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[TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Dez 01, 2015 10:27 pm

Bom, só lembrando que eu ví esse tutorial na net e adaptei do jeito que eu achei mais fácil, então está aí:

Primeiro crie um UI Image e coloque o sprite de sua preferencia, recomendável um sprite com imagem redonda e mude o nome para Background.





Duplique o Background e modifique o nome para qualquer outro a sua escolha, diminua o tamanho e coloque como filho do Background, certifique-se que ele esteja no centro do Background.



Adicione o Script "VirtualJoystick" la na Background, mude a velocidade a sua preferencia, e linke seu Player.



Script:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

public class VirtualJoystick : MonoBehaviour, IDragHandler, IPointerUpHandler, IPointerDownHandler  {

 private Image bgImg;
 private Image joystickImg;
 private Vector3 inputVector;

 public GameObject player;
 public float speed;

 private void Start(){
 bgImg = GetComponent<Image> ();
 joystickImg = transform.GetChild (0).GetComponent<Image> ();
 }
 public virtual void OnDrag(PointerEventData ped){

 Vector2 pos;
 if (RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle (bgImg.rectTransform
                                                           , ped.position
                                                           , ped.pressEventCamera
                                                           , out pos))
 {
 pos.x = (pos.x / bgImg.rectTransform.sizeDelta.x);
 pos.y = (pos.y / bgImg.rectTransform.sizeDelta.y);

 inputVector = new Vector3(pos.x*3,0, pos.y*3);
 inputVector = (inputVector.magnitude > 1.0f)?inputVector.normalized:inputVector;

 // Move Joystick IMG
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition =
 new Vector3(inputVector.x * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.x/3)
            ,inputVector.z * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.y/3));
 }
 }

 public virtual void OnPointerDown(PointerEventData ped){
 OnDrag (ped);

 }
 public virtual void OnPointerUp(PointerEventData ped){

 inputVector = Vector3.zero;
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition = Vector3.zero;
 }

 void Update(){
 if (joystickImg.transform.localPosition.x > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.right * speed * Time.deltaTime);
 }

 if (joystickImg.transform.localPosition.x < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.left * speed * Time.deltaTime);
 }
 if (joystickImg.transform.localPosition.y > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
 }
 
 if (joystickImg.transform.localPosition.y < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.back * speed * Time.deltaTime);
 }
 }


}

Pronto, seu Joystick virtual está funcionando! Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por noocktall em Sab Dez 12, 2015 8:13 pm

legal mas tem como fazer um para mexer a camera tbm ? não necessariamente um analogico (botão)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Sab Dez 12, 2015 8:25 pm

Tem sim, não sei muito mexer em camera, mas acho q é só programar a rotação da camera
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por noocktall em Sab Dez 12, 2015 8:58 pm

hm talvez eu crie um tópico pedindo ajuda pós todos os métodos que eu faço buga muito a camera
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por dinho em Ter Dez 15, 2015 2:45 am

Legal cara ! Eu usei o mesmo tutorial da net e consegui fazer uma adaptação parecida, gostaria de saber como posso utilizar o no tamanho proporcional ao Screen.width / Screen.height? Tenho q criar uma OnGUI ? Como ficaria?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Dez 15, 2015 7:45 am

Eu não sei muito trabalhar com OnGUI, amigo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por dinho em Ter Maio 31, 2016 10:28 am

Olá ismarspnacompanhei esse tutorial e desenvolvi o joystick virtual , ficou exelente, mas minha dúvida é a seguinte: gostaria de fazer com que o Joystick reduzi-se proporcionalmente as configurações de tamanho da tela , como no  modo  Void OnGUI () { GUI DrawTexture (new Rect);}.


 Tentei fazer mas deu erro , dizendo das Texturas , já que as imagens são Sprites
estou enviando o Scripts com algumas modificações, vc pode analisar p/ mim? Valeuu!!! parabens pelo tutorial.

