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Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?

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DÚVIDA Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?

Mensagem por kenau em Sab Jun 09, 2018 11:14 am

Pessoal, bom dia.

Alguém poderia me dizer qual é o comando em C# que se deve usar para determinar se uma tecla (no caso a tecla ESC) do teclado em específico for apertada, a aplicação saírá?

Eu tentei incluir um if dentro da void Start() mas não funfou.

O meu código estava assim:
Código:
if (Keyboard.IsKeyDown(Key.Escape)){
    Application.Quit ();
  }
ou ainda assim:
Código:
 if (Input.GetButtonDown("Escape")){
  Application.Quit ();
  }
De nenhuma das duas formas funcionou.
No segundo caso disse que eu precisava declarar o botão? Mas no caso não é botão que quero usar e sim a tecla Esc.

Agradeço desde já.
Abs
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DÚVIDA Re: Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?

Mensagem por Isabela em Sab Jun 09, 2018 11:17 am

Este comando não funciona no editor, apenas na Build. Compile seu projeto e execute-o, deverá funcionar normalmente.
#Edit
Apenas ressaltando, o "Escape" também é reconhecido nos aparelhos celulares, por meio do botão "Back / voltar", então funcionará em mobile também.
Código:
void Update () {
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {
         Application.Quit ();
      }
   }
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DÚVIDA Re: Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?

Mensagem por kenau em Sab Jun 09, 2018 11:32 am

Obrigado Isah.

Mas devo colocar esse if em que Script? Num Script com as funções de cada fase? Ou seja, level1.cs, level2.cs, leve3.cs em cada um deles deve ter um if desses?
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DÚVIDA Re: Como fazer para sair do jogo apertando uma tecla?

Mensagem por Isabela em Sab Jun 09, 2018 11:44 am

Basta apenas um script. mas sobre a utilização do mesmo, você tem algumas alternativas:
Criar um único objeto para gerenciar comandos básicos do jogo, como sons, funções que precisam ser passadas entre cenas(inclusive essa), e utilizar o Object.DontDestroyOnLoad, para manter o objeto com esse script ativo mesmo alterando a cena, assim todas elas responderão aos teus comandos.
DontDestroyOnLoad
Ou, você pode colocar esse script em algum objeto em cada cena, vai funcionar também.

Lembrando que é uma boa prática separar seus scripts por finalidades, UI/Personagem/Inimigos/etc. Então, tente agrupar nesse script, funções específicas para a navegação entre cenas, fica mais organizado e fácil de manter.

Ex:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class GerenciadorCenas : MonoBehaviour {
 
     void Update () {
 
         if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {
             Application.Quit ();
         }
     }

     public void CarregaCena(string nomeCena){
         SceneManager.LoadScene (nomeCena);
     }
}


Com esse script, você já consegue sair do jogo, e alterar a cena usando os botões, bastando apenas digitar o nome da cena no botão da UI.
Para isso adicione uma OnClick no botão, arraste o objeto que contém esse script para o campo de referência do botão, e então selecione a função CarregaCena, feito isso basta informar o nome da cena que deseja carregar.
Preste atenção, pois para funcionar corretamente, a cena precisa estar inclusa na "Scenes in Build" que fica na Build Settings.(pressione Ctrl+Shift+B para acessar a Build Settings)
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