SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
ESSE EO MEU JOGO QUE EU ESTOU DESENVOLVENDO (VERSAO BETA)
Survive - atualização do jogo
Instanciar em Posição "Y" Especifica
Formação de Equipe Battle of Worlds
Pegar coisas do chao
Site Profissional Completo Gratis para Jogos
Como Criar uma Loja Virtual e WebSite para Seu Jogo Gratis
[Votação] Melhor sistema de drag na sua opinião ;-;
Como eu faço um "Sprint" para minha nave:
Personagem "Batendo" no limite da camera em 2D
Duvida Iluminação
Error No Console
[DÚVIDA] APERTAR 2 VAI PRA PRÓXIMA MÚSICA, APERTAR 1 VOLTA A MÚSICA ANTERIOR
QUER UMA PEQUENA GAMEPLAY DO MEU GAME?
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
Site para Baixar Character em 3D
Cut Scene com video player
Só o networkIndetity é o suficiente para o que eu quero fazer? Como ele funciona?
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Alguns modelos low poly
O que acham dos meus modelos? (Prédios)
Como faz para colocar som nos passos do personagem?
[Pack de Modelos 3d] Kit Pau Pra Toda Obra [Low Poly]
Canvas UI
[Dúvida] tiro
Sombra preta
Transformar velocidade em forca
[DUVIDA] Shader
[RESOLVIDO] Mais scripts ou mais linhas de codigo????
Ponto na tela
Photon Duvida
(RESOLVIDO)Ajuda na animação do Mixamo
[Duvida] Como dar play e pausar uma animacao??
Como criar um timer?
Sistema de Sensibilidade Do Mouse X e Y!
Sistema multiplayer por Salas
Vender ideia de jogo para desenvolvedora
FORMAÇÃO DE EQUIPE PARA JOGO MULTIPLAYER DE SOBREVIVENCIA
eu preciso de um script de contagem para o me jogo alguem pode me ajudar?
Unity Congelando
Como pode ser feito um HUD?
Script sem erro, mas não funciona
Google VR
Ajuda sobre melhorar a Fricção no Wheel Collider
sombrancelha do mixamo
[RESOLVIDO]Oque significa "?"
Dúvida sobre jogo android...
OBJETO INSTANCIANDO EM POSIÇÃO ERRADA
[Duvida] NavMeshAgente se movendo muito rapido!
Alguma alternativa para os JOINT do unity
Projeto B
Script + Direção
Alguem quer ajudar em meu jogo???
[Resolvido] Como chamar uma void ou função, através de um botão.
[RESOLVIDO] Como subir escadas
For lista
[RESOLVIDO] Sistema de recarregamento Precário.
[Duvida] Com NavMesh;
[Duvida] Com LookAt
[Resolvido]Objeto não está sendo instanciado
[DUVIDA] - Pontuação e fim de jogo
Network Manager opção sumiu
PROBLEMA TEXTURA E TELA GAME
[Resolvido] Colisores nao colidem!!
Como colocar dano no inimigo? e vida no player?
O que falta??
QUEM AI TA DISPOSTO A DESENVOLVER UM GAME EM EQUIPE??
[TUTORIAL] FPSController nadar e mergulhar, junto com efeito submerso
Receber tiro(animação)
Limite de tela
[Resolvido]COMO CONSULTAR O PAINEL DE PREFERENÇIAS DA UNITY?
Alguém poderia me dizer o que estou fazendo de errado nesses scripts? (Vuforia SDK).
[RESOLVIDO] Como movimentar um objeto de um lado para o outro
Movimento de rotação entre dois objetos
[Duvida] script para criar um servidor automaticamente
Alguem Me Ajuda A Corrigir Um Erro Em Uma Conexão Com mysql
Como faz para pular?
Atingir inimigo e ele se destruir
Checkpoint e Respawn
Teste jogo em andamento "Infiltraded"
[Resolvido]Como achar um objeto por componente?
Coletar
[TUTORIAL] Banco de Dados || PHP
[Resolvido] Como fazer o objeto colidir uma vez e tão ficar tremendo?
Problema com rotação de objeto
[____ADMINISTRAÇÃO____] PRECISO DE AJUDA [DICA PARA SER AJUDADO]
como fazer sombras pixelizadas
[Resolvido]Como selecionar o local de destino do "Application.CaptureScreenshot"
[Resolvido]Como se faz agua?
fps camera não vai para cima e para baixo network unity como resolver?
[Resolvido]Digitar um número e sair um áudio
[TUTORIAL] Unity 5 - Alterar Post-processing Stack através de um SCRIPT
erro AI Enemy
Colisão igual a reproduzir som
Random sem repetir a palavra
COMO POSSO FAZER MUDAR DE CENA QUANDO ABRIR A PORTA
Pegar o gameObject conectado a outro
Como alterar a cor dos pixel um a um de uma renderização
Atualização da unity
Hoje à(s) 5:12 am
Hoje à(s) 1:59 am
Hoje à(s) 1:46 am
Hoje à(s) 1:29 am
Hoje à(s) 12:37 am
Ontem à(s) 11:57 pm
Ontem à(s) 11:56 pm
Ontem à(s) 11:36 pm
Ontem à(s) 11:13 pm
Ontem à(s) 10:42 pm
Ontem à(s) 10:30 pm
Ontem à(s) 9:00 pm
Ontem à(s) 8:56 pm
Ontem à(s) 8:52 pm
Ontem à(s) 8:51 pm
Ontem à(s) 8:24 pm
Ontem à(s) 7:53 pm
Ontem à(s) 7:30 pm
Ontem à(s) 6:28 pm
Ontem à(s) 5:32 pm
Ontem à(s) 5:27 pm
Ontem à(s) 5:17 pm
Ontem à(s) 5:15 pm
Ontem à(s) 4:28 pm
Ontem à(s) 4:13 pm
Ontem à(s) 3:53 pm
Ontem à(s) 3:27 pm
Ontem à(s) 2:42 pm
Ontem à(s) 1:57 pm
Ontem à(s) 1:57 pm
Ontem à(s) 1:50 pm
Ontem à(s) 11:59 am
Ontem à(s) 11:49 am
Ontem à(s) 11:38 am
Ontem à(s) 10:08 am
Ontem à(s) 9:26 am
Ontem à(s) 2:49 am
Ontem à(s) 2:35 am
Ontem à(s) 12:58 am
Ontem à(s) 12:54 am
Qui Maio 25, 2017 10:49 pm
Qui Maio 25, 2017 10:39 pm
Qui Maio 25, 2017 10:03 pm
Qui Maio 25, 2017 8:55 pm
Qui Maio 25, 2017 8:51 pm
Qui Maio 25, 2017 8:46 pm
Qui Maio 25, 2017 7:31 pm
Qui Maio 25, 2017 6:15 pm
Qui Maio 25, 2017 5:54 pm
Qui Maio 25, 2017 5:48 pm
Qui Maio 25, 2017 5:17 pm
Qui Maio 25, 2017 3:08 pm
Qui Maio 25, 2017 1:08 pm
Qui Maio 25, 2017 11:51 am
Qui Maio 25, 2017 10:49 am
Qui Maio 25, 2017 10:08 am
Qui Maio 25, 2017 9:39 am
Qui Maio 25, 2017 9:00 am
Qua Maio 24, 2017 11:31 pm
Qua Maio 24, 2017 10:13 pm
Qua Maio 24, 2017 9:57 pm
Qua Maio 24, 2017 9:38 pm
Qua Maio 24, 2017 8:25 pm
Qua Maio 24, 2017 8:23 pm
Qua Maio 24, 2017 8:00 pm
Qua Maio 24, 2017 6:24 pm
Qua Maio 24, 2017 5:51 pm
Qua Maio 24, 2017 5:50 pm
Qua Maio 24, 2017 4:40 pm
Qua Maio 24, 2017 3:43 pm
Qua Maio 24, 2017 3:15 pm
Qua Maio 24, 2017 2:44 pm
Qua Maio 24, 2017 2:41 pm
Qua Maio 24, 2017 2:13 pm
Qua Maio 24, 2017 2:10 pm
Qua Maio 24, 2017 2:00 pm
Qua Maio 24, 2017 1:56 pm
Qua Maio 24, 2017 7:45 am
Ter Maio 23, 2017 10:16 pm
Ter Maio 23, 2017 9:33 pm
Ter Maio 23, 2017 8:04 pm
Ter Maio 23, 2017 7:52 pm
Ter Maio 23, 2017 7:10 pm
Ter Maio 23, 2017 4:59 pm
Ter Maio 23, 2017 4:10 pm
Ter Maio 23, 2017 4:05 pm
Ter Maio 23, 2017 4:02 pm
Ter Maio 23, 2017 3:59 pm
Ter Maio 23, 2017 3:49 pm
Ter Maio 23, 2017 3:46 pm
Ter Maio 23, 2017 3:39 pm
Ter Maio 23, 2017 3:36 pm
Ter Maio 23, 2017 3:29 pm
Ter Maio 23, 2017 3:24 pm
Ter Maio 23, 2017 3:08 pm
Ter Maio 23, 2017 2:57 pm
Ter Maio 23, 2017 2:53 pm
Ter Maio 23, 2017 2:52 pm
Ter Maio 23, 2017 2:45 pm
AndyShow
thiagograssi
thiagograssi
Dom3000
Mikeofcoji
fecirineu
fecirineu
aleksander700
rafaelllsd
Ghosthy
marcos4503
PauloFR
PauloFR
Gabriel César O
marcos4503
AndyShow
hrr23
thiagograssi
zZAndersonZz
DuViDoSo34
DuViDoSo34
Gabriel César O
DuViDoSo34
Weverton Borges da Silva
aleksander700
aleksander700
dazentt55
Xurupitinha
dazentt55
John Rambo
LuizFixa3D
Zecandy
PauloFR
Callyde Jr
bruxamissi
weslleyFx
JoelMJunior
hen000
rafaelllsd
rafaelllsd
thiagograssi
wender
Henrique Ramires
dazentt55
916anderson
Matrirxp
marcos4503
bruxamissi
DuViDoSo34
dazentt55
julioou
Madness
felipefell
DuViDoSo34
DuViDoSo34
Chilinger
DuViDoSo34
DuViDoSo34
DuViDoSo34
thiagograssi
PauloFR
thiagograssi
Miss Talon
Junim
Manawydan
MarcosSchultz
Junim
JCLEON
aleksander700
Xurupitinha
marcos4503
WolfTheZelda
Games Indie
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Bruninho
MarcosSchultz
dstaroski
Matrirxp
#N31
Dom3000
marcos4503
Callyde Jr
BatataName
thzin
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
iagokennedyy
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
glauco
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz

[TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 26, 2016 7:11 pm

Fala pessoal, estou trazendo um script que eu achei em algum lugar aleatório por ai (se não me engano foi do próprio fórum da Unity), que serve para criar um volante com algum elemento UI (de preferência uma Image).

Basta ter este script em algum objeto qualquer:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{
 
 public Graphic UI_Element;
 RectTransform rectT;
 Vector2 centerPoint;
 public float AnguloMaximo = 200f;
 public float VelocidadeDeGiro = 200f;
 float wheelAngle = 0f;
 float wheelPrevAngle = 0f;
 bool wheelBeingHeld = false;

 public float GetClampedValue(){
 return wheelAngle / AnguloMaximo;
 }
 public float GetAngle(){
 return wheelAngle;
 }
 void Start(){
 rectT = UI_Element.rectTransform;
 InitEventsSystem();
 UpdateRect();
 }
 void Update(){
 if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
 float deltaAngle = VelocidadeDeGiro * Time.deltaTime;
 if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
 wheelAngle = 0f;
 else if( wheelAngle > 0f )
 wheelAngle -= deltaAngle;
 else
 wheelAngle += deltaAngle;
 }
 rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
 }
 void InitEventsSystem(){
 EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
 if (events == null) {
 events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
 }
 if (events.triggers == null) {
 events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
 }
 EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
 EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 }
 void UpdateRect(){
 Vector3[] corners = new Vector3[4];
 rectT.GetWorldCorners( corners );
 for( int i = 0; i < 4; i++ ){
 corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
 }
 Vector3 bottomLeft = corners[0];
 Vector3 topRight = corners[2];
 float width = topRight.x - bottomLeft.x;
 float height = topRight.y - bottomLeft.y;
 Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
 centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
 }
 public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 wheelBeingHeld = true;
 wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 }
 public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
 if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
 wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 } else {
 wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 }
 }
 wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -AnguloMaximo, AnguloMaximo );
 wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
 }
 public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
 DragEvent( eventData );
 wheelBeingHeld = false;
 }
}

E jogar a Image UI ou o que for na variável "UI_Element".

O script ainda traz void's como:

"GetAngle" ou "GetClampedValue", para você conseguir pegar o angulo que está sendo imposto nas rodas Very Happy
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 11:10 am

Entao marcos a imagem giro direitinho mas a roda do veiculo nao o que fazer

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 524
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 11:20 am

eu nao entedir foi a explicaçao

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 524
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 27, 2016 1:57 pm

karllus250 escreveu:eu nao entedir foi a explicaçao
Basta utilizar as void's de GET que o script já traz ué

você sabe utilizar GetComponent? acessar outros scripts?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 7:55 pm

NAO

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 524
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jun 28, 2016 7:42 pm

karllus250 escreveu:NAO
Nem tentou??? Bom, dei uma ajeitada e tirei os Component já que você não sabe usar:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{

   public Graphic UI_Element;
   RectTransform rectT;
   Vector2 centerPoint;
   float wheelAngle = 0f;
   float wheelPrevAngle = 0f;
   bool wheelBeingHeld = false;
   public WheelCollider RodaFrenteDir, RodaFrenteEsq;

   void Start(){
      rectT = UI_Element.rectTransform;
      InitEventsSystem();
      UpdateRect();
   }
   void FixedUpdate(){
      RodaFrenteDir.steerAngle = Mathf.Clamp ((wheelAngle / 5.0f), -40.0f, 40.0f);
      RodaFrenteEsq.steerAngle = Mathf.Clamp ((wheelAngle / 5.0f), -40.0f, 40.0f);
   }
   void Update(){
      Debug.Log (wheelAngle);
      if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
         float deltaAngle = 200.0f * Time.deltaTime;
         if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
            wheelAngle = 0f;
         else if( wheelAngle > 0f )
            wheelAngle -= deltaAngle;
         else
            wheelAngle += deltaAngle;
      }
      rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
   }
   void InitEventsSystem(){
      EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
      if (events == null) {
         events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
      }
      if (events.triggers == null) {
         events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
      }
      EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
      EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
      entry = new EventTrigger.Entry();
      callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
      entry = new EventTrigger.Entry();
      callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
   }
   void UpdateRect(){
      Vector3[] corners = new Vector3[4];
      rectT.GetWorldCorners( corners );
      for( int i = 0; i < 4; i++ ){
         corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
      }
      Vector3 bottomLeft = corners[0];
      Vector3 topRight = corners[2];
      float width = topRight.x - bottomLeft.x;
      float height = topRight.y - bottomLeft.y;
      Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
      centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
   }
   public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
      Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
      wheelBeingHeld = true;
      wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
   }
   public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
      Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
      float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
      if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
         if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
            wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
         } else {
            wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
         }
      }
      wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -200, 200 );
      wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
   }
   public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
      DragEvent( eventData );
      wheelBeingHeld = false;
   }
}
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 12:25 pm

Marcos eu usei este ultimo script e a imagem gira mas as rodas n eu linquei tudo certo
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 565
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jun 29, 2016 2:03 pm

linkou as mesh ou as wheel?

Para as mesh girarem, você vai precisar fazer aquilo que eu fiz no meu tutorial de veículos...

Isto é para as wheels girarem e não para as mesh
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 3:07 pm

linkei as whell
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 565
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 4:04 pm

Eu preciso alterar algo no script ou fazer mais algo ?
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 565
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Qui Jun 30, 2016 12:12 am

nao gira marcos linkei as whell tambem e nao gira

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 524
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 30, 2016 12:48 am

nuss, quanto flood, cuidado com as regras.

O que deve estar acontecendo é que você ainda está tentando passar o angulo das wheels por algum outro script, então eles ficam se sobre escrevendo...

Um script está passando o angulo da UI, e outro do InputHorizontal... você tem que ajeitar isto.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qui Jun 30, 2016 12:34 pm

Obrigado e desculpa
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 565
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Alerson Software em Seg Ago 01, 2016 10:35 pm

ola marcos eu usei seu script de veiculo e coloquei o script de volante no meu carro e linkei as duas wheel colliders 1 e a 2 e o peneu n girou oque fazer?

Alerson Software
Membro
Membro

PONTOS : 354
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 02, 2016 4:16 pm

Você está cometendo o mesmo erro do lolhard... Um script está passando o InputHorizontal e o outro script está passando o Input da UI. Você tem que remover a parte do steerAngle do script do "Veículo Simples"
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Alerson Software em Qua Ago 03, 2016 12:58 pm

MarcosSchultz escreveu:Você está cometendo o mesmo erro do lolhard... Um script está passando o InputHorizontal e o outro script está passando o Input da UI. Você tem que remover a parte do steerAngle do script do "Veículo Simples"
obrigado funcionou bem legal

Alerson Software
Membro
Membro

PONTOS : 354
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por RenanKrause em Sab Out 08, 2016 2:38 pm

como fasso para colocar um acelerador e o freio
avatar
RenanKrause
Membro
Membro

PONTOS : 285
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 09, 2016 3:31 pm

RenanKrause escreveu:como fasso para colocar um acelerador e o freio

Crie um tópico específico para esta dúvida... este é sobre o tutorial de volante.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por nicolasfive em Sex Fev 03, 2017 7:07 pm

fiz tudo certinho o carro vira e tudo mas a roda fica parada porque ?

nicolasfive
Membro
Membro

PONTOS : 315
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Fev 05, 2017 11:40 pm

nicolasfive escreveu:fiz tudo certinho o carro vira e tudo mas a roda fica parada porque ?

Está linkando todos os objetos corretamente nas variaveis?

está linkando as mesh das rodas nas variáveis corretas?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FPR Software em Qui Mar 16, 2017 11:58 am

MarcosSchultz escreveu:Fala pessoal, estou trazendo um script que eu achei em algum lugar aleatório por ai (se não me engano foi do próprio fórum da Unity), que serve para criar um volante com algum elemento UI (de preferência uma Image).

Basta ter este script em algum objeto qualquer:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{
 
 public Graphic UI_Element;
 RectTransform rectT;
 Vector2 centerPoint;
 public float AnguloMaximo = 200f;
 public float VelocidadeDeGiro = 200f;
 float wheelAngle = 0f;
 float wheelPrevAngle = 0f;
 bool wheelBeingHeld = false;

 public float GetClampedValue(){
 return wheelAngle / AnguloMaximo;
 }
 public float GetAngle(){
 return wheelAngle;
 }
 void Start(){
 rectT = UI_Element.rectTransform;
 InitEventsSystem();
 UpdateRect();
 }
 void Update(){
 if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
 float deltaAngle = VelocidadeDeGiro * Time.deltaTime;
 if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
 wheelAngle = 0f;
 else if( wheelAngle > 0f )
 wheelAngle -= deltaAngle;
 else
 wheelAngle += deltaAngle;
 }
 rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
 }
 void InitEventsSystem(){
 EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
 if (events == null) {
 events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
 }
 if (events.triggers == null) {
 events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
 }
 EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
 EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 }
 void UpdateRect(){
 Vector3[] corners = new Vector3[4];
 rectT.GetWorldCorners( corners );
 for( int i = 0; i < 4; i++ ){
 corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
 }
 Vector3 bottomLeft = corners[0];
 Vector3 topRight = corners[2];
 float width = topRight.x - bottomLeft.x;
 float height = topRight.y - bottomLeft.y;
 Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
 centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
 }
 public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 wheelBeingHeld = true;
 wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 }
 public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
 if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
 wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 } else {
 wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 }
 }
 wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -AnguloMaximo, AnguloMaximo );
 wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
 }
 public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
 DragEvent( eventData );
 wheelBeingHeld = false;
 }
}

E jogar a Image UI ou o que for na variável "UI_Element".

O script ainda traz void's como:

"GetAngle" ou "GetClampedValue", para você conseguir pegar o angulo que está sendo imposto nas rodas Very Happy

Como eu faço pra meu volante girar junto com base nesse script??

FPR Software
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 91
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 16, 2017 9:06 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

   [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
   float rotacInicVolanteZ, angulo2Volante;

   void Start () {
      rotacInicVolanteZ = transform.localEulerAngles.z;
   }

   void Update () {
      float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal");
      angulo2Volante = Mathf.MoveTowards(angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante*Time.deltaTime);
      transform.localEulerAngles = new Vector3 (transform.localEulerAngles.x, transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolanteZ + (angulo2Volante * 540.0f));//540 = 1.5 voltas
   }
}


Este é um script de volante simples... basta trocar os inputs Horizontal pelo input do touch
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FPR Software em Sex Mar 17, 2017 1:44 pm

Mas como eu faço isso?

FPR Software
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 91
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FernandoPRB em Sex Mar 17, 2017 9:01 pm

MarcosSchultz escreveu:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

 [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
 float rotacInicVolanteZ, angulo2Volante;

 void Start () {
 rotacInicVolanteZ = transform.localEulerAngles.z;
 }

 void Update () {
 float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal");
 angulo2Volante = Mathf.MoveTowards(angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante*Time.deltaTime);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (transform.localEulerAngles.x, transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolanteZ + (angulo2Volante * 540.0f));//540 = 1.5 voltas
 }
}


Este é um script de volante simples... basta trocar os inputs Horizontal pelo input do touch
o volante gira mais não volta

FernandoPRB
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 317
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 14
Áreas de atuação : Modelagem
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 21, 2017 12:26 am

Tente este:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

   public enum Tipos {GirarEmX, GirarEmY, GirarEmZ};
   public GameObject objVolante;
   public Tipos Rotacao = Tipos.GirarEmZ;

   [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
   public bool inverterGiro = false;

   float rotacInicVolantAxis, angulo2Volante;

   void Start () {
      if (objVolante) {
         switch (Rotacao) {
         case Tipos.GirarEmX:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.x;
            break;
         case Tipos.GirarEmY:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.y;
            break;
         case Tipos.GirarEmZ:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.z;
            break;
         }
      }
   }

   void Update () {
      if (objVolante) {
         float velMultplic = 1;
         if (inverterGiro) {
            velMultplic = -1;
         }
         float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal") * velMultplic;
         angulo2Volante = Mathf.MoveTowards (angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante * Time.deltaTime);

         switch (Rotacao) {
         case Tipos.GirarEmX:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.y, objVolante.transform.localEulerAngles.z);//540 = 1.5 voltas
            break;
         case Tipos.GirarEmY:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.z);
            break;
         case Tipos.GirarEmZ:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, objVolante.transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f));
            break;
         }
      }
   }
}

Este vai no veículo mesmo... Tenha certeza também de verificar se a referância está como Local e não em Global, no editor.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Fábiow775 em Qua Abr 05, 2017 7:24 pm

Todos os scripts que tiver steer angle e preciso retirar tipo do car controle e do veículo simples?

Fábiow775
Membro
Membro

PONTOS : 136
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 06, 2017 12:15 am

sim, do contrário você vai ter outros scripts setando steerAngle, e vai dar conflito.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Gabriel César O em Ter Abr 11, 2017 9:25 pm

RenanKrause escreveu:como fasso para colocar um acelerador e o freio

use o asset de controle mobile da unity que você ira conseguir o que quer bounce
avatar
Gabriel César O
Programador

Masculino PONTOS : 790
REPUTAÇÃO : 106
Idade : 15
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por HeF Soft em Dom Abr 16, 2017 6:08 pm

MarcosSchultz escreveu:Tente este:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

 public enum Tipos {GirarEmX, GirarEmY, GirarEmZ};
 public GameObject objVolante;
 public Tipos Rotacao = Tipos.GirarEmZ;

 [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
 public bool inverterGiro = false;

 float rotacInicVolantAxis, angulo2Volante;

 void Start () {
 if (objVolante) {
 switch (Rotacao) {
 case Tipos.GirarEmX:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.x;
 break;
 case Tipos.GirarEmY:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.y;
 break;
 case Tipos.GirarEmZ:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.z;
 break;
 }
 }
 }

 void Update () {
 if (objVolante) {
 float velMultplic = 1;
 if (inverterGiro) {
 velMultplic = -1;
 }
 float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal") * velMultplic;
 angulo2Volante = Mathf.MoveTowards (angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante * Time.deltaTime);

 switch (Rotacao) {
 case Tipos.GirarEmX:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.y, objVolante.transform.localEulerAngles.z);//540 = 1.5 voltas
 break;
 case Tipos.GirarEmY:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.z);
 break;
 case Tipos.GirarEmZ:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, objVolante.transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f));
 break;
 }
 }
 }
}

Este vai no veículo mesmo... Tenha certeza também de verificar se a referância está como Local e não em Global, no editor.

agr nem o volante nem as rodas giram

HeF Soft
Membro
Membro

PONTOS : 96
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 19, 2017 2:02 am

Tem como enviar o projeto então pra eu ver? Você deve estar esquecendo algo bem tosco então, não entendo o que pode estar errado.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8735
REPUTAÇÃO : 1348
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum