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COLETAR ITENS

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DÚVIDA COLETAR ITENS

Mensagem por leonardolopes em Dom Dez 01, 2019 2:36 pm

olá amigos, eu estou trabalhando em um sistema de inventario pro meu jogo e tenho 2 problemas, o primeiro é que no script que estou usando de coletar os itens, o texto pra apertar E para coletar, aparece quando o player colide com o box collider do objeto, mas o texto aparece independente de onde o player está olhando e eu queria que o texto aparecesse somente quando o player olhar diretamente pro objeto; O outro problema é que eu queria fazer sistema de coleta de gravetos/pedras igual no the forest, que o player pode coletar qualquer graveto/pedra do chão e eles aparecem no inventario, mas existe um limite que é 8 gravetos e 3 pedras (por exemplo), e quando esse limite chegar o player não pode coletar mais esses itens e os que ele tentar pegar ficam caindo no chão, pra mostrar que o inventario já está cheio. Se alguém puder me ajudar ficarei muito feliz e agradecido.

Script que eu uso de coleta de itens:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class PegarItem : MonoBehaviour {

   private bool estaComArma, pertoDaArma = false;
   public GameObject armaNoCHao, armaNaMao, armaInvent, outraArma, outraArma2, outraArma3;
   public Text aperteE;
   public Image Lanterna;
   public Image Carga;


   void Start () { 
      aperteE.enabled = false;
      Lanterna.enabled = false;
      Carga.enabled = false;
   }

   void Update () { 
      if (!estaComArma) {
         armaNaMao.SetActive (false);
      }
      if (!estaComArma && pertoDaArma) {
         if (Input.GetKeyDown ("e")) {
            armaNaMao.SetActive (true);
            Destroy (armaNoCHao);
            estaComArma = true;
            armaInvent.SetActive (true);
            aperteE.enabled = false;
            outraArma.SetActive (false);
            outraArma2.SetActive (false);
            outraArma3.SetActive (false);
            Lanterna.enabled = true;
            Carga.enabled = true;

         }
      }
   }
   void OnTriggerEnter (Collider col) {
      if (col.gameObject.tag == "Player") {
         pertoDaArma = true;
         aperteE.enabled = true;
      }
   }
   void OnTriggerExit (Collider col) {
      if (col.gameObject.tag == "Player") {
         pertoDaArma = false;
         aperteE.enabled = false;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por Nightos em Dom Dez 01, 2019 3:45 pm

Eu estou aprendendo a programar ainda, mas vendo sua dúvida acabei pensando algo em relação a dúvida de como interagir com objetos que você está olhando:
https://prnt.sc/q4p5yp
https://prnt.sc/q4p6hu

eu acredito que da para fazer um boxcollider agarrar no centro da câmara, e esse boxcolider interagir com os outros meio que simulando essa coisa de interagir com as coisas que você está olhando.

não é lá grandes coisas, e talvez exista algo melhor que isso.Vitoria

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por leonardolopes em Dom Dez 01, 2019 5:26 pm

Eu n entendi muito bem como funciona, acho que tem como fazer por script mesmo, eu já tinha visto e não lembro como que faz, mas obrigado mesmo assim mano.

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por RafaelSquid1 em Seg Dez 02, 2019 8:09 am

Tenta ver esse video, está em inglês mais da pra entender de forma bem fácil
acredito que seja isso que você esteja procurando.

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por leonardolopes em Seg Dez 02, 2019 11:15 am

muito obrigado, é exatamente isso que eu estava procurando. Vc sabe como resolver o segundo problema?

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por RafaelSquid1 em Seg Dez 02, 2019 11:22 am

@leonardolopes escreveu:muito obrigado, é exatamente isso que eu estava procurando. Vc sabe como resolver o segundo problema?
Infelizmente não 
Espero que consiga resolver Smile


Boa sorte
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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por igortesch em Seg Dez 02, 2019 9:24 pm

leonardolopes tudo bem, para o seu segundo problema você deve criar uma variável que determine a quantidade máxima de itens, e depois faz uma verificação quando fizer a coleta exemplo:
Código:
void OnTriggerEnter (Collider col) {

      if (col.gameObject.tag == "Player") {
            pertoDaArma = true;
            if(quantItemInventario < quantMaxItem){
                    aperteE.enabled = true;
            }
      }
}

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por leonardolopes em Ter Dez 03, 2019 11:16 am

Mas como que eu faço pra quando o player pegar qualquer graveto, 1 graveto aparece no inventario, se ele pegar outro +1 aparece no inventario e vai assim até a quantidade limite. Eu pensei em colocar tag nos gravetos, mas eu preciso achar uma maneira de quando pegar um GameObject com a tag dos gravetos, 1 aparece no inventario e se pegar outro GameObject com tag dos gravetos, o segundo graveto aparece no inventario...e quando chegar no limite, se você tentar pegar outro graveto ele levanta e depois cai, para mostrar que não é possível mais coletar.







COLETAR ITENS Undefined

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por RafaelSquid1 em Ter Dez 03, 2019 12:29 pm

@leonardolopes escreveu:Mas como que eu faço pra quando o player pegar qualquer graveto, 1 graveto aparece no inventario, se ele pegar outro +1 aparece no inventario e vai assim até a quantidade limite. Eu pensei em colocar tag nos gravetos, mas eu preciso achar uma maneira de quando pegar um GameObject com a tag dos gravetos, 1 aparece no inventario e se pegar outro GameObject com tag dos gravetos, o segundo graveto aparece no inventario...e quando chegar no limite, se você tentar pegar outro graveto ele levanta e depois cai, para mostrar que não é possível mais coletar.  







COLETAR ITENS Undefined
antes de criar um jogo com esse sistema, tenta aprender um pouco mais sobre c# de preferencia vc pode focar em canais de desenvolvimento no unity, recomendo também, aprender com canais gringos, tem mt coisa util.
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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por leonardolopes em Ter Dez 03, 2019 1:40 pm

Eu estou estudando sobre o assunto, esse é o meu primeiro jogo e falta muito oque aprender ainda, consegui fazer muitas coisas no meu jogo graças a vocês aqui do fórum, vou dar uma olhada em alguns canais por ai.

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DÚVIDA Re: COLETAR ITENS

Mensagem por Callyde Jr em Ter Dez 03, 2019 10:34 pm

Bom olhe esse exemplo como eu faço

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Linq;

public class Inventario : MonoBehaviour{
   
   public List<Objeto> objetos;//lista de Objetos do jogo
   public int QuantidadeAtual;
   public static Inventario instance;//Usando esse metodo para chamar em outro script
   
   
   void Start()
   {
      instance= this;
      QuantidadeAtual = objetos.Count;//Quantidade atual de objetos
      
   
   
      
      
      
   }
   
   void Update()
   {
    QuantidadeAtual = objetos.Count;//Quantidade atual de objetos
    PassarValor.objetos = objetos;
   }
   
   public void Adicionar(Objeto ob)//Adicionar um objeto
   {
   objetos.Add(ob);
   QuantidadeAtual = objetos.Count;
    }
   
   public void RemoveObjeto(Objeto ob)//Remover um objeto
   {
      for (int i = 0; i < objetos.Count; i++)
      {
         if(objetos[i] == ob)
         {
            objetos.RemoveAt(i);
            QuantidadeAtual = objetos.Count;
            break;
         }
      }
   }
   
   public bool CheckObj(Objeto obj)//Checar se exite
   {
      for (int i = 0; i < objetos.Count; i++)
      {
         if(objetos[i] == obj)
         {
            return true;
         }
      }
      return false;
   }
   public void DeletarObjetos()//Apagar todos objetos
   {
   objetos.Clear();
   QuantidadeAtual = objetos.Count;
   }
   
}

O script de Dropar objetos

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ObjetoDrop : MonoBehaviour {

   public Objeto objeto;

   
   // Use this for initialization
   void Start () {
   

   }

   private void OnTriggerEnter(Collider other)
   {
      if (other.CompareTag("Player"))
      {
         Inventario.instance.Adicionar(objeto);//Adicionar o objeto no inventario
         Destroy(gameObject,2);//Destroir o objeto
      }
   }
}
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