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Como faz para colocar som nos passos do personagem?

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DÚVIDA Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 2:46 pm

Meu personagem 2D:


Preciso colocar som nos passos,mas,seria um som de passos para cada terreno tipo,som de passos na grama,som de passos na terra,som de passos no metal e agua.....Alguem pode me dar uma ideia ou algum video que explique?
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 3:19 pm

Você pode colocar tags em cada tipo de terreno, exemplo "Grama" "terra", dai tu coloca um raycast apontando pro chão. Sempre que ele tiver na grama, toca o som de passos na grama e por aí vai..
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 3:46 pm

Eu coloquei a tag na grama de gramado,mas como faz para dizer se for a tag gramado faz o som?

Código:
      if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
         transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         direcao = ("Direita");
         RaycastHit pontocolisao;
         if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
            if(gameObject<Gramado>(){
               GetComponent<AudioSource>().playOnAwake;

         }
      }
               }

Eu fiz isso e deu erro
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por dstaroski em Qua Maio 24, 2017 3:50 pm

DUT escreveu:Eu coloquei a tag na grama de gramado,mas como faz para dizer se for a tag gramado faz o som?

Código:
 if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
 transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
 ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
 direcao = ("Direita");
 RaycastHit pontocolisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
 if(gameObject<Gramado>(){
 GetComponent<AudioSource>().playOnAwake;

 }
 }
 }

Eu fiz isso e deu erro
Boa tarde! declare uma variável pública AudioClip e tente usar o PlayOneShot(nomedoclipe);

Abraço!


Última edição por dstaroski em Qua Maio 24, 2017 3:51 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Acréscimo de informações)
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 3:55 pm

Usa um if, no RaycastHit.. (ponto de colisão) tipo..

Código:
if(PontoDeColisao.gameObject.tag == "Gramado"{
GetComponent<AudioSource>().Play();
}

É claro que pra isso funcionar, vai ter que ter um audiosource no gameobject..
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 4:04 pm

Obrigado Very Happy
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 4:05 pm

Tranquilo! Se precisar de ajuda, já sabe kkk
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 4:42 pm

Espere,esse "gameObject.tag" fica em vermelho

Código:
   // Controles normais W A S D e suas animaçoes
      if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
         transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         direcao = ("Direita");
         RaycastHit pontocolisao;
         if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
            if(pontocolisao.gameObject.tag == "Gramado"){
               GetComponent<AudioSource> ().Play ();
    }
   }
   }

Esta certo assim?
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 4:43 pm

e criei uma variavel audioclip e chamei de som tb
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 4:48 pm

Ah, sim desculpe, eu esqueci. Bom, primeiro a variavel de ponto de colisão deve ser declarada lá em cima, tipo..

Código:
Private RaycastHit PontoColisao;

Depois, você deve usar o código com um transform, porque antes deve se acessar o transform, pra depois acesar o gameobject com o raio.. Algo assim

Código:
        if(PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado")
        {

        }
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 4:54 pm

No audio source tem que deixar o loop ativado?
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 4:56 pm

O loop, é uma opção que vai fazer o audio repetir, então se voce der play uma vez, ele vai ficar tocando ifinitamente, a não ser que você de um Stop() no audiosource. Você pode deixar a caixinha loop desativada é usar um temporizador, que por exemplo, toque o som a cada 0,5 segundos. Assim, ele só vai tocar enquanto a raposa estiver no gramado, e não vai ficar repetindo!
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 5:06 pm

Não quer sair som não:




Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Playercontroler : MonoBehaviour {

   private Animator ControlAgachar;
   public string direcao = ("Direita");
   public float Velocidade = 8.0f;
   public AudioClip som;
   private RaycastHit PontoColisao;


   void Start () {
      ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();

   }


   void FixedUpdate () {
      // Controles normais W A S D e suas animaçoes
      if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
         transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         direcao = ("Direita");
      
         if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, 1)) {
            if(PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado"){
               GetComponent<AudioSource> ().Play ();
                }
   }
   }


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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 5:09 pm

Crie uma variavel publica do tipo audiosource como no exemplo

Código:
Public AudioSource Andando;

Ao inves de usar o GetComponent, use o seguinte

Código:
Andando.Play();

Daí, é so ir la no inspector e arrastar o audiosource pra dentro da variavel.
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por AndyShow em Qua Maio 24, 2017 5:10 pm

porque não usa um Simples Colisor (isTrigger) em Cada pé e Faz 3 Linhas de Script ?

Código:
public AudioClip SomPassos;

void OnTriggerEnter(){
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(SomPassos);
}



Joga esse Script no Colisor de Cada pé e Pronto, Cada Vez que ele Bater o Pé no Chão Sai Som!
Não Precisa de Frescuras é Simples!
Da pra Melhorar Colocando Varios Audios, um Randon no Volume e Pitch e etc...
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 5:12 pm

É que a raposa é em 2D kkk
Mais acho que da certo tambem se ele souber adaptar..
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por AndyShow em Qua Maio 24, 2017 5:15 pm

Humm..não vi o Video mas Pra mim era um Joguinho 3D hehe
Não mexo com 2D então nao sei, pode que De Certo tambem o.O
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 5:32 pm

Esta funcionando,mas quando eu soltar o D,eu queria que o som parasse.como poderia ficar?

Código:
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D)) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         direcao = ("Direita");



      }
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 5:35 pm

Daí é só usar o Andando.Stop();
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 5:45 pm

Obrigado Very Happy,esta funcionando

(deu outro problema,mas ja corrigi usando getkeydown)
Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
         transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         direcao = ("Direita");
         if (Input.GetKeyDown (KeyCode.D)) {
            if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, 1)) {
               Debug.DrawLine (transform.position, PontoColisao.point);
               if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
                  Andando.Play ();
               }
            }
         }
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D)) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         direcao = ("Direita");

         Andando.Stop ();



      }

Então se eu quiser que ele faça um som de andando em ferro quando estiver na tag ferro,como seria?
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 5:46 pm

Porque na variavel audio source andando,esta o audio source com o som de andando em grama
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 5:47 pm

Voce cria uma outra variavel que ira armazenar o som de andando no ferro, daí da stop na da grama, e da um play na de andando no ferro!
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Qua Maio 24, 2017 5:48 pm

VALEW CARA OBRIGADO  Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 24, 2017 5:51 pm

De nada
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Sex Maio 26, 2017 2:07 pm

Estou com problema com o som de correr,eu fiz um som de correr e grama e fiz assim:

Criei estas variaveis (purim quanto som tem audio no andar e correr em grama)

Código:
//sons do personagem abaixo
   //Andando
   public AudioSource AndandoGrama;
   public AudioSource AndandoMadeira;
   public AudioSource AndandoTerra;
   public AudioSource AndandoAgua;
   //Agachando
   public AudioSource AgachandoGrama;
   public AudioSource AgachandoMadeira;
   public AudioSource AgachandoTerra;
   public AudioSource AgachandoAgua;
   //Andando agachado
   public AudioSource AndandoAgaGrama;
   public AudioSource AndandoAgaMadeira;
   public AudioSource AndandoAgaTerra;
   public AudioSource AndandoAgaAgua;
   //Correndo
   public AudioSource CorrendoGrama;
   public AudioSource CorrendoMadeira;
   public AudioSource CorrendoTerra;
   public AudioSource CorrendoAgua;
   //Deitando
   public AudioSource DeitadoGrama;
   public AudioSource DeitadoMadeira;
   public AudioSource DeitadoTerra;
   public AudioSource DeitadoAgua;

e coloquei isso no codigo de correr para direita:

Código:
//Correr e suas animaçoes
      // DIREITA
      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
         Velocidade = 17;
         AndandoGrama.Stop ();
         CorrendoGrama.Play ();
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         Velocidade = 8;
         CorrendoGrama.Stop ();
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         Velocidade = 8;
         CorrendoGrama.Stop ();
      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         Velocidade = 8;
         CorrendoGrama.Stop ();
      }

O som de correr em grama,esta com problema,ela ocorre muito rapido e so toca uma vez,mas ouço uns barulinhos bem baixo depois,sendo que o pitch esta em 1 e o loop ativado
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por DUT em Sex Maio 26, 2017 2:34 pm

Eu percebi que se eu deixar assim:

[list=linenums]
[*]if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
Velocidade = 17;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, RaioDeColisão)) {
if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
CorrendoGrama.Play ();
AndandoGrama.Play ();
}
}
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;

}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
Velocidade = 8;

}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;

}

[/list]


O som vai normal,mas não para de tocar
e se eu deixar assim:

Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
         Velocidade = 17;
         if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, RaioDeColisão)) {
            if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
               CorrendoGrama.Play ();
               AndandoGrama.Play ();
            }
         }
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         Velocidade = 8;
         CorrendoGrama.Stop ();
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
         Velocidade = 8;

      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
         Velocidade = 8;

      }

O som não toca,so fica uns barulinhos bem baixos
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DÚVIDA Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?

Mensagem por Gabriel César O em Sex Maio 26, 2017 5:17 pm

DUT escreveu:Meu personagem 2D:


Preciso colocar som nos passos,mas,seria um som de passos para cada terreno tipo,som de passos na grama,som de passos na terra,som de passos no metal e agua.....Alguem pode me dar uma ideia ou algum video que explique?
VEJA ESSE TUTO!
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