Ajuda com modelo 3d de Casa
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Ajuda com modelo 3d de Casa
Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
Vc selecionou todo o modelo da casa e qual o formato do modelo vc usou pra exportar?
francisco barroso- Programador
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
eu selecionei o modelo todo e criei um componente,eu exportei do sketchUp no formato .dae
eu usei o programa (Autodesk FBX Converter x64 2013) para converter para .fbx
eu usei o programa (Autodesk FBX Converter x64 2013) para converter para .fbx
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
A única maneira de colocar colisão que eu consegui pensar foi de colocar box colliders separados pelo MODELO, eu coloquei vários box colliders em uma só parte do Modelo.
Essa maneira que eu achei pode deixar o modelo bem mais pesado,mas não faço ideia de como fazer o mesmo sem deixar pesado o projeto,sera que eu tenho que modificar o modelo no SketchUp?
Essa maneira que eu achei pode deixar o modelo bem mais pesado,mas não faço ideia de como fazer o mesmo sem deixar pesado o projeto,sera que eu tenho que modificar o modelo no SketchUp?
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
Boa tarde! já tentou na mesh dentro da Unity, ir lá no inspector dela em model e marcar Generate Colliders?
Abraço!
Abraço!
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
sim man eu fiz isso e deu certo,mas tipo,o modelo que tem praticamente 5051 batches, 566,3k de Tris, 787,6k Verts, ae eu coloco colisor em todo o modelo que acaba diminuindo muito o FPS.dstaroski escreveu:Boa tarde! já tentou na mesh dentro da Unity, ir lá no inspector dela em model e marcar ?
Abraço!
eu vou deixar assim msm(com o Generate Colliders ativado),vou ter que aplicar muitos tipos de otimização,tipo o Occlusion Culling.
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Olá, Glauco sou um usuário avançado no sketchup pelo que eu vi na imagem você não separou as linha como devia o erro esta ai tenta fazer parede por parede sem ta ligando uma na outra, você esta ligando parede e chão tudo junto com uma mesma linha. Obrigado.
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
Realmente eu criei o modelo sem separar,eu simplesmente criei um quadrado e fui moldando..eu não sei usar o sketchUp muito bem,sei somente o basico das ferramentas.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
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O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Olá, Glauco sou um usuário avançado no sketchup pelo que eu vi na imagem você não separou as linha como devia o erro esta ai tenta fazer parede por parede sem ta ligando uma na outra, você esta ligando parede e chão tudo junto com uma mesma linha. Obrigado.
Sobre "você não separou as linha como devia" eu sinceramente não faço ideia do que vc esta falando,poderia explicar para mim?me dar um exemplo.
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:Realmente eu criei o modelo sem separar,eu simplesmente criei um quadrado e fui moldando..eu não sei usar o sketchUp muito bem,sei somente o basico das ferramentas.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Olá, Glauco sou um usuário avançado no sketchup pelo que eu vi na imagem você não separou as linha como devia o erro esta ai tenta fazer parede por parede sem ta ligando uma na outra, você esta ligando parede e chão tudo junto com uma mesma linha. Obrigado.
Sobre "você não separou as linha como devia" eu sinceramente não faço ideia do que vc esta falando,poderia explicar para mim?me dar um exemplo.
Como você falou que quer cada coisa independente você não pode fazer um objeto junto com uma mesma linha com outro olha o exemplo abaixo:
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:Realmente eu criei o modelo sem separar,eu simplesmente criei um quadrado e fui moldando..eu não sei usar o sketchUp muito bem,sei somente o basico das ferramentas.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Olá, Glauco sou um usuário avançado no sketchup pelo que eu vi na imagem você não separou as linha como devia o erro esta ai tenta fazer parede por parede sem ta ligando uma na outra, você esta ligando parede e chão tudo junto com uma mesma linha. Obrigado.
Sobre "você não separou as linha como devia" eu sinceramente não faço ideia do que vc esta falando,poderia explicar para mim?me dar um exemplo.
Eu vi um erro também nas suas textura, quando for colocar textura nas parede no sketchup clica com o botão direito do mouse no objeto e coloca inverter fases e aplica outra vez a textura, com isso quando vc importa pro unity você não vai precisar colocar as texturas todas de novo. Obrigado
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Última edição por glauco em Sex Fev 01, 2019 3:37 pm, editado 1 vez(es)
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
sobre texturas eu ja entendo um pouco,eu deixei com aquela cor para a unity "ver" a face, normalmente a parte que fica em azul na unity ela fica invisivel,eu precisei colocar cor para a luz nao ficar bugada.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Realmente eu criei o modelo sem separar,eu simplesmente criei um quadrado e fui moldando..eu não sei usar o sketchUp muito bem,sei somente o basico das ferramentas.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Eu criei uma casa bem grande e com vários detalhes CASA
Eu fiquei dias colocando detalhes na casa Detalhe
O problema é que quando eu exportei do SketchUp (2017) para a Unity (Unity 2018.3.0f2 (64-bit) os grupos dos objetos estavam juntos ou separados,exemplo, a parede da cozinha estava junta com o chão do quarto do andar de cima.
