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Como pular somente com toque simples no touch Android

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DÚVIDA Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por Bruno MP em Sab Nov 25, 2017 5:34 pm

Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um jogo plataforma e gostaria de saber como eu faço para limitar a ação de pulo do meu personagem para apenas o toque simples, acontece q vou colocar outra ação quando ele der um toque duplo no touch e outra quando ele deslizasse no touch, ele está pulando para qualquer toque na tela seja simples ou não. Tentei de algumas formas mas não deu certo, segue o script do pulo. 

Código:
void FixedUpdate() {
 if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME) {
 Move();
 Jump();
 }
 }

void Jump(){
 float tocouTelaPulo = 0;
 if (Input.touches [0].tapCount > 1) {
 
 } else {
 var AbsVelY = Mathf.Abs (rb.velocity.y);
 //Input.GetKeyDown("up")
 if (Input.touches [0].tapCount < 1 && AbsVelY <= 0.05f && tocouTela > 1) { // tocouTela é uma variavel que usei pra comecar o jogo quando o jogador tocar na tela
 tocouTelaPulo++;
 }
 if (tocouTelaPulo == 1) {
 rb.AddForce (new Vector2 (rb.velocity.x, jumpForce));
 }
 }
 }

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por lesgoy em Sab Nov 25, 2017 8:14 pm

Bruno MP escreveu:Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um jogo plataforma e gostaria de saber como eu faço para limitar a ação de pulo do meu personagem para apenas o toque simples, acontece q vou colocar outra ação quando ele der um toque duplo no touch e outra quando ele deslizasse no touch, ele está pulando para qualquer toque na tela seja simples ou não. Tentei de algumas formas mas não deu certo, segue o script do pulo. 

Código:
void FixedUpdate() {
 if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME) {
 Move();
 Jump();
 }
 }

void Jump(){
 float tocouTelaPulo = 0;
 if (Input.touches [0].tapCount > 1) {
 
 } else {
 var AbsVelY = Mathf.Abs (rb.velocity.y);
 //Input.GetKeyDown("up")
 if (Input.touches [0].tapCount < 1 && AbsVelY <= 0.05f && tocouTela > 1) { // tocouTela é uma variavel que usei pra comecar o jogo quando o jogador tocar na tela
 tocouTelaPulo++;
 }
 if (tocouTelaPulo == 1) {
 rb.AddForce (new Vector2 (rb.velocity.x, jumpForce));
 }
 }
 }
Poderia criar algo do tipo : 
Quando você apertar 1x ele solta um cronometro , se o usuario não apertar o touch dnv até esse tempo ele pula.
EX :
click  = 0;
if(Input.GetKeyDown("a")){
   tempoGo = true; 
click = click + 1;
}
if(tempoGo == true){
tempo += 1 * Time.deltaTime;
}
if(tempo < 0.3){
if(click >= 2)
{
uma ação;
}
}else{
pular;
}

Eu fiz com input porque não sei como faz em android kk Mas é só substituir no seu.
Resumindo a lógica : 
Quando você aperta na tela a variavel click recebe ela mesma mais 1. Desta forma se você clica uma vez , ela recebe 1 , se você clica 2x ela recebe 2.
Ao mesmo tempo quando você clica somente uma vez a variavel GoTempo , solta o "cronometro".
Enquanto o tempo for menor doque 0.3(Limite que ele tem para dar o segundo clique) , ele pergunta se o usuario deu 2 cliques.
Se passados os 0.3 segundos e a variavel click continuar valendo 1, quer dizer que ele só clicou uma vez.Neste caso ele recebe a ação de pular.
Ai quando ele tocasse o chão , resetaria tudo.(o tempo , o GoTempo e o click)
Não sei se o codgo vai funcionar porque fiz a mão , mas espero que entenda a ideia e de para reproduzir.
Boa Sorte!

