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Problemas após trocar de cenas

Ir em baixo

Resolvido Problemas após trocar de cenas

Mensagem por Marc7 em Dom Out 09, 2016 10:51 pm

Pessoal, estou com problemas no meu projeto, é o seguinte, estou no menu principal e, quando teclo Enter na opção GameStart, faz um Fade na tela para escurecer, em seguida carrega a cena Loading que me leva para a cena Level1. Fiz um video que vai explicar bem visualmente o que está acontecendo.





Aqui está o script do menu principal, na cena "Main":

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections;

public class GCMenuPrincipal : MonoBehaviour {

    public GameObject menuPrincip;
    public GameObject menuConfig;
    public GameObject menuSoundOption;
    public GameObject menuKeyConfig;
    public GameObject menuScreenAdj;
    public static int valor = 1;
    public int mainSelection = 1;
    public int soundSelections = 1;
    public int keySelections = 1;
    public int screenSelections = 1;
    public static int level = 2;
    public static int player = 3;
    public static int credits = 3;
    public static int habilitaMenu = 1;
    public bool gameStart = false;
    public int menus;
    public AudioClip disparar;

    private AudioSource somMenuMain;

    void Awake()  {
        if (somMenuMain == null) {
            somMenuMain = GetComponent<AudioSource>();
        }
    }

    void Update() {

        var menuQuit = GameObject.FindGameObjectWithTag("quit").GetComponent<GCQuitGame>().quitActive;
        if (habilitaMenu == 1 && !menuQuit) {
            menuPrincip.SetActive(true);
            menuConfig.SetActive(false);
            menuSoundOption.SetActive(false);
            opcoesMenuPrincipal();
            valorPadraoConfig();
        }

        if (habilitaMenu == 2 && !menuQuit) {
            if (mainSelection == 1) {
                var _fadeIn = GameObject.Find("FadeCamadaIn").GetComponent<FadeIn>();
                _fadeIn.enabled = true;
                StartCoroutine("carregaJogo");
            }
        }

        if (gameStart) {
            SceneManager.LoadScene("Loading");
            StopCoroutine("carregaJogo");
        }

        if (habilitaMenu == 2 && !menuQuit) {
            if (mainSelection == 2) {
                menuPrincip.SetActive(false);
                menuConfig.SetActive(true);
                menuSoundOption.SetActive(false);
                menuKeyConfig.SetActive(false);
                menuScreenAdj.SetActive(false);
                opcoesMenuConfig();
            }
        }

        if (habilitaMenu == 3 && !menuQuit) {
            if (valor == 4) {
                menuPrincip.SetActive(false);
                menuConfig.SetActive(false);
                menuSoundOption.SetActive(true);
                menuKeyConfig.SetActive(false);
                menuScreenAdj.SetActive(false);
                opcoesMenuSound();
            }
        }

        if (habilitaMenu == 3 && !menuQuit) {
            if (valor == 5) {
                menuPrincip.SetActive(false);
                menuConfig.SetActive(false);
                menuSoundOption.SetActive(false);
                menuKeyConfig.SetActive(true);
                menuScreenAdj.SetActive(false);
                opcoesMenuKey();
            }
        }

        if (habilitaMenu == 3 && !menuQuit) {
            if (valor == 6) {
                menuPrincip.SetActive(false);
                menuConfig.SetActive(false);
                menuSoundOption.SetActive(false);
                menuKeyConfig.SetActive(false);
                menuScreenAdj.SetActive(true);
                opcoesMenuScreen();
            }
        }

        //Fechar o jogo caso a opçao Exit seja apertada.
        if (habilitaMenu == 2) {
            if (mainSelection == 5) {
                var fadeIn = GameObject.Find("FadeCamada").GetComponent<FadeIn>();
                fadeIn.enabled = true;
                defaultOptionsConfig();

                if (FadeIn.valor == 1) {
                    Application.Quit();
                }
            }
        }

        //Carrega a cena Creditos.
        if (habilitaMenu == 2) {
            if (mainSelection == 4) {
                SceneManager.LoadScene("_Credits");
            }
        }

        //Mantem o valor minimo de habilitaMenu em 1.
        if (habilitaMenu == 0) {
            habilitaMenu += 1;
        }

        menus = habilitaMenu;

        trocaMenu();
        opcaoDificuldade();
        opcaoPlayer();
        opcaoCreditos();
        opcaoPadrao();
        optionsRetornar();
    }

    public void opcoesMenuPrincipal() {
        var imgMainSelect = GameObject.Find("MainSelectImage").GetComponent<RectTransform>();