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

public class VirtualJoystick : MonoBehaviour, IDragHandler, IPointerUpHandler,IPointerDownHandler
{
   private Image bgImg;
   private Image joystickImg;
   private Vector3 inputVector;
   //Posicao//
   //public float pos_bgImg_x; //teste
   //public float pos_bgImg_y; //teste
   //public float pos_joystickImg_x; //teste
   //public float pos_joystickImg_y; //teste
   //tamanho//
   //public float tam_bgImg_x; //teste
   //public float tam_bgImg_y; //teste
   //public float tam_joystickImg_x; //teste
   //public float tam_joystickImg_y; //teste


   private void Start()
   {
   bgImg = GetComponent<Image>();
   joystickImg = transform.GetChild(0).GetComponent <Image>();
   
   }

   public virtual void OnDrag(PointerEventData ped)
   {
      Vector2 pos;
      if (RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle
          (bgImg.rectTransform,ped.position,ped.pressEventCamera,out pos))
      {
         pos.x = (pos.x / bgImg.rectTransform.sizeDelta.x);
         pos.y = (pos.y / bgImg.rectTransform.sizeDelta.y);

         inputVector = new Vector3(pos.x*2 + 1,0,pos.y*2 - 1);
         inputVector = (inputVector.magnitude > 1.0f)?inputVector.normalized:inputVector;



            // Move Joystick IMG
            joystickImg.rectTransform.anchoredPosition =
               new Vector3(inputVector.x *(bgImg.rectTransform.sizeDelta.x/3),inputVector.z *(bgImg.rectTransform.sizeDelta.y/3));
      }
   }

   public virtual void OnPointerDown(PointerEventData ped)
   {
      OnDrag(ped);
   }
   public virtual void OnPointerUp(PointerEventData ped)
   {
      inputVector = Vector3.zero;
      joystickImg.rectTransform.anchoredPosition = Vector3.zero;
   }

   public float Horizontal()
   {
      if (inputVector.x != 0)
         return inputVector.x;
      else
         return Input.GetAxis ("Horizontal");

   }
   public float Vertical()
   {
      if (inputVector.z != 0)
         return inputVector.z;
      else
         return Input.GetAxis ("Vertical");   
      
   }
   //void OnGUI () {
      //GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / tam_joystickImg_x, Screen.height / tam_joystickImg_y, Screen.width / pos_joystickImg_x, Screen.height / pos_joystickImg_y), joystickImg);//teste
      //GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / tam_bgImg_x, Screen.height / tam_bgImg_y, Screen.width / pos_bgImg_x, Screen.height / pos_bgImg_y), bgImg);//teste
      
   //}
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Maio 31, 2016 10:42 am

nesse caso você terá que mexer no seu canvas mesmo, tem uma opção lá que deixa os botões proporcionais a tela
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por dinho em Ter Maio 31, 2016 11:02 am

Meu Camarada Obrigado pela dica, consegui resolver. Valeuuu!!!


Última edição por dinho em Ter Maio 31, 2016 11:21 am, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Maio 31, 2016 11:15 am

Bom, se resolve eu não sei, mas tenta mexer no pivot do seu botão, talvez seja esse o problema, tenta colocar tudo no meio e depois arrastar para o canto que você queira

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por dinho em Ter Maio 31, 2016 11:25 am

Valeu cara consegui resolver, estava configurando o canvas errado. kkk.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Maio 31, 2016 12:26 pm

Dei uma mexida no script e consegui fazer o third person andar com o analógico rsrsrs

link: https://www.facebook.com/SammyPlayOficial/videos/1598924850399211/
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Sab Out 08, 2016 5:45 pm

como posso fazer esse esquema de intencidade do drag do analogico, tipo eu arasto ele um pouquinho pra borda e ele vai rotacionando de vagarzinho ai então quanto mais berto da borda ele vai adicionando mais "força" na rotação, assim como vc fez no video ai do TPS em que ele anda de vagar e quanto mais arasta pra borda ele anda mais rápido

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por John Rambo em Dom Out 09, 2016 12:28 pm

Édipo escreveu:como posso fazer esse esquema de intencidade do drag do analogico, tipo eu arasto ele um pouquinho pra borda e ele vai rotacionando de vagarzinho ai então quanto mais berto da borda ele vai adicionando mais "força" na rotação, assim como vc fez no video ai do TPS em que ele anda de vagar e quanto mais arasta pra borda ele anda mais rápido

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Seg Out 10, 2016 8:23 pm

para um jogo de avião Very Happy
acho que se encaixa em third person Razz

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Qua Out 12, 2016 7:25 pm

??? Sad

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Sab Out 15, 2016 4:45 pm

poxa galera ninguem sabe sobre algo do tipo??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Sab Out 15, 2016 9:16 pm

Você tem o script da movimentação do seu avião?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Dom Out 16, 2016 10:44 am

o script de movimentação do avião é esse mesmo que vc compartilhou ai, nada mais nada menos, tentei mexer nele pra ver se eu conseguir fazer o que estou querendo, mas não deu certo Sad
mas o script é esse ai mesmo que vc postou
muito obrigado desde ja Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Dom Out 16, 2016 1:10 pm

Você pode mudar a movimentação do avião usando o Rigidbody.velocity, pode até funcionar melhor
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Dom Out 16, 2016 6:27 pm

eu tentei mas não funcionou, no caso eu troquei o...

player.transform.Translate(Vector3.right * speed * Time.deltaTime);

por

player.transform.Rotate(Vector3.up * speedUpDown * Time.deltaTime);

mas eu queria que ele funcionasse tipo um analógico de controle de verdade saca, um pouco que eu mexo para o lado ja faz a ação correspondente ao tanto que eu mexi o analógico, no caso em que esta agora, ele so movimenta quando a bolinha chega na borda, ai sim ele faz a ação, eu queria que qualquer movimentozinho que eu fizer na bola gera uma ação correspondente ao tanto que eu movimentei, deu pra entender?? Very Happy
sou meio ruim pra explicar as coisas mas acho que é isso, desde já agradeço campeã e flw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Édipo em Seg Out 17, 2016 10:03 pm

alguem sabe de algo que eu possa estar fazendo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por ismarspn em Ter Out 18, 2016 11:34 pm

Se for o que eu to pensando, você quer que o avião gire igual ao analogico, certo? se for vc terá que mecher no joystickimg.rectTransform, nao testei ainda, mas fiz isso, tenta por no Update:

Código:
aviao.transform.eulerAngles = new Vector3(joystickImg.rectTransform.anchoredPosition.x,0,joystickImg.rectTransform.anchoredPosition.y);
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por brtutors324 em Qua Mar 22, 2017 11:29 pm

quando eu coloco o analogico o meu personagem sai andando sozinnho quando eu do play! ME AJUDE OBG

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.

Mensagem por Gabriel César O em Qui Mar 23, 2017 4:38 pm

ismarspn escreveu:Bom, só lembrando que eu ví esse tutorial na net e adaptei do jeito que eu achei mais fácil, então está aí:

Primeiro crie um UI Image e coloque o sprite de sua preferencia, recomendável um sprite com imagem redonda e mude o nome para Background.





Duplique o Background e modifique o nome para qualquer outro a sua escolha, diminua o tamanho e coloque como filho do Background, certifique-se que ele esteja no centro do Background.



Adicione o Script "VirtualJoystick" la na Background, mude a velocidade a sua preferencia, e linke seu Player.



Script:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

public class VirtualJoystick : MonoBehaviour, IDragHandler, IPointerUpHandler, IPointerDownHandler  {

 private Image bgImg;
 private Image joystickImg;
 private Vector3 inputVector;

 public GameObject player;
 public float speed;

 private void Start(){
 bgImg = GetComponent<Image> ();
 joystickImg = transform.GetChild (0).GetComponent<Image> ();
 }
 public virtual void OnDrag(PointerEventData ped){

 Vector2 pos;
 if (RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle (bgImg.rectTransform
                                                           , ped.position
                                                           , ped.pressEventCamera
                                                           , out pos))
 {
 pos.x = (pos.x / bgImg.rectTransform.sizeDelta.x);
 pos.y = (pos.y / bgImg.rectTransform.sizeDelta.y);

 inputVector = new Vector3(pos.x*3,0, pos.y*3);
 inputVector = (inputVector.magnitude > 1.0f)?inputVector.normalized:inputVector;

 // Move Joystick IMG
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition =
 new Vector3(inputVector.x * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.x/3)
            ,inputVector.z * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.y/3));
 }
 }

 public virtual void OnPointerDown(PointerEventData ped){
 OnDrag (ped);

 }
 public virtual void OnPointerUp(PointerEventData ped){

 inputVector = Vector3.zero;
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition = Vector3.zero;
 }

 void Update(){
 if (joystickImg.transform.localPosition.x > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.right * speed * Time.deltaTime);
 }

 if (joystickImg.transform.localPosition.x < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.left * speed * Time.deltaTime);
 }
 if (joystickImg.transform.localPosition.y > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
 }
 
 if (joystickImg.transform.localPosition.y < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.back * speed * Time.deltaTime);
 }
 }


}

Pronto, seu Joystick virtual está funcionando! Smile
eu vi este tutorial aqui!
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