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Mensagem por julioou em Qui Maio 04, 2017 12:01 pm

Eae galera, sou novo no fórum, então permita me apresentar. Estou desenvolvendo um jogo desde 03/2017. Nesses primeiro meses eu foquei apenas em aprender algumas coisas, aprendi um pouco sobre a Unity, revi algumas coisas do Blender porém tenho muito aprender antes de finalizar meu primeiro Game.

Começo pedindo desculpas caso tenha colocado o tópico no setor errado, eu tentei colocar em ''projetos em andamento'' porém, acho que não possuo autorização ainda para criar tópicos lá.  
Resolvi criar aqui em tutorias então pois eu irei postar todo o processo de desenvolvimento com dicas e macetes que eu for aprendendo.




Então o primeiro post começa com um pouco sobre modelagem, que nesse momento estou muito mais avançado do que na Unity. 

A primeira dica é observação, eu assisti um tutorial de modelagem feita no Maya em inglês, porém eu não sei nada do Maya ou inglês, só que não é isso que me importa quando estamos falando de desenhar, modelar e sim o processo, então prestem muito a atenção no jeito como é feito e talvez seja possível extrair algo produtivo mesmo que você não entenda o interlocutor ou a interface.
Como vocês devem estar careca de saber, uma boa animação depende da estrutura da malha então é importante se ater a esse detalhe o outro ponto é a quantidade de vértices, então é importante o modelo ser bem leve, low poly. O meu modelo obedece um pouco desse preceitos. 

Abaixo podemos observar a minha modelagem com a malha do corpo feita na base da deste tutorial aqui.

Projeto B Uc8KbHu

*A imagem de fundo, não é a mesma do video tutorial e não precisa ser basta seguir a logica da malha. 
*Observe a minha malha ou veja o passo a passo no video tutorial ( clicando em aqui ) e apenas copie como um tarado. 



Quanto a cabeça eu usei a imagem abaixo como referencia essa imagem a baixo.

Projeto B Planes


Por enquanto é isso, agora eu irei iniciar a modelagem da roupa, texturização, rigging.

Quem tiver qualquer dúvida ou correção em relação ao modelos e como foi feito é só perguntar que responderei prontamente não se acanhe. Obrigado.
julioou
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por dstaroski em Qui Maio 04, 2017 1:08 pm

Boa tarde! Movido para projetos em andamento. Boa sorte e força ai no seu projeto!

Abraço!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por Gabriel César O em Qui Maio 04, 2017 1:12 pm

@julioou escreveu:Eae galera, sou novo no fórum, então permita me apresentar. Estou desenvolvendo um jogo desde 03/2017. Nesses primeiro meses eu foquei apenas em aprender algumas coisas, aprendi um pouco sobre a Unity, revi algumas coisas do Blender porém tenho muito aprender antes de finalizar meu primeiro Game.

Começo pedindo desculpas caso tenha colocado o tópico no setor errado, eu tentei colocar em ''projetos em andamento'' porém, acho que não possuo autorização ainda para criar tópicos lá.  
Resolvi criar aqui em tutorias então pois eu irei postar todo o processo de desenvolvimento com dicas e macetes que eu for aprendendo.




Então o primeiro post começa com um pouco sobre modelagem, que nesse momento estou muito mais avançado do que na Unity. 

A primeira dica é observação, eu assisti um tutorial de modelagem feita no Maya em inglês, porém eu não sei nada do Maya ou inglês, só que não é isso que me importa quando estamos falando de desenhar, modelar e sim o processo, então prestem muito a atenção no jeito como é feito e talvez seja possível extrair algo produtivo mesmo que você não entenda o interlocutor ou a interface.
Como vocês devem estar careca de saber, uma boa animação depende da estrutura da malha então é importante se ater a esse detalhe o outro ponto é a quantidade de vértices, então é importante o modelo ser bem leve, low poly. O meu modelo obedece um pouco desse preceitos. 

Abaixo podemos observar a minha modelagem com a malha do corpo feita na base da deste tutorial aqui.

