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Como lançar um objeto para um local via touch?

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DÚVIDA Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sex Dez 08, 2017 7:46 pm

Estou trabalhando em um jogo para android , e tenho um personagem , ele possui uma habilidade em que você clica na tela e ele lança um objeto para onde você clicou , logo após se esse objeto bater em algo o personagem é impussionado para este objeto.
É quase como uma teia do Homem-Aranha (para facilitar o entendimento kk).
Queria saber como faço para ele lançar o objeto para onde o player clicar na tela.
Ex : Eu tenho uma parede , e quando eu clico nela , o objeto é arremessado para onde eu cliquei.
Para fazer o personagem ir para o objeto posso deixar para depois , agora este de lançar o objeto não sei como fazer.

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 9:10 pm

Para lançar, use o AddForce junto com o Rigibody:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody.AddForce.html

Para pegar a posição que você tocou:
https://answers.unity.com/questions/550250/touch-screen-pos-to-world-pos.html


Código:
void Update () 
{
   if(Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began)
   {
     // create ray from the camera and passing through the touch position:
     Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.GetTouch(0).position);
     // create a logical plane at this object's position
     // and perpendicular to world Y:
     Plane plane = new Plane(Vector3.up, transform.position);
     float distance = 0; // this will return the distance from the camera
     if (plane.Raycast(ray, out distance)){ // if plane hit...
        Vector3 pos = ray.GetPoint(distance); // get the point
        // pos has the position in the plane you've touched
     }
   }
}
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sex Dez 08, 2017 9:51 pm

Não entendi como faz para obter a posição que cliquei.
Coloquei o script mas nada aconteceu , achei que ele iria criar uma variavel transform e por a posição dentro mas nada aconteceu.
Vou explicar direito :
Quando eu clico em um lugar quero que o objeto vá para este lugar.
Acredito que se eu tivesse a posição que cliquei já seria o sulficiente, porque ai usaria um LookAt e moveria meu objeto para la.

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sex Dez 08, 2017 10:12 pm

Está tudo pronto , quando eu aperto L , ele lança o objeto , e se encostar em algo o personagem é arremessado para lá.
Só falta agr implementar esse sistema de touch , para em vez de eu apertar L para lançar eu clique no ponto que quero que o objeto vá.
Alguma ideia?

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 10:28 pm

A posição é pega na variável "pos" onde está:


Código:
Vector3 pos = ray.GetPoint(distance);
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sex Dez 08, 2017 10:37 pm

Mas eu criei uma váriavel publica para receber esse pos , e quando eu clico na tela todos os eixos continuam com 0

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sex Dez 08, 2017 10:59 pm

Ah , outra coisa também , não tem como fazer um raycast ir sempre para a frente do objeto?
Porque eu coloco o Raycast para a frente (Physics.Raycast (transform.position , -Vector3.right,hit , 1))(frente do meu objeto).
E funciona normalmente , mas se eu rotaciono o objeto o raycast não sai mais da frente e sim de outros angulos.
O objeto que é lançado deve parar de andar se colidir com algo.
Para fazer isso fiz ele lançar o raycast e se ele detectar o objeto para.
Para corrigir esse erro , tive que lançar 4 raycasts ,1 para cada lado do objeto ,mas desta forma se ele passa ao lado de um objeto , ele também para e era para ele parar somente se colidisse com algo na frente dele.
Tentei usar  a função OnCollisionEnter , mas não funcionou.
Mesmo que eu ponhasse boxCollider ,rigidbody , também não adiantou, nem por tag foi.
Talvez porque  o objeto estava se movendo muito rapido.
Mas voltando ao assunto , não tem como lançar um Raycast sempre para a frente do objeto independente de sua rotação?
Obs : Ainda preciso saber como faz para saber onde o player clicou na tela kk

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 11:07 pm

Puts, duro que estou sem sdk e modulo android, não consigo testar o touchInput aqui dai... Faça um debug no raycast e veja se está sendo chamado corretamente no plane... 
Em questão do eixo da frente do personagem, seu erro é estar passando o eixo global direito, no raycast, ou seja, ele sempre vai ser jogado para o lado direito globalmente(já que o eixo global não é rotacionado. Para isso use o transform.forward, que é o eixo azul(frente) do objeto de acordo com sua rotação.... 


Código:
Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out hit, Mathf.Infinty);
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Sab Dez 09, 2017 3:25 pm

Não sei muito sobre isso de debug , geralmente quando quero ver o raio eu uso DrawCast ou algo assim , agr para ver o do código eu não sei como faz.
Também eu olhei o código e não consegui entender nada , não sei onde vai o script não oque esta acontecendo.
Vi que quando toca ele cria um plano , mas pra que um plano ?
Tirei a semana para fazer perguntas aqui ;-; kkk

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Dom Dez 10, 2017 6:51 pm

Nenhuma ideia de como realizar isto?
(De maneira resumida eu tenho um objeto e quero que quando eu clicar na tela este objeto vá para a posição que ele clicou).
Atualmente o código esta quase pronto , o objeto vai para o lugar e se achar um colisor o personagem é lançado para lá.
Só que o objeto esta linkado ao personagem e quando eu aperto a tecla "l" , o objeto é lançado.
Só queria que ao invés de eu apertar a tecla "l" eu clicasse na tela e o objeto fosse para esta posição.
Ou se eu clicasse na tela e obtvesse esta posição no mundo 3d.

