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[TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

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TUTORIAL [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Stipp em Sab Out 17, 2015 8:05 pm

Olá pessoal, hoje vou trazer um tutorial simples e bem util.
Sem mais delongas, crie um cena e adicione um cubo aumente a sua escala e renomeie para "Chao";
Crie um Empty e renomeie para "Spawn";



Agora crie 2 scripts c#, MultiplayerController e Player e copie e cole o que estou deixando aqui em baixo:



Multiplayer Controller:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MultiplayerController : MonoBehaviour {

 //Variaveis para pegar as classes
 public Servidor servidor;
 public Cliente cliente;

 //Variaveis para spawn e player
 public Transform spawnPoint;
 public GameObject playerPrefabVerde;
 public GameObject playerPrefabVermelho;

 private bool gui = true;

 //classes do servidor e do cliente
 [System.Serializable]
 public class Servidor{
 public string nome;
 public int maxJogadores;
 public int porta;
 }

 [System.Serializable]
 public class Cliente{
 public string nomeJogador;
 public string ip;
 public int porta;
 public string cor;
 }

 //on gui para mostrar os botoes
 void OnGUI () {
 if(gui){
 //INICIO DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(10,10,180,270), "Criar servidor");

 GUI.Label(new Rect(20,40,160,20), "Nome:");
 servidor.nome = GUI.TextField(new Rect(20,70,160,20), servidor.nome);

 GUI.Label(new Rect(20,100,160,20), "Max. Jogadores:");
 servidor.maxJogadores = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,130,160,20), servidor.maxJogadores.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,160,160,20), "Porta:");
 servidor.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,190,160,20), servidor.porta.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,220,160,20), "IP: "+Network.player.ipAddress);

 if(GUI.Button(new Rect(20,250,160,20), "Criar Servidor")){
 CriarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\

 //INICIO DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(210,10,180,270), "Conectar no servidor");
 
 GUI.Label(new Rect(220,40,160,20), "Nome do jogador:");
 cliente.nomeJogador = GUI.TextField(new Rect(220,70,160,20), cliente.nomeJogador);
 
 GUI.Label(new Rect(220,100,160,20), "IP:");
 cliente.ip = GUI.TextField(new Rect(220,130,160,20), cliente.ip);
 
 GUI.Label(new Rect(220,160,160,20), "Porta:");
 cliente.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(220,190,160,20), cliente.porta.ToString()));

 if(GUI.Button(new Rect(220,220,80,20), "Verde")){
 cliente.cor = "verde";
 }

 if(GUI.Button(new Rect(300,220,80,20), "Vermelho")){
 cliente.cor = "vermelho";
 }
 
 if(GUI.Button(new Rect(220,250,160,20), "Conectar")){
 ConectarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 }
 }

 //void para criar o servidor
 private void CriarServidor(){
 Network.InitializeServer(servidor.maxJogadores, servidor.porta, true);
 gui = false;
 }

 //void para conetar
 private void ConectarServidor(){
 gui = false;

 Network.Connect(cliente.ip, cliente.porta);
 }

 //void que verifica se o player esta conectado e caso esteje spawna o jogador de acordo com a cor
 void OnConnectedToServer(){
 gui = false;

 if (cliente.cor == "vermelho") {
 Network.Instantiate(playerPrefabVermelho, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == "verde"){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == ""){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 }
}

Player:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Player : MonoBehaviour {

 public float velocidade = 10;

 void Start () {
 
 }

 void Update () {
 //verifica se o network view e meu, isso proteje que outros jogadores nao controlem o meu jogador
 if(!GetComponent<NetworkView>().isMine)
 return;

 //condicoes basicas para a movimentacao
 if(Input.GetKey(KeyCode.W)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.A)){
 transform.Translate(new Vector3(-velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.S)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, -velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.D)){
 transform.Translate(new Vector3(velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 }
}

Crie um cubo, e um material, coloque a cor deste material verde, adicione rigidbody, networkView e o script player e salve o prefab (arrastando para a aba assets);



Faça a mesma coisa mais crie outro material vermelho;



Agora vai em File->Build Settings->Player Settings e marque a opção Run In Background;



Depois em Edit->Project Settings->Network e mude o Sendrate para 100;



Agora é só compilar e testar:
Tela de criar ou conectar em um servidor:



Tela do projetinho rolando Very Happy :



Qualquer duvida, só perguntar, se eu estiver online respondo com maior prazer

Caso queira baixar o projeto, segue o link: https://mega.nz/#!3MMx1aLT!YHypMNN7glSKgSpskZu6P1h_NWDzpRqY2YyfCHHgiKk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Sab Out 17, 2015 9:22 pm

legal sera que podia fazer uma versao desse tutorial pra unity 4
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Stipp em Sab Out 17, 2015 9:26 pm

Na unity 4 o sistema é o quase o mesmo, você só tem que editar o script do Player:
Substituir isso:
Código:

if(!GetComponent<NetworkView>().isMine)
      return;

Por isso:
Código:

if(!networkView.isMine)
      return;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por GustavoMaster em Dom Out 18, 2015 1:22 am

Parabéns
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por matheuseduarddo em Seg Fev 08, 2016 6:17 pm

muito bom Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por AndyShow em Sab Mar 26, 2016 8:48 pm

Show de Bola...Baixei seu Projeto e Compilei...e no Teste com meu Filho no PC dele só aparece o Jogador que Entra (CLIENTE) quem é Servidor não Aparece....nao aparece o CUBO do Servidor...oq ta acontecendo será?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por edugamer69 em Sab Mar 26, 2016 9:20 pm

para mim não spawna o player

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por AndyShow em Sab Mar 26, 2016 9:24 pm

edugamer69 escreveu:para mim não spawna o player

Resolvi da Seguinte Forma.....

Entrei no Jogo Criei um Servidor.....Minimizei o Jogo e Começei outro...ai entrei no Meu IP mesmo..ai deu Certo...apareceu os 3 Players...to pensando se tem como Compilar só um Servidor Externo! só nao sei Como!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por anizioNoob em Dom Mar 27, 2016 3:30 pm

tem como por pra isso funcionar com o asset do 3rd Person Controoler + fly mode ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por anizioNoob em Qua Mar 30, 2016 9:24 pm

mano modifiquei o script do player mas retirei o multiplayer e adicionei o sistema de pulo a ele

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Player : MonoBehaviour {

   public float velocidade = 10;
   public float AlturaDoPulo = 10;

   void Start () {

   }

   void Update () {

      //condicoes basicas para a movimentacao
      if(Input.GetKey(KeyCode.W)){
         transform.Translate(new Vector3(0, 0, velocidade*Time.deltaTime));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.A)){
         transform.Translate(new Vector3(-velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.S)){
         transform.Translate(new Vector3(0, 0, -velocidade*Time.deltaTime));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.D)){
         transform.Translate(new Vector3(velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
      }
      if(Input.GetKey(KeyCode.Space)){
         transform.Translate(new Vector3(0, AlturaDoPulo*Time.deltaTime,0));
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Matheus Fiori em Sab Abr 16, 2016 5:23 am

Como configurar o server para ficar em um formato de Turnos , para aplicar em um card game?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Sex Set 09, 2016 9:28 pm

Ola tudo bem? oq recomenda usar para um jogo multiplayer no estilo mmorpg e fps...

Esse Network? , Photon ou UNET?


qual tem o melhor desempenho, é mais novo e é o melhor para se fazer em um jogo nesse estilo...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Dom Set 11, 2016 1:26 am

Encontrei em um video um outro tipo de playercontroler que um cara fez.. totalmente diferente desse que tu mostrou..

qual deles recomenda usar? os dois funcionam.. eu gostei mais do modelo que vc fez.. fica mais facil de compreender.. mas qual deles é o mais indicado pra usar e aperfeiçoar?

Código:
public class PlayerControlerT : MonoBehaviour {

   public float speed;
   private Vector3 directionInput;   
   private Rigidbody myRigidyBody;


   void Start () {
      myRigidyBody = GetComponent<Rigidbody> ();
   }
   

   void Update () {
      directionInput.x = Input.GetAxis("Horizontal");
      directionInput.z = Input.GetAxis("Vertical");
   }

   void FixedUpdate () {
      if(directionInput != Vector3.zero){
         directionInput.y = myRigidyBody.velocity.y;
         myRigidyBody.velocity = directionInput * speed;
      }else{
         myRigidyBody.velocity = new Vector3 (0, myRigidyBody.velocity.y, 0);
      }
   }



}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Seg Set 12, 2016 3:08 pm

Poderia incluir uma camera pra cada player, estou tentando fazer masi sem sucesso até o momento!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Cezar2016 em Ter Set 13, 2016 9:50 pm

dbzronaldo escreveu:Poderia incluir uma camera pra cada player, estou tentando fazer masi sem sucesso até o momento!

Criei um projeto de teste multiplayer, vou postar o link aqui talvez te ajuda, Tem o sistema de câmera para cada Player.

Obs : não é nada completo é apenas uns teste que estou fazendo.

https://mega.nz/#!ndpjHKzb!jyJ1p6K7Y-kEGNNagzrvtzuanJtNw_STrsnwl8VowzI
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Ter Set 13, 2016 9:58 pm

Obrigado Cezar... vou dar uma olhada no seu projeto! vlwww

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Cezar2016 em Ter Set 13, 2016 10:04 pm

dbzronaldo escreveu:Obrigado Cezar... vou dar uma olhada no seu projeto! vlwww
Por nada, Qualquer duvida so falar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Qua Set 14, 2016 8:34 pm

Opa, e ae... como vai? acabei de analizar seu código Cezar e achei ele bem diferente dos que tenho costumado ver..
no caso você não instanciou o player, apenas marcou como true para ele aparecer... muito legal mesmo... estou estudando essa forma que fez. 

só que pensando aqui, como terei varios lugares para meu player respawnar eu terei que instanciá-lo em uma posição randômica certo?



Veja se pode me ajudar nessa duvida:
Eu, estou achando que esse multiplayer do tutorial acima é uma versão antiga.. 
pois ele se reparar essa linha que instancia um objeto é diferente do que tenho costumado a ver, esse do tutorial é : Network e o do exemplo que a unity fornece é: Networkserver


outra coisa q percebi q quando uso o network.view a unit marca como deprecated.




Código do Tutorial:

Código:
Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);

 
Código fornecido no site da Unity.

Código:
var enemy = (GameObject)Instantiate(enemyPrefab, spawnPosition, spawnRotation);
NetworkServer.Spawn(enemy);

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por weslleyFx em Qua Set 14, 2016 8:39 pm

uma e do network antigo do unity e outro e do novo mais nem tanto UNET
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por dbzronaldo em Qua Set 14, 2016 8:42 pm

o mais recente é o NetworkServer? esse é do UNET?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por George Lucas Vieira em Qua Set 14, 2016 9:06 pm

Muito bom man! Eu não tenho conhecimento algum sobre Multiplayer, e nada melhor como começar do básico. Vou usar pra estudar.  Cool Laughing bounce
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Cezar2016 em Qui Set 15, 2016 10:02 pm

dbzronaldo escreveu:Opa, e ae... como vai? acabei de analizar seu código Cezar e achei ele bem diferente dos que tenho costumado ver..
no caso você não instanciou o player, apenas marcou como true para ele aparecer... muito legal mesmo... estou estudando essa forma que fez. 

só que pensando aqui, como terei varios lugares para meu player respawnar eu terei que instanciá-lo em uma posição randômica certo?



Veja se pode me ajudar nessa duvida:
Eu, estou achando que esse multiplayer do tutorial acima é uma versão antiga.. 
pois ele se reparar essa linha que instancia um objeto é diferente do que tenho costumado a ver, esse do tutorial é : Network e o do exemplo que a unity fornece é: Networkserver


outra coisa q percebi q quando uso o network.view a unit marca como deprecated.




Código do Tutorial:

Código:
Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);

 
Código fornecido no site da Unity.

Código:
var enemy = (GameObject)Instantiate(enemyPrefab, spawnPosition, spawnRotation);
NetworkServer.Spawn(enemy);

Cara da uma olhada nesse asset, estou aprendendo muita coisa com ele.

TANKS! Networking Demo

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/46213
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por lantreco63 em Qui Out 27, 2016 4:54 pm

Tenho dois players cada um é um prefab diferente e cada um possui uma camera, não está spawnando os players, será que é devido eu estar utilizando a versão 5.4?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por capitaoDisprosio em Qua Nov 09, 2016 9:01 pm

Uau. Parece muito simples de se fazer. Isso roda numa build para android?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por perxgamertv em Sab Dez 31, 2016 2:27 am

Isso serviria pra Hamachi? E caso não, poderia me indicar algum tutorial ou até mesmo fazer um tutorial em Multiplayer Hamachi?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Gabriel César O em Qui Abr 13, 2017 6:27 pm

Stipp escreveu:Olá pessoal, hoje vou trazer um tutorial simples e bem util.
Sem mais delongas, crie um cena e adicione um cubo aumente a sua escala e renomeie para "Chao";
Crie um Empty e renomeie para "Spawn";



Agora crie 2 scripts c#, MultiplayerController e Player e copie e cole o que estou deixando aqui em baixo:



Multiplayer Controller:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MultiplayerController : MonoBehaviour {

 //Variaveis para pegar as classes
 public Servidor servidor;
 public Cliente cliente;

 //Variaveis para spawn e player
 public Transform spawnPoint;
 public GameObject playerPrefabVerde;
 public GameObject playerPrefabVermelho;

 private bool gui = true;

 //classes do servidor e do cliente
 [System.Serializable]
 public class Servidor{
 public string nome;
 public int maxJogadores;
 public int porta;
 }

 [System.Serializable]
 public class Cliente{
 public string nomeJogador;
 public string ip;
 public int porta;
 public string cor;
 }

 //on gui para mostrar os botoes
 void OnGUI () {
 if(gui){
 //INICIO DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(10,10,180,270), "Criar servidor");

 GUI.Label(new Rect(20,40,160,20), "Nome:");
 servidor.nome = GUI.TextField(new Rect(20,70,160,20), servidor.nome);

 GUI.Label(new Rect(20,100,160,20), "Max. Jogadores:");
 servidor.maxJogadores = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,130,160,20), servidor.maxJogadores.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,160,160,20), "Porta:");
 servidor.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(20,190,160,20), servidor.porta.ToString()));

 GUI.Label(new Rect(20,220,160,20), "IP: "+Network.player.ipAddress);

 if(GUI.Button(new Rect(20,250,160,20), "Criar Servidor")){
 CriarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CRIAR SERVIDOR\\

 //INICIO DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 GUI.Box(new Rect(210,10,180,270), "Conectar no servidor");
 
 GUI.Label(new Rect(220,40,160,20), "Nome do jogador:");
 cliente.nomeJogador = GUI.TextField(new Rect(220,70,160,20), cliente.nomeJogador);
 
 GUI.Label(new Rect(220,100,160,20), "IP:");
 cliente.ip = GUI.TextField(new Rect(220,130,160,20), cliente.ip);
 
 GUI.Label(new Rect(220,160,160,20), "Porta:");
 cliente.porta = int.Parse(GUI.TextField(new Rect(220,190,160,20), cliente.porta.ToString()));

 if(GUI.Button(new Rect(220,220,80,20), "Verde")){
 cliente.cor = "verde";
 }

 if(GUI.Button(new Rect(300,220,80,20), "Vermelho")){
 cliente.cor = "vermelho";
 }
 
 if(GUI.Button(new Rect(220,250,160,20), "Conectar")){
 ConectarServidor();
 }
 //FIM DA BOX DE CONECTAR SERVIDOR\\
 }
 }

 //void para criar o servidor
 private void CriarServidor(){
 Network.InitializeServer(servidor.maxJogadores, servidor.porta, true);
 gui = false;
 }

 //void para conetar
 private void ConectarServidor(){
 gui = false;

 Network.Connect(cliente.ip, cliente.porta);
 }

 //void que verifica se o player esta conectado e caso esteje spawna o jogador de acordo com a cor
 void OnConnectedToServer(){
 gui = false;

 if (cliente.cor == "vermelho") {
 Network.Instantiate(playerPrefabVermelho, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == "verde"){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 if(cliente.cor == ""){
 Network.Instantiate(playerPrefabVerde, spawnPoint.position, spawnPoint.rotation, 1);
 }
 }
}

Player:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Player : MonoBehaviour {

 public float velocidade = 10;

 void Start () {
 
 }

 void Update () {
 //verifica se o network view e meu, isso proteje que outros jogadores nao controlem o meu jogador
 if(!GetComponent<NetworkView>().isMine)
 return;

 //condicoes basicas para a movimentacao
 if(Input.GetKey(KeyCode.W)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.A)){
 transform.Translate(new Vector3(-velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.S)){
 transform.Translate(new Vector3(0, 0, -velocidade*Time.deltaTime));
 }
 if(Input.GetKey(KeyCode.D)){
 transform.Translate(new Vector3(velocidade*Time.deltaTime, 0, 0));
 }
 }
}

Crie um cubo, e um material, coloque a cor deste material verde, adicione rigidbody, networkView e o script player e salve o prefab (arrastando para a aba assets);



Faça a mesma coisa mais crie outro material vermelho;



Agora vai em File->Build Settings->Player Settings e marque a opção Run In Background;



Depois em Edit->Project Settings->Network e mude o Sendrate para 100;



Agora é só compilar e testar:
Tela de criar ou conectar em um servidor:



Tela do projetinho rolando Very Happy :



Qualquer duvida, só perguntar, se eu estiver online respondo com maior prazer

Caso queira baixar o projeto, segue o link: https://mega.nz/#!3MMx1aLT!YHypMNN7glSKgSpskZu6P1h_NWDzpRqY2YyfCHHgiKk

Criado por Everaldo Júnior [Stipp]
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por cody0033 em Dom Abr 23, 2017 10:09 pm

AndyShow escreveu:
edugamer69 escreveu:para mim não spawna o player

Resolvi da Seguinte Forma.....

Entrei no Jogo Criei um Servidor.....Minimizei o Jogo e Começei outro...ai entrei no Meu IP mesmo..ai deu Certo...apareceu os 3 Players...to pensando se tem como Compilar só um Servidor Externo! só nao sei Como!
Quando criei um servidor, não spawnei. E no script Multiplayer controller há um espaço escrito 'spawn'.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por als260502 em Qui Jun 01, 2017 4:06 pm

Muito legal, 
vc pode adicionar o nome dos personagens em cima da cabeça

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]

Mensagem por Eduardoro39 em Sex Jul 07, 2017 5:01 pm

o meu nao funcionou da esse erro The connection request to (Aqui esta o meu ip) failed. Are you sure the server can be connected to?

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