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[TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

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TUTORIAL [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito em Qua Out 05, 2016 2:50 pm

Bom pessoal, Andei muito assistindo vídeos de gringos e estudando sobre c#, desde então comecei a usar Singletons para facilitar a vida.
Bom, o Singleton vai ser util para classes controladoras, como por exemplo um GameController, um AudioController, e por aí vai. Caso queira saber mais sobre singletons leia aqui: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff650316.aspx

Vamos ao tutorial explicando passo a passo do que deve ser feito. (É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE VOCE LEIA OS COMENTÁRIOS DENTRO DO CÓDIGO PARA ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO!)




PASSO 1 - Criando a Instancia.



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class GameController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "GameController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static GameControllerinstance;

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }
        
}


PASSO 2 - (Opcional, porém recomendado) - Criando uma forma de "Carregar" o Prefab para dentro da cena caso seja chamado.


Bom, este passo aqui serve para que voce evite de esquecer de colocar o PREFAB dentro da cena. Ele vai  carregar o prefab caso você chame a instancia do GameControlle através de outro Classe, assim evitando erros.
Primeiramente, voce deve criar um GameObject em branco, colocar o script nele com o MESMO nome do script, depois, voce vai criar uma pasta chama Resources dentro da pasta Assets, e salvar o PREFAB que você criou do GameController lá dentro.



PASSO 2.1 - Melhorando o Script




Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class UIController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "UIController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static UIController instance;

    // Vamos criar um método Getter para ter acesso atraves de outras classes
    // Para saber mais sobre Getters e Setters: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/w86s7x04.aspx
    public static UIController Instance
    {
        get
        {
            // Vamos checar se a instancia esta nula, ou seja, sem nenhum valor atribuido a ela
            if (instance == null)
            {
                // Vamos tentar procurar  o objeto na cena, caso ache, a instancia vai receber o objeto, porem do tipo UIController
                instance = GameObject.FindObjectOfType<UIController>();

                // Caso eu não ache o GameObject na cena, entao vou ter que carregar este GameObject dos Assets...
                if (instance == null)
                {
                    // Vamos Criar um GameObject temporario para armazenar o Object instanciado
                    // Lembrando que, vou precisar fazer o cast do Object para GameObject
                    GameObject obj = (GameObject)Instantiate(Resources.Load("UIController"));
                    obj.name = "UIController";
                    // Agora, precisamos colocar dentro da instance a componente UIController.
                    // Pois não precisamos na realidade do GameObject, mas sim da componente UIController
                    instance = obj.GetComponent<UIController>();
                }
                // Agora vamos fazer com que o GameObject permaneça caso carregue outras cenas.
                DontDestroyOnLoad(instance.gameObject);
            }
            return instance;
        }
    }

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }

    // Método para Exemplificar o uso da Instancia
    public void ResetGame()
    {
    }
        
}

PASSO 3 - Acessando o GameController em outra Classe.




Código:
// Este passo é o mais simples, toda vez que desejar chamar um método, ou uma variavel de dentro do GameController
// Use a seguinte linha: (Lembrando, desde que quem voce for acessar seja publico)

GameController.Instance.ResetGame();
augustobrito
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Weslley em Qua Out 05, 2016 4:54 pm

bom tutorial
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito em Ter Nov 29, 2016 10:46 am

valeu =)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Flávio em Dom Mar 10, 2019 8:18 pm

Dúvidas:

para fins de aprendizagem, copiei esses scripts em um projeto e estou tendo erro no script do passo 1, o erro está aparecendo em 'GameControllerinstance' e nas palavras 'instance.'

como corrijo isso?

outra coisa, a função public void ResetGame()   esta vazia, mas dentro dela pode ser colocado qualquer coisa para depois ser chamada por GameController.Instance.ResetGame(); ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Flávio em Dom Mar 10, 2019 8:20 pm

ok fiz a correção, é porque GameController e instance estão juntos.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito em Ter Abr 09, 2019 5:13 pm

Up pois vale a atenção novamente =)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Magnatah em Ter Abr 09, 2019 7:31 pm

Eu Faço Desse Jeito:

Porem Não é recomendado Caso Utilize MultiThreading.
Código:
public class ClasseSingleton : MonoBehaviour
{
    private static ClasseSingleton UnicaInstancia;
    private byte ValorTeste = 0;

    //Construtor privado
    private ClasseSingleton() { }

    private void Awake()
    {
        if (UnicaInstancia == null)
            UnicaInstancia = this;
        else if (UnicaInstancia != this)
            Destroy(gameObject.GetComponent(UnicaInstancia.GetType()));
    }

    public static ClasseSingleton Instancia()
    {
        return UnicaInstancia;
    }
}


Exemplo de Uso:
Código:
public class ClasseTeste : MonoBehaviour
{
    ClasseSingleton.Instancia().ValorTeste = 1;
}
Magnatah
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