SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Ontem à(s) 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

3 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Crash Psycho Qua Ago 30, 2017 4:50 pm

sempre que eu vejo um video sobre luzes e outras coisas da unity as pessoas dizem que tem que marcar o static,mais nao dizem para que servem exatamente,alguem pode me explicar pra que serve cada coisa no static
E DISSO QUE EU ESTOU FALANDO
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mememe-png
(quando eu marquei todas as opçoes os objetos ficaram parados ate a animaçao que estava acontecendo)
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 170
Idade : 24
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 4:53 pm

Static diz a Unity que aquele objeto não se mexe, é estático no cenário.
Ou seja, A Unity não vai ficar calculando a luz a todo quadro do jogo, calcula uma vez só em um Lighmap, e usa enquanto o jogo roda, 
também transforma todos os objetos em um único objeto maior, isso melhora brutalmente o desempenho.


Última edição por Fagner3Designer em Qua Ago 30, 2017 6:04 pm, editado 1 vez(es)

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 5:03 pm

glauco escreveu:sempre que eu vejo um video sobre luzes e outras coisas da unity as pessoas dizem que tem que marcar o static,mais nao dizem para que servem exatamente,alguem pode me explicar pra que serve cada coisa no static
E DISSO QUE EU ESTOU FALANDO
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mememe-png
(quando eu marquei todas as opçoes os objetos ficaram parados ate a animaçao que estava acontecendo)
As opções da imagem servem pra ter um maior controle do Static, como o reflection probe Static e o Lightmap static, tu pode querer que a luz seja calculada pra todos os objetos(lightmap static ativado) porem tu pode não querer que certa parte de teu cenário fique com o reflexo estatico(reflection probe Static desativado), assim tu perde um pouco de desempenho, mas mantem os reflexos atualizados em tempo real

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Crash Psycho Qua Ago 30, 2017 5:12 pm

vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 170
Idade : 24
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 5:18 pm

glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
Se tu tiver desenvolvendo pra Android por exemplo, caso teu cenário tenha 500 objetos, cada um com um material e uma textura, teu jogo vai rodar de forma sofrível.
Caso você planeje seus assets de forma correta, faça uso de técnicas como o Texture Atlas, compartilhe materiais entre objetos, e use o Static, tu vai reduzir esses 500 setpass calls(Drawcalls), para apenas 1,(claro, sombras e outros efeitos adicionam alguns Drawcalls) mas ainda assim, é capaz de tu sair de 5fps, pra 60, sem tirar um objeto sequer da cena, apenas usando o static, e isso que falei.

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 5:22 pm

glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
Eu vejo muito tutorial na net sobre programação, modelagem, texturização, enfim... Mas é muito raro achar um sobre otimização do jogo, como planejar corretamente seus assets, texturizar pensando em fazer um atlas depois, usar um único material, etc. 
é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem ser mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.
Static já é um começo, mas ele não funciona se os outros passos não forem respeitados.


Última edição por Fagner3Designer em Qua Ago 30, 2017 5:44 pm, editado 1 vez(es)

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Crash Psycho Qua Ago 30, 2017 5:38 pm

Fagner3Designer escreveu:
glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
Eu vejo muito tutorial na net sobre programação, modelagem, texturização, enfim... Mas é muito raro achar um sobre otimização do jogo, como planejar corretamente seus assets, texturizar pensando em fazer um atlas depois, usar um único material, etc. 
é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem sem mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.
Static já é um começo, mas ele não funciona se os outros passos não forem respeitados.
nossa mano! agora eu fiquei um pouco assustado pelo vc falou,(é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem sem mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.)
parece que vc entende desse asunto de otimizaçao , eu gostaria de saber mais ,vc conhece algum video falando desse assunto ou se vc tiver tempo poder criar um topico abordando esse tipo de assunto (Se tu tiver desenvolvendo pra Android por exemplo, caso teu cenário tenha 500 objetos, cada um com um material e uma textura, teu jogo vai rodar de forma sofrível.
Caso você planeje seus assets de forma correta, faça uso de técnicas como o Texture Atlas, compartilhe materiais entre objetos, e use o Static, tu vai reduzir esses 500 setpass calls(Drawcalls), para apenas 1,(claro, sombras e outros efeitos adicionam alguns Drawcalls) mas ainda assim, é capaz de tu sair de 5fps, pra 60, sem tirar um objeto sequer da cena, apenas usando o static, e isso que falei.) ira ajudar muita gente inclusive eu que estou tendo muitos problemas com fps
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 170
Idade : 24
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 5:57 pm

Olha, quando eu tiver tempo vou tentar gravar uns vídeos sobre o assunto, mas por hora tente focar nesses passos:

#1 - Quando modelar teus objetos, use texturas cuja dimensões são multiplos de 2, ex: 256x256/512x512/1024X1024/ etc. fica mais fácil de montar o atlas depois.
Gleb Alexandrov tem um tutorial de como criar os atlas de texturas usando o blender.


#2 - Escolha um workflow de materiais e fique nele, eu por exemplo sempre uso o Standard shader(Metallic), faço tudo usando como base ele, pois assim, consigo deixar todos meus objetos com um único material. 

raramente termino de compor uma cena e fica com mais de 20 Drawcalls. isso é um ganho considerável na performance.

#3 - Use LODs, sempre que possivel abra teu modelo no blender e crie versões mais leves deles, não se preocupe caso perca detalhes, o lod serve justamente pra isso, não mostrar aquela tua arma com 3000 vertices, com todo detalhe, a mais de 30 metros, sendo que você nem consegue enxergar direito,(Mas continua pesando)

só com esses três passos aí, tu já conseguiria um bom ganho no desempenho, mas sim, é trabalhoso. Mas pensando bem, o que em desenvolvimento de games não é?

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 6:02 pm

Tira um print de teu jogo rodando com a janelinha de "stats" ativada, deixa eu ver uma coisa...
(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" Bp1hEO5

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Crash Psycho Qua Ago 30, 2017 7:25 pm

(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" Asd-png--226
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 170
Idade : 24
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 8:29 pm

glauco escreveu:(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" Asd-png--226
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
Se teu jogo for pra Android, certeza que o número de Drawcalls tá comendo o fígado de teus fps.
pra um pc com placa de vídeo nem seria um problema, ainda está bom/aceitavel , agora um notebook com vídeo integrado(Uma hd Graphics da vida) certeza que já derruba bastante o fps.

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner3Designer Qua Ago 30, 2017 9:21 pm

glauco escreveu:(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" Asd-png--226
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
Glauco, tu poderia por o projeto no Google. Drive ou algo assim pra que eu desse uma olhada? Quero ver o que pode ser otimizado

Fagner3Designer
Modelador

Masculino PONTOS : 3010
REPUTAÇÃO : 24
Idade : 31
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Crash Psycho Qui Ago 31, 2017 12:36 pm

vc esta falando do jogo (executavel) ou os arquivos (os arquivos nao vai dar pq ta chegando uns 6 gigas  :roll:)
Crash Psycho
Crash Psycho
Modelador

Masculino PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 170
Idade : 24
Áreas de atuação : unity 3D...
Game Design .
Modelador 3d, uso o blender.
se aperfeiçoando na unity 3D.

Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" WvDYdlf

https://www.instagram.com/crash_psycho/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"

Mensagem por Fagner Qui Ago 31, 2017 12:52 pm

glauco escreveu:vc esta falando do jogo (executavel) ou os arquivos (os arquivos nao vai dar pq ta chegando uns 6 gigas  :roll:)
Shocked eita, deixa quieto
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4231
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static" Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos