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Iniciando com Scripted Events

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DÚVIDA Iniciando com Scripted Events

Mensagem por bielTuvel em Qui 31 Jan 2019 - 9:30

Bom dia, pessoas! Então, estou criando um pequeno jogo 2D e por motivos de melhor Otimização eu quero começar a adicionar Scripted Events nos meus códigos (preciso tirar algumas coisas do "Update ()"), porém, não tenho muita ideia de como começar a fazer isso. Vamos a um exemplo:

Digamos que o meu PLAYER tenha uma variável do tipo int "vida", ela começa valendo 3 e se chega a 0, o personagem morrerá. Atualmente eu verifico a vida do personagem a cada frame na Update() mas eu quero agora usar Scripted Events, pelo que sei seria uma forma menos pesada de fazer isso, certo?

Se alguém pudesse me indicar alguma boa vídeo aula ou qualquer tipo de ajuda, seria bem-vindo! Obrigado.
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DÚVIDA Re: Iniciando com Scripted Events

Mensagem por Weslley em Qui 31 Jan 2019 - 13:46

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/keywords/delegate
https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/keywords/event
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Coroutine.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Events.UnityAction.html
https://www.youtube.com/watch?v=jXORJ4Tvlns

Sugiro esses links a cima!

aqui um exemplo bem simples de como usar event, não necessariamente precisaria usar eventos nesse tipo de coisa, porem com event vc poderia ter callbacks para alertar terceiros caso o personagem esteja tomando dano ou quando o personagem morrer ou seja novos horizontes!

caso esteja curioso sobre callbacks aqui tem mais sobre
https://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/1c8574/delegate-used-for-callback-operation/


Código:
public delegate void OnDeath(); //aqui definimos nosso delegate sem nenhum parâmetros mais basicamente vc pode passar qualquer tipo
public event OnDeath OnDeathEventHandler; //aqui declaramos o evento do tipo do nosso delagate "OnDeath"

public int life; //vida

void Start()
{
    OnDeathEventHandler += delegate //aqui assinamos nosso delegate com um método anônimo
    {
        Debug.LogWarning("magrelin morreu");
        //tudo que se tem que fazer quando o personagem morrer
    };
}

//metodo para tirar vida do personagem
public void TakeDamage(int damage)
{
    if (life > 0)
    {
        life -= damage;
        
        //tem vida?
        if (life <= 0)
        {
            //caso tenha algum assinatura no evento
            if (OnDeathEventHandler != null)
                OnDeathEventHandler.Invoke();
            else
                Debug.LogWarning("Nada registrado em "OnDeathEventHandler"");
        }
    }
}
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DÚVIDA Re: Iniciando com Scripted Events

Mensagem por bielTuvel em Qui 31 Jan 2019 - 14:06

@Weslley escreveu:https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/keywords/delegate
https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/keywords/event
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Coroutine.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Events.UnityAction.html
https://www.youtube.com/watch?v=jXORJ4Tvlns

Sugiro esses links a cima!

aqui um exemplo bem simples de como usar event, não necessariamente precisaria usar eventos nesse tipo de coisa, porem com event vc poderia ter callbacks para alertar terceiros caso o personagem esteja tomando dano ou quando o personagem morrer ou seja novos horizontes!

caso esteja curioso sobre callbacks aqui tem mais sobre
https://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/1c8574/delegate-used-for-callback-operation/


Código:
public delegate void OnDeath(); //aqui definimos nosso delegate sem nenhum parâmetros mais basicamente vc pode passar qualquer tipo
public event OnDeath OnDeathEventHandler; //aqui declaramos o evento do tipo do nosso delagate "OnDeath"

public int life; //vida

void Start()
{
    OnDeathEventHandler += delegate //aqui assinamos nosso delegate com um método anônimo
    {
        Debug.LogWarning("magrelin morreu");
        //tudo que se tem que fazer quando o personagem morrer
    };
}

//metodo para tirar vida do personagem
public void TakeDamage(int damage)
{
    if (life > 0)
    {
        life -= damage;
        
        //tem vida?
        if (life <= 0)
        {
            //caso tenha algum assinatura no evento
            if (OnDeathEventHandler != null)
                OnDeathEventHandler.Invoke();
            else
                Debug.LogWarning("Nada registrado em "OnDeathEventHandler"");
        }
    }
}
Nossa, muito obrigado, mandou tudo que tinha direito! Vou dar uma estudada com base nisso, o código deixou algumas coisas bem claras, aquela situação que eu coloquei ali, foi mais pra um exemplo mesmo, certamente vou aplicar em várias coisas os events, valeu de novo.
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