Projeto B Uc8KbHu

*A imagem de fundo, não é a mesma do video tutorial e não precisa ser basta seguir a logica da malha. 
*Observe a minha malha ou veja o passo a passo no video tutorial ( clicando em aqui ) e apenas copie como um tarado. 



Quanto a cabeça eu usei a imagem abaixo como referencia essa imagem a baixo.

Projeto B Planes


Por enquanto é isso, agora eu irei iniciar a modelagem da roupa, texturização, rigging.

Quem tiver qualquer dúvida ou correção em relação ao modelos e como foi feito é só perguntar que responderei prontamente não se acanhe. Obrigado.
BOA SORTE CARA! CONTINUE COM SEU PROJETO E NÃO DESISTA!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Qui Maio 04, 2017 8:55 pm

Obrigado galere!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Qui Maio 04, 2017 10:26 pm

Segue as minhas duas primeiras modelagens 3D feitas no Blender. 
O primeiro foi o carro, :D acho que da pra ver o quão espartano foi, usei apenas extrude, ctrl+R, Knife e materials. 

O segundo eu fiz uma estudo um pouco maior. E tomei como base na malha a desse video aqui. Fiz uso de UVmap, texture paint. 


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Outro Re: Projeto B

Mensagem por dstaroski em Sex Maio 05, 2017 8:16 am

Putz véio, ficou bom demais! gostei muito desse estilo, das texturas, parabéns mesmo!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Seg Maio 08, 2017 12:52 pm

Depois de alguns dias de procrastinação terminei o primeiro modelo do jogo. \o/

Ele foi texturizado no texture paint do Blender.
Os ossos para animação foram o Rigify do Blender.

As referencias para o trabalho foram;
Modelagem no Blender # 27 - Texturização do personagem
tutorial blender rigging con rigify español


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Outro Re: Projeto B

Mensagem por IanLuan em Seg Maio 08, 2017 1:16 pm

Muito bom cara! lembra jogos de faroeste esse personagem hehe. Muito bom! continua com a modelagem que vai longe!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Seg Maio 08, 2017 3:14 pm

@IanLuan escreveu:Muito bom cara! lembra jogos de faroeste esse personagem hehe. Muito bom! continua com a modelagem que vai longe!
Obrigado champz! 
Hehe, vai ser uma historia um pouco mais antiga.  Laughing
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por IanLuan em Seg Maio 08, 2017 9:01 pm

Haha, boa sorte! Lembra de postar o caminho do projeto aqui, estou ansioso hehe  Laughing
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Mensagem por Gabriel César O em Seg Maio 08, 2017 9:05 pm

O jogo esta ficando envolvente! manerão!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Sab Maio 20, 2017 6:23 pm

Eae galera,

O projeto não está parado, na verdade ele está, porém é porque eu não estou conseguindo deixar os scripts de movimento do jeitinho que eu quero, então eu estou trabalhando e estudando muito só que ainda sim não está ficando bom.

Para não deixar morrer segue ai um videozim pra mostrar algumas animações que fiz pra testar os comandos de movimentação e ataque. 



Espero que gostem, abraço!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por marcos4503 em Sab Maio 20, 2017 8:06 pm

Vai ser um jogo pra qual plataforma parceiro?
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por Mic4el em Sab Maio 20, 2017 9:12 pm

Tá ficando muito bom mesmo parabéns
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por Gabriel César O em Sab Maio 20, 2017 10:20 pm

@julioou escreveu:Eae galera,

O projeto não está parado, na verdade ele está, porém é porque eu não estou conseguindo deixar os scripts de movimento do jeitinho que eu quero, então eu estou trabalhando e estudando muito só que ainda sim não está ficando bom.

Para não deixar morrer segue ai um videozim pra mostrar algumas animações que fiz pra testar os comandos de movimentação e ataque. 



Espero que gostem, abraço!
ta ficando bem GOOD!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Dom Maio 21, 2017 2:06 pm

@marcos4503 escreveu:Vai ser um jogo pra qual plataforma parceiro?