        //Navegar nas opçoes do Menu principal.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            mainSelection += 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (mainSelection == 6) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                mainSelection -= 5;
            }
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            mainSelection -= 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (mainSelection == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                mainSelection += 5;
            }
        }

        if (mainSelection == 1) {
            imgMainSelect.localPosition = new Vector2(0, 67.0f);
        }

        if (mainSelection == 2) {
            imgMainSelect.localPosition = new Vector2(0, 29.0f);
        }

        if (mainSelection == 3) {
            imgMainSelect.localPosition = new Vector2(0, -8.999f);
        }

        if (mainSelection == 4) {
            imgMainSelect.localPosition = new Vector2(0, -47.0f);
        }

        if (mainSelection == 5) {
            imgMainSelect.localPosition = new Vector2(0, -84.999f);
        }
    }

    public void opcoesMenuConfig() {
        var imagemDific = GameObject.Find("DifficultImage").GetComponent<RectTransform>();

        //Navegar nas opçoes do Menu Config.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            valor += 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            valor -= 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (valor == 9) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                valor -= 8;
            }
        }

        if (valor == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                valor += 8;
            }
        }

        if (valor == 1) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, 103.5f);
        }

        if (valor == 2) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, 69.5f);
        }

        if (valor == 3) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, 35.7f);
        }

        if (valor == 4) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, 2.2f);
        }

        if (valor == 5) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, -31.5f);
        }

        if (valor == 6) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, -64.98f);
        }

        if (valor == 7) {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(-53.4f, -98.7f);
        }

        if (valor ==  {
            imagemDific.localPosition = new Vector2(2.050f, -132.5f);
        }
    }

    public void opcoesMenuSound() {
        var textBGM = GameObject.Find("BGMText").GetComponent<Text>();
        var textSE = GameObject.Find("SEText").GetComponent<Text>();
        var textSoundTest = GameObject.Find("SoundTestText").GetComponent<Text>();
        var textDefault = GameObject.Find("DefaultText").GetComponent<Text>();
        var textReturn = GameObject.Find("ReturnText").GetComponent<Text>();

        //Navegar nas opçoes do Menu Sound Options.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            soundSelections += 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            soundSelections -= 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (soundSelections == 6) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                soundSelections -= 5;
            }
        }

        if (soundSelections == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                soundSelections += 5;
            }
        }

        if (soundSelections == 1) {
            textBGM.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textSE.color = new Color(1, 1, 1f);
            textSoundTest.color = new Color(1, 1, 1);
            textDefault.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (soundSelections == 2) {
            textBGM.color = new Color(1, 1, 1);
            textSE.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textSoundTest.color = new Color(1, 1, 1);
            textDefault.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (soundSelections == 3) {
            textBGM.color = new Color(1, 1, 1);
            textSE.color = new Color(1, 1, 1f);
            textSoundTest.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textDefault.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (soundSelections == 4) {
            textBGM.color = new Color(1, 1, 1);
            textSE.color = new Color(1, 1, 1f);
            textSoundTest.color = new Color(1, 1, 1);
            textDefault.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textReturn.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (soundSelections == 5) {
            textBGM.color = new Color(1, 1, 1);
            textSE.color = new Color(1, 1, 1f);
            textSoundTest.color = new Color(1, 1, 1);
            textDefault.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
        }
    }

    public void opcoesMenuKey() {
        var textInput = GameObject.Find("InputText").GetComponent<Text>();
        var textReturn2 = GameObject.Find("ReturnText2").GetComponent<Text>();

        //Navegar nas opçoes do Menu Key Config.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            keySelections += 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            keySelections -= 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (keySelections == 3) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                keySelections -= 2;
            }
        }

        if (keySelections == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                keySelections += 2;
            }
        }

        if (keySelections == 1) {
            textInput.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textReturn2.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (keySelections == 2) {
            textInput.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn2.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
        }
    }

    public void opcoesMenuScreen() {
        var textResolut = GameObject.Find("ResolutionText").GetComponent<Text>();
        var textReturn3 = GameObject.Find("ReturnText3").GetComponent<Text>();