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por Phph09 em Sab Nov 25, 2017 10:19 pm

lesgoy: Coloque seus codigos dentro de um script;

Código:
//Aqui


BrunoMP:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Input-touchCount.html

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/30_search.html?q=input.touch
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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por lesgoy em Dom Nov 26, 2017 6:22 pm

Phph09 escreveu:lesgoy: Coloque seus codigos dentro de um script;

Código:
//Aqui


BrunoMP:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Input-touchCount.html

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/30_search.html?q=input.touch
Não tenho tanto tempo assim neste forum então não sei usar esses atalhos :/ , além do mais fiz o codigo de cabeça

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por Bruno MP em Dom Nov 26, 2017 9:36 pm

Muito obrigado pela ajuda, lesgoy tentei implementar um temporizador mas ele continua pulando com toques duplos, não entendi muito bem essa função Time.deltaTime ela inicia a contagem quando declarada,no caso quando seu if for executado?

Código:
void FixedUpdate() {
 if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME) {
 Jump();
 Move();
 }
 }


 void Jump(){
 if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch (0).phase == TouchPhase.Began && tocouTela > 0) {
 click +=1;
 tempoGo = true;
 }
 if (tempoGo && (tempo += 1 * Time.deltaTime) < 0.4) {
 if (click >= 2){
 // Ação de duplo clique
 tempo = 0;
 click = 0;
 tempoGo = false;
 }
 } else {
 var AbsVelY = Mathf.Abs (rb.velocity.y);
 if (click == 1 && AbsVelY <= 0.05f) {
 rb.AddForce (new Vector2 (rb.velocity.x, jumpForce));
 tempo = 0;
 click = 0;
 tempoGo = false;
 }
 }
 }



Phph09, pelo que eu entendi essa função touchCount verificado quantos dedos estão tocando a tela, não seria? Eu encontrei a função tapCount  que funciona bem para toques duplos, mas msm declarando se (Input.touches [0].tapCount == 1) ele da como verdeiro com mais de um toque.

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 1:06 pm

Bruno MP escreveu:Muito obrigado pela ajuda, lesgoy tentei implementar um temporizador mas ele continua pulando com toques duplos, não entendi muito bem essa função Time.deltaTime ela inicia a contagem quando declarada,no caso quando seu if for executado?

Código:
void FixedUpdate() {
 if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME) {
 Jump();S
 Move();
 }
 }


 void Jump(){
 if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch (0).phase == TouchPhase.Began && tocouTela > 0) {
 click +=1;
 tempoGo = true;
 }
 if (tempoGo && (tempo += 1 * Time.deltaTime) < 0.4) {
 if (click >= 2){
 // Ação de duplo clique
 tempo = 0;
 click = 0;
 tempoGo = false;
 }
 } else {
 var AbsVelY = Mathf.Abs (rb.velocity.y);
 if (click == 1 && AbsVelY <= 0.05f) {
 rb.AddForce (new Vector2 (rb.velocity.x, jumpForce));
 tempo = 0;
 click = 0;
 tempoGo = false;
 }
 }
 }



Phph09, pelo que eu entendi essa função touchCount verificado quantos dedos estão tocando a tela, não seria? Eu encontrei a função tapCount  que funciona bem para toques duplos, mas msm declarando se (Input.touches [0].tapCount == 1) ele da como verdeiro com mais de um toque.
Nãooo , olha funciona assim . Você marca o tempo no incício como 0.
E quando vc diz : tempo += 1* Time.deltaTime;.
 Siginifica que ele vai receber ele mesmo + 1 , ou seja ,  1 , 2 , 3 ,4 como um cronometro ou um relogio.
Neste caso ele não recebe + 1 a cada frame, mas sim a cada segundo (por causa do Time.deltaTime) , desta forma ele sempre é igual independente do pc.
Este ( tempo += 1* Time.deltaTime) , você não pode colocar dentro de um if , porque se não ele só executa uma vez.
(criei um script no unity e vou por aqui , lembrando que só criei as varáveis refentes ao clique e duplo clique , as outras não sabia que tipo eram então você vai terq criar):

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Pulo : MonoBehaviour {
    public float tempo;
    public bool tempoGo;
    public int click;


void Start () {
        tempo = 0; //Esta variável controlara o tempo , por isso deve começar com 0.
        tempoGo = false; //Esta variável serve para saber quando o cronometro 
                         //vai começar a contar, neste caso quando ele for igual a true.
        click = 0;//Esta variável controla quantos cliques o usuário deu.Começa com 0 , pois ele ainda não clicou.

}
    void FixedUpdate()
    {
        if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME)
        {
            Jump();
            Move();
        }
    }

    // Update is called once per frame
    void Update () {
        if(tempoGo == true)
        {
            tempo += 1 * Time.deltaTime;//Ele só começa contar quando o tempoGo for true , e deve estar na função
                                        //update pois ela executa durante todo o projeto e não só uma vez.
        }
}
    void Jump()
    {
        if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began && tocouTela > 0)
        {
            click += 1;
            tempoGo = true;
        }
        if (tempo < 0.4)
        {
            if (click >= 2)
            {
                // Ação de duplo clique.
                tempo = 0;
                click = 0;
                tempoGo = false;
            }
        }
        else
        {
            //Deu só um clique.
            var AbsVelY = Mathf.Abs(rb.velocity.y);
            if (click == 1 && AbsVelY <= 0.05f)
            {
                rb.AddForce(new Vector2(rb.velocity.x, jumpForce));
                
            }
            tempo = 0;
            click = 0;
            tempoGo = false;
        }
    }

}

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 1:07 pm

Ah , não sei como fazer o script ficar com o formato de código , desculpa

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por John Rambo em Seg Nov 27, 2017 3:15 pm

lesgoy escreveu:Ah , não sei como fazer o script ficar com o formato de código , desculpa



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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por lesgoy em Seg Nov 27, 2017 3:45 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Pulo : MonoBehaviour {
    public float tempo;
    public bool tempoGo;
    public int click;


void Start () {
        tempo = 0; //Esta variável controlara o tempo , por isso deve começar com 0.
        tempoGo = false; //Esta variável serve para saber quando o cronometro 
                         //vai começar a contar, neste caso quando ele for igual a true.
        click = 0;//Esta variável controla quantos cliques o usuário deu.Começa com 0 , pois ele ainda não clicou.

}
    void FixedUpdate()
    {
        if (gamecontroller.CurrentState == StateMachine.INGAME)
        {
            Jump();
            Move();
        }
    }

    // Update is called once per frame
    void Update () {
        if(tempoGo == true)
        {
            tempo += 1 * Time.deltaTime;//Ele só começa contar quando o tempoGo for true , e deve estar na função
                                        //update pois ela executa durante todo o projeto e não só uma vez.
        }
}
    void Jump()
    {
        if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began && tocouTela > 0)
        {
            click += 1;
            tempoGo = true;
        }
        if (tempo < 0.4)
        {
            if (click >= 2)
            {
                // Ação de duplo clique.
                tempo = 0;
                click = 0;
                tempoGo = false;
            }
        }
        else
        {
            //Deu só um clique.
            var AbsVelY = Mathf.Abs(rb.velocity.y);
            if (click == 1 && AbsVelY <= 0.05f)
            {
                rb.AddForce(new Vector2(rb.velocity.x, jumpForce));
                
            }
            tempo = 0;
            click = 0;
            tempoGo = false;
        }
    }

}

Ta ae,  vlw Sr. Rambo

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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por Phph09 em Qua Nov 29, 2017 12:54 pm

para ficar bem mais facil de contar os cliques, use o ClickCount que conta somente os cliques consecutivos na tela; ae é só armazenar ele em uma variavel checar se ele é igual a um;
A unity geralmente começa contar os valores do zero, então se você checar se o valor do tapCount for 1 ele será verdadeiro mesmo com 2 toques ou dedos, tente checar se ele eh igual a Zero;


https://docs.unity3d.com/ScriptReference/EventSystems.PointerEventData-clickCount.html

ps: Nao sei se o ClickCount funciona para Touch, mas testa Ae;
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DÚVIDA Re: Como pular somente com toque simples no touch Android

Mensagem por Bruno MP em Ter Dez 05, 2017 6:26 pm

Muito obrigado pessoal consegui utilizando um temporizador Time.deltaTime, mas logo tento implementar utilizando esse CLickCount, muito obrigado a todos.

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