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Mensagem por willianroma em Qui Jul 28, 2016 12:45 pm

Como funciona as Tags? como faço pra achar a Tag de um inimigo no meio da faze quando tenho vários inimigo na mesma?


Última edição por willianroma em Sex Ago 12, 2016 12:12 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Guilherme_cj852 em Qui Jul 28, 2016 1:07 pm

Para pegar varios inimigos voce vai ter que utilizar uma array.
Código:
   public GameObject[] enemys;

   void Start () {
      enemys = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("SUATAG"); // Note que estou usando FindGameObjetcsWithTag(esta no plural) pois se trata de uma array
   }

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Mensagem por willianroma em Qui Jul 28, 2016 1:44 pm

Guilherme_cj852 escreveu:Para pegar varios inimigos voce vai ter que utilizar uma array.
Código:
 public GameObject[] enemys;

 void Start () {
 enemys = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("SUATAG"); // Note que estou usando FindGameObjetcsWithTag(esta no plural) pois se trata de uma array
 }

Sabe se tem algum tutorial explicando mais sobre array?

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Mensagem por fernando14015 em Qui Jul 28, 2016 1:59 pm

willianroma escreveu:
Guilherme_cj852 escreveu:Para pegar varios inimigos voce vai ter que utilizar uma array.
Código:
 public GameObject[] enemys;

 void Start () {
 enemys = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("SUATAG"); // Note que estou usando FindGameObjetcsWithTag(esta no plural) pois se trata de uma array
 }

Sabe se tem algum tutorial explicando mais sobre array?

Aqui o tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=-mee0meDDvE

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Mensagem por John Rambo em Qui Jul 28, 2016 2:11 pm

willianroma escreveu:Sabe se tem algum tutorial explicando mais sobre array?


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Mensagem por willianroma em Qui Jul 28, 2016 2:45 pm

Muito obrigado

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Mensagem por willianroma em Qua Ago 10, 2016 4:55 pm

Então, eu tava meio que correndo desse negocio de Array mas nao vai ter jeito não. 

Digamos que eu tenha 3 inimigos e vou lutar com eles, o que eu preciso pra poder alterar 1 deles por vez? que no caso, seria tirar a vida deles.

Código:
public GameObject[] enemy;

 void Start() {
 enemy = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("Enemy");
  }

 void OnTriggerEnter2D(Collider2D touch) {

 if (touch.gameObject.tag == "Enemy") {
 enemy.GetComponent<LifeBase> ().ApplyDamage (damage);
 }

 }

o que preciso fazer pra poder acessar a os elementos da array?

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Mensagem por Guilherme_cj852 em Qua Ago 10, 2016 6:00 pm

Voce precisar criar um id para cada inimigo, e na hora de aplicar o damage é so especificar qual id quer.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class teste : MonoBehaviour {

   public int idEnemy;
   public GameObject[] enemy;

   void Start() {
      enemy = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("Enemy");
   }

   void OnTriggerEnter2D(Collider2D touch) {

      if (touch.gameObject.tag == "Enemy") {
         enemy[idEnemy].GetComponent<LifeBase> ().ApplyDamage (damage);
      }

   }
}

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Mensagem por George Lucas Vieira em Qua Ago 10, 2016 6:47 pm

Você está tentando fazer um sistema de foco? Tipo Assassins Creed, quando você vai lutar, a câmera foca em um inimigo de cada vez. Se for isso, já não vai ser tão simples de fazer.

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Mensagem por willianroma em Qui Ago 11, 2016 12:42 am

George Lucas Vieira escreveu:Você está tentando fazer um sistema de foco? Tipo Assassins Creed, quando você vai lutar, a câmera foca em um inimigo de cada vez. Se for isso, já não vai ser tão simples de fazer.

É um jogo 2D, mas como tem varios inimigos eu preciso pega 1 por vez pra não eliminar todos de uma vez só

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Mensagem por willianroma em Qui Ago 11, 2016 1:29 pm

Guilherme_cj852 escreveu:Voce precisar criar um id para cada inimigo, e na hora de aplicar o damage é so especificar qual id quer.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class teste : MonoBehaviour {

 public int idEnemy;
 public GameObject[] enemy;

 void Start() {
 enemy = GameObject.FindGameObjectsWithTag ("Enemy");
 }

 void OnTriggerEnter2D(Collider2D touch) {

 if (touch.gameObject.tag == "Enemy") {
 enemy[idEnemy].GetComponent<LifeBase> ().ApplyDamage (damage);
 }

 }
}

Vlw, vou ver se consigo fazer aqui

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Mensagem por willianroma em Qui Ago 11, 2016 2:59 pm

e se os inimigos forem iguais? tipo, o mesmo inimigo mas vários dele como se fosse clones, como faço pra diferencia o ID de cada? esse negocio de ID tem algo mais aprofundado que eu posso estudar ou algo do gênero?

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Mensagem por weslleyFx em Qui Ago 11, 2016 3:24 pm

eu acredito que não haja a necessidade de usar ID

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Mensagem por willianroma em Qui Ago 11, 2016 3:39 pm

weslleyFx escreveu:eu acredito que não haja a necessidade de usar ID

Então me diga o que eu poderia fazer se n for utilizando ID. O que eu preciso é identificar o inimigo que estou atacando dentre os que estão na fase

Obs: os inimigos são iguais, mesmo prefab.

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Mensagem por weslleyFx em Qui Ago 11, 2016 6:34 pm

bom eu teria que ver o modo que você esta fazendo para atacar os inimigos o Raycast Collision Trigger ?

para ambos os métodos o conceito e o mesmo basta armazenar a classe em uma variável

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Mensagem por willianroma em Qui Ago 11, 2016 7:26 pm

to usando o OnTriggerEnter2D

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Mensagem por weslleyFx em Qui Ago 11, 2016 8:54 pm

Código:
 public float damage;
 
 void OnTriggerEnter2D(Collider2D touch)
 {
    if (touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>() != null)
    {
      LifeBase enemy = touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>();
      enemy.ApplyDamage (damage);
    }
 }

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Mensagem por willianroma em Sex Ago 12, 2016 10:37 am

weslleyFx escreveu:
Código:
 public float damage;
 
 void OnTriggerEnter2D(Collider2D touch)
 {
 if (touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>() != null)
 {
 LifeBase enemy = touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>();
 enemy.ApplyDamage (damage);
 }
 }

é, deu certo, vc poderia me explicar como funciona??

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Mensagem por weslleyFx em Sex Ago 12, 2016 11:57 am

bom primeiro fazemos uma pergunta simples se existe uma classe chamada LifeBase no objeto isso e perguntado se o valor não e nulo

Código:
if (touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>() != null)

logo depois armazenamos a classe do objeto que colidiu em uma variavel
Código:
LifeBase enemy = touch.gameObject.GetComponent<LifeBase>();

depois basta acessar o métodos necessários  
Código:
enemy.ApplyDamage (damage);

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Mensagem por willianroma em Sex Ago 12, 2016 12:14 pm

Vlw, obrigado pela explicação

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