        //Navegar nas opçoes do Menu Screen Adjust.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            screenSelections += 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            screenSelections -= 1;
            somMenuMain.Play();
        }

        if (screenSelections == 3) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                screenSelections -= 2;
            }
        }

        if (screenSelections == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                screenSelections += 2;
            }
        }

        if (screenSelections == 1) {
            textResolut.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            textReturn3.color = new Color(1, 1, 1);
        }

        if (screenSelections == 2) {
            textResolut.color = new Color(1, 1, 1);
            textReturn3.color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
        }
    }

    void opcaoDificuldade() {
        var opcoesDific = GameObject.Find("DifficultOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("right")) {
                level += 1;
                if (level == 4) {
                    level -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("left")) {
                level -= 1;
                if (level == 0) {
                    level += 1;
                }
            }
        }

        if (level == 1) {
            opcoesDific.text = "Easy";
        }

        if (level == 2) {
            opcoesDific.text = "Normal";
        }

        if (level == 3) {
            opcoesDific.text = "Hard";
        }
    }

    void opcaoPlayer() {
        var opcoesPlayer = GameObject.Find("PlayerOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("right")) {
                player += 1;
                if (player == 6) {
                    player -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("left")) {
                player -= 1;
                if (player == 0) {
                    player += 1;
                }
            }
        }

        if (player == 1) {
            opcoesPlayer.text = "1";
        }

        if (player == 2) {
            opcoesPlayer.text = "2";
        }

        if (player == 3) {
            opcoesPlayer.text = "3";
        }

        if (player == 4) {
            opcoesPlayer.text = "4";
        }

        if (player == 5) {
            opcoesPlayer.text = "5";
        }
    }

    void opcaoCreditos() {
        var opcoesCredits = GameObject.Find("CreditsOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 3) {
            if (Input.GetKeyDown("right")) {
                credits += 1;
                if (credits == 6) {
                    credits -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 3) {
            if (Input.GetKeyDown("left")) {
                credits -= 1;
                if (credits == 0) {
                    credits += 1;
                }
            }
        }

        if (credits == 1) {
            opcoesCredits.text = "1";
        }

        if (credits == 2) {
            opcoesCredits.text = "2";
        }

        if (credits == 3) {
            opcoesCredits.text = "3";
        }

        if (credits == 4) {
            opcoesCredits.text = "4";
        }

        if (credits == 5) {
            opcoesCredits.text = "5";
        }
    }

    void opcaoPadrao() {
        if (valor == 7) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                level = 2;
                player = 3;
                credits = 3;
            }
        }
    }

    void optionsRetornar() {
        if (valor ==  {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                menuPrincip.SetActive(true);        //Ativa o Painel Principal.
                menuConfig.SetActive(false);        //Desativa o Painel de Configurações.
                habilitaMenu -= 1;
                PlayerPrefs.SetInt("NivelSelecionado", level);
                PlayerPrefs.SetInt("VidaSelecionada", player);
                PlayerPrefs.SetInt("CreditoSelecionado", credits);

                if (habilitaMenu == 2) {
                    habilitaMenu -= 1;
                }
            }
        }
    }

    void valorPadraoMain() {
        mainSelection = 2;
    }

    void valorPadraoConfig() {
        valor = 1;
    }

    public void defaultOptionsConfig() {
        level = 2;
        player = 3;
        credits = 3;
    }

    void valorPadraoSound() {
        soundSelections = 1;
    }

    void valorPadraoKey() {
        keySelections = 1;
    }

    void valorPadraoScreen() {
        screenSelections = 1;
    }

    void trocaMenu() {
        if (habilitaMenu == 3 && soundSelections == 5 || keySelections == 2 || screenSelections == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                habilitaMenu -= 1;
                valorPadraoSound();
                valorPadraoKey();
                valorPadraoScreen();
                return;
            }
        }

        //Trocar de menu.
        if (habilitaMenu == 1 && mainSelection == 2 || mainSelection == 5 || mainSelection == 4 || mainSelection == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                habilitaMenu += 1;
            }
        }

        if (habilitaMenu == 2 && valor == 4 || valor == 5 || valor == 6) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                habilitaMenu += 1;
            }
        }

        //Mantem o valor maximo de habilitaMenu em 3.
        if (Input.GetKeyDown("return")) {
            if (habilitaMenu == 4) {
                habilitaMenu -= 1;
            }
        }
    }

    IEnumerator carregaJogo() {
        yield return new WaitForSeconds(2.5f);
        gameStart = true;
    }
}

E aqui o script que abre o menu PAUSE, que me dá a opção de retomar o jogo ou voltar à cena Main:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections;

public class GCPause : MonoBehaviour {

    public GameObject menuPause;
    public int value2 = 1;
    public bool menuPauseActive = false;

    
    void Update() {
        if (Input.GetKeyDown("escape") && !menuPauseActive) {
            menuPauseActive = true;
            Invoke("AtivaPause", 0.1f);
            AudioListener.volume = 0;
        }

        if (!menuPauseActive) {
            PauseDefault();
        }

        pauseOptions();
        botaoVoltar();
        botaoMenuPrincipal();

    }

    void pauseOptions() {

        //Selecionar as opçoes Sim e Nao atraves das teclas frente e tras.
        if (menuPauseActive) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                value2 += 1;
            }

            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                value2 -= 1;
            }

            if (value2 == 3) {
                if (Input.GetKeyDown("down")) {
                    value2 -= 2;
                }
            }

            if (value2 == 0) {
                if (Input.GetKeyDown("up")) {
                    value2 += 2;
                }
            }

            if (value2 == 1) {
                GameObject.Find("MainMenuText").GetComponent<Text>().color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            }
            else {
                GameObject.Find("MainMenuText").GetComponent<Text>().color = new Color(1, 1, 1);
            }

            if (value2 == 2) {
                GameObject.Find("BackText").GetComponent<Text>().color = new Color(0.3f, 0.8f, 0.8f);
            }
            else {
                GameObject.Find("BackText").GetComponent<Text>().color = new Color(1, 1, 1);
            }
        }
    }

    public void botaoVoltar() {
        if (value2 == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                Time.timeScale = 1f;
                menuPause.SetActive(false);
                menuPauseActive = false;
                AudioListener.volume = 1f;
            }
        }
    }

    public void botaoMenuPrincipal() {
        if (value2 == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                Time.timeScale = 1f;
                SceneManager.LoadScene("Main");
                GCMenuPrincipal.habilitaMenu = 1;
                menuPauseActive = false;
                GCMenuPrincipal.level = PlayerPrefs.GetInt("NivelSelecionado");
                GCMenuPrincipal.player = PlayerPrefs.GetInt("VidaSelecionada");
                GCMenuPrincipal.credits = PlayerPrefs.GetInt("CreditoSelecionado");
            }
        }
    }

    void AtivaPause() {
        Time.timeScale = 0f;
        menuPause.SetActive(true);
    }

    void PauseDefault() {
        value2 = 1;
    }
}


Conforme os scripts, onde está o erro?
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

Mensagem por Marc7 em Ter Out 11, 2016 1:07 am

Pessoal, consegui resolver o problema do audio, mas ainda continua falhando o escurecimento da tela quando seleciono a opção Game Start.
Mas essa falha só acontece quando retorno à cena do menu principal, após abrir o menu pause. Na primeira vez, quando clico no play para simular o jogo, esse fade está funcionando.
Queria saber por que não funciona depois numa segunda vez
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Out 12, 2016 7:25 pm

No momento que você da o play pela segunda vez, aparece um erro.

Poderia nos mostrar qual erro é este?
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

Mensagem por Marc7 em Qua Out 12, 2016 7:37 pm

@MarcosSchultz escreveu:No momento que você da o play pela segunda vez, aparece um erro.

Poderia nos mostrar qual erro é este?

Marcos na verdade não é quado dou o play pela segunda vez.

primeiro eu dou o play aí começa a simular o jogo, vou na opção Game Start, teclo ENTER e acontece o escurecimento da tela, é uma imagem UI dentro do canvas em que eu inseri uma camada preta (uma imagem toda preta).

aí começa o jogo na cena Level1. se eu apertar ESC para aparecer o menu Pause e escolher a opção Menu Principal, vou voltar para a cena Main.
Deixando o jogo ainda em simulação, se eu der ENTER de novo no Game Start a camada preta não dá mais o efeito fading.
e isso vai acontecendo mesmo eu voltando varias vezes para o menu principal.
não sei o que é.
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 16, 2016 9:43 pm

Tem como zipar o projeto e mandar para eu ver o que pode ser?

Pelo que da a entender, algum script está perdendo a referência do objeto nas trocas de cena.
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

Mensagem por Marc7 em Seg Out 17, 2016 2:36 am

Marcos por um descuido eu acabei perdendo a pasta do projeto desse jogo, então não vou poder de enviar esse projeto, mas pelo menos alguns scripts dele estavam salvos em outro lugar.
Mas eu descobri o problema, o erro no fade da tela preta estava em uma variavel que setei como static para ser acessada de outro script. depois que tirei o static para volta-la ao normal e fiz o codigo do outro script de uma forma diferente, esse erro corrigiu.
o audio era por conta do AudioListener, eu o retirei suspeitando dele e aí corrigiu.
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Resolvido Re: Problemas após trocar de cenas

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