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Modelar Cidade!

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Outro Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 11:11 am

Ola meus amigos, que estão sempre me ajudando, como todos sabem eu estou desenvolvendo o jogo de carro "Baixos Brasil", e estou mudando a cidade dele.

Ai eu queria uma ajuda sabe, eu modelo uma cidade? (Sketchup ou Blender)?, por que tem que ser uma cidade bonita e leve por que o jogo é para mobile!

Ou

Baixos modelos de casas ruas e monto tudo, eu acho que assim fica mais feio, mais acho que pesa mais!

Queria saber oque é melhor modelar ou montar, oque ficaria mais leve para mobile.

E queria ajuda de um modelador por que meu conhecimento em modelagem é quase 0 kk, 

Aceito topicos e videos de tutorias para me ajuda a modelar se for a escolha melhor!

Se algum modelador quiser ajudar eu ficaria muito Grato msm! caso algum modelador se interessar entre em contato cmg, Porfavor estou precisando muito de uma City nova!
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por joabr em Sex Set 08, 2017 12:16 pm

# O adequado é montar um cenário de sua autoria.

# Existe algumas diferenças entre os aplicativos de modelagem, todavia a melhor opção GRATUITA é o BLENDER, eu usava ele, super recomendo! Totalmente gratuito, muito bem conceituado e você pode utilizar os objetos criados nele para uso comercial, tem nos termos de licença, eu sempre leio isso nos aplicativos!

# Com o blender você consegue modelar tudo que se modela em um aplicativo pago, as diferenças são as facilidades e ferramentas melhores que aplicativos pagos oferecem!

# De nada adianta ter um aplicativo bom, ora se não sabe usar os recursos, eu mesmo humildemente ainda estou aprendendo!

# Seu jogo ta foda p cacete! So nao joguei ainda pq uso windows Phone, sou fã da microsoft, mas irei pesquisar um emulador android p computador gratuito que seja permitido o uso sem ferir a lei autoral. Sucesso amigão! Vida longa e feliz!
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 12:25 pm

joabr escreveu:# O adequado é montar um cenário de sua autoria.

# Existe algumas diferenças entre os aplicativos de modelagem, todavia a melhor opção GRATUITA é o BLENDER, eu usava ele, super recomendo! Totalmente gratuito, muito bem conceituado e você pode utilizar os objetos criados nele para uso comercial, tem nos termos de licença, eu sempre leio isso nos aplicativos!

# Com o blender você consegue modelar tudo que se modela em um aplicativo pago, as diferenças são as facilidades e ferramentas melhores que aplicativos pagos oferecem!

# De nada adianta ter um aplicativo bom, ora se não sabe usar os recursos, eu mesmo humildemente ainda estou aprendendo!

# Seu jogo ta foda p cacete! So nao joguei ainda pq uso windows Phone, sou fã da microsoft, mas irei pesquisar um emulador android p computador gratuito que seja permitido o uso sem ferir a lei autoral. Sucesso amigão! Vida longa e feliz!
Irei fazer pesquisar sobre o blender entao, mais as modelagens dele pesa muito em mobile?
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por artplayer em Sex Set 08, 2017 12:27 pm

Também estou fazendo um jogo automotivo e estou bem na parte do cenário, e bem, não sou modelador, mas tenho modelado no blender por causa da facilidade com os arrays/curves. Tem ficado bem leve e tem rodado bem em um Galaxy Win velho de guerra:



PS: Sei que tá meio feio, mas com o shader certo e iluminação certa na Unity, até que tá ficando bonitinho.
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por joabr em Sex Set 08, 2017 12:33 pm

No Blender o peso de um modelo vai depender de você, desenvolva modelos com pouco polígono(low poly) ou com poucos detalhes e realismo, vai ficar leve!

Aqui no fórum um usuário postou excelentes dicas de otimizações para celulares: http://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-43-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por joabr em Sex Set 08, 2017 12:36 pm

artplayer escreveu:Também estou fazendo um jogo automotivo e estou bem na parte do cenário, e bem, não sou modelador, mas tenho modelado no blender por causa da facilidade com os arrays/curves. Tem ficado bem leve e tem rodado bem em um Galaxy Win velho de guerra:



PS: Sei que tá meio feio, mas com o shader certo e iluminação certa na Unity, até que tá ficando bonitinho.
Olha aqui o cenário dele! Ta foda o gráfico! Parabéns! Putss
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por artplayer em Sex Set 08, 2017 12:37 pm

joabr escreveu:No Blender o peso de um modelo vai depender de você, desenvolva modelos com pouco polígono(low poly) ou com poucos detalhes e realismo, vai ficar leve!

Aqui no fórum um usuário postou excelentes dicas de otimizações para celulares: http://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-43-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android

Só acrescentando, além de poucas tris/polys, tente reduzir ao máximo o número da materiais utilizados. Influencia muito no desempenho mobile pela quantidade de calls. Até agora tenho dois materiais somente pro cenário todo (dá trabalho, mas vale a pena) .
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 12:42 pm

@joabr : Obrigado pelas dicas mn vou começar aqui!



@artplayer:  Mn seu cenario esta fodaa, quero a msm qualidade para o meu, Obrigado pelas dicas, vou ver como faço essas coisa kk, precisar de alguma ajuda avisa!Sucesso com seu Jogo!
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 5:37 pm

Ola amigos, desculpem pelo flod, mais eu achei o blender muito dificil de entender e estou meio atrasado com o cenario.
Porem o sketChup eu ja sei utilizar mais ou menos, qual é o problema do sketchup? ele pesa mais?
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por joabr em Sex Set 08, 2017 6:23 pm

Duarte escreveu:Ola amigos, desculpem pelo flod, mais eu achei o blender muito dificil de entender e estou meio atrasado com o cenario.
Porem o sketChup eu ja sei utilizar mais ou menos, qual é o problema do sketchup? ele pesa mais?
Em meu ponto de vista, não existe um melhor que o outro, tanto no blender, scketchup ou qualquer outro pago ou não, você será capaz de criar qualquer modelo leve e bonito (basta dominar os recursos, tem vídeo aula aos montes na internet) a diferença entre aplicativos são as facilidades, modificadores, conectores (plugins) que cada um oferece, cada aplicativo tem suas especialidades, se você está habituado com o Scketchup, então vai firme nele amigão, se pesquisar na internet verá que ele é muito bem conceituado também! Deus abençoe!
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por EricKlaus em Sex Set 08, 2017 7:09 pm

Eu aconselho, você montar as suas próprias casas.
Como todos já disseram 2 engines muito boas para modelar, é o SketchUp e o Blender.
Eu recomendo que você use o Blender que é gratuito assim como o SketchUp e vai ficar mais facil pra ti na modelagem.
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Fagner em Sex Set 08, 2017 7:41 pm

O problema do Sketchup são as UVs e os materiais, Blender você tem um maior controle de tudo envolvido no processo de produção de um modelo 3D.
Como o Artplayer disse, em mobile, a quantidade de materiais pode ser a diferença entre os 60 e os 5 fps, fazer atlas de texturas ajuda bastante também.

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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 9:01 pm

Fagner escreveu:O problema do Sketchup são as UVs e os materiais, Blender você tem um maior controle de tudo envolvido no processo de produção de um modelo 3D.
Como o Artplayer disse, em mobile, a quantidade de materiais pode ser a diferença entre os 60 e os 5 fps, fazer atlas de texturas ajuda bastante também.
Vou pesquisar sobre atlas Obriagado!
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por nicolasfive em Sex Set 08, 2017 9:33 pm


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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 9:35 pm

Manoww, foda estou tentando fazer isso, como voce lida com o tamanho? para quando for exportar para o Unity?
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por nicolasfive em Sex Set 08, 2017 10:04 pm

Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !

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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Fagner em Sex Set 08, 2017 10:10 pm

nicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto  do OC não funcionar

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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 10:29 pm

Fagner escreveu:
nicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto  do OC não funcionar
Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?

ou baixar um programa para converter para fbx? é melhor? ou o problema e o SketChup?
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Fagner em Sex Set 08, 2017 10:40 pm


Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)


Última edição por Fagner em Sex Set 08, 2017 10:47 pm, editado 5 vez(es)

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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Fagner em Sex Set 08, 2017 10:42 pm

Duarte escreveu:
Fagner escreveu:
nicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto  do OC não funcionar
Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?

ou baixar um programa para converter para fbx? é melhor? ou o problema e o SketChup?
Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?
faça isso.
porém, se não tratar as UVs no blender, dificilmente tu conseguirá usar lighmap na unity. pois as UVs do sketchup são sobrepostas

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Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 11:04 pm

Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Fagner em Sex Set 08, 2017 11:11 pm

Duarte escreveu:
Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
vou tentar fazer um tutorial e posto aqui. talvez seja em PDF, pois não consigo gravar vídeos :/ vergonha

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Outro Re: Modelar Cidade!

Mensagem por Duarte em Sex Set 08, 2017 11:38 pm

Fagner escreveu:
Duarte escreveu:
Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
vou tentar fazer um tutorial e posto aqui. talvez seja em PDF, pois não consigo gravar vídeos :/ vergonha
kk, Blz manow Obrigadoooo!
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