SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
modelar avatar e skins para um jogo web
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Problema de Sincronização de um objeto de um jogo multiplayer usa q Photon
Unity - Compartilhar meu Jogo
Alguém que manja do Google ADmob?
Unity - Avaliar meu Jogo
[RESOLVIDO] Destruir inimigo com o player.
Salvar e carregar dados na Unity de objetos prefabs sem sobrescrever os dad
Unity - Salvar os Dados do Jogador Online
Ontem à(s) 10:09 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Qua Fev 21, 2024 10:39 am
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 1:29 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm
Ter Set 05, 2023 3:12 pm
Seg Set 04, 2023 11:53 pm



































































































[TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

4 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito Qua Out 05, 2016 2:50 pm

Bom pessoal, Andei muito assistindo vídeos de gringos e estudando sobre c#, desde então comecei a usar Singletons para facilitar a vida.
Bom, o Singleton vai ser util para classes controladoras, como por exemplo um GameController, um AudioController, e por aí vai. Caso queira saber mais sobre singletons leia aqui: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff650316.aspx

Vamos ao tutorial explicando passo a passo do que deve ser feito. (É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE VOCE LEIA OS COMENTÁRIOS DENTRO DO CÓDIGO PARA ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO!)




PASSO 1 - Criando a Instancia.



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class GameController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "GameController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static GameControllerinstance;

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }
        
}


PASSO 2 - (Opcional, porém recomendado) - Criando uma forma de "Carregar" o Prefab para dentro da cena caso seja chamado.


Bom, este passo aqui serve para que voce evite de esquecer de colocar o PREFAB dentro da cena. Ele vai  carregar o prefab caso você chame a instancia do GameControlle através de outro Classe, assim evitando erros.
Primeiramente, voce deve criar um GameObject em branco, colocar o script nele com o MESMO nome do script, depois, voce vai criar uma pasta chama Resources dentro da pasta Assets, e salvar o PREFAB que você criou do GameController lá dentro.



PASSO 2.1 - Melhorando o Script




Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class UIController : MonoBehaviour {

    // Vamos criar uma váriavel do TIPO "UIController" e usar o modificador "static".
    // Para saber mais sobre o modificador "static": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/98f28cdx.aspx
    private static UIController instance;

    // Vamos criar um método Getter para ter acesso atraves de outras classes
    // Para saber mais sobre Getters e Setters: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/w86s7x04.aspx
    public static UIController Instance
    {
        get
        {
            // Vamos checar se a instancia esta nula, ou seja, sem nenhum valor atribuido a ela
            if (instance == null)
            {
                // Vamos tentar procurar  o objeto na cena, caso ache, a instancia vai receber o objeto, porem do tipo UIController
                instance = GameObject.FindObjectOfType<UIController>();

                // Caso eu não ache o GameObject na cena, entao vou ter que carregar este GameObject dos Assets...
                if (instance == null)
                {
                    // Vamos Criar um GameObject temporario para armazenar o Object instanciado
                    // Lembrando que, vou precisar fazer o cast do Object para GameObject
                    GameObject obj = (GameObject)Instantiate(Resources.Load("UIController"));
                    obj.name = "UIController";
                    // Agora, precisamos colocar dentro da instance a componente UIController.
                    // Pois não precisamos na realidade do GameObject, mas sim da componente UIController
                    instance = obj.GetComponent<UIController>();
                }
                // Agora vamos fazer com que o GameObject permaneça caso carregue outras cenas.
                DontDestroyOnLoad(instance.gameObject);
            }
            return instance;
        }
    }

    // Vamos chamar o método "Awake", que é chamado antes do método "Start"
    private void Awake()
    {
        // Iremos checar se a instancia é nula
        if (instance == null)
        {
            // Se for, então, a instancia será a instancia desta classe.
            // Para saber mais sobre "this": https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dk1507sz.aspx
            instance = this;
            // Vamos dizer para que não destrua esse OBJETO caso carreguemos outra cena
            DontDestroyOnLoad(this);
        }
        else
        {
            // Agora, iremos checar se a INSTANCIA que criamos lá em cima não é igual a INSTANCIA desta CLASSE
            // Pois, se tivermos 2 INSTANCIAS IGUAIS, iremos deletar esta instancia.
            if (instance != this)
            {
                Debug.Log("INSTANCE ALREADY IN SCENE! LET'S DESTROY OURSELVES!");
                Destroy(this.gameObject);
            }
        }
    }

    // Método para Exemplificar o uso da Instancia
    public void ResetGame()
    {
    }
        
}

PASSO 3 - Acessando o GameController em outra Classe.




Código:
// Este passo é o mais simples, toda vez que desejar chamar um método, ou uma variavel de dentro do GameController
// Use a seguinte linha: (Lembrando, desde que quem voce for acessar seja publico)

GameController.Instance.ResetGame();
augustobrito
augustobrito
Mestre
Mestre

Masculino PONTOS : 3752
REPUTAÇÃO : 161
Áreas de atuação : C#, C, C++, Python & JS.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! WvDYdlf

http://augustobrit.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Weslley Qua Out 05, 2016 4:54 pm

bom tutorial
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 5477
REPUTAÇÃO : 742
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito Ter Nov 29, 2016 10:46 am

valeu =)
augustobrito
augustobrito
Mestre
Mestre

Masculino PONTOS : 3752
REPUTAÇÃO : 161
Áreas de atuação : C#, C, C++, Python & JS.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! WvDYdlf

http://augustobrit.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Flávio Dom Mar 10, 2019 8:18 pm

Dúvidas:

para fins de aprendizagem, copiei esses scripts em um projeto e estou tendo erro no script do passo 1, o erro está aparecendo em 'GameControllerinstance' e nas palavras 'instance.'

como corrijo isso?

outra coisa, a função public void ResetGame()   esta vazia, mas dentro dela pode ser colocado qualquer coisa para depois ser chamada por GameController.Instance.ResetGame(); ?
Flávio
Flávio
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2583
REPUTAÇÃO : 29
Áreas de atuação : Aprendizagem em:
Programação C#;
Pixelart
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Flávio Dom Mar 10, 2019 8:20 pm

ok fiz a correção, é porque GameController e instance estão juntos.
Flávio
Flávio
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2583
REPUTAÇÃO : 29
Áreas de atuação : Aprendizagem em:
Programação C#;
Pixelart
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por augustobrito Ter Abr 09, 2019 5:13 pm

Up pois vale a atenção novamente =)
augustobrito
augustobrito
Mestre
Mestre

Masculino PONTOS : 3752
REPUTAÇÃO : 161
Áreas de atuação : C#, C, C++, Python & JS.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! WvDYdlf

http://augustobrit.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!

Mensagem por Magnatah Ter Abr 09, 2019 7:31 pm

Eu Faço Desse Jeito:

Porem Não é recomendado Caso Utilize MultiThreading.
Código:
public class ClasseSingleton : MonoBehaviour
{
    private static ClasseSingleton UnicaInstancia;
    private byte ValorTeste = 0;

    //Construtor privado
    private ClasseSingleton() { }

    private void Awake()
    {
        if (UnicaInstancia == null)
            UnicaInstancia = this;
        else if (UnicaInstancia != this)
            Destroy(gameObject.GetComponent(UnicaInstancia.GetType()));
    }

    public static ClasseSingleton Instancia()
    {
        return UnicaInstancia;
    }
}


Exemplo de Uso:
Código:
public class ClasseTeste : MonoBehaviour
{
    ClasseSingleton.Instancia().ValorTeste = 1;
}
Magnatah
Magnatah
Instrutor

Masculino PONTOS : 3290
REPUTAÇÃO : 208
Idade : 28
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe! Aad8pUi

https://www.instagram.com/ampercygames/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos