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Comunicação entre scripts

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DÚVIDA Comunicação entre scripts

Mensagem por rafaelholanda em Ter Abr 09, 2019 4:57 pm

Olá, gostaria saber com posso pegar valores(informações) de um script e enviar para outro, e receber informações de outro script, e se possível com um exemplo. Agradeço desde já.

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DÚVIDA Re: Comunicação entre scripts

Mensagem por augustobrito em Ter Abr 09, 2019 5:12 pm

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DÚVIDA Re: Comunicação entre scripts

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 10, 2019 3:47 am



Use GetComponent... Ai no nome do componente, você coloca o nome do outro código.

OBS: Para conseguir acessar a variável através de outros códigos, a variável deve ser pública, exemplo (public float nomeDaVar;)
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DÚVIDA Re: Comunicação entre scripts

Mensagem por Callyde Jr em Qua Abr 17, 2019 8:26 pm

Exeplos aqui;
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayStatus : MonoBehaviour{
   
   
   public int vidaMax = 100;
   public int vidaAtual;
   
   public bool ativo;
   
   public static PlayStatus instance;//Instanciar script
   
   void Start()
   {
      instance = this;
      vidaAtual = vidaMax;
      
   }
   
   void Update()
   {
      if ( Input.GetButton("Fire2")){
         
         PlayerController.instance.vidaAtual -= 1;//aqui tiro pouco da vida atual do outro script
      }
      
   }
   
   
}
   


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerController : MonoBehaviour{
   
   
   public int vidaMax;
   public int vidaAtual;
   
   public bool ativo;
   
   public static PlayerController instance;//Instanciar script
   
   void Start()
   {
      vidaMax = PlayStatus.instance.vidaMax;//aqui eu informo que a vicaMax e igual ao outro script
      
      instance = this;
      vidaAtual = vidaMax;
      
   }
   
   void Update()
   {
      if ( Input.GetButton("Fire1")){
         
         PlayStatus.instance.vidaAtual -= 1;//aqui tiro pouco da vida atual do outro script
      }
      
   }
   
   
}
   
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DÚVIDA Re: Comunicação entre scripts

Mensagem por rafaelholanda em Sex Maio 03, 2019 12:40 pm

Tentei usar o getcomponent mas esta dando erro, meu código é o seguinte,
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PegaItem : MonoBehaviour {

    public GameObject particula;
    public Color cor;
    //int Life = GetComponent<Principal>().qtdLife;
    GameObject objetoPrincipal;

   // Use this for initialization
   void Start () {

        objetoPrincipal = GameObject.Find("GameEngine");//manda as informações para o objeto
      
   }
   //evento de colisão relativo ao objeto que será colidido
   void OnTriggerEnter (Collider other) {
        //se o objeto que colidir com o objeto que será descrito abaixo for player(no inspector do objeto personagem, deve ser mudado a tag para player)
        if(other.gameObject.tag == "Player")
        {
            switch (this.gameObject.tag)
            {
                case "Municao": objetoPrincipal.SendMessage("PegaMunicao"); break;
                case "Vida": objetoPrincipal.SendMessage("PegaVida"); break;
                case "Colete": objetoPrincipal.SendMessage("PegaColete"); break;
                case "Granada": objetoPrincipal.SendMessage("PegaGranada"); break;
                case "PerdeVida": objetoPrincipal.SendMessage("PerdeVida"); break;
                case "PerdeColete": objetoPrincipal.SendMessage("PerdeColete"); break;
                case "Finish": objetoPrincipal.SendMessage("Morte"); break;
                default: break;

            }

            if (particula != null)
            {
                //cria uma nova particula
                GameObject minhaParticula = Instantiate(particula);
                //coloca a particula na mesma posicao do item
                minhaParticula.transform.position = this.transform.position;
                //faz ele pegar a cor que foi colocada no item
                minhaParticula.GetComponent<ParticleSystem>().startColor = cor;
                //destroi o objeto
                Destroy(this.gameObject);
            }       
           

        }
      
   }
}

toda vez que o personagem colide com um dos itens ele manda uma mensagem que é executada uma função, só que quero antes dele mandar a mensagem, quero saber se a vida por exemplo já não esta cheia, que ai ele não mandaria a mensagem e não destruiria o objeto(o negocio não é nem tando manda a mensagem mas sim destruir o objeto, pois isso já é tratado no outro script), ai fiz esse outro código usando o getcomponent
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PegaItem : MonoBehaviour {

    public GameObject particula;
    public Color cor;
    //int Life = GetComponent<Principal>().qtdLife;
    GameObject objetoPrincipal;

   // Use this for initialization
   void Start () {

        objetoPrincipal = GameObject.Find("GameEngine");//manda as informações para o objeto
      
   }
   //evento de colisão relativo ao objeto que será colidido
   void OnTriggerEnter (Collider other) {
        //se o objeto que colidir com o objeto que será descrito abaixo for player(no inspector do objeto personagem, deve ser mudado a tag para player)
        if(other.gameObject.tag == "Player")
        {
            if (GetComponent<Principal>().qtdLife != 100)
            {
                switch (this.gameObject.tag)
                {
                    case "Municao": objetoPrincipal.SendMessage("PegaMunicao"); break;
                    default: break;
                }

                if (particula != null)
                {
                    //cria uma nova particula
                    GameObject minhaParticula = Instantiate(particula);
                    //coloca a particula na mesma posicao do item
                    minhaParticula.transform.position = this.transform.position;
                    //faz ele pegar a cor que foi colocada no item
                    minhaParticula.GetComponent<ParticleSystem>().startColor = cor;
                    //destroi o objeto
                    Destroy(this.gameObject);
                }
            }
           

        }
      
   }
}
fiz tratando so uma mensagem para ver se dava certo mas ele esta me retornando esse erro, NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
PegaItem.OnTriggerEnter (UnityEngine.Collider other) (at Assets/MeusScript/PegaItem.cs:51)

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DÚVIDA Re: Comunicação entre scripts

Mensagem por Callyde Jr em Sab Maio 04, 2019 1:33 pm

Esse script tem o mesmo nome?

Código:
void Start () {

      objetoPrincipal  = GameObject.Find("GameEngine");//manda as informações para o objeto

        //Coloque assim
        objetoPrincipal  = FindObjectOfType(typeof(GameEngine)) as GameEngine;
     
  }
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