SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Role play online estilo gta bora jogar...
Criar Apk Android 64 .aab
Prefabs
unity 2019
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
servidor
[TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]
Jogo de Favela para Android - Estou usando o MS Vehicle System do Marcos!
[TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos
[RESOLVIDO] Modificação no Script
Como "medir" a distância do caminho no NavMesh??
Meu game para Android " As aventuras de Steff " finalizado, ou quase!
Mecânica do Inimigo (Horror Survive)
iae galera, postei meu jogo no Google play recentemente.
Problemas com animações
[RESOLVIDO] GUARDAR MACHADO
Erro ao usb
Bibliotecas obsoletas causam alguma perda de desempenho?
O jogo acaba depois de um determinado tempo
Mecânica simples no estilo Jogo da Memória
COMO MUDAR UMA VARIAVEL APOS EX: 10 DIAS
Duvida com Script de AI inteligente
Duvida com FadeIn e FadeOut quando o tempo do jogo acaba
Como fazer o personagem não conseguir flipar enquanto estou atacando? (Unity 2D)
Duvida com Network
efeito de pingos na tela e camera com leve balanço realista (game 2D)
Como criar perfil no jogo para quem pagar na play store
Uma Ideia Movimento
INVENTÁRIO ESTILO THE FOREST
ANIMAÇÃO INFINITA NO UNITY
Problemas para salvar imagem de textura gerada na Unity no PC
Deformar mesh sem usar rigidbody e reconhecer força do impacto
Existe outras formas de multiplayer sem ser pelo Photon ou Unet?
força de impacto em npc proximo a objeto que explode
criar perfil no jogo para quem pagar na play store
Uma Ideia Movimento
Sistema De Radio
Jogo de Maior ou Menor - Duvida sobre melhorias no script
As funções dadas não são executadas no cliente, somente no servidor...
Mudar a música com base na mudança do ambiente
[RESOLVIDO] Dano no inimigo
Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;-
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Reiniciar Scene ao tocar Objeto
Ajuda com O Script de coletar objetos e transição de cena
Unity2D- Como criar um spawn inimigo onde saia apenas 2 inimigos do spawn?
Android Game - Fleeing From Evil
[TUTORIAL] Resolver bug dos reflexos, Unity 5.5+
[AJUDA]Preciso de ajuda em um script relacionado ao vídeo Sistema de escolha de personagen
Conexões!
Script faz a função tudo certo na unity, já quando gero apk o script não faz a função
NavMeshAgent com caminho manual.
Preciso de Ajuda Estou a desenvolver um projeto!
Direitos Autorais da Asset Store
Os seguinte apks ou pacotes de apps estão disponíveis para dispositivos de 64 bits!!
Estou querendo mandar as informações SERVIDOR/CLIENTE com o NETWORK
Erro no unity quando eu crio um projeto
Video Player travando no apk do jogo
Update jogo
Erro ao publicar na google play
[RESOLVIDO] BUG MT CHATO. USANDO O PlayerPrefs. ME AJUDAAAAAAA PF
Aparecer Texto Aleatório
Preciso De Um Programador! Para Um Game Fps!
[DUVIDA] Problemas na rotação de uma esfera com o mouse ( AddTorque )
[RESOLVIDO] Como fazer isso em for ou foreach dentro do update
Conceito básico de jogo em Rede Local.
Uso de PNG ou JPG no Unity?
Duvida(tamanho de objetos)
App feito na Unity - Biblia Sagrada
Unity carregando objetos sozinho
Limitação do FPS
Duvida sobre a geração de cenários aleatórios(plataforma 2D)
Personagem olhar para direção de onde estiver se movimentando
Problema com Dano ao Inimigo
Dúvida sobre chaves PlayerPrefs
inventario/Matrix
Personagem voando infinitamente no Unity 2D
[RESOLVIDO] Alguém sabe como tirar esse impulso do collider ?
[RESOLVIDO] Como fazer um objeto 2D rotacionar em direção a outro objeto
Como faço para Criar um sistema de touch em primeira pessoa na Unity2019?
duvida em c#
Shader com efeito de dissolução
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
Problema com a função Resolution[]
Função Text não esta dando erro no Unity2D (Score Text)
Unity travando na hora do Play
Duvida Raycast2D
Bug Partículas
Física ser calculada mais rápida
[TUTORIAL] Fazer som tocar apenas com colisão
Sobre Criação e Execução de Cutscene
O jogo acaba depois de um determinado tempo
Como fazer uma cena resetar ao voltar para ela
Fonte com caracteres matemáticos para unity
Luz
MENU DE SELEÇÃO DE FASES
usar bluetooh
HDRP - Render Texture Trasnparente na UI
Edge Collider de maneira mais eficaz
Hoje à(s) 1:08 pm
Hoje à(s) 1:37 am
Hoje à(s) 12:03 am
Ontem à(s) 9:12 pm
Ontem à(s) 6:02 pm
Ontem à(s) 5:54 pm
Ontem à(s) 1:49 pm
Ontem à(s) 11:52 am
Ontem à(s) 10:04 am
Sex Out 18, 2019 9:28 pm
Sex Out 18, 2019 8:23 pm
Sex Out 18, 2019 12:14 pm
Sex Out 18, 2019 9:40 am
Sex Out 18, 2019 9:33 am
Qui Out 17, 2019 8:09 pm
Qui Out 17, 2019 6:27 pm
Qui Out 17, 2019 6:25 pm
Qua Out 16, 2019 10:44 pm
Qua Out 16, 2019 9:40 pm
Qua Out 16, 2019 9:34 pm
Qua Out 16, 2019 8:25 pm
Qua Out 16, 2019 3:56 pm
Qua Out 16, 2019 3:51 pm
Ter Out 15, 2019 10:35 pm
Ter Out 15, 2019 9:58 pm
Ter Out 15, 2019 9:25 pm
Ter Out 15, 2019 2:55 pm
Ter Out 15, 2019 1:31 pm
Ter Out 15, 2019 11:47 am
Ter Out 15, 2019 11:43 am
Ter Out 15, 2019 1:06 am
Ter Out 15, 2019 12:13 am
Seg Out 14, 2019 10:00 pm
Seg Out 14, 2019 8:36 pm
Seg Out 14, 2019 8:09 pm
Seg Out 14, 2019 8:04 pm
Seg Out 14, 2019 4:45 pm
Seg Out 14, 2019 1:29 pm
Seg Out 14, 2019 8:06 am
Seg Out 14, 2019 2:33 am
Dom Out 13, 2019 4:47 pm
Dom Out 13, 2019 3:52 pm
Dom Out 13, 2019 9:39 am
Dom Out 13, 2019 2:52 am
Dom Out 13, 2019 2:29 am
Sab Out 12, 2019 7:15 pm
Sab Out 12, 2019 11:21 am
Sex Out 11, 2019 8:06 pm
Sex Out 11, 2019 5:52 pm
Sex Out 11, 2019 5:23 pm
Sex Out 11, 2019 2:48 pm
Sex Out 11, 2019 12:38 pm
Sex Out 11, 2019 11:14 am
Sex Out 11, 2019 9:17 am
Sex Out 11, 2019 8:04 am
Qui Out 10, 2019 5:27 pm
Qui Out 10, 2019 2:32 pm
Qui Out 10, 2019 2:13 pm
Qui Out 10, 2019 1:42 pm
Qui Out 10, 2019 11:30 am
Qua Out 09, 2019 8:07 pm
Qua Out 09, 2019 2:26 pm
Ter Out 08, 2019 10:27 pm
Ter Out 08, 2019 8:12 pm
Ter Out 08, 2019 6:01 pm
Ter Out 08, 2019 5:05 pm
Ter Out 08, 2019 3:12 pm
Ter Out 08, 2019 3:07 pm
Ter Out 08, 2019 11:25 am
Ter Out 08, 2019 2:45 am
Ter Out 08, 2019 2:07 am
Seg Out 07, 2019 10:43 am
Seg Out 07, 2019 3:11 am
Dom Out 06, 2019 5:24 pm
Dom Out 06, 2019 4:02 pm
Dom Out 06, 2019 3:56 pm
Sab Out 05, 2019 3:08 pm
Sab Out 05, 2019 1:41 pm
Sab Out 05, 2019 1:40 pm
Sex Out 04, 2019 10:04 pm
Sex Out 04, 2019 9:12 pm
Sex Out 04, 2019 11:41 am
Qui Out 03, 2019 8:34 pm
Qui Out 03, 2019 7:57 pm
Qui Out 03, 2019 3:46 pm
Qui Out 03, 2019 10:28 am
Qui Out 03, 2019 7:19 am
Qua Out 02, 2019 11:09 pm
Qua Out 02, 2019 5:09 pm
Qua Out 02, 2019 11:19 am
Qua Out 02, 2019 8:57 am
Ter Out 01, 2019 9:03 pm
Ter Out 01, 2019 4:40 pm
Ter Out 01, 2019 4:23 pm
Seg Set 30, 2019 8:50 pm
Seg Set 30, 2019 3:17 pm
Seg Set 30, 2019 10:41 am
Seg Set 30, 2019 3:37 am
Dom Set 29, 2019 7:02 pm
fecirineu
Fagner
mirdov
nibirou
DoMundoAlem
richerd
Diguinho
lunaticsgames
kelvys
Samuelostgamer
Laylson.f
Tomás zjjxj
Lester3422
Willams
Samuelostgamer
Fagner
FSL02
RodriGO3477
Okeizito
joffersoju
nibirou
Lester3422
Lester3422
Hamassfall
igorarruda
Joab Artes Gráficas
artplayer
FabioDev
leonardolopes
leonardolopes
gabrimo
JohnRambo
SteveRogers
Extreme Craft
eduardonog30
FabioDev
williangamesbr4021
joffersoju
marino96
luizrbizzio
leonardolopes
MayLeone
Dom3000
MayLeone
Lester3422
Fagner
samoliver1813
leonardolopes
daniel123163
Dimelus
marino96
Nowsfeky
LucasGamerFx
artplayer
samoliver1813
marino96
RafaelSquid1
gtcmcsgo
benhurgdll
natanael.olimpio
daniel123163
Tegh
nibirou
guirigottti
joffersoju
Dark_The_King
Fagner
poyser
Weslley
MayLeone
Fagner
vphyre
luizrbizzio
Gabriel Ferraz
billybmx
billybmx
MayLeone
gersoneson
Hamassfall
ReDsScript
diegopds
AnderGames
GabrielGelbcke
Fagner
gersoneson
gersoneson
poyser
TecnoGames
NKKF
Gutavex
alexalex
Okeizito
poyser
Socates
Magnatah
Gutavex
JohnRambo
conceptfac
NKKF

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Mensagem por MayLeone em Dom Maio 27, 2018 2:17 pm

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Apps.41556.13510798882888389.32419535-75e8-4225-b6d4-a9b3637973e8
Olá, bem vindos a mais um tutorial aqui do blog! Hoje nós iremos desenvolver uma aplicação que será um jogo de truco entre dois jogadores e offline (ou seja, o segundo jogador será uma inteligência artificial).
Por ser um sistema complexo (principalmente por conta da I.A) este tutorial será dividido em partes, para que cada etapa do desenvolvimento seja compreendida com extrema clareza.
O sistema terá: I.A inteligente que irá saber jogar as cartas corretas de acordo com a rodada corrente, verificador de empates e vitórias, sistema de aumento de apostas (pedir truco e etc), embaralhamento e distribuição de cartas, sorteio da vira e definição da manilha, possibilidade de jogar uma carta da mão para a mesa, construção de uma classe que irá gerenciar as cartas existentes no jogo e gerenciamento de arquivos.
Caso não saiba como jogar o Truco paulista (onde este tutorial está sendo embasado) recomendo que antes leia este pequeno tutorial: http://recantodamay.blogspot.com.br/2016/01/truco.html para aprender a jogar.

O resultado final será mais ou menos este:





E caso queira baixar a aplicação para testá-la: Clique aqui!




Iniciando com as imagens:
Primeiramente você deve ter as imagens das cartas salvas em seu pc.
Para isto, vá até o google e pesquise por imagens de cartas de baralhos e salve aquele que você achar mais agradável. Eu irei utilizar essas cartas para este tutorial:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 BaD50



Para recortar cada sprite (imagem da carta) separadamente você pode utilizar o programa ShoeBox para isto. (É necessário ter instalado o Adobe Air para executar o ShoeBox!)
Com o ShoeBox aberto, apenas arraste a imagem que você deseja que tenha as sprites cortados para a opção "Extract Sprites". Ao fazer isto, esta janela irá abrir:



[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B1



E ao clicar em "Save" automaticamente todas as sprites serão extraídas da imagem em questão.
Com as imagens das cartas separadas, delete os curingas e as cartas de valor 8, 9 e 10 porque elas não pertencem ao jogo de truco.
Agora na imagem do verso da carta, coloque seu nome de "verso".
Para as outras cartas jogáveis faremos o seguinte: No jogo, precisamos de alguma forma identificar cada carta para então sabermos qual está sendo utilizada, por exemplo, a opção de querer jogar um 7 de copas. Para jogá-la, de alguma forma o programa precisará saber qual dessas imagens de fato representam o 7 de copas, então para descobrirmos a carta correta com relação à sua imagem, vamos nomeá-las da seguinte forma: Uma letra e um valor, sendo a letra a inicial do seu naipe (Por exemplo, espadas é "E") e o seu respectivo valor no jogo.
Lembrando que as cartas terão esses valores:



