SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Material/Textura Madeira 4K
[DICA RÁPIDA] Verificar se existe conexão com a Internet
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[RESOLVIDO] Problema com Dropdown ao alterar resolução
Criar Animações (Vídeo) com Unity
[TUTORIAL] AI Enemy 2.0 + animações ( Jogos de terror )
animator duvidas
Raycast ponto a ponto
Rodas de tanque
como salvar rotaçao uma vez
Criação do menu - Opiniões
[JOGO] Mega BombermOn - Pokémon + Bomberman
[RESOLVIDO] problemas com rigidbody
MySql Unity(2018.2.14F1)
Aparecer uma caixinha em algum tempo do jogo.
keystore Android
Formação de equipe (projeto já em andamento)
Unity Network, isServer, IsLocalPlayer..
Como executar uma animação atraves de um botão?
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
[TUTORIAL] Unity 5 - Botão contínuo usando UI (Manter pressionado)
[PEDIDO] Script de Atirar
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
[RESOLVIDO] Erro de Prefab quando realiza o Build de um projeto 3D
[____ADMINISTRAÇÃO____] Alterações IMPORTANTES no fórum.
Renderizar apenas algumas partes do mapa.
[RESOLVIDO] Água à noite?
[___COMO UTILIZAR O FÓRUM___] Principais botões e suas funções
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
[PACOTE 2D GRATUITO] Pacote com 17 sprites de alta qualidade para baixar!
eixos X e Z nao rotaciona junto com o play
Erro na unity
Drop Shadows
Senha jogo schultz
Como fazer um sistema para conectar objetos?
Help!!! Criarção de Shader.
Projeto Estilo DD Tank
Duvidas com ADS
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
problema com giro na realidade aumentada
Sistema stealth
FreezeRotation e FreezePosition RigidBody Unity
[RESOLVIDO] Instanciar randômicamente prefab acima do terreno. Unity.
Gravidade para objetos selecionados
Procura-se Modelador para Mapas
Mudar ícone do jogo pelo script
[TUTORIAL] Plants VS Zombies na Unity!
A possibilidade de importar uma Biblioteca (dll) numa classe (MonoBehavior) da Unity?
IAP e ADS: plugins obsoletos
[Em Desenvolvimento] Battles of Worlds
[RESOLVIDO] Linkar Script do inimigo quando o player entrar no collider dele
Ajuda sobre script para abir e fechar porta malas
site pra modelos 3d de armas
[RESOLVIDO] alguem que saiba fazer um jogo de fps pode ajuda?
Compilação do Game
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Snake Game - JavaScript + SVG
(Dúvida) Como acessar o sensor de movimento do Android?
[TUTORIAL] Gerenciamento de idiomas para o jogo ou app
[RESOLVIDO] Menu de um jogo com vários mapas
[TUTORIAL] Criando jogo de cartas com I.A (C# e Visual Studio) - Parte 01
USSecurity
Sawed off (Modelo 3D)
Direito autoral
Contar objetos clones
Dividir uma mesh em dois.
Procura se level designer ou diretor de arte ( REMUNERADO )
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
[RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez
[RESOLVIDO] Eu não consigo abrir o monodevelop
Novo Asset Sistema de Portas e Chaves
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
[RESOLVIDO] Como fazer a animação executar so uma vez
Meu personagem na Realidade Aumentada fica tremendo
Carregar arquivos da biblioteca
Jogo de Tabuada
ik nao funciona
DUVIDA EM SCRIPT
Cores nos materiais sem criar material
[Projeto] Line Battle
[TUTORIAL] Controle de personagem em primeira pessoa + pulo para android!
SkyBox Com qualidade Horrivel!
[RESOLVIDO] Bug/Erro da unity?
(ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
erro unity para android
MENU DE SELEÇÃO DE FASES
[PROJETO CONCLUÍDO] Defeat the Illuminatis
sombras para jogos mobile
Corcle (Mobile) - Um jogo simples com um nome estranho.
[TUTORIAL] Jogo da forca em C#
[RESOLVIDO] Dúvida com relação à "Escopo" e "Namespace" entre pastas na Unity
Problema ao rotacionar valores negativos.
Importe objeto do blender
Monodevelop