Como nessa Imagem mostra os objetos ligados.
Eu precisava que estas ligações ficassem separadas para eu poder aplicar uma física para colidir,mas fica Assim quando eu coloco o box collider, somente em algumas partes do modelo que ficaram perfeitas para aplicar o collider,como essa Parede.
Eu fiquei dias modelando Esta casa,mas acontece isso na Unity,eu praticamente perdi o modelo, por que como vou poder colocar colisão para o personagem andar pela casa, eu ja tentei colocar o mesh collider mas fica do mesmo jeito que o box collier.
Alguém pode me dizer como posso resolver esse problema?
Eu pensei em criar um box collider separado e ajustar o tamanho dele de acordo com a textura,mas isso vai demorar muito ou pode dar em algum problema futuro...
Olá, Glauco sou um usuário avançado no sketchup pelo que eu vi na imagem você não separou as linha como devia o erro esta ai tenta fazer parede por parede sem ta ligando uma na outra, você esta ligando parede e chão tudo junto com uma mesma linha. Obrigado.
Sobre "você não separou as linha como devia" eu sinceramente não faço ideia do que vc esta falando,poderia explicar para mim?me dar um exemplo.
Eu vi um erro também nas suas textura, quando for colocar textura nas parede no sketchup clica com o botão direito do mouse no objeto e coloca inverter fases e aplica outra vez a textura, com isso quando vc importa pro unity você não vai precisar colocar as texturas todas de novo. Obrigado
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Esse primeiro exemplo é como você ta fazendo pelo que eu vi na imagem: Você não esta colocando a linha
para separar chão e parede.
Nesse exemplo eu já coloco a linha no meio e já fica separado os dois:
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
Pelo o que vc disse em colocar a linha separada,eu sempre faço isso,pq se nao colocar a linha nao vai virar um componente como vc mostra nas imagens.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Esse primeiro exemplo é como você ta fazendo pelo que eu vi na imagem: Você não esta colocando a linha
para separar chão e parede.
Nesse exemplo eu já coloco a linha no meio e já fica separado os dois:
O modelo tem varias linhas que separam os lados,modelo no SketchUp,modelo na Unity.
Eu vou colocar parede por parede como componente único para ver se da uma resolvida.
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:Pelo o que vc disse em colocar a linha separada,eu sempre faço isso,pq se nao colocar a linha nao vai virar um componente como vc mostra nas imagens.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Esse primeiro exemplo é como você ta fazendo pelo que eu vi na imagem: Você não esta colocando a linha
para separar chão e parede.
Nesse exemplo eu já coloco a linha no meio e já fica separado os dois:
O modelo tem varias linhas que separam os lados,modelo no SketchUp,modelo na Unity.
Eu vou colocar parede por parede como componente único para ver se da uma resolvida.
Pelo que to vendo ta certo no sketchup, você ta dando quantos clica no objeto no unity? 1 ou 2 clica 2 vezes no mesmo objeto.
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
1zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Pelo o que vc disse em colocar a linha separada,eu sempre faço isso,pq se nao colocar a linha nao vai virar um componente como vc mostra nas imagens.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Esse primeiro exemplo é como você ta fazendo pelo que eu vi na imagem: Você não esta colocando a linha
para separar chão e parede.
Nesse exemplo eu já coloco a linha no meio e já fica separado os dois:
O modelo tem varias linhas que separam os lados,modelo no SketchUp,modelo na Unity.
Eu vou colocar parede por parede como componente único para ver se da uma resolvida.
Pelo que to vendo ta certo no sketchup, você ta dando quantos clica no objeto no unity? 1 ou 2 clica 2 vezes no mesmo objeto.
Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
glauco escreveu:1zeca urubu escreveu:glauco escreveu:Pelo o que vc disse em colocar a linha separada,eu sempre faço isso,pq se nao colocar a linha nao vai virar um componente como vc mostra nas imagens.zeca urubu escreveu:glauco escreveu:eu faço isso no sketchUp,mas eu nao entendi a sua explicação.
como vc faz para separar em partes? vc cria um componente separado?
Ex: criei um quarto,ae eu vou seleciono a parede e crio um componente ou grupo no ScketchUp.
Esse primeiro exemplo é como você ta fazendo pelo que eu vi na imagem: Você não esta colocando a linha
para separar chão e parede.
Nesse exemplo eu já coloco a linha no meio e já fica separado os dois:
O modelo tem varias linhas que separam os lados,modelo no SketchUp,modelo na Unity.
Eu vou colocar parede por parede como componente único para ver se da uma resolvida.
Pelo que to vendo ta certo no sketchup, você ta dando quantos clica no objeto no unity? 1 ou 2 clica 2 vezes no mesmo objeto.
Clica duas vezes rápido pra ver.
zeca urubu- MembroAvançado
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Re: Ajuda com modelo 3d de Casa
acontece nada...
pode deixar man,vou criar um componente para cada parede,vou ver se vai dar certo.
pode deixar man,vou criar um componente para cada parede,vou ver se vai dar certo.
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