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[TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

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TUTORIAL [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por MarcosSchultz Sex Set 04, 2015 2:19 pm

Fala galera, estou trazendo este tutorial para mostrar como ressetar alguma condição no Animator após ter executado a animação desejada. Exemplo:

Tenho uma condição do tipo float, com o nome "velocidade". A condição para executar a animação "walk" é que a velocidade seja maior do que 1,
Más a intenção é que a animação seja executada apenas 1 vez, e depois que terminar, volte ao seu estado de "IdleA" ou, parado.

O problema é que eu preciso fazer com que o valor da minha velocidade seja ressetado, por que se ele ficar em 1, a animação vai ficar sendo chamada direto.

Para isto é necessário Marcar a opção "Has Exit Time" na seta de volta, e deixar a volta sem nenhuma condição, ou com uma condição de "velocidade == 0" ( no meu caso ). 

Depois disso, basta fazer uma simples condição via script. Basicamenve você vai pedir se o nome da animação atual é "walk" ( no meu caso ). E se for, ai basta ressetar a variavel "velocidade".

Para fazer isto, basta utilizar este comando:

Código:

if (Animator.GetCurrentAnimatorStateInfo (layer).IsName ("NomeDaAnimação")){
        //comandos para ressetar as condições
}

isto é uma simples checagem onde eu pergunto a layer em que a animação está ( é dada em números ) e também pergunto o nome da animação.

Para mim, o comando ficou assim:

Código:
if (controlGato.GetCurrentAnimatorStateInfo (0).IsName ("Walk")){
 controlGato.SetFloat("velocidade", 0);
}

Visto que a layer que eu estava trabalhando éra a primeira da lista ( ou seja, a layer 0 ) e o nome da animação é "walk".

O script completo que eu utilizei neste teste é este aqui:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class AnimCat : MonoBehaviour {
 private Animator controlGato; // aqui eu declaro uma variavel do tipo Animator para guardar o animator
 public float velocidade; // uma variavel do tipo float para controlar a velocidade
 void Start () {
 controlGato = GetComponent<Animator> (); // aqui eu seto o animator do gato
 }
 void Update () {
 controlGato.SetFloat ("velocidade", velocidade); // aqui eu estou setando o valor da condição "velocidade" com o mesmo valor da variavel velocidade
 if (Input.GetKeyDown ("e")) {
 velocidade = velocidade + 0.1f; // se eu apertar "e" a minha velocidade aumenta em 0.1f
 }
 if (controlGato.GetCurrentAnimatorStateInfo (0).IsName ("Walk")){ // se eu estiver executando a animação "walk"
 controlGato.SetFloat("velocidade", 0); // deixa a condição "velocidade" no animator, como 0
 velocidade = 0; // resseta a variavel velocidade no script
 }
 }
}

Este foi o sistema que eu utilizei para o meu sistema.

é bem simples de modo geral... :D


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:15 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por mwgamer Sex Set 04, 2015 2:36 pm

VLW MANO ME AJUDO MUITO, E FUNCIONOU DIREITINHO :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por DarkPrideOdium Sex Jan 15, 2016 11:09 pm

e em javascript ?como ficaria?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jan 16, 2016 1:17 am

pega o conversor de códigos no google brother... Não estou dando mais suporte a Java, visto que a preferência de 99% do fórum é C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por rafaelllsd Sáb Jan 16, 2016 11:11 am

Marcos, da pra fazer o mesmo script mais com Bool, Int?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jan 16, 2016 1:01 pm

rafaelllsd escreveu:Marcos, da pra fazer o mesmo script mais com Bool, Int?

Sim, o GetState pega qualquer estado que estiver lá, bool, int, float, string
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por dviros Qua Mar 08, 2017 3:17 pm

Como faço algo parecido quando se trabalha dentro de um blend tree?
Já que nesse caso não há a opção de marcar o "Has Exit Time"?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 09, 2017 12:49 am

Se não me engado, blend tree funciona como uma classe, aonde você acessa as subclasses e ai vai existire o HasExitTime
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por osiasbezerra Qua Out 04, 2017 8:28 am

Uma solução também, seria usar o  Input.GetAxis("Horizontal") e  Input.GetAxis("Horizontal"), para as teclas w,s,a,d  enquanto tiver pressionado baixo ou esquerda chega a -1 e alto ou direita, chega  a  1, e se  você soltar a tecla volta a 0, sendo que se pode configurar as teclas que pode apertar em settings. 

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )

Mensagem por Joc Ter maio 19, 2020 3:59 pm

Muito obrigado mano, tava quebrando a cabeça no meu projeto ontem e hoje achei sua solução. Laughing

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