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[RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

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Resolvido [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Diego Felix em Qui Mar 14, 2019 11:41 am

Bom dia galera, vim aqui pedir a ajuda de vocês pois esta acontecendo algo com Ai do meu jogo que não estou conseguindo resolver, por algum motivo quando me aproximo do inimigo ele meio que fica virando pra trás como se o meu player tivesse empurrando ele ou algo do tipo, acho que tem a ver com um script de um tutorial que estou acompanhando pois quando desativo ele não acontece mais, deixarei um vídeo a baixo mostrando melhor o que acontece... 



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class slenderman : MonoBehaviour {

    
    public Transform objetivo;
    float pantalla = 0.8f;
    Rigidbody rb;
    public bool Visible = false;
    public float velocidad = 2;
    public float punto;

 public Animator anim;
    // Use this for initialization
    void Start () {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        Esvisible();
        transform.LookAt(objetivo.position);
 if (!Visible)
 {
 // rb.MovePosition(transform.position + transform.forward * Time.deltaTime*velocidad);
 transform.position = transform.position + transform.forward * velocidad * Time.deltaTime;
 anim.SetBool ("caminando", true);
 //anim.speed = 0.3f;
 }
 else
 {
 anim.SetBool("caminando",false);
 //anim.speed = 1f;
 }
 }

    void Esvisible()
    {
        Vector3 delante = objetivo.forward;
        Vector3 otro = (this.transform.position - objetivo.position).normalized;
        punto = Vector3.Dot(delante, otro);
        if (punto > pantalla)
        {
            Visible = true;
        }
        else
        {
            Visible = false;
        }
    }
    
}

O objetivo do script é fazer com que o inimigo só persiga o player quando não tiver olhando pra ele, se puderem me ajudar desde já agradeço!!!  Laughing
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Isabela em Qui Mar 14, 2019 1:16 pm

O problema é que o LookAt() gira seu inimigo com base no ponto de origem do seu personagem, então se esses pontos estiverem em alturas diferentes, o boneco se inclina.
Ao invés de usar a posição do player diretamente no LookAt(), tente assim:
Código:
Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.transform.position.y, objetivo.position.z);
transform.LookAt(lookPos);

Dessa forma, a altura que é passada pro lookAt é a mesma do inimigo resolvendo o problema da inclinação quando o player está próximo dele.
#edit
Adicionado o "transform", como tinha copiado do objetivo, acabei esquecendo...


Última edição por Isabela em Qui Mar 14, 2019 5:04 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Diego Felix em Qui Mar 14, 2019 4:15 pm

@Isabela escreveu:O problema é que o LookAt() gira seu inimigo com base no ponto de origem do seu personagem, então se esses pontos estiverem em alturas diferentes, o boneco se inclina.
Ao invés de usar a posição do player diretamente no LookAt(), tente assim:
Código:
Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.position.y, objetivo.position.z);
transform.LookAt(lookPos);

Dessa forma, a altura que é passada pro lookAt é a mesma do inimigo resolvendo o problema da inclinação quando o player está próximo dele.
Isabela, apareceu o seguinte erro: Assets/Slenderman 1/slenderman.cs(24,59): error CS1061: Type `slenderman' does not contain a definition for `position' and no extension method `position' of type `slenderman' could be found. Are you missing an assembly reference?

Não sei se usei a linha de codigo que me passou corretamente, pois em programação ainda eu ainda tô engatinhando kkk, mas se puder me dar mais essa força aí desde já agradeço!!!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Diego Felix em Qui Mar 14, 2019 4:16 pm

@Diego Felix escreveu:
@Isabela escreveu:O problema é que o LookAt() gira seu inimigo com base no ponto de origem do seu personagem, então se esses pontos estiverem em alturas diferentes, o boneco se inclina.
Ao invés de usar a posição do player diretamente no LookAt(), tente assim:
Código:
Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.position.y, objetivo.position.z);
transform.LookAt(lookPos);

Dessa forma, a altura que é passada pro lookAt é a mesma do inimigo resolvendo o problema da inclinação quando o player está próximo dele.
Isabela, apareceu o seguinte erro: Assets/Slenderman 1/slenderman.cs(24,59): error CS1061: Type `slenderman' does not contain a definition for `position' and no extension method `position' of type `slenderman' could be found. Are you missing an assembly reference?

