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iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

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DÚVIDA iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Ter 16 Out 2018 - 21:00

Uma pergunta parecida com a anterior mas agora quero reduzir lags mantendo apenas uma cena¹ ativada ao iniciar o game, do menu¹(Normalmente hoje quando inicio todas começa ativadas], pois através dele¹ já está configurado para clicar em "Jogar" e iniciar a cena² de partida². Mas ao "Jogar" existe muitos Npcs em apenas uma área da cidade então resolvi dividir essa área em outra cena³ e mante-la desativada enquanto o jogador não descobrir como chegar até lá, pois é um lugar secreto. Então por ser distante quero que ela não exista enquanto não passar pela porta de entrada³ que é um cubo box collider sem mesh renderer de "teleport" e quando passar que todas as outras cenas² se desativem e apenas ela³ passe a existir, e assim constantemente, passo por uma porta[Ativa cena³-desativa demais²] me teleporto de volta[reativa anterior²-desativa aquela³ novamente] Enfim espero que tenham entendido e me ajude a fazer isso. Desde já agradeço Colaboradores desse Forum VOCÊS SÃO EXCELENTES! Que a cada dia melhorem mais e mais.
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por MarcosSchultz Qua 17 Out 2018 - 17:21

Tente ver a documentação do SceneManager

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.html


Qual método de load você está utilizando? LoadScene? LoadSceneAsync?
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Qui 18 Out 2018 - 13:05

MarcosSchultz escreveu:

Qual método de load você está utilizando? LoadScene? LoadSceneAsync?
Não sei. como vê isso?
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Qui 18 Out 2018 - 13:11

Daniel Dória escreveu:
MarcosSchultz escreveu:

Qual método de load você está utilizando? LoadScene? LoadSceneAsync?
Não sei. como vê isso?
hmm.. Deixa eu ver se entendi o LoadAsync carrega todas as cenas deixando outras iniciadas em segundo plano. Já o loadScene carrega numa ordem e inicia somente como está programado para ela começar?
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Sex 19 Out 2018 - 10:49

alguém?
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Sex 19 Out 2018 - 17:59

outro problema que está acabando comigo é que lá no build settings o jogo fica em 0 e o menu sempre em 1 então na hora que vou testar parece perfeito mas uma vez que fiz build o menu não aparece de jeito nenhum.
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por MarcosSchultz Sex 19 Out 2018 - 20:00

Como está a ordem das cenas no BuildSettings? isto interfere em qual vai iniciar.
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Dom 21 Out 2018 - 1:24

MarcosSchultz escreveu:Como está a ordem das cenas no BuildSettings? isto interfere em qual vai iniciar 
Legal mudei a ordem agora tudo fluiu certo mas tem o último problema: 'a um tópico atras pedi ajuda para poder fazer vários sons de fundo em uma mesma cena, o sr me ensinou que é para criar um box collider do tamanho da area e fazer o script lá, peguei o script que tu me passou e parecia estar tudo certo, então comentei "valeu" e o tópico foi fechado por um adm. Só que mais tarde testei novamente e notei que toda vez que dou play as musicas começam a tocar todas juntas e so para depois que eu desativo e reativo o "audiosourse" se nao me engano. *Quando vou entrar na area collider ela funciona normal mas as vezes também começa a duplicar varias e varias vezes. 'Tentei desligando o play on awake, mudando a distancia e capacidade no próprio audio e nada, então já que o tópico foi fechado pode me ajudar por aqui? O erro deve ser mesmo no script.
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Dom 21 Out 2018 - 21:00

Daniel Dória escreveu:
a um tópico atras pedi ajuda para poder fazer vários sons de fundo em uma mesma cena, o sr me ensinou que é para criar um box collider do tamanho da área e fazer o script lá, peguei o script que tu me passou e[...]
Código:
using UnityEngine;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size][RequireComponent(typeof(AudioSource))][size=14][/size]public class TocarSom : MonoBehaviour{[size=14][/size][size=14][/size]    public AudioClip Audio;[size=14][/size]    AudioSource source;[size=14][/size]    bool dentroDoColisor;[size=14][/size][size=14][/size]    void Start(){[size=14][/size]        Collider[] colliders = GetComponentsInChildren<Collider>();[size=14][/size]        for(int x = 0; x < colliders.Length; x++){[size=14][/size]            colliders[x].isTrigger = true;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        dentroDoColisor = false;[size=14][/size]        source = GetComponent<AudioSource>();[size=14][/size]        source.clip = Audio;[size=14][/size]        source.volume = 0;[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    void Update(){[size=14][/size]        if (dentroDoColisor){[size=14][/size]            source.volume = Mathf.Lerp(source.volume, 1, Time.deltaTime);[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else{[size=14][/size]            source.volume = Mathf.Lerp(source.volume, 0, Time.deltaTime * 0.5f);[size=14][/size]            if(source.volume < 0.1f){[size=14][/size]                source.Stop();[size=14][/size]            }[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    void OnTriggerEnter(){[size=14][/size]        dentroDoColisor = true;[size=14][/size]        source.PlayOneShot(source.clip);[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    void OnTriggerExit(Collider other){[size=14][/size]        dentroDoColisor = false;[size=14][/size]    }[size=14][/size]}

O código era esse^
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Dom 21 Out 2018 - 21:11

Daniel Dória escreveu:
Daniel Dória escreveu:
a um tópico atras pedi ajuda para poder fazer vários sons de fundo em uma mesma cena, o sr me ensinou que é para criar um box collider do tamanho da área e fazer o script lá, peguei o script que tu me passou e[...]
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class TocarSom : MonoBehaviour{

    public AudioClip Audio;
    AudioSource source;
    bool dentroDoColisor;

    void Start(){
        Collider[] colliders = GetComponentsInChildren<Collider>();
        for(int x = 0; x < colliders.Length; x++){
            colliders[x].isTrigger = true;
        }
        dentroDoColisor = false;
        source = GetComponent<AudioSource>();
        source.clip = Audio;
        source.volume = 0;
    }

    void Update(){
        if (dentroDoColisor){
            source.volume = Mathf.Lerp(source.volume, 1, Time.deltaTime);
        }
        else{
            source.volume = Mathf.Lerp(source.volume, 0, Time.deltaTime * 0.5f);
            if(source.volume < 0.1f){
                source.Stop();
            }
        }
    }

    void OnTriggerEnter(){
        dentroDoColisor = true;
        source.PlayOneShot(source.clip);

    }

    void OnTriggerExit(Collider other){
        dentroDoColisor = false;
    }
}

O código era esse^
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por dstaroski Seg 22 Out 2018 - 8:14

Bom dia! você quer que toque em todas as áreas ao mesmo tempo ou somente quando o player entrar em uma área especifica?

Abraço!
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Seg 22 Out 2018 - 13:28

dstaroski escreveu:Bom dia! você quer que toque em todas as áreas ao mesmo tempo ou somente quando o player entrar em uma área especifica?

Abraço!
Eu quero que somente quando o player entrar em uma área especifica, o problema que está dando é porque está tocando todas musicas ao mesmo tempo ao inicar o jogo mesmo quando não está dentro do trigger, e ainda quando entra na área trigger fica inciando várias vezes como um loop e sem acabar a musica antes ficando então um monte de barulho bugado durante o jogo.
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por dstaroski Seg 22 Out 2018 - 14:00

Tenta esse aqui brow:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class GatilhoParaSom : MonoBehaviour
{
    public AudioClip clipeDeSom;

    private AudioSource playerDeSom;

    private void Start()
    {
        playerDeSom = GetComponent<AudioSource>();
    }

    private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.gameObject.tag == "Player")
        {
            playerDeSom.clip = clipeDeSom;
            playerDeSom.Play();
        }
    }

    private void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        playerDeSom.Stop();
    }
}


Não esqueça que o player tem que ter a tag Player, e de por o isTrigger no objeto com esse script e audioSource.

Abraço!
dstaroski
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por Daniel Dória Ter 23 Out 2018 - 21:12

dstaroski escreveu:Tenta esse aqui brow:

Abraço!
Caramba você é um gênio agora sim funcionou legal
Que Deus te abençoe cada dia mais e mais :D
Abraço! 

Só preciso saber agora como da inicio no jogo e deixar a cena do player desativada enquanto estiver no menu para não aparecer barra de vida e fome antes da hora
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DÚVIDA Re: iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras

Mensagem por dstaroski Qua 24 Out 2018 - 7:46

Daniel Dória escreveu:
dstaroski escreveu:Tenta esse aqui brow:

Abraço!
Caramba você é um gênio agora sim funcionou legal
Que Deus te abençoe cada dia mais e mais :D
Abraço! 

Só preciso saber agora como da inicio no jogo e deixar a cena do player desativada enquanto estiver no menu para não aparecer barra de vida e fome antes da hora
Que bom que ajudou cara, sobre a cena ai, pois é não faço ideia, tem que pesquisar mesmo. Mas se o seu Menu for uma cena a parte do jogo, não irá mostrar o player, a não se que o player esteja na cena do menu.

Abraço!
dstaroski
dstaroski
Instrutor

Masculino PONTOS : 6052
REPUTAÇÃO : 1123
Idade : 34
Áreas de atuação : Teologia, Unity 3D, C#, HTML, CSS, Dart, Flutter.

Respeito as regras : iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras Aad8pUi

http://diegodeoliveira.gamejolt.io/defeattheilluminatis

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