Valores das cartas:

4 -> 4
5 -> 5
6 -> 6
7 -> 7
Q -> 8
J -> 9
K -> 10
A -> 11
2 -> 12
3  -> 13



Então se por exemplo queremos representar a carta 7 de copas, devemos colocar seu nome de "C7", ou por exemplo, o valete de espadas ficaria ''E9'', e assim por diante...
No final, você teria algo como isto:



[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B2



Agora devemos importar essas imagens para o nosso projeto.
Com seu projeto aberto, vá até "Solution Explorer" e em "Properties" com o lado direito do mouse em vá em "Open", clicando na janela de "Resources", vá em "Add Resource" e em "Add Existing File", onde você vai procurar a pasta em seu PC onde as imagens das cartas se encontram, passando todas elas para este local, selecionando-as e clicando em "Abrir".
Depois de importar os arquivos gráficos para o projeto você pode fechar essa janela e voltar ao seu formulário.





Design do formulário:
Agora que temos todas as imagens prontas para serem utilizadas, vamos ao design de formulário, onde você pode desenvolvê-lo como desejar, apenas lembrando que devemos ter 6 pictureboxes para mostrar as cartas em nossas mãos e nas mãos da I.A.
Essas pictureboxes devem conter as tags (de 0 a 5) de acordo com sua indexação (por exemplo, a picturebox 1 deve ter a tag 0, a picturebox 2 tag 1, e assim sucessivamente)...
As pictureboxes responsáveis por mostrar as cartas do jogador podem ter a propriedade "Cursor" em "Hand" para dar a ideia de que elas podem ser clicadas.
Devemos ter também uma outra picturebox que irá exibir a vira e que possui o nome de "pbVira".
Para as labels, teremos labels que contam os pontos de cada jogador (lblPontos1 e lblPontos2) a label que informa o valor da aposta atual (lblApostas), a label que informa o valor da manilha (lblManilha) e três labels (que eu deixei o texto como bolinhas) que representam quem ganhou a mão atual (lbl1, lbl2, e lbl3).
Também utilizei outras labels que irão informar o que cada objeto representa, e duas pictureboxes: Uma para representar o baralho de cartas e a outra para mostrar a ordem dos naipes nas manilhas.
Ao final, o formulário ficou assim:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B3



Todas as pictureboxes estão marcadas em "AutoSize" em "SizeMode" e possuem como imagem inicial o verso da carta (com exceção da ordem de naipes).




Criando as cartas:
Temos então até o momento as IMAGENS das cartas importadas para o projeto, mas ainda não temos de fato algo que crie/implemente essas cartas para nós no jogo, correto?
Vamos então criar uma nova classe em nossa aplicação que terá como nome "Cartas", ou seja, através dessa classe teremos instâncias que serão de fato nossas cartas jogáveis.
Para criar uma nova classe no Visual Studio, vá em "Solution Explorer" e clique com o lado direito do mouse no projeto indo à opção "Add >> Class":



[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B4



Com a classe de nossas cartas criada, pense: O que uma carta de fato possui? Naipes e valores, não é? Pois então! Vamos iniciar a construção de nossa classe criando suas propriedades, ou seja, um char para representar o naipe e um int para representar o valor.
Precisamos também saber se a carta está de fato em nossa mão ou se já foi jogada à mesa, então para isso, também precisaremos de um booleano que irá gerenciar tal ação:



[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B5



Tendo nossas propriedades criadas, devemos também pensar nos campos dessa classe: Um deles será privado que será justamente a representação da imagem da carta no jogo (ou seja, um campo do tipo "Image").
Os outros dois campos são o baralho das cartas (ou seja, onde as nossas cartas ficarão guardadas para serem sorteadas) e o valor da vira.
Lembrando que esses dois últimos campos são dados que não pertencem à instância da classe, mas sim ao jogo como um todo, portanto devem ser estáticos.
O valor da vira será um simples int, enquanto a coleção que irá guardar nossas cartas (o baralho) será um dicionário que terá como chave uma string (ou seja, justamente o nome da carta, para sabermos qual delas queremos manipular) e o valor será uma imagem (Image) porque ele irá armazenar as imagens das cartas de acordo com seus respectivos nomes:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B6



Lembrando que para utilizar as classes "Dictionary" e "Image" é necessário fazer referências às bibliotecas "Collections" e "Drawing" em seu projeto:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B7

Agora que temos nossos campos e propriedades da classe, podemos criar seu construtor.
Para construir essa classe devemos ter suas informações a serem fornecidas quando a instanciamos, que seria o seu naipe e o seu valor, e também devemos lembrar que quando a carta é distribuída, ela é colocada em nossa mão, ou seja, a propriedade "Mao" deve iniciar como "True", logo, teremos algo como isto:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B8





Armazenando as cartas no dicionário:
Agora que temos propriedades, campos e o construtor da classe, podemos começar a implementar seus métodos.
Um deles seria o método que mostre a imagem correta de acordo com a Picturebox, mas antes de desenvolvermos este método precisamos colocar nossos recursos gráficos (as imagens das cartas) dentro do dicionário.
Então para acessarmos o diretório "Resourcers" do projeto, devemos fazer referências às bibliotecas "Resourcers" e "Globalization":


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B9

A biblioteca "Resoucers" irá nos permitir utilizar classes como "ResoucerSet" que contém métodos que gerenciam e manipulam os arquivos dentro do diretório, enquanto a biblioteca "Globalization" nos permite utilizar as classe de cultura do arquivo.

Vamos então criar o método que inicializa os recursos gráficos no dicionário (ele deve ser estático por implementar um campo estático):


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B10

Para inicializar um loop foreach dentro do diretório, precisamos criar uma variável que nos forneça "acesso" a estes conteúdos.
Essa variável irá receber um retorno do tipo "ResourceSet", ela deve conter a informação do local do diretório, ou seja: Properties.Resoucers.
Podemos então utilizar  a classe"ResouceManager" e seu método "GetResouceSet":


Código:
ResourceSet res = Properties.Resources.ResourceManager.GetResourceSet();


Esse método pede três parâmetros: O primeiro é a cultura corrente do arquivo, e para ter acesso a isto, basta utilizar a classe "CultureInfo" e sua propriedade "CurrentUICulture".
Os outros dois parâmetros são booleanos, um que irá carregar o arquivo caso ele não tenha sido carregado (se for true) e o outro se estiver true irá tentar carregar o arquivo caso ele não tenha sido encontrado.
Deixaremos ambos em true:


Código:
ResourceSet res = Properties.Resources.ResourceManager.GetResourceSet(CultureInfo.CurrentUICulture, true, true);


*Consulte a documentação .Net para compreender essas classes.


Agora que temos esta variável de acesso criada, podemos percorrer com o foreach todos os arquivos de imagens dentro do diretório dos recursos.
Para podemos obter o nome daquele arquivo e o seu valor, podemos fazer com que a variável de passagem do loop seja do tipo "DictionaryEntry".
Podemos então obter por meio das propriedades "Key" e "Value" da classe "DictionaryEntry" o nome do arquivo e seu valor, e então armazená-los em variáveis distintas:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B11

Como vamos percorrer um diretório que pode não apenas possuir imagens, mas também outros tipos de arquivos (áudios, por exemplo) devemos realizar uma verificação para validar se aquele recurso é de fato um arquivo de imagem (Bitmap):

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B12

Como também não queremos que o arquivo de imagem "verso" seja colocado dentro do baralho, podemos verificar se o nome daquele arquivo é diferente de "verso":

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B13

Agora sim, caso o arquivo seja uma imagem e ela não seja o verso das cartas, podemos adicioná-la ao nosso dicionário "Baralho", lembrando que a sua chave é o seu nome:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B14

Você pode notar que realizei um casting em "imagemArquivo" para "Image", isto porque esta variável era do tipo "object" e precisamos convertê-la para "Image" para podemos utilizada na Picturebox.
E este método está pronto!

Agora que temos um método que adiciona os recursos gráficos dentro do nosso dicionário, vamos criar o método que armazena a imagem correspondente da carta:

Ela vai ser pública e irá pertencer à instância (ou seja, não será estática) com o tipo de retorno "Image", tendo como parâmetro justamente o naipe (char) e o outro de seu valor como carta (int), para servir justamente como chave do dicionário.
Devemos então criar uma variável que receba a concatenação dos parâmetros, assim teremos justamente o nome de alguma carta dentro do diretório de recursos, como por exemplo, "C7", lembra-se?
E então retornamos a imagem da carta sendo justamente o arquivo dentro do dicionário de acordo com a chave de parâmetros:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B15

Nós teremos ainda outros métodos a serem implementados nessa classe, mas para esta parte do tutorial, já está de bom tamanho!
O que iremos fazer agora é utilizar essa classe:






Instanciando as cartas:
Depois de implementarmos a classe responsável pelas cartas do jogo, vamos sortear aleatoriamente do baralho (dicionário) 6 cartas: 3 para o player e 3 para a I.A e fazê-las com que sejam mostradas nas respectivas pictureboxes.

Para tal, volte ao design do formulário e dê F7 no teclado para abrir a codificação do formulário.
Nele crie um vetor de tamanho 6 do tipo "Cartas" para armazenar os objetos dessa classe, um outro vetor do tipo "PictureBox" para armazenar as pictureboxes do formulário, e um vetor do tipo "char" para guardar os 4 naipes das cartas. Instancie também a classe Random:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B16

Agora crie um método que chame o método estático "IniciarRecursos" da classe "Cartas" para adicionar as cartas dentro do dicionário.
Também adicione as pictureboxes dentro do vetor.
Não se esqueça de chamar este método de inicialização dentro do construtor do formulário:


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B20

Agora vamos criar o método que sorteie aleatoriamente do baralho 6 cartas, sendo 3 para o player e 3 para a I.A
Para não sortearmos cartas repetidas, criamos uma lista do tipo "string" que irá armazenar a chave da carta sorteada, assim verificamos se aquela carta tem a chave dentro dessa lista, e caso tiver, não sortearemos, pois ela já foi sorteada antes.
Também precisamos randomizar os naipes, para isto, crie uma variável que irá armazenar o valor randomizado do vetor de naipes, e outra que armazene o valor da carta (entre 4 e 14):


[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B18

Como queremos sortear 6 cartas distintas, podemos colocar essas randomizações dentro de um laço for que repita 6 vezes.

Dentro deste laço, podemos criar uma estrutura "while" que irá impedir que a carta seja sorteada de novo, ou seja, até que este laço fique "true" deve-se sortear uma carta nova, ou seja, até que não contenha a chave da carta na lista de repetidas:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B21

Caso não contenha essa chave na lista de cartas repetidas, instancia-se um novo objeto da classe "Cartas" dentro do vetor de instâncias dessa classe, passando como argumentos de seu construtor, justamente o naipe e o valor sorteados.
Também poderá utilizar o método "MostrarImagem" da instância de "Cartas" e atribuí-la à propriedade "Image" da picturebox correspondente ao contador do laço, dentro do vetor de pictureboxes, passando também como argumento o naipe e valor sorteados, para mostrar a imagem correta da carta sorteada.
Por fim, adicione essa chave na lista:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B23

Agora com as instâncias da classe de cartas criadas e tendo suas respectivas imagens nas pictureboxes, chame este método no construtor do formulário (após a chamada do inicializador) e perceba que toda vez que você roda o teste do projeto, 6 cartas são sorteadas aleatoriamente para cada jogador, sem repetições, por exemplo:

[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Untitled%2B23

Claro que as cartas da I.A não poderão ficar à mostra e ainda devemos sortear a vira, mas creio que para esta parte do tutorial já temos o bastante, não é?






Finalização:
Então é isto pessoal, este tutorial chega ao fim, mas ainda teremos as outras partes onde continuaremos com a implementação dessas classes e métodos, ok? Então fique de olho para acompanhar quando sair o resto deste tutorial!
Até o próximo.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 1288
REPUTAÇÃO : 345
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Mensagem por augustobrito em Dom Maio 27, 2018 3:36 pm

Bom tutorial =)
augustobrito
augustobrito
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2139
REPUTAÇÃO : 160
Áreas de atuação : C#, C, C++, Python & JS.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Aad8pUi

http://augustobrit.github.io

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Mensagem por MayLeone em Dom Maio 27, 2018 6:26 pm

dimmuo escreveu:Bom tutorial =)
Obrigada!  :D
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 1288
REPUTAÇÃO : 345
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Mensagem por akio em Qua Nov 28, 2018 11:28 am

Muito bom... Já saiu parte dois? Não achei '~'

akio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 327
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01

Mensagem por igorobm em Qui Nov 29, 2018 1:11 am

Que isso tutorial muito bem feio, parabéns..
igorobm
igorobm
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 913
REPUTAÇÃO : 33
Idade : 22
Áreas de atuação : Unity, programação C#.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01 WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum