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Duas duvidas sobre o bake no blender

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DÚVIDA Duas duvidas sobre o bake no blender

Mensagem por TioUV em Sab Ago 04, 2018 12:40 pm

Primeiro , quando eu fizer o bake na opção "Combined" , eu sempre vou poder visualizar ele só na opção "Material" ativada , ou eu posso visualizar com a opção "Texture" ativada tambem , se tiver como , como eu posso fazer isso ?

Segundo , consigo exportar a textura do bake pra unity de boa , que vai funcionar com o mesmo efeito ?

Eu espero que me entendam rs Piedade
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DÚVIDA Re: Duas duvidas sobre o bake no blender

Mensagem por Isabela em Sab Ago 04, 2018 2:22 pm

#-----------------------------------Sobre as configurações de Bake.----------------------------------
    A opção Combined apenas combina os "pass" de Cor, textura, Ao, etc... Isso nada tem a ver com a opção de visualização do material na janela 3D (Viewport).
   Um bake com a opção Combined grava na textura tudo que é visto no modo de Renderização, seja o render interno ou o Cycles, levando em conta as limitações que comentei contigo em outro post.
    Você pode utilizar opções específicas à sua necessidade, como por exemplo, realizar o bake apenas da oclusão de ambiente, para tal basta alterar a opção Combined para Ambient Occlusion.
#-------------------------- Sobre a pré-visualização dos materiais --------------------------------
Blender Render/Game
    
    A textura pré-calculada no bake, pode ser visualizada no modo de texturas, basta apenas seleciona-la dentro da UV Editor.
    No modo de material, ela será visualizada se o modo de tela for Multitexture, mostrando apenas a textura ativa no slot de textura do material. Note que em ambos os casos, a textura terá uma aparência diferente do render, pois o material leva em conta a iluminação da cena, multiplicada com a textura do bake, o que normalmente dá uma aparência mais escura ao objeto.
Caso queira algo mais bonito, e com múltiplas composições de textura, você precisa alterar para GLSL, supondo que seu PC suporte tal opção.
    Para visualizar corretamente o bake, ative a opção Shadeless no material.
Blender Cycles

    No Cycles as coisas são um pouquinho mais complicadas, você deve criar um material usando nodes, este material precisa ser do tipo Emission, e na entrada do node, você adiciona a textura do bake.
     Nesse cenário, a visualização é correta apenas no modo de Material, pois no modo de Textura, também ocorre o probleminha de deixar o objeto mais escuro que o normal.

//_________________Opção genérica____________________

Há ainda uma opção pro modo Solid, que fica disponível no painel shading(pressione n no seu teclado, e desça até encontrar o painel) a opção chama-se textured solid, e faz com que as texturas sejam mostradas no modo Solid, que normalmente só mostra uma cor cinza no objeto, eu particularmente utilizo muito essa, deixando a opção do Cycles apenas para materiais que necessitem alguma composição.
//__________________Exportando pra Unity_______________________

Você pode exportar para Unity normalmente, mas para que o objeto seja fiel ao render original, você precisa utilizar um material Unlit, que é insensível a luz, consequentemente, não terá a opção de produzir sombras em objetos dinâmicos, nem receberá sombras do mesmo, a menos que, você utilize um Custom shader Unlit que multiplique o Light Attenuation (sombras) com a cor das texturas, dando o mesmo efeito das sombras.

Te entendi jovem, rs
Boa tarde!
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DÚVIDA Re: Duas duvidas sobre o bake no blender

Mensagem por TioUV em Sab Ago 04, 2018 2:37 pm

@Isabela escreveu:
#-----------------------------------Sobre as configurações de Bake.----------------------------------
    A opção Combined apenas combina os "pass" de Cor, textura, Ao, etc... Isso nada tem a ver com a opção de visualização do material na janela 3D (Viewport).
   Um bake com a opção Combined grava na textura tudo que é visto no modo de Renderização, seja o render interno ou o Cycles, levando em conta as limitações que comentei contigo em outro post.
    Você pode utilizar opções específicas à sua necessidade, como por exemplo, realizar o bake apenas da oclusão de ambiente, para tal basta alterar a opção Combined para Ambient Occlusion.
#-------------------------- Sobre a pré-visualização dos materiais --------------------------------
Blender Render/Game
    
    A textura pré-calculada no bake, pode ser visualizada no modo de texturas, basta apenas seleciona-la dentro da UV Editor.
    No modo de material, ela será visualizada se o modo de tela for Multitexture, mostrando apenas a textura ativa no slot de textura do material. Note que em ambos os casos, a textura terá uma aparência diferente do render, pois o material leva em conta a iluminação da cena, multiplicada com a textura do bake, o que normalmente dá uma aparência mais escura ao objeto.
Caso queira algo mais bonito, e com múltiplas composições de textura, você precisa alterar para GLSL, supondo que seu PC suporte tal opção.
    Para visualizar corretamente o bake, ative a opção Shadeless no material.
Blender Cycles

    No Cycles as coisas são um pouquinho mais complicadas, você deve criar um material usando nodes, este material precisa ser do tipo Emission, e na entrada do node, você adiciona a textura do bake.
     Nesse cenário, a visualização é correta apenas no modo de Material, pois no modo de Textura, também ocorre o probleminha de deixar o objeto mais escuro que o normal.

//_________________Opção genérica____________________

Há ainda uma opção pro modo Solid, que fica disponível no painel shading(pressione n no seu teclado, e desça até encontrar o painel) a opção chama-se textured solid, e faz com que as texturas sejam mostradas no modo Solid, que normalmente só mostra uma cor cinza no objeto, eu particularmente utilizo muito essa, deixando a opção do Cycles apenas para materiais que necessitem alguma composição.
//__________________Exportando pra Unity_______________________

Você pode exportar para Unity normalmente, mas para que o objeto seja fiel ao render original, você precisa utilizar um material Unlit, que é insensível a luz, consequentemente, não terá a opção de produzir sombras em objetos dinâmicos, nem receberá sombras do mesmo, a menos que, você utilize um Custom shader Unlit que multiplique o Light Attenuation (sombras) com a cor das texturas, dando o mesmo efeito das sombras.

Te entendi jovem, rs
Boa tarde!
Blz , por enquanto ta td tranquilo , eu tenho muito uma duvida em saber em qual opção modelar , sempre usei o "cycles" , parece que no "blender render" as coisas ficam diferente , não consigo usar muito o Blender Render" , gostaria de saber qual a diferenca de um pro outro , estou sempre usando o cycles e reparo que os youtubers costumam a usar o "Blender Render"
tipo , to fazendo varios testes com o bake por que eu conheci isso agora (quando vc me respondeu pela primeira vez) , e vi que ele da pra fazer coisas incriveis mais nn peguei muito o geito de usar ele ainda , @Isabela eu te mandei um MP a uns 3 dias se podesse me responder eu ficaria muito grato , obrigado pela ajuda até aqui ! Smile
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DÚVIDA Re: Duas duvidas sobre o bake no blender

Mensagem por Isabela em Sab Ago 04, 2018 2:50 pm

Eu recomendo que utilize o Cycles, pois ele é um renderizador baseado em física, utiliza a técnica de Raytracing para obter resultados o mais próximo do real. Se você quer realismo nas cenas, esse é o caminho a seguir.
Mas preste atenção, não faça seu jogo inteiro usando isso, pois você estará abrindo mão de vários recursos do Unity, é necessário bom senso para sua utilização, por exemplo:
   Você tem uma cena, de um quarto, o objetivo dela é visualização arquitetônica, você não terá objetos dinâmicos produzindo sombra, nem um player andando nela, nesse caso, o bake é perfeito, pois não haverá nenhum cálculo de luz.
    Digamos que você tem outro projeto, em terceira pessoa, haverão diversos objetos produzindo sombra perto da câmera, mas alguns objetos estarão bem longe dela. Nesse caso, você pode combinar técnicas, utilizando o bake para objetos que não estarão no alcance do player, ou que estejam muito longe, e utilizar o lightmap da Unity para objetos próximos, pois estes, ainda receberão sombras do player, e produzirão sombras no mesmo.
Como pode notar, depende da proposta do jogo, e da estratégia de otimização do mesmo.

A grande maioria dos tutoriais utilizam o Blender internal pois são antigos, eu mesma aprendi assim, e só depois tentei adaptar ao Cycles.
Tive um probleminha com meu PC, por isso estive fora (estou usando o celular), mas sua MP já foi respondida.
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DÚVIDA Re: Duas duvidas sobre o bake no blender

Mensagem por TioUV em Sab Ago 04, 2018 3:09 pm

A unica coisa que quero mesmo com o bake , é usar o normal e melhorar a qualidade da textura que estou aplicando no mesh (que tambem é algo a ver com a retopologia que estou aprendendo tambem)

Mais eu quero aprender a usar o maximo do bake pra renderizações finais ou pra jogos entende , mais sim , uso bastante o cycles , ele é otimo , da pra manipular bem um material por ele usando nodes (treino muito tambem) e ver a render final como fica .

Agora que vi que me respondeu kkkkk , valeu mesmo ! Smile
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