Equipe RedSkyGames Studio
Blender ao juntar algumas partes ficam mais escuro
new Vector3 (o que ele ta fazendo de errado??)(iniciante)
[TUTORIAL] Sistema de Controlador De Primeira Pessoa Com Som De Passos Aleatorios
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
Ontem à(s) 11:21 pm
Ontem à(s) 9:50 pm
Ontem à(s) 11:45 am
Qui Dez 13, 2018 6:19 pm
Qui Dez 13, 2018 5:07 pm
Qui Dez 13, 2018 2:12 pm
Qua Dez 12, 2018 9:25 pm
Qua Dez 12, 2018 3:52 pm
Qua Dez 12, 2018 2:58 pm
Qua Dez 12, 2018 2:41 pm
Qua Dez 12, 2018 12:57 pm
Qua Dez 12, 2018 10:33 am
Qua Dez 12, 2018 7:51 am
Ter Dez 11, 2018 7:56 pm
Ter Dez 11, 2018 7:24 pm
Ter Dez 11, 2018 1:40 am
Dom Dez 09, 2018 8:02 pm
Dom Dez 09, 2018 6:31 pm
Dom Dez 09, 2018 6:19 pm
Sab Dez 08, 2018 11:28 pm
Sab Dez 08, 2018 9:42 pm
Sab Dez 08, 2018 3:20 pm
Sex Dez 07, 2018 6:04 pm
Sex Dez 07, 2018 12:11 pm
Sex Dez 07, 2018 5:03 am
Qui Dez 06, 2018 11:02 pm
Qui Dez 06, 2018 8:17 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:30 pm
Qui Dez 06, 2018 6:26 pm
Qui Dez 06, 2018 5:59 pm
Qui Dez 06, 2018 1:28 pm
Qua Dez 05, 2018 8:53 pm
Qua Dez 05, 2018 11:31 am
Ter Dez 04, 2018 6:57 pm
Ter Dez 04, 2018 3:24 pm
Ter Dez 04, 2018 1:37 pm
Ter Dez 04, 2018 8:02 am
Ter Dez 04, 2018 7:50 am
Ter Dez 04, 2018 4:10 am
Ter Dez 04, 2018 3:57 am
Ter Dez 04, 2018 3:39 am
Seg Dez 03, 2018 10:45 pm
Seg Dez 03, 2018 8:47 pm
Seg Dez 03, 2018 12:11 pm
Seg Dez 03, 2018 12:08 pm
Seg Dez 03, 2018 9:09 am
Seg Dez 03, 2018 9:00 am
Seg Dez 03, 2018 5:12 am
Dom Dez 02, 2018 11:32 pm
Dom Dez 02, 2018 11:29 am
Dom Dez 02, 2018 1:51 am
Dom Dez 02, 2018 12:42 am
Sab Dez 01, 2018 9:24 pm
Sab Dez 01, 2018 9:11 pm
Sab Dez 01, 2018 1:37 pm
Sab Dez 01, 2018 1:22 pm
Sex Nov 30, 2018 4:10 pm
Sex Nov 30, 2018 10:28 am
Qui Nov 29, 2018 2:02 am
Qui Nov 29, 2018 1:11 am
Qui Nov 29, 2018 1:08 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 pm
Qua Nov 28, 2018 3:00 pm
Qua Nov 28, 2018 1:29 pm
Qua Nov 28, 2018 4:09 am
Qua Nov 28, 2018 3:03 am
Ter Nov 27, 2018 8:49 pm
Ter Nov 27, 2018 5:50 pm
Ter Nov 27, 2018 1:46 pm
Seg Nov 26, 2018 8:29 pm
Seg Nov 26, 2018 2:56 pm
Seg Nov 26, 2018 2:55 pm
Seg Nov 26, 2018 9:33 am
Seg Nov 26, 2018 9:28 am
Dom Nov 25, 2018 11:06 pm
Dom Nov 25, 2018 9:21 am
Dom Nov 25, 2018 5:04 am
Sab Nov 24, 2018 8:41 pm
Sab Nov 24, 2018 4:52 pm
Sab Nov 24, 2018 4:03 pm
Sab Nov 24, 2018 2:33 pm
Sab Nov 24, 2018 8:49 am
Sab Nov 24, 2018 6:54 am
Sex Nov 23, 2018 4:28 pm
Sex Nov 23, 2018 1:58 pm
Sex Nov 23, 2018 1:29 pm
Sex Nov 23, 2018 12:49 pm
Sex Nov 23, 2018 12:42 pm
Qui Nov 22, 2018 7:21 pm
Qui Nov 22, 2018 12:59 pm
Qui Nov 22, 2018 10:53 am
Qui Nov 22, 2018 10:33 am
Qua Nov 21, 2018 7:41 pm
Qua Nov 21, 2018 11:09 am
Qua Nov 21, 2018 7:30 am
Ter Nov 20, 2018 10:58 pm
Ter Nov 20, 2018 4:07 pm
Ter Nov 20, 2018 2:37 pm
PedroSilva
DuViDoSo
dstaroski
DarthMalak
JohnRambo
Diego Felix
NKKF
NKKF
NKKF
dstaroski
gilgsjr
guimaraf
Carlos Andre
gilgsjr
SuperGamer
natanael.olimpio
BRGC
Callyde Jr
luis45
Jp.Game
ueslei16
gcs
dstaroski
McbDJ
MarcosSchultz
Isabela
gilgsjr
dstaroski
dstaroski
dstaroski
francisco barroso
yVIEIRA
NKKF
francisco barroso
henriquegames501
gilgsjr
Manawydan
Zack2
yanayana
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Emerson Rebouças
lesgoy
Opiz
NKKF
Tegh
Tegh
Zack2
Dom3000
Luizdanhp
ffabim
gutozardy
diegopds
gilgsjr
Joab Artes Gráficas
SuperGamer
glauco
dstaroski
Valdir dos Santos
igorobm
igorobm
TioUV
TioUV
dstaroski
conceptfac
rZwr
Erivan
francisco barroso
tonCosta3939
Simplizãum S
ninjagamergabriel
Hube
natanael.olimpio
natanael.olimpio
MarcosSchultz
diegopds
KAYKETHEO27
NKKF
MRX
tonCosta3939
Joab Artes Gráficas
Zack2
Joab Artes Gráficas
francisco barroso
Callyde Jr
dstaroski
Joab Artes Gráficas
Joab Artes Gráficas
clroberto2005
Insurgente
diegopds
diegopds
Tegh
Samuelostgamer
TioUV
NKKF
Simplizãum S
ArysonSantos

[TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 26, 2016 7:11 pm

Fala pessoal, estou trazendo um script que eu achei em algum lugar aleatório por ai (se não me engano foi do próprio fórum da Unity), que serve para criar um volante com algum elemento UI (de preferência uma Image).

Basta ter este script em algum objeto qualquer:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{
 
 public Graphic UI_Element;
 RectTransform rectT;
 Vector2 centerPoint;
 public float AnguloMaximo = 200f;
 public float VelocidadeDeGiro = 200f;
 float wheelAngle = 0f;
 float wheelPrevAngle = 0f;
 bool wheelBeingHeld = false;

 public float GetClampedValue(){
 return wheelAngle / AnguloMaximo;
 }
 public float GetAngle(){
 return wheelAngle;
 }
 void Start(){
 rectT = UI_Element.rectTransform;
 InitEventsSystem();
 UpdateRect();
 }
 void Update(){
 if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
 float deltaAngle = VelocidadeDeGiro * Time.deltaTime;
 if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
 wheelAngle = 0f;
 else if( wheelAngle > 0f )
 wheelAngle -= deltaAngle;
 else
 wheelAngle += deltaAngle;
 }
 rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
 }
 void InitEventsSystem(){
 EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
 if (events == null) {
 events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
 }
 if (events.triggers == null) {
 events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
 }
 EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
 EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 }
 void UpdateRect(){
 Vector3[] corners = new Vector3[4];
 rectT.GetWorldCorners( corners );
 for( int i = 0; i < 4; i++ ){
 corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
 }
 Vector3 bottomLeft = corners[0];
 Vector3 topRight = corners[2];
 float width = topRight.x - bottomLeft.x;
 float height = topRight.y - bottomLeft.y;
 Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
 centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
 }
 public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 wheelBeingHeld = true;
 wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 }
 public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
 if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
 wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 } else {
 wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 }
 }
 wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -AnguloMaximo, AnguloMaximo );
 wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
 }
 public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
 DragEvent( eventData );
 wheelBeingHeld = false;
 }
}

E jogar a Image UI ou o que for na variável "UI_Element".

O script ainda traz void's como:

"GetAngle" ou "GetClampedValue", para você conseguir pegar o angulo que está sendo imposto nas rodas :D
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 11:10 am

Entao marcos a imagem giro direitinho mas a roda do veiculo nao o que fazer

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1091
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 11:20 am

eu nao entedir foi a explicaçao

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1091
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 27, 2016 1:57 pm

@karllus250 escreveu:eu nao entedir foi a explicaçao
Basta utilizar as void's de GET que o script já traz ué

você sabe utilizar GetComponent? acessar outros scripts?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Seg Jun 27, 2016 7:55 pm

NAO

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1091
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jun 28, 2016 7:42 pm

@karllus250 escreveu:NAO
Nem tentou??? Bom, dei uma ajeitada e tirei os Component já que você não sabe usar:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{

   public Graphic UI_Element;
   RectTransform rectT;
   Vector2 centerPoint;
   float wheelAngle = 0f;
   float wheelPrevAngle = 0f;
   bool wheelBeingHeld = false;
   public WheelCollider RodaFrenteDir, RodaFrenteEsq;

   void Start(){
      rectT = UI_Element.rectTransform;
      InitEventsSystem();
      UpdateRect();
   }
   void FixedUpdate(){
      RodaFrenteDir.steerAngle = Mathf.Clamp ((wheelAngle / 5.0f), -40.0f, 40.0f);
      RodaFrenteEsq.steerAngle = Mathf.Clamp ((wheelAngle / 5.0f), -40.0f, 40.0f);
   }
   void Update(){
      Debug.Log (wheelAngle);
      if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
         float deltaAngle = 200.0f * Time.deltaTime;
         if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
            wheelAngle = 0f;
         else if( wheelAngle > 0f )
            wheelAngle -= deltaAngle;
         else
            wheelAngle += deltaAngle;
      }
      rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
   }
   void InitEventsSystem(){
      EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
      if (events == null) {
         events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
      }
      if (events.triggers == null) {
         events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
      }
      EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
      EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
      entry = new EventTrigger.Entry();
      callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
      entry = new EventTrigger.Entry();
      callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
      functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
      callback.AddListener( functionCall );
      entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
      entry.callback = callback;
      events.triggers.Add( entry );
   }
   void UpdateRect(){
      Vector3[] corners = new Vector3[4];
      rectT.GetWorldCorners( corners );
      for( int i = 0; i < 4; i++ ){
         corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
      }
      Vector3 bottomLeft = corners[0];
      Vector3 topRight = corners[2];
      float width = topRight.x - bottomLeft.x;
      float height = topRight.y - bottomLeft.y;
      Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
      centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
   }
   public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
      Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
      wheelBeingHeld = true;
      wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
   }
   public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
      Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
      float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
      if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
         if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
            wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
         } else {
            wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
         }
      }
      wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -200, 200 );
      wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
   }
   public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
      DragEvent( eventData );
      wheelBeingHeld = false;
   }
}
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 12:25 pm

Marcos eu usei este ultimo script e a imagem gira mas as rodas n eu linquei tudo certo
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 1144
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jun 29, 2016 2:03 pm

linkou as mesh ou as wheel?

Para as mesh girarem, você vai precisar fazer aquilo que eu fiz no meu tutorial de veículos...

Isto é para as wheels girarem e não para as mesh
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 3:07 pm

linkei as whell
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 1144
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qua Jun 29, 2016 4:04 pm

Eu preciso alterar algo no script ou fazer mais algo ?
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 1144
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por karllus250 em Qui Jun 30, 2016 12:12 am

nao gira marcos linkei as whell tambem e nao gira

karllus250
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1091
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 30, 2016 12:48 am

nuss, quanto flood, cuidado com as regras.

O que deve estar acontecendo é que você ainda está tentando passar o angulo das wheels por algum outro script, então eles ficam se sobre escrevendo...

Um script está passando o angulo da UI, e outro do InputHorizontal... você tem que ajeitar isto.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por lolhard em Qui Jun 30, 2016 12:34 pm

Obrigado e desculpa
avatar
lolhard
Avançado
Avançado

PONTOS : 1144
REPUTAÇÃO : 7
Áreas de atuação : Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Alerson Software em Seg Ago 01, 2016 10:35 pm

ola marcos eu usei seu script de veiculo e coloquei o script de volante no meu carro e linkei as duas wheel colliders 1 e a 2 e o peneu n girou oque fazer?
avatar
Alerson Software
Membro
Membro

PONTOS : 938
REPUTAÇÃO : 2
Áreas de atuação : Estudante de C# Modelador de caminhões no Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 02, 2016 4:16 pm

Você está cometendo o mesmo erro do lolhard... Um script está passando o InputHorizontal e o outro script está passando o Input da UI. Você tem que remover a parte do steerAngle do script do "Veículo Simples"
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Alerson Software em Qua Ago 03, 2016 12:58 pm

@MarcosSchultz escreveu:Você está cometendo o mesmo erro do lolhard... Um script está passando o InputHorizontal e o outro script está passando o Input da UI. Você tem que remover a parte do steerAngle do script do "Veículo Simples"
obrigado funcionou bem legal
avatar
Alerson Software
Membro
Membro

PONTOS : 938
REPUTAÇÃO : 2
Áreas de atuação : Estudante de C# Modelador de caminhões no Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por RenanKrause em Sab Out 08, 2016 2:38 pm

como fasso para colocar um acelerador e o freio
avatar
RenanKrause
Membro
Membro

PONTOS : 857
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 09, 2016 3:31 pm

@RenanKrause escreveu:como fasso para colocar um acelerador e o freio

Crie um tópico específico para esta dúvida... este é sobre o tutorial de volante.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por nicolasfive em Sex Fev 03, 2017 7:07 pm

fiz tudo certinho o carro vira e tudo mas a roda fica parada porque ?

nicolasfive
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1015
REPUTAÇÃO : 17
Idade : 16
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Fev 05, 2017 11:40 pm

@nicolasfive escreveu:fiz tudo certinho o carro vira e tudo mas a roda fica parada porque ?

Está linkando todos os objetos corretamente nas variaveis?

está linkando as mesh das rodas nas variáveis corretas?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FPR Software em Qui Mar 16, 2017 11:58 am

@MarcosSchultz escreveu:Fala pessoal, estou trazendo um script que eu achei em algum lugar aleatório por ai (se não me engano foi do próprio fórum da Unity), que serve para criar um volante com algum elemento UI (de preferência uma Image).

Basta ter este script em algum objeto qualquer:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using UnityEngine.Events;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour{
 
 public Graphic UI_Element;
 RectTransform rectT;
 Vector2 centerPoint;
 public float AnguloMaximo = 200f;
 public float VelocidadeDeGiro = 200f;
 float wheelAngle = 0f;
 float wheelPrevAngle = 0f;
 bool wheelBeingHeld = false;

 public float GetClampedValue(){
 return wheelAngle / AnguloMaximo;
 }
 public float GetAngle(){
 return wheelAngle;
 }
 void Start(){
 rectT = UI_Element.rectTransform;
 InitEventsSystem();
 UpdateRect();
 }
 void Update(){
 if( !wheelBeingHeld && !Mathf.Approximately( 0f, wheelAngle ) ){
 float deltaAngle = VelocidadeDeGiro * Time.deltaTime;
 if( Mathf.Abs( deltaAngle ) > Mathf.Abs( wheelAngle ) )
 wheelAngle = 0f;
 else if( wheelAngle > 0f )
 wheelAngle -= deltaAngle;
 else
 wheelAngle += deltaAngle;
 }
 rectT.localEulerAngles = Vector3.back * wheelAngle;
 }
 void InitEventsSystem(){
 EventTrigger events = UI_Element.gameObject.GetComponent<EventTrigger>();
 if (events == null) {
 events = UI_Element.gameObject.AddComponent<EventTrigger> ();
 }
 if (events.triggers == null) {
 events.triggers = new System.Collections.Generic.List<EventTrigger.Entry> ();
 }
 EventTrigger.Entry entry = new EventTrigger.Entry();
 EventTrigger.TriggerEvent callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 UnityAction<BaseEventData> functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( PressEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerDown;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( DragEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.Drag;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 entry = new EventTrigger.Entry();
 callback = new EventTrigger.TriggerEvent();
 functionCall = new UnityAction<BaseEventData>( ReleaseEvent );
 callback.AddListener( functionCall );
 entry.eventID = EventTriggerType.PointerUp;
 entry.callback = callback;
 events.triggers.Add( entry );
 }
 void UpdateRect(){
 Vector3[] corners = new Vector3[4];
 rectT.GetWorldCorners( corners );
 for( int i = 0; i < 4; i++ ){
 corners[i] = RectTransformUtility.WorldToScreenPoint( null, corners[i] );
 }
 Vector3 bottomLeft = corners[0];
 Vector3 topRight = corners[2];
 float width = topRight.x - bottomLeft.x;
 float height = topRight.y - bottomLeft.y;
 Rect _rect = new Rect( bottomLeft.x, topRight.y, width, height );
 centerPoint = new Vector2( _rect.x + _rect.width * 0.5f, _rect.y - _rect.height * 0.5f );
 }
 public void PressEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 wheelBeingHeld = true;
 wheelPrevAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 }
 public void DragEvent( BaseEventData eventData ){
 Vector2 pointerPos = ( (PointerEventData) eventData ).position;
 float wheelNewAngle = Vector2.Angle( Vector2.up, pointerPos - centerPoint );
 if( Vector2.Distance( pointerPos, centerPoint ) > 20f ){
 if (pointerPos.x > centerPoint.x) {
 wheelAngle += wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 } else {
 wheelAngle -= wheelNewAngle - wheelPrevAngle;
 }
 }
 wheelAngle = Mathf.Clamp( wheelAngle, -AnguloMaximo, AnguloMaximo );
 wheelPrevAngle = wheelNewAngle;
 }
 public void ReleaseEvent( BaseEventData eventData ){
 DragEvent( eventData );
 wheelBeingHeld = false;
 }
}

E jogar a Image UI ou o que for na variável "UI_Element".

O script ainda traz void's como:

"GetAngle" ou "GetClampedValue", para você conseguir pegar o angulo que está sendo imposto nas rodas :D

Como eu faço pra meu volante girar junto com base nesse script??

FPR Software
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 658
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 16, 2017 9:06 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

   [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
   float rotacInicVolanteZ, angulo2Volante;

   void Start () {
      rotacInicVolanteZ = transform.localEulerAngles.z;
   }

   void Update () {
      float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal");
      angulo2Volante = Mathf.MoveTowards(angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante*Time.deltaTime);
      transform.localEulerAngles = new Vector3 (transform.localEulerAngles.x, transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolanteZ + (angulo2Volante * 540.0f));//540 = 1.5 voltas
   }
}


Este é um script de volante simples... basta trocar os inputs Horizontal pelo input do touch
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FPR Software em Sex Mar 17, 2017 1:44 pm

Mas como eu faço isso?

FPR Software
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 658
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por FernandoPRB em Sex Mar 17, 2017 9:01 pm

@MarcosSchultz escreveu:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

 [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
 float rotacInicVolanteZ, angulo2Volante;

 void Start () {
 rotacInicVolanteZ = transform.localEulerAngles.z;
 }

 void Update () {
 float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal");
 angulo2Volante = Mathf.MoveTowards(angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante*Time.deltaTime);
 transform.localEulerAngles = new Vector3 (transform.localEulerAngles.x, transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolanteZ + (angulo2Volante * 540.0f));//540 = 1.5 voltas
 }
}


Este é um script de volante simples... basta trocar os inputs Horizontal pelo input do touch
o volante gira mais não volta

FernandoPRB
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 887
REPUTAÇÃO : 4
Idade : 16
Áreas de atuação : Modelagem
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 21, 2017 12:26 am

Tente este:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

   public enum Tipos {GirarEmX, GirarEmY, GirarEmZ};
   public GameObject objVolante;
   public Tipos Rotacao = Tipos.GirarEmZ;

   [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
   public bool inverterGiro = false;

   float rotacInicVolantAxis, angulo2Volante;

   void Start () {
      if (objVolante) {
         switch (Rotacao) {
         case Tipos.GirarEmX:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.x;
            break;
         case Tipos.GirarEmY:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.y;
            break;
         case Tipos.GirarEmZ:
            rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.z;
            break;
         }
      }
   }

   void Update () {
      if (objVolante) {
         float velMultplic = 1;
         if (inverterGiro) {
            velMultplic = -1;
         }
         float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal") * velMultplic;
         angulo2Volante = Mathf.MoveTowards (angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante * Time.deltaTime);

         switch (Rotacao) {
         case Tipos.GirarEmX:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.y, objVolante.transform.localEulerAngles.z);//540 = 1.5 voltas
            break;
         case Tipos.GirarEmY:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.z);
            break;
         case Tipos.GirarEmZ:
            objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, objVolante.transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f));
            break;
         }
      }
   }
}

Este vai no veículo mesmo... Tenha certeza também de verificar se a referância está como Local e não em Global, no editor.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Fábiow775 em Qua Abr 05, 2017 7:24 pm

Todos os scripts que tiver steer angle e preciso retirar tipo do car controle e do veículo simples?

Fábiow775
Membro
Membro

PONTOS : 713
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 06, 2017 12:15 am

sim, do contrário você vai ter outros scripts setando steerAngle, e vai dar conflito.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Gabriel César O em Ter Abr 11, 2017 9:25 pm

@RenanKrause escreveu:como fasso para colocar um acelerador e o freio

use o asset de controle mobile da unity que você ira conseguir o que quer :bounce:
avatar
Gabriel César O
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 1829
REPUTAÇÃO : 214
Idade : 17
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por HeF Soft em Dom Abr 16, 2017 6:08 pm

@MarcosSchultz escreveu:Tente este:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Volante : MonoBehaviour {

 public enum Tipos {GirarEmX, GirarEmY, GirarEmZ};
 public GameObject objVolante;
 public Tipos Rotacao = Tipos.GirarEmZ;

 [Range(0.4f,4.0f)]public float velGiroVolante = 2.0f;
 public bool inverterGiro = false;

 float rotacInicVolantAxis, angulo2Volante;

 void Start () {
 if (objVolante) {
 switch (Rotacao) {
 case Tipos.GirarEmX:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.x;
 break;
 case Tipos.GirarEmY:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.y;
 break;
 case Tipos.GirarEmZ:
 rotacInicVolantAxis = objVolante.transform.localEulerAngles.z;
 break;
 }
 }
 }

 void Update () {
 if (objVolante) {
 float velMultplic = 1;
 if (inverterGiro) {
 velMultplic = -1;
 }
 float direcaoFixVolante = Input.GetAxis ("Horizontal") * velMultplic;
 angulo2Volante = Mathf.MoveTowards (angulo2Volante, direcaoFixVolante, velGiroVolante * Time.deltaTime);

 switch (Rotacao) {
 case Tipos.GirarEmX:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.y, objVolante.transform.localEulerAngles.z);//540 = 1.5 voltas
 break;
 case Tipos.GirarEmY:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f), objVolante.transform.localEulerAngles.z);
 break;
 case Tipos.GirarEmZ:
 objVolante.transform.localEulerAngles = new Vector3 (objVolante.transform.localEulerAngles.x, objVolante.transform.localEulerAngles.y, rotacInicVolantAxis + (angulo2Volante * 540.0f));
 break;
 }
 }
 }
}

Este vai no veículo mesmo... Tenha certeza também de verificar se a referância está como Local e não em Global, no editor.

agr nem o volante nem as rodas giram

HeF Soft
Membro
Membro

PONTOS : 680
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 19, 2017 2:02 am

Tem como enviar o projeto então pra eu ver? Você deve estar esquecendo algo bem tosco então, não entendo o que pode estar errado.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61210
REPUTAÇÃO : 2102
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Duarte em Sex Ago 25, 2017 11:34 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@karllus250 escreveu:eu nao entedir foi a explicaçao
Basta utilizar as void's de GET que o script já traz ué

você sabe utilizar GetComponent? acessar outros scripts?
Marcos eu sei usar GetComponent, como eu faço para a roda girar de acordo com a Imagem?
Eu tentei aqui mais nao deu certo
avatar
Duarte
Programador

Masculino PONTOS : 1146
REPUTAÇÃO : 86
Idade : 18
Áreas de atuação : Programação
Desenvolvedor Android
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por Fábiow775 em Sab Ago 26, 2017 12:34 pm

@Duarte escreveu:
@MarcosSchultz escreveu:
@karllus250 escreveu:eu nao entedir foi a explicaçao
Basta utilizar as void's de GET que o script já traz ué

você sabe utilizar GetComponent? acessar outros scripts?
Marcos eu sei usar GetComponent, como eu faço para a roda girar de acordo com a Imagem?
Eu tentei aqui mais nao deu certo
Olha amigo uma vez que estava com esse problema eu retirei dos Scripts de controle as partes que continha os Steer Angle, que ira ficar sobrepondo o do volante, da uma olhada pode ser isso.

Fábiow775
Membro
Membro

PONTOS : 713
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android

Mensagem por welyson em Sab Set 30, 2017 1:41 am

@Gabriel César O escreveu:
@RenanKrause escreveu:como fasso para colocar um acelerador e o freio

use o asset de controle mobile da unity que você ira conseguir o que quer :bounce:
 Eu ate tentei mas n consegui, vc poderia me dar uma breve explicação?

welyson
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 444
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum