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[TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes

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TUTORIAL [TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes

Mensagem por AndyShow em Sex Ago 05, 2016 5:34 pm

Bom Galera Resolvi Postar Alguns Scripts que Fiz e acho que Podem Servir pra Alguém!
Não sei se Funciona na Unity 4 Uso a 5.3.5f1

Preste Atenção no Nome dos Scripts senão vai dar Erro!

AI_Random
Pequeno Sistema de AI que Anda por Points e se Assusta Quando Player Chega Muito Perto Serve Bem para Animais.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class AI_Random : MonoBehaviour {

 public GameObject[] Locais;                    // AQUI SÃO OS LOCAIS POR ONDE O AI VAI ANDAR ALEATORIAMENTE
 public float VelocidadeAndando = 2;            // Velocidade do AI Andando
 public float VelocidadeFugindo = 7;            // Velocidade do AI Quando ele esta Fugindo
 public float DistanciaPraAssustar = 20;        // Distancia que ele vai se Assustar de Vc
 public float TempoQueFicaAssustado = 300;      // Tempo em que ele vai ficar Assustado depois Volta a Caminhar
 private int tempo;
 private float Distancia;
 private bool EstaAssustado;
 private GameObject Jogador;
 private NavMeshAgent Nav;

 void Start () {
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 Nav = GetComponent<NavMeshAgent> ();
 Nav.speed = VelocidadeAndando;
 Nav.destination = Locais [Random.Range (0, Locais.Length)].transform.position;
 EstaAssustado = false;
 tempo = 0;
 }

 void Update (){
 Distancia = Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position); // FAZ O AI ANDAR PELOS PONTOS QUE VC COLOCOU EM LOCAIS
 if (Nav.remainingDistance < 5 && EstaAssustado == false) {
 Nav.destination = Locais [Random.Range (0, Locais.Length)].transform.position;
 Nav.speed = VelocidadeAndando;
 }
 if(Distancia == DistanciaPraAssustar && EstaAssustado == false){      // FAZ O AI CORRER QUANDO SE ASSUSTA
 Nav.destination = Locais [Random.Range (0, Locais.Length)].transform.position;
 Nav.speed = VelocidadeFugindo;
 EstaAssustado = true;
 }
 if (EstaAssustado == true) {      // VERIFICA SE O AI ESTA ASSUSTADO AI ELE FOGE POR UM TEMPO
 tempo += 1;
 if (tempo >= TempoQueFicaAssustado) {
 Nav.destination = Locais [Random.Range (0, Locais.Length)].transform.position;
 Nav.speed = VelocidadeAndando;
 tempo = 0;
 EstaAssustado = false;
 }
 }
 }
}

Aqui um Script que Fiz para o Som dos Passos do AI
SomPassos
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class SomPassos : MonoBehaviour {

 public GameObject AI;             // O AI QUE VC QUER COLOCAR O SOM DOS PASSOS
 public AudioClip[] SomDosPassos;  // OS AUDIOS DOS PASSOS POE COLOCAR QUANTOS QUISER
 public int TempoMinPassos = 10;   // TEMPO MIN ENTRE OS PASSOS
 public int TempoMaxPassos = 30;   // TEMPO MAX ENTRE OS PASSOS
 private int RandonPassos;         // RANDOMIZA OS PASSOS,VOLUME E PITCH PRA FICAR BEM LEGAL
 private float TempoPassos;
 private float Velocidade;

 void Start () {
 TempoPassos = 0;
 }

 void Update () {
 Velocidade = AI.GetComponent<NavMeshAgent> ().velocity.magnitude;
 TempoPassos += 1;
 if (TempoPassos > TempoMaxPassos) {
 TempoPassos = 0;
 }
 if (TempoPassos == RandonPassos && Velocidade > 0.2f) {
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomDosPassos [Random.Range (0, SomDosPassos.Length)]);
 }
 if (Velocidade > 0.2f) {
 RandonPassos = Random.Range (TempoMinPassos, TempoMaxPassos);
 GetComponent<AudioSource> ().pitch = Random.Range(0.7f, 2f);
 GetComponent<AudioSource> ().volume = Random.Range(0.4f, 1f);
 }
 }
}

Aqui um Script de Sons Aleatórios para seu AI ou para qualquer outra Coisa
SonsAleatorios
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class SonsAleatorios : MonoBehaviour {

 public AudioClip[] Sons;             // OS SONS QUE VC QUER QUE TOQUE ALEATORIAMENTE
 public int RandomMax = 3500;         // O TEMPO ALEATORIO QUANTO MAIOR MAIS VAI DEMORAR PRA TOCAR OS SONS
 private int RandonSom;

 void Update (){
 RandonSom = Random.Range (1, RandomMax);
 if (RandonSom == RandomMax/2) {
 AudioRandom ();
 }
 }

 void AudioRandom (){
 if (GetComponent<AudioSource>().isPlaying) return;
 GetComponent<AudioSource>().clip = Sons[Random.Range(0, Sons.Length)];
 GetComponent<AudioSource>().Play();
 }
 }

Esse Script aqui vc pode Usar para Varias Coisas,até para os Passos do AI fazer um Efeito de poeira os Algo assim,Serve para Balas tambem!
Impact_Efeito
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Impact_Efeito : MonoBehaviour {
                                               // VOCE PODE IR DUPLICANDO ESSAS LINHAS E COLOCAR QUANTOS EFEITOS QUISER

 public string TagTerra = "Terrain";    // AQUI VC COLOCA A TAG DO SEU OBJETO "Terrain" é só um "Exemplo"
 public GameObject EfeitoTerra;         // O Efeito quando Colidir na Terra por "Exemplo"
 public string TagSangue = "Animal";    // AQUI VC COLOCA A TAG DO SEU OBJETO "Animal" é só um "Exemplo"  
 public GameObject EfeitoSangue;        // O Efeito quando Colidir num Animal por "Exemplo"
 public string TagMadeira = "ARVORE";   // AQUI VC COLOCA A TAG DO SEU OBJETO "ARVORE" é só um "Exemplo"
 public GameObject EfeitoMadeira;       // O Efeito quando Colidir em uma Madeira por "Exemplo"

 void OnCollisionEnter(Collision col) {
 if (col.gameObject.CompareTag (TagTerra)) {
 Instantiate (EfeitoTerra, transform.position, EfeitoTerra.transform.rotation);
 Destroy (this);
 }
 if (col.gameObject.CompareTag (TagSangue)) {
 Instantiate (EfeitoSangue, transform.position, EfeitoSangue.transform.rotation);
 Destroy (this);
 }
 if (col.gameObject.CompareTag (TagMadeira)) {
 Instantiate (EfeitoMadeira, transform.position, EfeitoMadeira.transform.rotation);
 Destroy (this);
 }
 }
}

Esse Script aqui Deleta qualquer Obj que For instanciado no Jogo com ele, ou que estiver já no Começo do Jogo com esse Script (Uso para Deletar os Efeitos depois de um Tempo)
DestruirObjEmSeg
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class DestruirObjEmSeg : MonoBehaviour {

 public float TempoDeletar = 5;

 void Start () {
 Destroy (transform.gameObject, TempoDeletar);
 }
}

Esse Script aqui uso Para Plantar Arvores ele Faz Uma Escala Desde 0,0,0 até quanto vc quiser! Só Jogar na Arvore ou no Obj que vc quer que Escale!
ArvoreCrescer
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ArvoreCrescer : MonoBehaviour {

 public float TamanhoFinalArvore = 1;  // Scala Final da Arvore Depois disso esse Script é Deletado e Ela Para de Crescer!
 public float TantoQueCresce = 0.01f;  // Quanto Menor mais Tempo Demora Ex: 0,00001f Lembrando que 1.0f é a Escala Máx da Arvore
 private Vector3 Scala;
 private float TamX;
 private float TamY;
 private float TamZ;
 void Start () {
 TamX = 0;
 TamY = 0;
 TamZ = 0;
 }

 void Update () {
 Scala = new Vector3 (TamX, TamY, TamZ);
 transform.localScale = Scala;
 if(TamX < TamanhoFinalArvore){
 TamX += TantoQueCresce;
 TamY += TantoQueCresce;
 TamZ += TantoQueCresce;
 }
 if (TamX || TamY || TamZ  >= TamanhoFinalArvore) {     // Depois que ela Atingiu o Tamanho que vc Definiu isso Faz Excluir esse Script!
 Destroy (this);
 }
 }
}

Ta Bem Comentado os Scripts Espero que Entendam!
Bom, Vou Postando mais Assim que Der Tempo!
Espero que Ajude Alguém! Wink

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes

Mensagem por SammyBr em Sab Ago 06, 2016 11:14 pm

Valeu Cara!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes

Mensagem por AndyShow em Dom Ago 07, 2016 6:08 am

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