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Problemas com a câmera

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DÚVIDA Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 7:42 pm

Prezados, boa noite.

Estou com um problema com minha câmera, pois a mesma não foca aonde deveria focar e não segue o personagem, como deveria seguir. Já deletei a câmera e criei uma nova, mas sem sucesso, continua com o mesmo problema. Alguém sabe como resolver este problema?

Agradeço desde já.
Valeu
Abs
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por NKKF em Seg Jun 11, 2018 7:43 pm

Como você está fazendo isto? Script, Hierarquia, Gambiarra?? (Se for por script, mande-o para a gente, tentaremos resolver.)
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 7:50 pm

O script tá da seguinte maneira:
Código:








using System.Collections;

using System.Collections.Generic;

using UnityEngine;



public class CameraBehaviour : MonoBehaviour {



    private Vector2 velocity;



    public float delayX;

    public float delayY;



    public bool bounds;



    public Vector3 minCameraPos;

    public Vector3 maxCameraPos;



    public Transform player;



    void FixedUpdate(){

        float posX = Mathf.SmoothDamp(transform.position.x, player.position.x, ref velocity.x, delayX);

        float posY = Mathf.SmoothDamp(transform.position.y, player.position.y, ref velocity.y, delayY);



        transform.position = new Vector3(posX, posY, transform.position.z);



        if(bounds){

            transform.position = new Vector3(

                Mathf.Clamp(transform.position.x, minCameraPos.x, maxCameraPos.x),

                Mathf.Clamp(transform.position.y, minCameraPos.y, maxCameraPos.y),

                Mathf.Clamp(transform.position.z, minCameraPos.z, maxCameraPos.z)

                //Min x: -117.6, y: -1088.8; Max x: 635, y: -1039.3

            );

        }

    }

}

Já no inspector aparece da seguinte forma as configurações:
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 7:52 pm

O animator na imagem está desmarcado, mas tanto com ele marcado, como desmarcado o foco da câmera dá erro do mesmo jeito.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por NKKF em Seg Jun 11, 2018 8:05 pm

Amigo, porque não usas o Vector3.Lerp ou o Vector3.MoveToWards ?
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 8:07 pm

Porque nem sei o que fazem nem um nem o outro, mas vou dar uma fuçada. Você acredita que se eu usar um deles eu consiga resolver o problema?
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por NKKF em Seg Jun 11, 2018 8:10 pm

Sim, consegue sim.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 8:12 pm

Mas o Vector3.MoveTowards pelo que li no manual do unity faz com que a câmera siga uma linha, e não é bem isso que eu preciso. Eu preciso que a câmera foque no personagem a todo momento, tentando centralizá-lo na tela a todo instante.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 8:16 pm

Essa câmera deve acompanhar o personagem a todo momento centralizando-o na tela, independente se ele está parado, ou andando para direita ou esquerda ou subindo ou descendo. Trata-se de um jogo estilo plataforma 2D. Vou estudar mais sobre os comandos que você me sugeriu e vou ver se consigo, valeu.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Seg Jun 11, 2018 8:19 pm

Bom o Vector3.MoveTowards, segundo o manual do unity não está disponível em C#, primeiro problema. Além do fato deste comando fazer com que a câmera percorra uma linha. O Vector3.Lerp ainda não encontrei, estou fuçando aqui pra ver se acho alguma coisa.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Ter Jun 12, 2018 12:20 am

Acho que o pessoal não entendeu muito bem o erro que está acontecendo.

Na minha aba Scene aparece o preview da câmara como na imagem abaixo:


Ocorrei que na aba game dentro ainda do Unity aparece que a câmera está pegando a seguinte imagem:


Porém quando dou o play no Unity, o que efetivamente aparece como estar sendo pego pela câmera é a seguinte imagem:
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por NKKF em Ter Jun 12, 2018 1:45 pm

Amigo, siga estes passos:

1- Retire seu script (Não precisa deletar, apenas deixe-o de lado.. Remova da cena)
2- Ponha a posição da sua câmera como Z = -10.
3- Crie um script novo (Ou use o da câmera).
4- Coloque o seguinte código (E COLOQUE-O NO PLAYER)
Código:

//Coloque dentro da void Update
Camera.main.transform.position = Vector3.Lerp(Camera.main.transform.position transform.position - Vector3.forward * 10, 0.7f);
Veja se deu certo, caso não tenha dado, verifique se há outros scripts modificando a posição da sua câmera.

O Vector3.MoveToWards existe sim em C#: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.MoveTowards.html

Referência para o lerp: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.Lerp.html


Espero ter lhe ajudado. :D

(
Só uma observação: cuidado ao postar várias mensagens semelhantes à que já havia postado.
O limite é de 3 mensagens consecutivas à cada 24 horas.
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por kenau em Ter Jun 12, 2018 2:00 pm

Aê já melhorou!!! Muito obrigado. Mas ainda preciso ajustar a distância da câmera, pois a mesma está muito perto. Você saberia me dizer qual é a opção que consigo ajustar a distância da câmera? seria o position z? 

Eu disse que não havia encontrado o Vector3.MoveTowards para C# porque quando dei buscar pelo comando na documentação que veio junto com Unity, encontrei que este comando não estava disponível para C# somente para JS...

Valeu, muito obrigado pela ajuda!!
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DÚVIDA Re: Problemas com a câmera

Mensagem por NKKF em Ter Jun 12, 2018 2:25 pm

Não, você só deve aumentar o eixo Z caso o seu jogo seja 3D. Como não é o seu caso, verifique isto: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Camera-orthographicSize.html
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