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First Person Controller ( como funciona )

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Resolvido First Person Controller ( como funciona )

Mensagem por Lotheadric Qui Fev 02, 2017 4:45 pm

Alguem me explica como funciona o Script? Tipo, n faço a menor ideia do porque cada coisa esta ali.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class camMouseLook : MonoBehaviour {

    Vector2 mouseLook;
    Vector2 smoothV;
    public float sensitivity = 5.0f;
    public float smoothing = 2.0f;
    
    GameObject character;

    Void Start() {
    character = this.transform.parent.gameObject; // O Que significa essa linha? E daqui para frente eu n entendo mais nada ;-;
    }

    void Update () {
    var md = new Vector2(Input.GetAxisRaw("Mouse X"), input.GetAxisRaw("mouse Y"));

    md = Vector2.scale(md, new Vector2 (sensitivity * smoothing, sensitivity * smoothing));
    smoothV.x = Mathf.Lerp(smoothV.x, md.x, lf / smoothing);
    smoothV.y = Mathf.Lerp(smoothV.y, md.y, lf / smoothing);
    mouseLook += smoothV;
    
    transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis (-mouseLook.y, Vector3.right);
    character.transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis(mouseLook.x, character.transform.up);
}

}
 O link do video de onde retirei o codigo:
https://www.youtube.com/watch?v=blO039OzUZc

me ajudem plz  Cheers :D

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Resolvido Re: First Person Controller ( como funciona )

Mensagem por augustobrito Qui Fev 02, 2017 4:58 pm

13. Start, método que a unity utliza pra fazer inicialização
14. Referencia ao gameobject do transform do pai (no caso possivelmente o gameobject do player)
17. Update, método que a unity utiliza para atualizar frame a frame
18. Criou um novo Vector2 para captura o Input do mouse tanto no eixo x como no y
21. e 22. Continha basica de matematica, lerp é interpolação linear entre dois valores

As linhas de baixo vc pode ler na API:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Quaternion.AngleAxis.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Transform-localRotation.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector2.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Mathf.Lerp.html

Bom sugiro que vc estude os principios, pq esse script aí é basico, nao tem mistério algum. São dúvidas que mostram realmente que vc nao estudou a parte basica da engine.
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Resolvido Re: First Person Controller ( como funciona )

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 02, 2017 7:36 pm

Está aqui o script comentado:

Código:
using UnityEngine; //biblioteca UnityEntine... permite utilizar funções da UnityEngine
using System.Collections; //biblioteca que traz consigo funções de listar, cálculos, etc

public class camMouseLook : MonoBehaviour { //Nome da classe, ou seja, do script, que no caso é "camMouseLook", e ele herda funções do MonoBehaviour, como por exemplo, o Start, Update, etc

   Vector2 mouseLook; //variável invisível no inspector, que suporta um vetor (x,y)
   Vector2 smoothV; //variável invisível no inspector, que suporta um vetor (x,y)
   public float sensitivity = 5.0f; //variável que suporta números com virgula e é visível no inspector
   public float smoothing = 2.0f; //variável que suporta números com virgula e é visível no inspector

   GameObject character; //variável invisível ao inspector, que suporta qualquer objeto.

   void Start() { //void Start (com V minúsculo). eh chamada apenas 1 vez no início do jogo, quando o script é ativado
      character = this.transform.parent.gameObject; // a variável "character" recebe o objeto em que o script está linkado
   }

   void Update () { //void Update, é chamada o tempo todo, umas 40 vezes por segundo (depende dos FPS)
      
      Vector2 md = new Vector2(Input.GetAxisRaw("Mouse X"), Input.GetAxisRaw("mouse Y")); //troquei o "var" por Vector2, pois você está jogando um vetor na variável, e também troquei o segundo input por Input, com I maiúsculo
      //nesta variável md, você está jogando os Inputs do mouse para um vetor, aonde a parte x vai ser o eixo horizontal e a aprte Y o vertical, ex: (InputMouseX, InputMouseY)


      md = Vector2.Scale(md, new Vector2 (sensitivity * smoothing, sensitivity * smoothing)); //novamente, corrigi o S minúsculo do 'Scale'. Nesta linha. o Vector2.Scale multiplica os 2 vetores, mas isto não faz muito sentido aqui, pois tem o mesmo vetor ali.
      smoothV.x = Mathf.Lerp(smoothV.x, md.x, lf / smoothing); //um Lerp está sendo feito para alterar o valor de smoothV.x para o Input do Mouse, mas isto não vai funcionar, pois a variável lf nem existe, e o Lerp deve ser construído dentro do vetor
      smoothV.y = Mathf.Lerp(smoothV.y, md.y, lf / smoothing); //um Lerp está sendo feito para alterar o valor de smoothV.y para o Input do Mouse, mas isto não vai funcionar, pois a variável lf nem existe, e o Lerp deve ser construído dentro do vetor
      mouseLook += smoothV; //você adiciona ao vetor "mouseLook" o vetor "smoothV"

      transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis (-mouseLook.y, Vector3.right); //você passa para o objeto que contém o script, a rotação do input do mouse.
      character.transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis(mouseLook.x, character.transform.up); //você passa para o objeto que foi linkado na variável character, a rotação do input do mouse.
   }

}

mas vou te dizer, ele não faz muito sentido não. E tem linhas que nem vão funcionar.
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Resolvido Re: First Person Controller ( como funciona )

Mensagem por Lotheadric Qui Fev 02, 2017 10:40 pm

MarcosSchultz escreveu:Está aqui o script comentado:

Código:
using UnityEngine; //biblioteca UnityEntine... permite utilizar funções da UnityEngine
using System.Collections; //biblioteca que traz consigo funções de listar, cálculos, etc

public class camMouseLook : MonoBehaviour { //Nome da classe, ou seja, do script, que no caso é "camMouseLook", e ele herda funções do MonoBehaviour, como por exemplo, o Start, Update, etc

 Vector2 mouseLook; //variável invisível no inspector, que suporta um vetor (x,y)
 Vector2 smoothV; //variável invisível no inspector, que suporta um vetor (x,y)
 public float sensitivity = 5.0f; //variável que suporta números com virgula e é visível no inspector
 public float smoothing = 2.0f; //variável que suporta números com virgula e é visível no inspector

 GameObject character; //variável invisível ao inspector, que suporta qualquer objeto.

 void Start() { //void Start (com V minúsculo). eh chamada apenas 1 vez no início do jogo, quando o script é ativado
 character = this.transform.parent.gameObject; // a variável "character" recebe o objeto em que o script está linkado
 }

 void Update () { //void Update, é chamada o tempo todo, umas 40 vezes por segundo (depende dos FPS)
 
 Vector2 md = new Vector2(Input.GetAxisRaw("Mouse X"), Input.GetAxisRaw("mouse Y")); //troquei o "var" por Vector2, pois você está jogando um vetor na variável, e também troquei o segundo input por Input, com I maiúsculo
 //nesta variável md, você está jogando os Inputs do mouse para um vetor, aonde a parte x vai ser o eixo horizontal e a aprte Y o vertical, ex: (InputMouseX, InputMouseY)


 md = Vector2.Scale(md, new Vector2 (sensitivity * smoothing, sensitivity * smoothing)); //novamente, corrigi o S minúsculo do 'Scale'. Nesta linha. o Vector2.Scale multiplica os 2 vetores, mas isto não faz muito sentido aqui, pois tem o mesmo vetor ali.
 smoothV.x = Mathf.Lerp(smoothV.x, md.x, lf / smoothing); //um Lerp está sendo feito para alterar o valor de smoothV.x para o Input do Mouse, mas isto não vai funcionar, pois a variável lf nem existe, e o Lerp deve ser construído dentro do vetor
 smoothV.y = Mathf.Lerp(smoothV.y, md.y, lf / smoothing); //um Lerp está sendo feito para alterar o valor de smoothV.y para o Input do Mouse, mas isto não vai funcionar, pois a variável lf nem existe, e o Lerp deve ser construído dentro do vetor
 mouseLook += smoothV; //você adiciona ao vetor "mouseLook" o vetor "smoothV"

 transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis (-mouseLook.y, Vector3.right); //você passa para o objeto que contém o script, a rotação do input do mouse.
 character.transform.localRotation = Quaternion.AngleAxis(mouseLook.x, character.transform.up); //você passa para o objeto que foi linkado na variável character, a rotação do input do mouse.
 }

}

mas vou te dizer, ele não faz muito sentido não. E tem linhas que nem vão funcionar.
Valeu cara, suas aulas no seu canal,cujo me inscrevi nas primeiras 3 aulas, e este forum, estao ajudando demais! Cheers

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