SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































[RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Joana Qui Abr 15, 2021 10:39 am

Preciso documentar este shader, bem como indicar, caso haja, alternativas melhores e mais viáveis.
Código:
Shader "cods/cod4"
{
 Properties
 {
 _Sura ("sura", 2D) = "white" {}
 _l1("l1", Vector) = (1,1,1,1)
 _C("l2", Color) = (1,1,1,1)
 _shhhh("shhh", Range(1,64)) = 16
 }
 SubShader
 {
 Tags { "RenderType"="Opaque" }

 Pass
 {
 CGPROGRAM
 #pragma vertex ara
 #pragma fragment oro
 
 #include "UnityCG.cginc"

 struct a
 {
 float4 p : POSITION;
 float3 n : NORMAL;
 float2 u : TEXCOORD0;
 };

 struct b
 {
 float4 p : SV_POSITION;
 float3 n : NORMAL;
 float2 u : TEXCOORD0;
 float3 e : TEXCOORD1;
 float3 l : TEXCOORD2;
 };

 uniform sampler2D _Sura;
 uniform float3 _l1;
 uniform float4 _C;
 uniform float _shhhh;
 
 b ara (a i)
 {
 b o;
 o.p = UnityObjectToClipPos(i.p);
 o.u = i.u;
 o.n = normalize(mul(float4(i.n, 0.0), unity_WorldToObject).xyz);
 o.e = normalize(mul(UNITY_MATRIX_M, i.p).xyz - _WorldSpaceCameraPos);
 o.l = -normalize(_l1);
 return o;
 }
 
 float4 oro(b i) : COLOR
 {
 float3 l1 = i.l;
 float it = max(dot(i.n, l1), 0.0);
 float4 d = _C * it;
 float4 a = _C * 0.2;
 float4 s = float4(0,0,0,0);
 
 if (it > 0)
 {
 float3 h = normalize(l1 - i.e);

 s = pow(max(dot(i.n, h), 0.0), _shhhh) * tex2D(_Sura, i.u);
 }
 
 
 return max(d + s, a);
 }
 ENDCG
 }
 }
}

De momento estou na struct a
Joana
Joana
Avançado
Avançado

PONTOS : 1433
REPUTAÇÃO : 16
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Fagner Qui Abr 15, 2021 1:38 pm

Não sei se seria isso, mas lá vai...
Algumas melhorias eu deixei nos comentários, outras depende da aplicação, por exemplo, se eu prezar por desempenho ao invés de qualidade, posso mover alguns cálculos pro vertex shader, como o especular.
Existem funcões nativas pra calcular e normalizar as normais, e você pode usar o Transform Tex ao invés de só passar a UV diretamente, isso lhe permitiria usar o offset e o tiling na textura.
Código:
Shader "cods/cod4"
{
   Properties
   {
      _Sura ("sura", 2D) = "white" {}
      _l1("l1", Vector) = (1,1,1,1)
      _C("l2", Color) = (1,1,1,1)
      _shhhh("shhh", Range(1,64)) = 16
   }

   SubShader
   {
      Tags { "RenderType"="Opaque" }

      Pass
      {
         CGPROGRAM
         #pragma vertex ara
         #pragma fragment oro
         #include "UnityCG.cginc"

         struct a //parametros da mesh que serão utilizados no vertex shader - Entrada
         {
            float4 p : POSITION; // Posicão da vertice
            float3 n : NORMAL; // Normal
            float2 u : TEXCOORD0; // UV0 - primeiro canal das UVS
         };

         struct b // parametros que estarão disponíveis no fragment shader;
         {
            float4 p : SV_POSITION; // Posicão da vertice
            float3 n : NORMAL; //Normal
            float2 u : TEXCOORD0; //UV0 - Primeira UV
            float3 e : TEXCOORD1; //UV1 - Utiliza o interpolador da UV1 para armazenar outro tipo de dado.
            float3 l : TEXCOORD2; //UV2 - Utiliza o interpolador da UV2 para armazenar outro tipo de dado.
         };

         uniform sampler2D _Sura; //sampler2D permite o uso de uma textura;
         uniform float3 _l1; //L1 provavelmente representa a direcao da luz;
         uniform float4 _C; //Cor definida no inspector
         uniform float _shhhh; //Intensidade Specular
         