A principio vai para PCs.  Piscadinha Mas ele é bem levinho está com 1521 vértices.
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Dom Maio 21, 2017 2:07 pm

@Mic4el escreveu:Tá ficando muito bom mesmo parabéns

Valew!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Dom Maio 21, 2017 2:08 pm

@Gabriel César O escreveu:
@julioou escreveu:Eae galera,

O projeto não está parado, na verdade ele está, porém é porque eu não estou conseguindo deixar os scripts de movimento do jeitinho que eu quero, então eu estou trabalhando e estudando muito só que ainda sim não está ficando bom.

Para não deixar morrer segue ai um videozim pra mostrar algumas animações que fiz pra testar os comandos de movimentação e ataque. 



Espero que gostem, abraço!
ta ficando bem GOOD!
Valew pelo feedback!
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por marcos4503 em Dom Maio 21, 2017 3:15 pm

Mano do céu.. Isso aí no mobile é sucesso. Tipo, esse modelo ta lindo, eu to imaginando ele com uma jogabilidade igual do meu jogo.. Meu deus.. Ia ser sucesso, eu tenho certeza! Tipo.. Ele com uma historia de ação sobrenatural de fundo e tal.. Ia ficar muito foda
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Mensagem por julioou em Seg Maio 22, 2017 1:40 pm

@marcos4503 escreveu:Mano do céu.. Isso aí no mobile é sucesso. Tipo, esse modelo ta lindo, eu to imaginando ele com uma jogabilidade igual do meu jogo.. Meu deus.. Ia ser sucesso, eu tenho certeza! Tipo.. Ele com uma historia de ação sobrenatural de fundo e tal.. Ia ficar muito foda

Se você quiser depois eu libero os modelos pra vc poder "brincar" a vontade.

:D
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Mensagem por marcos4503 em Seg Maio 22, 2017 2:27 pm

Eu gostei bastante do modelo kkkk

Mais eu me sinto "culpado" usando algo que eu não fiz.. Mais aqui tem uma galera que desenvolve pra android tambem
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Mensagem por julioou em Qui Maio 25, 2017 4:56 pm

@marcos4503 escreveu:Eu gostei bastante do modelo kkkk

Mais eu me sinto "culpado" usando algo que eu não fiz.. Mais aqui tem uma galera que desenvolve pra android tambem
 
Entendo.

Ei cara, assisti essa palestra e lembrei de você haha. Da uma olhada. Tem umas dicas muito valiosas.
 
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Mensagem por marcos4503 em Qui Maio 25, 2017 4:57 pm

Vou salvar aqui pra assistir! Me parece muito interessante..
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Qui Maio 25, 2017 5:06 pm

Bom galera, atualizando um pouco.

Fiquei bem perdido depois que eu não consegui botar em funcionamento os comandos de movimentação.
Por isso fiquei bastante tempo vagando sem saber para onde ir.

Acredito que isso deve ocorrer com muita frequência e deve ser mais ou menos aqui neste ponto que muita gente desiste.

Bom, por hora eu não irei desistir. Pesquisei um pouco e decidi rever todo o meu método. Detalhe não havia método. haha

Nas pesquisas o Paulo do We Make a Game me alertou que eu não iria chegar em lugar nenhum sem um GDD. Explicando um pouco o que é isso segue os videos abaixo.
Então nesse momento irei dar atenção a esse detalhe e pois vou tentar nortear-lo a partir disso.







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Mensagem por julioou em Qui Maio 25, 2017 5:17 pm

Para o tópico não virar apenas murmurações segue um pouco do GDD do jogo. 

Game Design Document - A tormenta da Floresta




Sumário

             Antonio Navarro está preso por um poderoso feitiço feito pelos seus crimes, que o aprisiona em uma floresta que fica em algum lugar entre a vida e a morte. Cansado das suas lutas com as criaturas que ali habitam e com medo da morte ele tenta achar algum meio de escapar.

Jogabilidade         

O game segue o gênero Beat Em Up. Navarro deve enfrentar diversos tipos de criaturas para recolher almas o suficiente para abrir um portal que ira libertar qualquer um que o atravesse. Ele também deve enfrentar alguns obstáculos pelo caminho como montanhas e precipício para enfrentar as criaturas que possuem a chave para sua libertação.


Objetivo para com os jogadores     

Reviver e relembrar o gênero que ficou a muito esquecido, trazer uma estória comovente e reflexiva. Um jogo de ação que ira manter o jogador sempre receoso do que está por vir e ira sempre induzir-lo a buscar a perfeição no campo de batalha.


Controles

            O jogador sera capaz de efetuar dois tipos de ataques, com armas brancas e armas de fogo, também poderá pular, correr, esquivar. Se mover nas direções frente, lados e atrás.


Mecânicas

            Gasto de estaminas conforme ataques e movimentos rápidos. Ataques fortes e fracos, ataques de longo ou curto alcance.
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Outro Re: Projeto B

Mensagem por julioou em Qui Jun 01, 2017 2:09 pm

Já foi feito uma boa parte do GDD. Continuo emperrado nas mecânicas de movimentação e ataque, porém a vontade de continuar com o projeto só aumentou com a elaboração do GDD. 

A minha agilidade no Blender melhorou também, fiz esse modelo para teste em um dia, incluindo animações.




Agora eu vou focar em dar uma boa estudada no Blender.
Eu comprei um curso de modelagem no Blender, se for bom eu posto um review aqui. 

Até mais.
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Mensagem por dstaroski em Qui Jun 01, 2017 2:15 pm

Muito bom cara! Parabéns! :D
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Mensagem por Mic4el em Qui Jun 01, 2017 5:49 pm

Ta ficando cada vez melhor! Só uma curiosidade vai ter aqueles revolveres antigos prateados de cano longo que vazem um baita de um barulho e detonam tudo quando é goblim pela frente?
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Mensagem por julioou em Qui Jun 01, 2017 6:25 pm

@Mic4el escreveu:Ta ficando cada vez melhor! Só uma curiosidade vai ter aqueles revolveres antigos prateados de cano longo que vazem um baita de um barulho e detonam tudo quando é goblim pela frente?

kkkkkkk Então, uma Colt 45 ou uma Magnum 44 vai ficar na falta. 
Vai ter umas espingardas de madeira e pistolas deste naipe, pois a historia se passaram no seculo 18.


[img:20a1]http://www.original-militaria.com/catalogo/images/uploads/NUEVAS_FOTOS_1_086_web[1].jpg[/img:20a1]
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Mensagem por Mic4el em Sab Jun 03, 2017 9:01 pm

Armas antigas são legais pelo o que eu estou vendo a historia vai ser muito boa


Última edição por Mic4el em Sab Jun 03, 2017 9:03 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Erros de digitação)
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Mensagem por joabr em Dom Jun 04, 2017 6:26 pm

Perfeito! parabéns!  👽
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Mensagem por julioou em Qua Jun 07, 2017 3:45 pm

Mais um modelo pronto \o/. hahaha

Esse vai ser um dos monstros de dificuldade intermediária da primeira fase do jogo.

Baseado no folclore brasileiro e com a liberdade de redesenhar sua aparência bem como colocar uma foice bolada para dar uma na cabeça dos jogadores. hehe 

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Mensagem por zZAndersonZz em Qua Jun 07, 2017 3:58 pm

@julioou escreveu:Mais um modelo pronto \o/. hahaha

Esse vai ser um dos monstros de dificuldade intermediária da primeira fase do jogo.

Baseado no folclore brasileiro e com a liberdade de redesenhar sua aparência bem como colocar uma foice bolada para dar uma na cabeça dos jogadores. hehe 

Realmente muito bem feito, espero pra ver em jogo, gostei muito da animação de atacar. :D
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Mensagem por julioou em Sex Jul 14, 2017 1:13 pm

Eae galere,

O projeto deu uma bela parado porque troquei de computer. \o//// 
Estava com um Pentium G3220 + 6 Ram e tinha alguns problemas de travadas bruscas e lentidão, tanto no Blender como Unity.
Troquei por um Ryzen 5 1600 + 8 Ram e as travadas sumiram, a lentidão melhorou uns 200% hehe. A VGA sera próxima vitima, mas por enquanto continuarei com a velha guerreira GTX 750.

Como não podia ser a primeira coisa que fiz ao dar o upgrade no PC foi jogar alguns jogos que não rodavam antes, e por isso o projeto esta mais lento agora. Fazer o que, meu jogo não consegue competir com Dark Souls 3 :P . kkkkkkk

Mas ainda fiz um ou outro modelo, e nesse momento estou fazendo uma animação para ver como fica a ambientação a historia e talz. Deve sair coisa de 3 min, porém tenho feito uns 15 sec por dia então vai demorar.

Segue fotos dos modelos.
Projeto B Julio-cesar-vda

Este sera o monstro mais forte da primeira fase do jogo. Ele definitivamente não ficou como eu queria. kkkkk

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Iara, este sera o primeiro boss do jogo, ainda tenho que fazer duas Katanas para ela. Peço a opinião dos camaradas pois ela ficou muito crua e pra um chefe falta algum tchan nela, por favor se alguém tiver alguma ideia de como dar uma emperiquitada nela. 


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Curupira, por ultimo e não menos importante, um dos personagens mais importante para trama do jogo. Acho que esse é um dos poucos que me agradou...
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Mensagem por Gabriel César O em Sex Jul 14, 2017 1:23 pm

UOU! ABRAÇO E SUCESSO!
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Mensagem por julioou em Sex Jul 14, 2017 1:31 pm

@Gabriel César O escreveu:UOU! ABRAÇO E SUCESSO!
Vlw champz!
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Mensagem por dstaroski em Sex Jul 14, 2017 1:33 pm

@julioou escreveu:Eae galere,

O projeto deu uma bela parado porque troquei de computer. \o//// 
Estava com um Pentium G3220 + 6 Ram e tinha alguns problemas de travadas bruscas e lentidão, tanto no Blender como Unity.
Troquei por um Ryzen 5 1600 + 8 Ram e as travadas sumiram, a lentidão melhorou uns 200% hehe. A VGA sera próxima vitima, mas por enquanto continuarei com a velha guerreira GTX 750.

Como não podia ser a primeira coisa que fiz ao dar o upgrade no PC foi jogar alguns jogos que não rodavam antes, e por isso o projeto esta mais lento agora. Fazer o que, meu jogo não consegue competir com Dark Souls 3 :P . kkkkkkk

Mas ainda fiz um ou outro modelo, e nesse momento estou fazendo uma animação para ver como fica a ambientação a historia e talz. Deve sair coisa de 3 min, porém tenho feito uns 15 sec por dia então vai demorar.

Segue fotos dos modelos.
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Este sera o monstro mais forte da primeira fase do jogo. Ele definitivamente não ficou como eu queria. kkkkk

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Iara, este sera o primeiro boss do jogo, ainda tenho que fazer duas Katanas para ela. Peço a opinião dos camaradas pois ela ficou muito crua e pra um chefe falta algum tchan nela, por favor se alguém tiver alguma ideia de como dar uma emperiquitada nela. 


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Curupira, por ultimo e não menos importante, um dos personagens mais importante para trama do jogo. Acho que esse é um dos poucos que me agradou...
Parabéns cara! muito legal seus modelos! Sucesso ai!
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Mensagem por julioou em Sex Jul 14, 2017 4:01 pm

@dstaroski escreveu:
Parabéns cara! muito legal seus modelos! Sucesso ai!

VLw DS-Sama!
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Mensagem por Mic4el em Dom Jul 16, 2017 6:24 am

O projeto tá crescendo rapido
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Mensagem por ruanzikaad em Sex Fev 02, 2018 9:50 am

abandonou o projeto ? Eu tava gostando pra caramba :/

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Mensagem por julioou em Sex Maio 11, 2018 2:37 pm

@ruanzikaad escreveu:abandonou o projeto ? Eu tava gostando pra caramba :/
Poxa, infelizmente eu deixei ele de lado para focar em um outro projeto de uns guri aqui do próprio fórum, que também não foi pra frente infelizmente. E hoje estou focado no estudo de modelagem, texturização e render. Acabei mudando do Blender pro Max. Muita coisa aconteceu, mais o projeto ainda está vivo na minha cabeça, só esperando o momento certo pra sair do papel.
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