Não sei se usei a linha de codigo que me passou corretamente, pois em programação ainda eu ainda tô engatinhando kkk, mas se puder me dar mais essa força aí desde já agradeço!!!
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class slenderman : MonoBehaviour {

   
    public Transform objetivo;
    float pantalla = 0.8f;
    Rigidbody rb;
    public bool Visible = false;
    public float velocidad = 2;
    public float punto;

   public Animator anim;
    // Use this for initialization
    void Start () {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
        Esvisible();
      Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.position.y, objetivo.position.z);
      transform.LookAt(lookPos);
      if (!Visible)
      {
         // rb.MovePosition(transform.position + transform.forward * Time.deltaTime*velocidad);
         transform.position = transform.position + transform.forward * velocidad * Time.deltaTime;
         anim.SetBool ("caminando", true);
         //anim.speed = 0.3f;
      }
      else
      {
         anim.SetBool("caminando",false);
         //anim.speed = 1f;
      }
   }

    void Esvisible()
    {
        Vector3 delante = objetivo.forward;
        Vector3 otro = (this.transform.position - objetivo.position).normalized;
        punto = Vector3.Dot(delante, otro);
        if (punto > pantalla)
        {
            Visible = true;
        }
        else
        {
            Visible = false;
        }
    }
   
}

Ficou assim...
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Isabela em Qui Mar 14, 2019 5:16 pm

@Diego Felix escreveu:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class slenderman : MonoBehaviour {

    
    public Transform objetivo;
    float pantalla = 0.8f;
    Rigidbody rb;
    public bool Visible = false;
    public float velocidad = 2;
    public float punto;

 public Animator anim;
    // Use this for initialization
    void Start () {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        Esvisible();
 Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.transform.position.y, objetivo.position.z);
 transform.LookAt(lookPos);
 if (!Visible)
 {
 // rb.MovePosition(transform.position + transform.forward * Time.deltaTime*velocidad);
 transform.position = transform.position + transform.forward * velocidad * Time.deltaTime;
 anim.SetBool ("caminando", true);
 //anim.speed = 0.3f;
 }
 else
 {
 anim.SetBool("caminando",false);
 //anim.speed = 1f;
 }
 }

    void Esvisible()
    {
        Vector3 delante = objetivo.forward;
        Vector3 otro = (this.transform.position - objetivo.position).normalized;
        punto = Vector3.Dot(delante, otro);
        if (punto > pantalla)
        {
            Visible = true;
        }
        else
        {
            Visible = false;
        }
    }
    
}

Altere dessa forma ^
Caso queira é só olhar na minha primeira resposta, adicionei apenas o "transform" no segundo campo do Vector3.
como tinha copiado do objetivo, não percebi que faltava o transform, e por estar digitando direto aqui não acusou o erro.
Hoje aprendemos que não devemos ficar dependentes do intellisense. huahuaha
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Uhh fiz 666 pontos hoje, Isah illuminati confirmed!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Diego Felix em Qui Mar 14, 2019 7:35 pm

@Isabela escreveu:
@Diego Felix escreveu:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class slenderman : MonoBehaviour {

    
    public Transform objetivo;
    float pantalla = 0.8f;
    Rigidbody rb;
    public bool Visible = false;
    public float velocidad = 2;
    public float punto;

 public Animator anim;
    // Use this for initialization
    void Start () {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        Esvisible();
 Vector3 lookPos = new Vector3(objetivo.position.x, this.transform.position.y, objetivo.position.z);
 transform.LookAt(lookPos);
 if (!Visible)
 {
 // rb.MovePosition(transform.position + transform.forward * Time.deltaTime*velocidad);
 transform.position = transform.position + transform.forward * velocidad * Time.deltaTime;
 anim.SetBool ("caminando", true);
 //anim.speed = 0.3f;
 }
 else
 {
 anim.SetBool("caminando",false);
 //anim.speed = 1f;
 }
 }

    void Esvisible()
    {
        Vector3 delante = objetivo.forward;
        Vector3 otro = (this.transform.position - objetivo.position).normalized;
        punto = Vector3.Dot(delante, otro);
        if (punto > pantalla)
        {
            Visible = true;
        }
        else
        {
            Visible = false;
        }
    }
    
}

Altere dessa forma ^
Caso queira é só olhar na minha primeira resposta, adicionei apenas o "transform" no segundo campo do Vector3.
como tinha copiado do objetivo, não percebi que faltava o transform, e por estar digitando direto aqui não acusou o erro.
Hoje aprendemos que não devemos ficar dependentes do intellisense. huahuaha
Closed Eyes
Uhh fiz 666 pontos hoje, Isah illuminati confirmed!
Que nd Isabela, errar é humano sabe bem disso kkk, já sou bastante grato só por ter me ajudado, eu é q não entendo praticamente nd de programação, analfabeto dos scripts, vou até por no meu perfil essa "qualidade" kkkkkk e é isso, brincadeiras a parte eu agradeço muito mesmo pela ajuda, Vlw Tmj, abraço!!!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO

Mensagem por Diego Felix em Sex Mar 15, 2019 9:32 am

Alguém põe o post como resolvido pra mim por favor, obrigado!!! VitoriaLaughing
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