         b ara (a i) //Vertex shader, recebe os parametros definidos em A
         {
            b o; //declaracao
            o.p = UnityObjectToClipPos(i.p); //posicao da vertice recebe a posicao original multiplicada pela matrix MPV(Model>View>Projection)
            o.u = i.u; //A UV0 é passada diretamente entre o vertex e o fragment, (Melhoria) poderia usar o metodo "TRANSFORM_TEX" para levar em conta o tiling e o offset;
            o.n = normalize(mul(float4(i.n, 0.0), unity_WorldToObject).xyz);//Normal recebe o valor normalizao // Existe um metodo nativo pra isso
            o.e = normalize(mul(UNITY_MATRIX_M, i.p).xyz - _WorldSpaceCameraPos); //UV1 recebe a posicao da vertice multiplicada pela matrix do modelo - a posicao da camera no espaço global;
            o.l = -normalize(_l1); //valor l1 é normalizado e invertido;
            return o;
         }

         float4 oro(b i) : COLOR //Fragment Shader -- recebe o resultado do vertex shader
         {
            float3 l1 = i.l; //l1 recebe o valor vindo do vertex shader normalizado e invertido
            float it = max(dot(i.n, l1), 0.0); //valor maximo entre 0 e dot/normal - calculo de lambert?
            float4 d = _C * it; //Cor d = Cor definida no inspector multiplicada pela iluminação lambert;
            float4 a = _C * 0.2; //A cor recebe 20% da intensidade anterior;
            float4 s = float4(0,0,0,0); //100 Preto;

            if (it > 0) //se a iluminação não for full preto
            {
               float3 h = normalize(l1 - i.e);
               s = pow(max(dot(i.n, h), 0.0), _shhhh) * tex2D(_Sura, i.u); //Calculo de specular? Especular recebe o Calculo de iluminação passando por um power e clampado a 0 com o max, o resltado recebe a aplicação da textura.
            }
            return max(d + s, a); //saida do fragment shader, valor que é desenhado na tela caso o fragment vire um pixel (passe no teste de depth, etc);
         }
         ENDCG
      }
   }
}
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4233
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por poyser Qui Abr 15, 2021 2:52 pm

Para que serve isso? tipo, estou curioso
Laughing
poyser
poyser
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2826
REPUTAÇÃO : 46
Idade : 25
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Fagner Qui Abr 15, 2021 2:58 pm

Isso é o código do material, tipo o standard, o mobile/diffuse, etc. Com isso você controla a mesh e a aparência do objeto.
No vertex shader eu poderia por exemplo fazer a mesh ondular pra simular água, e no fragment shader eu posso aplicar algum efeito na cor do objeto mesmo ele tendo uma textura.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4233
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por dutrabr100 Qui Abr 15, 2021 3:05 pm

@poyser

Complementando o que o Fagner disse acima, também temos o Shader Graph, que é basicamente uma versão visual da coisa, mais fácil de usar.

E mais uns exemplos:

Da pra fazer uns efeitos de dissolver, lasers, campo de força, hologramas, Toon 

E muitas coisas 🤤 quero aprender isso.

Um canal que mostra como fazer umas coisas com Shader Graph
dutrabr100
dutrabr100
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1759
REPUTAÇÃO : 104
Idade : 25
Áreas de atuação : -Formado Em Analise e Desenvolvimento De Sistemas
-Unity e Blender

Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader Aad8pUi

https://games-printer.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por poyser Qui Abr 15, 2021 3:34 pm

klr, também quero pow, deve ser muito bom, obg  @dutrabr100@Fagner por me explicarem, agora irei aprender isso.
poyser
poyser
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2826
REPUTAÇÃO : 46
Idade : 25
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Fagner Qui Abr 15, 2021 4:22 pm

Olha, sei só um pouco sobre shader e já me salvou várias vezes, recomendo de verdade que estudem nem que seja o básico, principalmente se seu foco for mobile, já que os shaders que vem na Unity por padrão são bem limitados.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4233
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Joana Qui Abr 15, 2021 6:39 pm

tenho mais shaders que fiz em aula guardados, se quiserem eu posso ceder para tirarem uso deles e estudarem, caso estejam interessados
Joana
Joana
Avançado
Avançado

PONTOS : 1433
REPUTAÇÃO : 16
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por dutrabr100 Qui Abr 15, 2021 7:27 pm

Joana escreveu:tenho mais shaders que fiz em aula guardados, se quiserem eu posso ceder para tirarem uso deles e estudarem, caso estejam interessados
O que tu cursa ?
dutrabr100
dutrabr100
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1759
REPUTAÇÃO : 104
Idade : 25
Áreas de atuação : -Formado Em Analise e Desenvolvimento De Sistemas
-Unity e Blender

Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader Aad8pUi

https://games-printer.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader

Mensagem por Joana Qui Abr 15, 2021 7:41 pm

desenvolvimento de jogos
Joana
Joana
Avançado
Avançado

PONTOS : 1433
REPUTAÇÃO : 16
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajuda em documentação de shader WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos