SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Qui Ago 19, 2021 4:43 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Não sei se é a melhor maneira de se fazer isto, mas estou criando um assistente para tiro.

Criei um Box Collider no meu player e sempre que o Inimigo atravessar este Box, o collider pega a posição de onde ele está, porém como faço parar o tiro ir em direção a ela?

Da maneira que estou fazendo agora, a arma está pegando a posição do Vector3 mas está atirando em um lugar aleatório no mundo do jogo e não na posição do Box.

Por enquanto o Script está assim: 
Código:
private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameObject.CompareTag("Carro"))
        {
        GameObject gHit = other.gameObject;
        Transform tHit = gHit.transform;
        Enemyposition = new Vector3(tHit.position.x,
                                    tHit.position.y,
                                    tHit.position.z
                                    );
        Debug.Log(Enemyposition);
        }
    }

    public void Shoot()
    {

        AT.audioTiros.Play();

        
        Ray ray = new Ray(attackPoint.transform.position, Enemyposition);
        RaycastHit hit;
        Vector3 targetPoint;
        if(Physics.Raycast(attackPoint.transform.position, Enemyposition, out hit)){          
            targetPoint = hit.point;
        } else {
            targetPoint = ray.GetPoint(180);
        }

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Qui Ago 19, 2021 6:01 pm

Não seria mais simples manter registro dos inimigos, usando uma lista ou array?
Com isso você não dependeria do inimigo passar no colisor e nem precisaria encher a cena com colisores...
Isso é pro jogo estilo Rocket League?
mantendo o registro dos jogadores, você pode por exemplo calcular o ângulo pra cada um deles, e com base na direção do joystick, pegar o inimigo com o ângulo mais próximo do que você tentou mirar.
Sobre o raycast, é desnecessário, imagina que você travou a mira no inimigo x, se você disparar um raycast na posição dele é meio óbvio que vai acertar, então dá pra poupar uns ciclos de cpu e só dar dano usando a própria referencia que você pegou usando o ângulo.
Raycast só é válido se o player tiver que mirar, mas se ainda quiser insistir no sistema atual, basta alterar essa linha
Código:
Ray ray = new Ray(attackPoint.transform.position, Enemyposition);

mas fazendo new Ray((Enemyposition - attackPoint.transform.position).normalized);
aí sim você vai ter uma direção.

E aqui:
Código:
if(Physics.Raycast(attackPoint.transform.position, Enemyposition, out hit)){

Você vai passar o ray que criou mais um valor máximo de distancia, e o out hit
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4232
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Sex Ago 20, 2021 9:43 am

Eai Fagner, tudo bom?

Cara, é esse jogo mesmo, acabei tendo alguns problemas no trabalho nos últimos meses e tive que dar uma parada no projeto e voltei a algumas semanas atrás.
Cara, sobre esta maneira que você indicou de fazer a mira, você teria algum arquivo em blog ou fórum, etc que me ajudasse a fazer esta mira da maneira que você indicou? A minha ideia é que a mira do carro se conecte-se minimamente ao inimigo, apenas quando ele estiver em uma área pequena em frente ao Player. Como uma assistência de mira mesmo. 

Vou pesquisar também sobre esta mira da maneira que você indicou. 

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de sempre.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Sex Ago 20, 2021 10:45 am

Isso aqui deve servir de base pra ti:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AimAssist : MonoBehaviour
{
    public List<Transform> inimigos;
    public float lockAngulo = 10;
    public Transform target;

    private void Update()
    {
        if (ValidarAssist())
        {
            //Já encontrei o inimigo a minha frente (target), ele está no angulo limite e posso atirar nele;
            //Variável target contem a referencia do inimigo que eu posso atirar;
        }
        else
        {
            //Não posso atirar;
        }
    }

    private bool ValidarAssist()
    {
        float anguloRetorno;
        Transform inimigoAtual = EncontrarInimigo(out anguloRetorno);//Aqui recebo o transform do inimigo com menor angulo, e no out vem o valor que calculei no outro metodo, evita um novo calculo :)
       
        if (anguloRetorno < lockAngulo)
        {
            if (inimigoAtual != null)
            {
                target = inimigoAtual;
            }
        }
        else
        {
            target = null;
        }

        return anguloRetorno < lockAngulo; //Se o angulo atual for menor que o limite, posso lockar no inimigo;
    }

    private Transform EncontrarInimigo(out float anguloRetorno) //anguloRetorno recebe o melhor angulo e passa pro metodo que chamou o Encontrar Inimigo.
    {
        float melhorAngulo = float.MaxValue; //Inicia com o valor maximo
        int indiceInimigoSelecionado = -1;

        for (int i = 0; i < inimigos.Count; i++)
        {
            float angulo = Vector3.Angle(transform.forward, (inimigos[i].position - transform.position).normalized); //Angulo entre a frente do carro do jogador e a direcao pro inimigo (i)

            if (angulo < melhorAngulo) //Se o angulo do inimigo atual for menor que o valor armazenado, salvo o novo valor e guardo o indice desse inimigo;
            {
                melhorAngulo = angulo;
                indiceInimigoSelecionado = i;               
            }
        }

        anguloRetorno = melhorAngulo;

        if (indiceInimigoSelecionado != -1) //Apenas pra não dar erro, caso não tenha mais nenhum inimigo vivo.
        {
            return inimigos[indiceInimigoSelecionado];
        }
        else
        {
            return null;
        }
    }

    #region Debug

    private void OnDrawGizmos()
    {
        if (target != null)
        {
            Gizmos.DrawLine(target.position, transform.position);
        }

        //Desenha os limites do angulo do Assist
        Quaternion rot = Quaternion.Euler(0, lockAngulo, 0);
        Gizmos.DrawLine(transform.position, rot * transform.forward * 20);
        rot = Quaternion.Euler(0, -lockAngulo, 0);
        Gizmos.DrawLine(transform.position, rot * transform.forward * 20);
    }

    #endregion
}
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4232
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Sex Ago 20, 2021 2:17 pm

Fagner muito obrigado cara. Tu é o melhor. rsrs

Eu só estou dando uma estudada em como implementar este sistema, retirar o Ray como você indicou e acessar os Players instanciados nesta List de inimigos. Mas tu já me deu um excelente caminho.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 11:23 am

Fagner, desculpa mas só queria perturbar você com mais um detalhe. 

No Código você criou tem uma lista de inimigos no início correto. Eu estava tendo um pouquinho de dificuldade de entender a implementação deste código, então peguei este tutorial  que é bem parecido com o código que você passou, fui comparando cada passa para não só usar o código mas também entender como ele funciona. 

Mas estou com uma dúvida em relação ao seu List no início.

Vamos lá, por enquanto no meu game os Carros dos jogadores são instanciados, por enquanto são apenas 4 player, todos os carros estão usando a TAG "Carro" então, ao ser instanciados ele criam uma lista com a Tag correto? Ficando Carro[0], Carro[1], Carro[2], Carro[3].

Além disso, fiz um mecanismo para passar uma Layer para cada Carro ao ser instânciado. Ficando Player 1, Player 2, Player 3 e Player 4.

Pela List que você passou no seu código, como eu consigo fazer com que este código pegue todos os carros que foram instanciados, e use eles como alvo? (Menos o carro pertencente a arma que esta com ele.) 

Quando eu faço em jogo, se eu pegar o carro e colocar no componente correspondente ele passa a seguir, mas ainda não sei como fazer isso automaticamente.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por Fagner Seg Ago 23, 2021 11:34 am

Ainda está usando o Mirror?
Se sim, basta preencher a lista na OnStartAuthority();
Esse método só é chamado no objeto que você tem autoridade, no caso, apenas seu veiculo.

Também dá pra fazer assim:
Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AimAssist : MonoBehaviour
{
    public List<Transform> inimigos;

    private void Start()
    {
        Carro meuCarro = GetComponent<Carro>();//PEgo o carro em que esse script está

        Carro[] carros = FindObjectsOfType<Carro>(); //Pego todos os carros na cena;

        for (int i = 0; i < carros.Length; i++)//Percorro todos os carros, se não for o meu, adiciono à lista.
        {
            if (carros[i] != meuCarro)
            {
                inimigos.Add(carros[i].transform);
            }
        }
    }
}

Eu criei o array de transform, mas talvez seja mais conveniente criar o array usando o script do veiculo como tipo, dessa forma você ainda tem acesso ao transform, mas facilita caso queira acessar algum atributo do veiculo, como a vida, etc.
Afinal você não vai querer continuar lockando a mira num carro que já morreu.

#edit:
Não lembrei que inimigos era uma lista, atualizei o code.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4232
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 12:08 pm

Pior que não cara, rsrsrs

Na verdade eu quero e pretendo ainda voltar nisso, mas eu sou muito ruim no básico na programação cara, estava me sentindo dando um passo muito maior do que minhas pernas pensando em modo online no jogo agora, sabe? 

Mas eu ainda estou tentando fazer um protótipo jogável para decidir o que fazer depois disso. Como eu te falei, eu fiquei um bom tempo se mexer no projeto por causa do trabalho e voltei a pouco. 

É isso cara, ainda estou meio na dúvida do que fazer. O que eu quero de fato é terminar esse protótipo e depois decidir se eu abandono ou sigo em frente. De qualquer maneira, até aqui, todo esse estudo foi muito bom pois aprendi muito em relação a modelagem 3D para jogos.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela?

Mensagem por RenatoBarreto Seg Ago 23, 2021 12:17 pm

Eu tinha mandado a resposta antes de você editar. rs

Cara, mais uma vez muito obrigado, tu é o melhor rsrsrs.

Pior que vendo o código parece tudo tão fácil, é impressionante. 

Vlw mesmo.

RenatoBarreto
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1181
REPUTAÇÃO : 5
Idade : 32
Respeito as regras : Como pego uma posição dentro de um Collider e acesso ela? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos