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Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

2 participantes

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DÚVIDA Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sex Mar 29, 2019 10:22 am

Olá Galera, sou novo por aqui e iniciante no Desenvolvimento de Games, mas já apaixonado pelo fórum (Parabéns aos criadores, pois está tirando muitas dúvidas minhas), estou estudando um curso de C# que Marcos Schultz postou aqui no fórum, mas ainda não consigo realizar alguns procedimentos com a informação que tenho.
O próprio Marcos Schultz postou um Tutorial que faz um Sistema de Plataforma com rotas, porém eu não estou conseguindo controlar essa rota através do touch.
Como eu poderia controlar a ida a cada ponto com o touch? Tipo, ele fica parado no ponto A, para ir ao ponto B teria que tocar em cima do Objeto (Cubo), para ir ao C toca no Objeto (cubo) e assim ficar no loop em quantos pontos eu tiver na cena, sempre tocando no objeto para ele se mover para o próximo ponto.


Link do Tutorial - https://www.schultzgames.com/t3654-tutorial-unity-5-sistema-de-plataformas-com-rotas#61904


Código Utilizado:
[list=linenums]
[*]using System.Collections;

[*]using System.Collections.Generic;

[*]using UnityEngine;


[*]public class Plataforma : MonoBehaviour {


[*] public GameObject[] locais;

[*] public int destinoInicial = 0;

[*] public float velocidade = 10;

[*] public bool comecarInvertido;

[*] public bool reiniciarSequencia;


[*] int localAtual = 0;

[*] bool inverter = false;


[*] void Start () {

[*] if (destinoInicial < locais.Length) {

[*] localAtual = destinoInicial;

[*] } else {

[*] localAtual = 0;

[*] }

[*] //

[*] if (comecarInvertido == true) {

[*] inverter = true;

[*] }

[*] }


[*] void Update () {

[*] if (inverter == false) {

[*] if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {

[*] if (localAtual < locais.Length - 1) {

[*] localAtual++;

[*] } else {

[*] if (reiniciarSequencia == true) {

[*] localAtual = 0;

[*] } else {

[*] inverter = true;

[*] }

[*] }

[*] }

[*] transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);

[*] } else {

[*] if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {

[*] if (localAtual > 0) {

[*] localAtual--;

[*] } else {

[*] if (reiniciarSequencia == true) {

[*] localAtual = locais.Length -1;

[*] } else {

[*] inverter = false;

[*] }

[*] }

[*] }

[*] transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);

[*] }

[*] }

[*]}

[/list]

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por MarcosSchultz Sex Mar 29, 2019 9:59 pm

Ta, uma dúvida...

Você quer tocar no objeto, ai a plataforma se move até o objeto tocado. Depois disso o que deveria acontecer exatamente?
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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sáb Mar 30, 2019 8:20 am

Que preciso é: ao iniciar ele fica parado(ele nao executa movimento, fica no ponto A parado), ao  tocar na plataforma ele vai para o próximo ponto e fica parado no próximo ponto. E assim em adiante, ele só irá movimentar se tocar na plataforma, aí ele vai pro próximo ponto nesse loop.

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Mar 30, 2019 9:51 am

Tente isto:


Crie um novo código em C# com o nome ControlarPlataforma
Neste novo script, utilize o código abaixo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ControlarPlataforma : MonoBehaviour {

   Camera mainCamera;
   Vector3 position;
   public GameObject plataforma;
   public float speed = 2;

   void Start(){
      mainCamera = Camera.main;
      position = plataforma.transform.position;
   }

   void Update(){
      if (mainCamera && plataforma) {
         if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
            RaycastHit hit;
            if (Physics.Raycast (mainCamera.ScreenPointToRay (Input.mousePosition), out hit)) {
               position = hit.transform.position;
            }
         }
         plataforma.transform.position = Vector3.MoveTowards (plataforma.transform.position, position, Time.deltaTime * speed);
      }
   }
}

Jogue o código na câmera da sua cena.

Agora, basta associar a plataforma ao código. Toda vez que você clicar com o mouse em algum objeto, a plataforma vai se mover até a posição deste objeto.
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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sáb Mar 30, 2019 4:49 pm

Marcos obrigado pela atenção e ajuda, porém fiz e não deu certo, quando inicia ele continua se movendo na sequencia. Tirei uns prints aqui para vê se coloquei os scripts nos seus respectivos lugares.
Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch DK0Fb2rSistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch S2qddYD
(Caso os links não abram aqui, aperte botão direito e abra a imagem em outra aba)

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Mar 30, 2019 6:33 pm

Não use nenhum outro código, nada, apeeeenas esse que eu postei, do jeito que eu falei pra usar... Ele já faz o movimento
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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sáb Mar 30, 2019 8:31 pm

Esse script irá servi em outra coisa aqui já (rsrs). Realmente não expliquei legal o que quero, fiz uma imagem como é o fluxo do que quero, em base do seu sistema de rotas. Veja aqui:
Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch Fluxo_-_touch-png

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sáb Mar 30, 2019 9:10 pm

Marcos conseguir fazer ele se movimentar entres os pontos desse jeito:

        if (inverter == false)
        {
            if (Input.GetMouseButtonDown(0)) //acrescentei aqui o toque.
            {

                if (Vector3.Distance(transform.position, locais[localAtual].transform.position) < 0.1f)
                {
                    if (localAtual < locais.Length - 1)
                    {
                        localAtual++;
                    }
                    else
                    {
                        if (reiniciarSequencia == true)
                        {
                            localAtual = 0;
                        }
                        else
                        {
                            inverter = true;
                        }
                    }
                }
            }
            transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, locais[localAtual].transform.position, velocidade * Time.deltaTime);
        }

Porém, ele vai em todos os pontos ao ser tocado, mas quando chega no último ele para e não volta pro ponto A, como faria pra ele ficar nesse loop? Como mostrei na imagem na outra mensagem.

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Sáb Mar 30, 2019 9:26 pm

Eu novamente rsrs, conseguir fazer o loop, tinha que colocar o input no "else" também. Estou com outra dificuldade, como posso limitar o toque num capsule collider, pois o toque está na tela toda, tipo em qualquer lugar que clico ele movimenta.

script agora:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TestMove : MonoBehaviour
{
    public GameObject[] locais;
    public int destinoInicial = 0;
    public float velocidade = 10;
    public bool comecarInvertido;
    public bool reiniciarSequencia;

    int localAtual = 0;
    bool inverter = false;

    void Start()
    {
        if (destinoInicial < locais.Length)
        {
            localAtual = destinoInicial;
        }
        else
        {
            localAtual = 0;
        }
        //
        if (comecarInvertido == true)
        {
            inverter = true;
        }
    }

    void Update()
    {
        if (inverter == false)
        {
            if (Input.GetMouseButtonDown(0))
            {

                if (Vector3.Distance(transform.position, locais[localAtual].transform.position) < 0.1f)
                {
                    if (localAtual < locais.Length - 1)
                    {
                        localAtual++;
                    }
                    else
                    {
                        if (reiniciarSequencia == true)
                        {
                            localAtual = 0;
                        }
                        else
                        {
                            inverter = true;
                        }
                    }
                }
            }
            transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, locais[localAtual].transform.position, velocidade * Time.deltaTime);
        }
        else
        {
            if (Input.GetMouseButtonDown(0))
            {
                if (Vector3.Distance(transform.position, locais[localAtual].transform.position) < 0.1f)
                {
                    if (localAtual > 0)
                    {
                        localAtual--;
                    }
                    else
                    {
                        if (reiniciarSequencia == true)
                        {
                            localAtual = locais.Length - 1;
                        }
                        else
                        {
                            inverter = false;
                        }
                    }
                }
            }
            transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, locais[localAtual].transform.position, velocidade * Time.deltaTime);
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 31, 2019 8:35 pm

MarcosSchultz escreveu:Tente isto:


Crie um novo código em C# com o nome ControlarPlataforma
Neste novo script, utilize o código abaixo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ControlarPlataforma : MonoBehaviour {

 Camera mainCamera;
 Vector3 position;
 public GameObject plataforma;
 public float speed = 2;

 void Start(){
 mainCamera = Camera.main;
 position = plataforma.transform.position;
 }

 void Update(){
 if (mainCamera && plataforma) {
 if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 RaycastHit hit;
 if (Physics.Raycast (mainCamera.ScreenPointToRay (Input.mousePosition), out hit)) {
 position = hit.transform.position;
 }
 }
 plataforma.transform.position = Vector3.MoveTowards (plataforma.transform.position, position, Time.deltaTime * speed);
 }
 }
}

Jogue o código na câmera da sua cena.

Agora, basta associar a plataforma ao código. Toda vez que você clicar com o mouse em algum objeto, a plataforma vai se mover até a posição deste objeto.


Usa isso... Ele só vai mover para algum ponto se o raycast detectar um objeto... Além disso, você pode pedir se o hit.transform.tag é igual a alguma tag pré definida, para executar o movimento.
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DÚVIDA Re: Sistema de Plataforma com Rotas controlado por Touch

Mensagem por edvanmelo Ter Abr 02, 2019 11:18 pm

Valeu Marcos, tirou muitas dúvidas aqui. Mas como o lema do fórum é "fazendo que se aprende", estou tentando me virar também.

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