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Problema com mutiplayer

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DÚVIDA Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Dom Out 29, 2017 3:49 pm

Sou bem leigo quando o assunto é multiplayer, mas ja vi alguns vídeos e consegui colocar o player se movimentar e tal, nas duas sessoes multiplayer, o problema está quando eu tento Pegar um objeto, com meu sistema de grab que apenas pega o objeto e coloca como filho do player, entao, no multiplayer acontece o seguinte: o player dono do servidor consegue pegar o objeto, e o player conectado vê tudo normal, o problema ocorre quando o player conectado tenta pegar este objeto, o objeto parece ficar travado, e nao vira filho do player conectado, alguem sabe como resolver?

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por Phph09 em Sex Nov 03, 2017 9:07 pm

Grave um videos se possível, mostrando o que está acontecendo...
 
Fale quais componentes esse seu objeto contem referentes ao multiplayer. Pois assim fica dificil de saber o que ocasiona isto;
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por Unidade3d5 em Sab Nov 04, 2017 2:35 am

@dazentt55 escreveu:Sou bem leigo quando o assunto é multiplayer, mas ja vi alguns vídeos e consegui colocar o player se movimentar e tal, nas duas sessoes multiplayer, o problema está quando eu tento Pegar um objeto, com meu sistema de grab que apenas pega o objeto e coloca como filho do player, entao, no multiplayer acontece o seguinte: o player dono do servidor consegue pegar o objeto, e o player conectado vê tudo normal, o problema ocorre quando o player conectado tenta pegar este objeto, o objeto parece ficar travado, e nao vira filho do player conectado, alguem sabe como resolver?
mano tenta assim oh desativa o script do player vai no script que spawna o player e coloca em baixo da linha que spawna o player GetComponent<NomeDoScriptQueLevitaAsCoisas>.enabled = true;

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por Unidade3d5 em Sab Nov 04, 2017 2:36 am

Código:
GetComponent<NomeDoScript>.enabled = true;

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Dom Nov 19, 2017 8:30 pm

@Phph09 escreveu:Grave um videos se possível, mostrando o que está acontecendo...
 
Fale quais componentes esse seu objeto contem referentes ao multiplayer. Pois assim fica dificil de saber o que ocasiona isto;

Entao, eu nao sei se estou usando a lógica multiplayer correta para meu sistema, pois eu simplesmente coloquei esse objeto sendo filho do player que tentou pegá-lo, e nao fiz nenhuma modificação em nada "multiplayer" do jogo apenas adicionei um network transform no objeto.

Nao estou entendendo muito bem como funciona esse network tranform adicionado no objeto

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Dom Nov 19, 2017 8:48 pm

Consegui "arrumar" uma parte, agora esta funcionando perfeitamente, mas apenas quando o HOST pega o objeto, mas quando o cliente pega o objeto o mesmo vira filho do player normalmente na tela do cliente, mas na tela do host esse objeto nao sofre nenhuma ação, e quando o cliente larga esse objeto o objeto volta para o lugar de quando ele foi pego pelo cliente, preciso de ajuda

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Dom Nov 19, 2017 9:16 pm

@dazentt55 escreveu:Consegui "arrumar" uma parte, agora esta funcionando perfeitamente, mas apenas quando o HOST pega o objeto, mas quando o cliente pega o objeto o mesmo vira filho do player normalmente na tela do cliente, mas na tela do host esse objeto nao sofre nenhuma ação, e quando o cliente larga esse objeto o objeto volta para o lugar de quando ele foi pego pelo cliente, preciso de ajuda
Você tem que criar um comando que mande para o servidor, e de lá atualizar em todos os clientes, inclusive o que está fazendo a ação... Se tu não fizer um sistema de troca de informações entre client e host, o host não "adivinha" que tu fez a ação...
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Dom Nov 19, 2017 10:20 pm

@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:Consegui "arrumar" uma parte, agora esta funcionando perfeitamente, mas apenas quando o HOST pega o objeto, mas quando o cliente pega o objeto o mesmo vira filho do player normalmente na tela do cliente, mas na tela do host esse objeto nao sofre nenhuma ação, e quando o cliente larga esse objeto o objeto volta para o lugar de quando ele foi pego pelo cliente, preciso de ajuda
Você tem que criar um comando que mande para o servidor, e de lá atualizar em todos os clientes, inclusive o que está fazendo a ação... Se tu não fizer um sistema de troca de informações entre client e host, o host não "adivinha" que tu fez a ação...

Entao eu devo atualizar o meu NetworkTransform?? o que necessariamente eu tenho que atualizar e como faço isso?

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Dom Nov 19, 2017 11:17 pm

@dazentt55 escreveu:
@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:Consegui "arrumar" uma parte, agora esta funcionando perfeitamente, mas apenas quando o HOST pega o objeto, mas quando o cliente pega o objeto o mesmo vira filho do player normalmente na tela do cliente, mas na tela do host esse objeto nao sofre nenhuma ação, e quando o cliente larga esse objeto o objeto volta para o lugar de quando ele foi pego pelo cliente, preciso de ajuda
Você tem que criar um comando que mande para o servidor, e de lá atualizar em todos os clientes, inclusive o que está fazendo a ação... Se tu não fizer um sistema de troca de informações entre client e host, o host não "adivinha" que tu fez a ação...

Entao eu devo atualizar o meu NetworkTransform?? o que necessariamente eu tenho que atualizar e como faço isso?
Você deve criar um tipo de sistema de comunicação/sincronização entre o client e host... No caso você utiliza o HLAPI do Unet, pelo que vejo... Pesquise sobre Commands, RPC, que farão o trabalho para ti... O conceito básico seria: você como cliente dá a ação, que manda um comando para o server, que faz a lógica, depois manda e o cliente recebe via RPC. No seu da problema do host conseguir e o cliente não, pois como host não precisa de comandos, por estar hospedado localmente, fazendo via esses meios você garante a sincronização em todos os clientes! De uma lida sobre ações remotas nesse link:
https://docs.unity3d.com/Manual/UNetActions.html

Qualquer dúvida, de um toque! Abraço, sucesso.
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Dom Nov 19, 2017 11:34 pm

@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:
@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:Consegui "arrumar" uma parte, agora esta funcionando perfeitamente, mas apenas quando o HOST pega o objeto, mas quando o cliente pega o objeto o mesmo vira filho do player normalmente na tela do cliente, mas na tela do host esse objeto nao sofre nenhuma ação, e quando o cliente larga esse objeto o objeto volta para o lugar de quando ele foi pego pelo cliente, preciso de ajuda
Você tem que criar um comando que mande para o servidor, e de lá atualizar em todos os clientes, inclusive o que está fazendo a ação... Se tu não fizer um sistema de troca de informações entre client e host, o host não "adivinha" que tu fez a ação...

Entao eu devo atualizar o meu NetworkTransform?? o que necessariamente eu tenho que atualizar e como faço isso?
Você deve criar um tipo de sistema de comunicação/sincronização entre o client e host... No caso você utiliza o HLAPI do Unet, pelo que vejo... Pesquise sobre Commands, RPC, que farão o trabalho para ti... O conceito básico seria: você como cliente dá a ação, que manda um comando para o server, que faz a lógica, depois manda e o cliente recebe via RPC. No seu da problema do host conseguir e o cliente não, pois como host não precisa de comandos, por estar hospedado localmente, fazendo via esses meios você garante a sincronização em todos os clientes! De uma lida sobre ações remotas nesse link:
https://docs.unity3d.com/Manual/UNetActions.html

Qualquer dúvida, de um toque! Abraço, sucesso.

Obrigado pela atenção ai amigo, vou tentar mecher aqui e ver o que consigo fazer logo mais trarei respostas :D

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Seg Nov 20, 2017 11:41 am

Estou com problemas com esse [Command]
Eu estou tentando colocá-lo antes de chamar a função para adicionar como parent do player, mas quando eu coloco o [Command] antes da função CmdFuncao() ele nao executa minha função, nao sei o que estou fazendo de errado, ja coloquei a unityEngine.Network, networkBehaviour mas nao chama a função de jeito nenhum.

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Seg Nov 20, 2017 11:51 am

@dazentt55 escreveu:Estou com problemas com esse [Command]
Eu estou tentando colocá-lo antes de chamar a função para adicionar como parent do player, mas quando eu coloco o [Command] antes da função CmdFuncao() ele nao executa minha função, nao sei o que estou fazendo de errado, ja coloquei a unityEngine.Network, networkBehaviour mas nao chama a função de jeito nenhum.

Você deve usar a UnityEngine.Networking(O Network é do sistema antigo de multiplayer, o Unet deriva todo do namespace Networking, não se esqueça) e derivar a classe do script via NetworkBehaviour... Dessa forma funcionará!
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Seg Nov 20, 2017 11:59 am

@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:Estou com problemas com esse [Command]
Eu estou tentando colocá-lo antes de chamar a função para adicionar como parent do player, mas quando eu coloco o [Command] antes da função CmdFuncao() ele nao executa minha função, nao sei o que estou fazendo de errado, ja coloquei a unityEngine.Network, networkBehaviour mas nao chama a função de jeito nenhum.

Você deve usar a UnityEngine.Networking(O Network é do sistema antigo de multiplayer, o Unet deriva todo do namespace Networking, não se esqueça) e derivar a classe do script via NetworkBehaviour... Dessa forma funcionará!
Digitei errado, estou utilizando o Networking e mesmo assim nao esta funcionando, deveria.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Networking;

public class GrabDrop : NetworkBehaviour

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Seg Nov 20, 2017 12:10 pm

Poste o script inteiro para darmos uma analisada... No caso você diz que o comando não é executado? Mesmo localmente, quando chamado era como se não tivesse chamado nada, ou ele pelo menos local executa? Explique melhor desde quando você da o input para enviar o comando.
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Seg Nov 20, 2017 3:03 pm

@recagonlei escreveu:Poste o script inteiro para darmos uma analisada... No caso você diz que o comando não é executado? Mesmo localmente, quando chamado era como se não tivesse chamado nada, ou ele pelo menos local executa? Explique melhor desde quando você da o input para enviar o comando.
Entao peloo que parece nao esta executando nem localmente, eu inicio o jogo, tento pegar o objeto e nao acontece nada, coloquei um debug.log dentro da funcao que pega os objetos e nada. e so nao executa as funções que estao com [Command] antes

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Seg Nov 20, 2017 5:19 pm

@dazentt55 escreveu:
@recagonlei escreveu:Poste o script inteiro para darmos uma analisada... No caso você diz que o comando não é executado? Mesmo localmente, quando chamado era como se não tivesse chamado nada, ou ele pelo menos local executa? Explique melhor desde quando você da o input para enviar o comando.
Entao peloo que parece nao esta executando nem localmente, eu inicio o jogo, tento pegar o objeto e nao acontece nada, coloquei um debug.log dentro da funcao que pega os objetos e nada. e so nao executa as funções que estao com [Command] antes
O comando só é executado a partir de um player local... Tem um NetworkIdentity no player setado como local player auth, correto? Fez a verificação se caso for localPlayer apenas para enviar? Poste o script para analisarmos!
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Seg Nov 20, 2017 5:48 pm

@recagonlei escreveu:
@dazentt55 escreveu:
@recagonlei escreveu:Poste o script inteiro para darmos uma analisada... No caso você diz que o comando não é executado? Mesmo localmente, quando chamado era como se não tivesse chamado nada, ou ele pelo menos local executa? Explique melhor desde quando você da o input para enviar o comando.
Entao peloo que parece nao esta executando nem localmente, eu inicio o jogo, tento pegar o objeto e nao acontece nada, coloquei um debug.log dentro da funcao que pega os objetos e nada. e so nao executa as funções que estao com [Command] antes
O comando só é executado a partir de um player local... Tem um NetworkIdentity no player setado como local player auth, correto? Fez a verificação se caso for localPlayer apenas para enviar? Poste o script para analisarmos!
Parece que está dando problema pelo fato do meu script estar como filho do player, acho que vou ter que fazer algumas mudanças. Mas eu andei mexendo no sistema de dia/noite e consegui sincronizá-lo os 2, mas nao utilizei o [Command] e sim o [RPC], mais tarde vou tentar colocar RPC no meu sistema de grab tmb

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Seg Nov 20, 2017 7:11 pm

Aaaa então provavelmente é isso... O script tem que ser no mesmo local que tenha o NetworkIdentity, ou ser chamado pelo script que esteja pelo menos, talvez...
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Qua Nov 22, 2017 12:58 am

Entao, como eu estou usando o FPS controller da unity ele tem um "filho" e para eu remover esse filho eu teria que fazer grandes modificações, até parar de usar esse FPS controller, dai surgiu a duvida, eu tenho que ter um Network Identity no player e no filho? ou o que eu coloco no filho para que eu consiga usar o [Command] ?

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Qua Nov 22, 2017 2:30 am

Envie para um método normal do filho no script pai, nesse método você envia um comando...
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Qua Nov 22, 2017 10:52 pm

Eu nao sei se estou fazendo as coisas corretamente, me corrija se eu estiver errado:
Por exemplo para um sistema dia noite, eu coloco o network identity com o Server Only marcado pois o dia noite será igual para todos os player.
Outra coisa, eu nao estou entendendo como funciona esse network identity, se eu deixar as duas caixinhas desmarcadas significa oq? se eu deixar só server only como o objeto irá trabalhar, e quando eu deixar apenas localPlayer?
Se possivel me passe algum tutorial que explica essa parte do multiplayer, pois eu acho que vi alguns videos e acho que "aprendi" errado essa parte.

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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por recagonlei em Qua Nov 22, 2017 11:01 pm

Como ele diz no nome, é um Identificador da Rede, Identidade da Conexão. Server only, ele funcionará e será spawnado apenas no server, caso seja executado no cliente, não será ativo, local player significa que apenas o objeto será controlado pelo cliente que o pertence ou que tenha autoridade. De uma olhada no manual que lá explica bem detalhado:

https://docs.unity3d.com/Manual/class-NetworkIdentity.html
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DÚVIDA Re: Problema com mutiplayer

Mensagem por dazentt55 em Qui Nov 23, 2017 12:06 am

@recagonlei escreveu:Como ele diz no nome, é um Identificador da Rede, Identidade da Conexão. Server only, ele funcionará e será spawnado apenas no server, caso seja executado no cliente, não será ativo, local player significa que apenas o objeto será controlado pelo cliente que o pertence ou que tenha autoridade. De uma olhada no manual que lá explica bem detalhado:

https://docs.unity3d.com/Manual/class-NetworkIdentity.html
 Valeu vou tentar estudar isso aqui, vamos ver, logo mais trarei respostas

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