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Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

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Resolvido Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por Marc7 em Ter Set 06, 2016 3:18 pm

Boa tarde a todos,


preciso de um codigo que verifique se um objeto está habilitado lá no inspector.

eu pensei em algo do tipo:

Código:
if (gameObject.activeSelf) {
                
            }

esse script está anexado no proprio objeto.
é desse jeito mesmo que escreve para verificar se ele está ativo?

e se eu quero verificar se ele está desabilitado, como seria? seria  !gameObject.activeSelf ?
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por George Lucas Vieira em Ter Set 06, 2016 3:41 pm

Perdão, mas não sei te responder desta maneira... E o Unity reference também não me ajudou muito.

Ao invés de simplesmente ativar e desativar por script, eu sempre usei uma variável auxiliar para isso cara, desta forma:
Quando uma bool = false, o objeto desativa. Quando uma bool = true, o objeto ativa.
Assim, terei total controle sobre o objeto a partir desta variável auxiliar.

Algo como:
Código:
public GameObject testObj;
private bool auxActive;

void Start(){
   auxActive = true;
}

void Update(){
  if(Vector3.Distance(transform.position, testObj.transform.position) < 2){
     auxActive = false;
  }
  else{
     auxActive = true;
  }

  if(auxActive)
     testObj.SetActive(true);

  if(!auxActive)
     testObj.SetActive(false);
  
}



Assim, se o objeto estiver ativado, a variável sempre vai ser true. Se o objeto estiver desativado, a variável sempre vai ser false. E você pode utilizá-la para outras verificações. Até mais vey, flw!
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por Marc7 em Ter Set 06, 2016 3:49 pm

Valeu George pela dica!  esse .activeSelf eu descobri pela internet, tenstando aqui até que funcionou, eu fiz um pequeno codigo só para testar isso:

Código:
public bool valor = false;

if (Input.GetKeyDown(KeyCode.D)) {
            if (gameObject.activeSelf) {
                valor = true;
            }
        }

sempre que eu aperto a tecla D, se o objeto estiver habilitado no inspector, valor vira verdadeiro, então o activeSelf é para isso mesmo, ele vê se o objeto está ativo.

durante a simulação eu testei desabilitando o objeto manualmente, aí quando aperto D valor não se torna true, então está funcionando.

mas quando fui fazer o contrario tipo:

Código:
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.E)) {
            if (!gameObject.activeSelf) {
                valor = false;
            }
        }

esse "!gameObject.activeSelf"  já não funciona, que seria verificar se o objeto está inativo.
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por George Lucas Vieira em Ter Set 06, 2016 4:01 pm

Provavelmente, esta função não consegue analisar o objeto que está desativado, pois ele está realmente desativado kkkkk
Tenta fazer da maneira que falei, é um pouco mais trabalhoso mas sem complicações.
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por kalielson em Ter Set 06, 2016 4:05 pm

exato não vai conseguir pois o próprio script so vai funcionar quando o objeto estiver ativo, vc tera q verifica-lo com outro objeto a maneira mais simple seria este script a baixo na camera onde vc referenciaria o objeto no qual vc quer verificar.
Código:
public GameObject objeto_a_ser_verificado;

   void Update ()
   {
      if (objeto_a_ser_verificado.activeSelf == true) {
         // Oque deve ser feito
      }
      else {
         //O que deve ser feito
      }
   }
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por RenanMSV em Ter Set 06, 2016 4:39 pm

Código:

bool = true;
if(bool){
    // retorna true
}
if(!bool){
  // retorna false
}
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por Weslley em Ter Set 06, 2016 10:55 pm

verificar se o objeto esta desativado no objeto que esta desativado não vai funcionar como o George Lucas Vieira falou o objeto esta realmente desativado
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por Marc7 em Qua Set 07, 2016 11:10 am

ok então o activeSelf é unico mesmo só para objetos ativos.
terei que ter um segundo comando para verificar se ele está inativo.
valeu pessoal, vou seguir as dicas!
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Resolvido Re: Verificar se game object está habilitado ou desabilitado

Mensagem por zZAndersonZz em Dom Maio 28, 2017 8:59 am

kalielson escreveu:exato não vai conseguir pois o próprio script so vai funcionar quando o objeto estiver ativo, vc tera q verifica-lo com outro objeto a maneira mais simple seria este script a baixo na camera onde vc referenciaria o objeto no qual vc quer verificar.
Código:
public GameObject objeto_a_ser_verificado;

 void Update ()
 {
 if (objeto_a_ser_verificado.activeSelf == true) {
 // Oque deve ser feito
 }
 else {
 //O que deve ser feito
 }
 }
Excelente, esse activeSelf serviu perfeitamente para o meu menu. Very Happy
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