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[TUTORIAL] Porta ativada por alavanca

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TUTORIAL [TUTORIAL] Porta ativada por alavanca

Mensagem por PauloFR em Sab Mar 25, 2017 1:31 am

Vídeo demonstrativo:

o cenário está assim por preguiça....


😕 


Smile
Para começar precisaremos criar algumas variáveis.

Código:
bool NumPort, Pode; // Variaveis que permitirão ou não certa ação.
 public GameObject Porta, Alvo; // Variaveis da porta e seu alvo.
 public Text Interagir; // Variavel do texto UI.
 public float Velocidade; // Variavel float para controlar a velocidade.
 public int Tempo; // Variavel que irá medir o tempo.
 Vector3 PosInicial, PosFinal; // Variaveis das posições.

Lembrando que para usar qualquer coisa relacionada ao UI utilizamos a biblioteca UnityEngine.UI

Agora iremos fazer as posições receberem o local exato dos Objetos

Código:
void Start () {
 PosInicial = Porta.transform.position; // Aqui a posição inicial recebe a posição da porta inicialmente
 PosFinal = Alvo.transform.position; // Aqui recebe a posição final da porta.
 Interagir.enabled = false; // Aqui desativa o texto para não vermos de inicio.
 }

Depois disso utilizaremos a void OnTriggerEnter  juntamente com a OnTriggerExit

Código:
void OnTriggerEnter (Collider col){ // Col é o ponto de colisão.
 if (col.gameObject.tag == "Player"){ // Quando o col estiver colidindo com o player.
 Pode = true; // Pode ficará true e algo poderá ser feito.
 Interagir.enabled = true; // O Texto Interagir da UI Ficará visível.
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider col){
 if (col.gameObject.tag == "Player"){ // Quando o col não estiver colidindo com o player.
 Pode = false; // Pode ficará false e algo não poderá ser feito.
 Interagir.enabled = false;  // O Texto Interagir da UI Ficará apagará.
 }
 }

E Agora utilizaremos o Vector3.Lerp para movimentar o objeto de um modo suave

Obs: Todo lerp tem que estar na void Update

Código:
void Update (){

 if (NumPort == true) { // Se o "Num Port" estiver true.
 Porta.transform.position = Vector3.Lerp (Porta.transform.position, PosFinal, Velocidade); // O Objeto irá de sua posição atual até a PosFinal na "Velocidade" definida.
 StartCoroutine ("Fechar"); //Chamaremos um tempo antes que o NumPort fique false
 }
 if (NumPort == false) { // Se o "Num Port" estiver false.
 Porta.transform.position = Vector3.Lerp (Porta.transform.position, PosInicial, Velocidade); // // O Objeto irá de sua posição atual até a PosInicial na "Velocidade" definida.
 }
 if (Input.GetKeyDown ("e") && Pode == true) { // Se o botão "e" for pressionado e a variavel bool "Pode" for true.
 NumPort = true; // NumPort Ficará true.

 }
 }


Agora estamos quase no final  do script terminaremos o tempo com o IEnumerator fina que irá contar o tempo até a próxima ação.

Obs: Você pode usar o Normalize em qualquer numero do script caso não queira utilizar números pequenos.

Código:
IEnumerator Fechar (){ // Perceba que tem o mesmo nome da Coroutine que chamamos no Update.
 yield return new WaitForSeconds (Tempo); // Definimos aqui o tempo que o NumPort ficará false.
 NumPort = false; // NumPort Ficará false após o "Tempo" Definido.
 }
}


Lembre-se de fechar as " { } " corretamente....

Agora iremos configurar o script dentro da unity...

1 - Coloque o script em um collider, onde será a área em que o jogador poderá ativar a alavanca, E Marque a opção Is Trigger ou Caso seja um mesh marque convex e em seguida marque a segunda opção

    

2 - Configure o script a sua preferencia...

   

3 - Faça o teste e veja se funcionou...


Script Completo:



Nomeie o script de Portão.

Código:

// Script de PauloFR
// Porta abrir com alavanca
// Retirado de www.schultzgames.com

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Portão : MonoBehaviour {

 bool NumPort, Pode;
 public GameObject Porta, Alvo;
 public Text Interagir;
 public float Velocidade;
 public int Tempo;
 Vector3 PosInicial, PosFinal;

 void Start () {
 PosInicial = Porta.transform.position;
 PosFinal = Alvo.transform.position;
 Interagir.enabled = false;
 }

 void OnTriggerEnter (Collider col){
 if (col.gameObject.tag == "Player"){
 Pode = true;
 Interagir.enabled = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider col){
 if (col.gameObject.tag == "Player"){
 Pode = false;
 Interagir.enabled = false;
 }
 }

 void Update (){

 if (NumPort == true) {
 Porta.transform.position = Vector3.Lerp (Porta.transform.position, PosFinal, Velocidade);
 StartCoroutine ("Fechar");
 }
 if (NumPort == false) {
 Porta.transform.position = Vector3.Lerp (Porta.transform.position, PosInicial, Velocidade);
 }
 if (Input.GetKeyDown ("e") && Pode == true) {
 NumPort = true;

 }
 }

 IEnumerator Fechar (){
 yield return new WaitForSeconds (Tempo);
 NumPort = false;
 }
}



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