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 6:57 pm

A, desculpe não ter respondido... O Debug que eu estava dizendo, é a classe Debug, onde existe o método Log, coloque no método e veja se está sendo atualizado o valor pos printando no console, caso não printe é porque o raycast não está acontecendo... E como eu disse, não consigo debugar aqui pois não desenvolvo mais para android e estou sem sdk e api, exemplo:

Código:

Vector3 pos = ray.GetPoint(distance);
Debug.Log(string.Format("I am touching on position {0} from world", pos));
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Dom Dez 10, 2017 10:35 pm

Isso funciona com o toque do mouse?Pelo menos para testar, Ou tenque compilar para o android?

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 11:36 pm

A intenção é que funcione no editor, o debug funciona no editor, a não ser que ative o development build e faça o Debug.LogAssertion(), que esse além do console do editor ele printa no console da build, quando compilado(não sei se esse build também funciona da mesma maneira no android).
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Dom Dez 10, 2017 11:46 pm

Touch count não está funcionando no editor , e o Debug.Log também nem da as caras.

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Dom Dez 10, 2017 11:48 pm

Tentei procurar sobre touch Count e GetTouch na unity mas n achei nada lá no site deles.Só alguns scripts mas nada detalhado

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Seg Dez 11, 2017 12:00 am

Pelo pouco que vi, esse método funciona apenas no android... Você conseguirá também para standalone, mas só quando criar o build, ou seja, o único método para debug pelo que vejo, seria via Unity Remote, que seria testar o build no seu aparelho linkado ao unity ou apenas dando build, infelizmente... Mas creio que o mais fácil seria que quando estivesse no editor você usaria funções standalone(mouse, botões) e via unity symbols, definir os parâmetros diferentes para outra plataforma(no caso android) quando for compilar!

https://docs.unity3d.com/560/Documentation/Manual/UnityRemote5.html
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Seg Dez 11, 2017 12:03 am

Mas mesmo assim , só para testar troquei o input.GetTouch por GetKeyDown para poder ver se estava funcionando e não estava.
Na parte de criar o raio pela camera 
Código:
Ray ray = camera.ScreenPointToRay(Input.GetTouch(0).position);

Ele diz o seguinte : Index out of bounds .

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Seg Dez 11, 2017 12:09 am

O problema, é que você está pegando o GetTouch com o index 0, que é inexistente, por não funcionar no editor, lembra, a lista sempre é nula, por isso deu o erro... Para isso tu teria que usar o Input.mousePosition para pegar a posição do mouse!
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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Seg Dez 11, 2017 12:17 am

Hmmm, agora obtive algum resultado kkk .
Bom , já é tarde , vou fazer mais alguns testes e depois converto os button's para touch's .
Acredito que dara certo , mais tarde volto para mostrar resultados.
Obrigado!

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Seg Dez 11, 2017 3:19 pm

Ok , o script parece funcionar corretamente agora.
Mas ele não está pegando a posição em y.
A posição em Y é sempre a do objeto em que ele está "alocado".
Desta forma se eu clico para ele ir um pouco mais alto , ele não vai, ele vai sim na direção que eu cliquei só que na mesma posição y dele.
Ex : Se o meu personagem está com o y de 3 , e eu clico para ir para um lugar mais alto ou mais baixo que ele , por exemplo y de 7.
Ele vai para esto local só que mais para baixo , (y = 3).
E agora?

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Seg Dez 11, 2017 3:37 pm

Deixa quieto , achei um jeito de fazer isso.
Aqui esta o código final para a obter a posição do clique na tela no mundo 3d :
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class PoderLennC : MonoBehaviour {

    public Camera camera;
    public Ray ray;
   public GameObject Alvo;
   public RaycastHit hitInfo;
   public Vector3  PosicaoDoClick;
    // Use this for initialization
    void Start () {
   
   }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

      if (Input.GetMouseButton(0)){
            ray = camera.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
         if (Physics.Raycast( ray, out hitInfo ))
         {
            PosicaoDoClick = hitInfo.point;
         }           
        }
      Alvo.transform.position = PosicaoDoClick;   
    }
  }


Valeu recagonlei!

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por lesgoy em Seg Dez 11, 2017 3:39 pm

A posição do click fica armazenada na variável hitInfo.point ,no caso acima criei um GameObject para armazenar este valor.
Assim é só eu fazer meu objeto seguir este alvo .

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DÚVIDA Re: Como lançar um objeto para um local via touch?

Mensagem por recagonlei em Seg Dez 11, 2017 4:11 pm

Parabéns velho, fico feliz por ter conseguido por conta!
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