;
    public Text respostaA;
    public Text respostaB;
    public Text respostaC;
    public Text respostaD;

    public string[] perguntas;
    public string[] alternativaA;
    public string[] alternativaB;
    public string[] alternativaC;
    public string[] alternativaD;
    public string[] corretas;

    List<int> perguntasRepetidas = new List<int>();

    private int idPergunta;

    private float questoes;
    private float media;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        var encontrouId = false;
        while (!encontrouId)
        {
            idPergunta = Random.Range(0, perguntas.Length);
            encontrouId = !perguntasRepetidas.Contains(idPergunta);
            if (encontrouId)
                perguntasRepetidas.Add(idPergunta);
        }
        questoes = perguntas.Length;

        pergunta.text = perguntas[idPergunta];
        respostaA.text = alternativaA[idPergunta];
        respostaB.text = alternativaB[idPergunta];
        respostaC.text = alternativaC[idPergunta];
        respostaD.text = alternativaD[idPergunta];
    }


    public void resposta(string alternativa)
    {

        if (alternativa == "A")
        {
            if (alternativaA[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "B")
        {
            if (alternativaB[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "C")
        {
            if (alternativaC[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }

        else if (alternativa == "D")
        {
            if (alternativaD[idPergunta] != corretas[idPergunta])
            {
                SceneManager.LoadScene("gameover");
            }
        }
       
        proximaPergunta();
       
    }



    void carregaCena(string nomeCena)
    {
        SceneManager.LoadScene(nomeCena);
    }

    void proximaPergunta()
    {
        var encontrouId = false;
        while (!encontrouId)
        {
            idPergunta = Random.Range(0, perguntas.Length);
            encontrouId = !perguntasRepetidas.Contains(idPergunta);
            if (encontrouId)
                perguntasRepetidas.Add(idPergunta);
        }

        if (idPergunta <= (questoes - 1))
        {
            pergunta.text = perguntas[idPergunta];
            respostaA.text = alternativaA[idPergunta];
            respostaB.text = alternativaB[idPergunta];
            respostaC.text = alternativaC[idPergunta];
            respostaD.text = alternativaD[idPergunta];
        }
        else
        {
            SceneManager.LoadScene("win");
        }
    }
    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

    }
}
porem quando acabam as perguntas o jogo trava.

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DÚVIDA Re: Jogo Quiz perguntas aleatórias

Mensagem por MayLeone em Qui Set 19, 2019 2:59 pm

Eu mudaria a estrutura de perguntas e respostas porque do jeito que está, pode confundir no índice dos Arrays em relação às perguntas e suas respectivas alternativas.

O jeito mais limpo de fazer um sistema de quiz com alternativas pré-definidas é usar um banco de dados (ou arquivos JSON) para guardar as perguntas e respostas, ou até mesmo o recurso da Unity de ScriptableObjects.
Mas para não complicar tanto, vamos abordar outra alternativa que é criar uma classe para as Perguntas e instanciar dentro de uma lista os objetos que terão as alternativas, a alternativa certa e a pergunta, assim:

Código:
using System.Collections;

class Pergunta{
public readonly string textoPergunta;
public readonly string[] alternativas = new string[4];
public readonly string respostaCerta;

public Pergunta(string questao, string alternativaA, string alternativaB,
string alternativaC, string alternativaD, respostaCerta){
textoPergunta = questao;
alternativas [0] = alternativaA;
alternativas [1] = alternativaB;
alternativas [2] = alternativaC;
alternativas [3] = alternativaD;
this.respostaCerta = respostaCerta;
}
}

Agora para criar as perguntas basta instanciar ela assim, por exemplo:

Código:
Pergunta pergunta = new Pergunta("Qual é a capital do Brasil?",
"São Paulo", "Brasília", "Rio de Janeiro", "Acre",
respostaCerta: "Brasília");

Então no script do quiz você pode criar uma lista com todos os objetos das perguntas:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.UI;

public class Quiz : Monobehaviour {
public Text[] UIAlternativas; // UI das alternativas aqui
public Text UIPergunta; // UI da pergunta aqui

private List<Pergunta>() perguntas = new List<Pergunta>();
private int acertos = 0;

void Start(){
CriarPerguntas();
SortearPergunta ();
}

void CriarPerguntas (){
perguntas.Add(new Pergunta ("Em que ano a segunda guerra
mundial acabou?", "1930", "1947", "1945", "1950",
respostaCerta: "1945"));
perguntas.Add("Qual desses animais é um mamífero?", "Águia",
"Baleia", "Sapo", "Formiga", respostaCerta: "Baleia"));
// E assim sucessivamente para suas perguntas....
}

void SortearPergunta (){
var index = Random.Range(0, perguntas.Count);
UIPergunta.text = perguntas [index]. textoPergunta;

for (int i = 0; i < 4; i++){
UIAlternativas[i].text = perguntas [index]. alternativas [i];
}
// Remove pergunta da lista para não repetir:
perguntas.RemoveAt(index);
}
}

Espero que tenha entendido, e com essa ideia inicial vc possa expandir para criar o sistema de acertos e erros.
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