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Limitar area de click do mouse

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Resolvido Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Ter Maio 16, 2017 6:54 pm

Em um cenario 2D, estou tentando selecionar objetos com o mouse, mas não quero deixar o jogador selecionar os objetos da camera toda, só apenas em uma area em volta do personagem. Estou utilizando:

Código:
Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);

mas assim pego da camera toda.
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por PauloFR em Qua Maio 17, 2017 12:48 pm

@dipode escreveu:Em um cenario 2D, estou tentando selecionar objetos com o mouse, mas não quero deixar o jogador selecionar os objetos da camera toda, só apenas em uma area em volta do personagem. Estou utilizando:

Código:
Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);

mas assim pego da camera toda.

:/ tenta usar um Vector3.Distance para limitar a área que o jogador pode selecionar... caso não der certo coloca o script completo .-.
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Qua Maio 17, 2017 2:10 pm

@PauloFR escreveu:
@dipode escreveu:Em um cenario 2D, estou tentando selecionar objetos com o mouse, mas não quero deixar o jogador selecionar os objetos da camera toda, só apenas em uma area em volta do personagem. Estou utilizando:

Código:
Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);

mas assim pego da camera toda.

:/ tenta usar um Vector3.Distance para limitar a área que o jogador pode selecionar... caso não der certo coloca o script completo .-.
Não entendi como usaria o vector.distance aqui:

Código:
if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
               
    Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
    RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse , Vector2.zero);
               
    if (hit.collider != null) {
   if (hit.collider.tag == "MeuObjeto") {
      Destroy (hit.collider.gameObject);
   }
    }
}
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por marcos4503 em Qua Maio 17, 2017 2:54 pm

Já tentou usar um Event Sytem pra detectar onde o player ta clicando, e o jogo responder apartir disso?

É um pouco complicado de se entender no inicio, mais é bem de boa.
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Qua Maio 17, 2017 3:28 pm

@marcos4503 escreveu:Já tentou usar um Event Sytem pra detectar onde o player ta clicando, e o jogo responder apartir disso?

É um pouco complicado de se entender no inicio, mais é bem de boa.

Não, mas esse código já detecta onde o player está clicando, mas eu preciso que ele só detecte em um circulo em volta do personagem, quando passar dele que o clique seja ignorado. Só que não to sabendo limitar essa area do mouse, com o codigo acima é detectado na camera toda.


Imagem exemplo: https://servimg.com/view/19696763/1
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por PauloFR em Qua Maio 17, 2017 3:30 pm

@dipode escreveu:
@PauloFR escreveu:
@dipode escreveu:Em um cenario 2D, estou tentando selecionar objetos com o mouse, mas não quero deixar o jogador selecionar os objetos da camera toda, só apenas em uma area em volta do personagem. Estou utilizando:

Código:
Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);

mas assim pego da camera toda.

:/ tenta usar um Vector3.Distance para limitar a área que o jogador pode selecionar... caso não der certo coloca o script completo .-.
Não entendi como usaria o vector.distance aqui:

Código:
if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 
     Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
     RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse , Vector2.zero);
 
     if (hit.collider != null) {
 if (hit.collider.tag == "MeuObjeto") {
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 }
    }
}

Tente adicionar isso aqui +/- no script....

Código:
public float DistanciaMax;
public RayCast hit;

void Update () {
    float DistanciaAtual;
    DistanciaAtual = Vector3.Distance (this.transform.position,hit.collider.tag == "MeuObjeto".transform.position);
if (DistanciaAtual <= DistanciaMax) {
    if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 
     Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
     RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse , Vector2.zero);
 
     if (hit.collider != null) {
 if (hit.collider.tag == "MeuObjeto") {
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 }
    }
}   
}
}

Irei abrir o Unity aqui e te explicar corretamente como adicionar :/ mas acho que seria +/- assim mesmo...
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Qua Maio 17, 2017 4:05 pm

@PauloFR escreveu:
@dipode escreveu:
@PauloFR escreveu:
@dipode escreveu:Em um cenario 2D, estou tentando selecionar objetos com o mouse, mas não quero deixar o jogador selecionar os objetos da camera toda, só apenas em uma area em volta do personagem. Estou utilizando:

Código:
Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);

mas assim pego da camera toda.

:/ tenta usar um Vector3.Distance para limitar a área que o jogador pode selecionar... caso não der certo coloca o script completo .-.
Não entendi como usaria o vector.distance aqui:

Código:
if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 
     Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
     RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse , Vector2.zero);
 
     if (hit.collider != null) {
 if (hit.collider.tag == "MeuObjeto") {
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 }
    }
}

Tente adicionar isso aqui +/- no script....

Código:
public float DistanciaMax;
public RayCast hit;

void Update () {
    float DistanciaAtual;
    DistanciaAtual = Vector3.Distance (this.transform.position,hit.collider.tag == "MeuObjeto".transform.position);
if (DistanciaAtual <= DistanciaMax) {
    if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 
     Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
     RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse , Vector2.zero);
 
     if (hit.collider != null) {
 if (hit.collider.tag == "MeuObjeto") {
 Destroy (hit.collider.gameObject);
 }
    }
}    
}
}

Irei abrir o Unity aqui e te explicar corretamente como adicionar :/ mas acho que seria +/- assim mesmo...

Esse codigo ai não compilaria, a sintaxe ta incorreta, algo assim:


Código:
if (objHumano.GetComponent<interacaoDoutor> ().objetoAtual != null) {
         if (objHumano.GetComponent<interacaoDoutor> ().objetoAtual.name == "marreta") {

            float distanciaAtual;
            distanciaAtual = Vector2.Distance (this.transform.position, Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition));

            if (distanciaAtual <= distanciaMax) {
               if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
                  
                  Vector2 posicaoMouse = Camera.main.ScreenToWorldPoint (Input.mousePosition);
                  RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast (posicaoMouse, Vector2.zero);
   
                  if (hit.collider != null) {
                     if (hit.collider.tag == "Pedra") {
                        Destroy (hit.collider.gameObject);

                     }
                  }
               }

            }
         }
      }

Eu teria que fazer o calculo do float distanciaMax, isso que não sei fazer, é um circulo, então envolve o raio dele, se o personagem anda a todo momento a distancia teria q mudar toda hora, não sei direito, esse codigo ai que escrevi tbm n deve funcionar.
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por PauloFR em Qua Maio 17, 2017 4:12 pm

@dipode escreveu:Eu teria que fazer o calculo do float distanciaMax, isso que não sei fazer, é um circulo, então envolve o raio dele, se o personagem anda a todo momento a distancia teria q mudar toda hora, não sei direito, esse codigo ai que escrevi tbm n deve funcionar.

Vo fazer aqui +/- e te passo o código ;-; mas acho que o correto seria utilizar um Vector2.Distance mesmo...

Acho que daq uns 20m já te explico como fazer isso...
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Qua Maio 17, 2017 4:17 pm

@PauloFR escreveu:
@dipode escreveu:Eu teria que fazer o calculo do float distanciaMax, isso que não sei fazer, é um circulo, então envolve o raio dele, se o personagem anda a todo momento a distancia teria q mudar toda hora, não sei direito, esse codigo ai que escrevi tbm n deve funcionar.

Vo fazer aqui +/- e te passo o código ;-; mas acho que o correto seria utilizar um Vector2.Distance mesmo...

Acho que daq uns 20m já te explico como fazer isso...

Testei o código aqui e funciona sim, só não sei se é a melhor maneira de fazer, se fizer de outro jeito posta ai, sempre é bom aprender mais de uma forma de fazer as coisas.
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por PauloFR em Qua Maio 17, 2017 4:45 pm

A melhor forma de fazer é por Vector2.Distance mesmo mas também funciona com a "void OnMouseEnter" e "OnMouseExit"

tipo você faz um collisor em forma de circulo,cria um script com uma static bool que permita o click,coloca a void OnMouseEnter para ativar a bool e depois usa o OnMouseExit para desativar a bool...

ai no caso para fazer a bool permitir o click você teria que verificar sempre se a bool está ativa...

não consegui fazer um script de click funcional aqui mas assim também funciona ;-;
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Resolvido Re: Limitar area de click do mouse

Mensagem por dipode em Qua Maio 17, 2017 5:06 pm

@PauloFR escreveu:A melhor forma de fazer é por Vector2.Distance mesmo mas também funciona com a "void OnMouseEnter" e "OnMouseExit"

tipo você faz um collisor em forma de circulo,cria um script com uma static bool que permita o click,coloca a void OnMouseEnter para ativar a bool e depois usa o OnMouseExit para desativar a bool...

ai no caso para fazer a bool permitir o click você teria que verificar sempre se a bool está ativa...

não consegui fazer um script de click funcional aqui mas assim também funciona ;-;

De boa, para meu caso então seria Vector2.Distance mesmo, agradeço pela ajuda, fiquei horas queimando a mente e não me veio Vector2.Distance na cabeça kkkk Tópico resolvido.
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