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+3dstaroski
francisco barroso
MayLeone
7 participantes
por MayLeone Sex Dez 28, 2018 8:40 pm
~ T E T R I S ~
Como vão? Hj estou aqui para disponibilizar mais um de meus projetos, dessa vez uma réplica do famoso "Tetris" desenvolvido na Unity engine.
Minha intenção ao criar esse projeto foi para escrever um tutorial sobre o mesmo, mas devido à complexidade do sistema em alguns momentos, decidi gravar um vídeo ao invés de apenas escrever, porém, enquanto não faço esse vídeo-tutorial, preferi postar o jogo completo aqui no fórum.
O que tem de diferente?
E qual é a diferença entre meu tutorial de Tetris com dos outros já feitos? Básico! Meu tutorial tenta ser mais simples e básico, ao invés de usar matrizes para realizar as validações gerais no jogo (preencher linhas, mover e rotacionar através de validações em matrizes) eu decidi reunir conceitos mais básicos da própria engine (como Vectors, Raycasts e hierarquia) para criar o jogo, portanto, irei mostrar no tutorial uma abordagem diferente das que estamos acostumados a vermos, onde utilizaremos alguns conceitos da engine ao invés de um algoritmo com matriz.
Print do jogo:
Como é para apenas um tutorial, não tive a preocupação de me ater a detalhes gráficos, vejam que é tudo bem simples, mas ainda sim existe um "
charme" com o sistema de variar as cores das peças entre o amarelo e o rosa.
Mas quais sistemas o jogo possui?
- Mover e rotacionar peças;
- Verificação para diferentes tipos de rotação;
- Impede a rotação se está for irregular;
- Validações de movimentos;
- Verificação de preenchimento de linhas ou múltiplas linhas;
- Score;
- Sistema de queda de peças automática;
- Descer a peça totalmente com uma tecla;
- Verificar fim de jogo;
- Gerador de peças aleatórias;
- Mostrar próxima peça;
- Sistema de pause;
- Criação automática da grade (podendo variar as dimensões de acordo com o programador);
- Alteração das cores das peças;
- Eliminação da linha preenchida;
- Simples canvas pro score
Todos os sistemas descritos acima serão ensinados nos meus tutoriais sobre o Tetris.
Quer jogar? Baixe logo abaixo:
VERSÃO 32 BITS
VERSÃO 64 BITS
Comandos:- Teclas direcionais (esquerda e direita) movem a peça para os lados;
- Tecla "baixo" desce a peça mais rapidamente;
- Tecla "cima" rotaciona a peça;
- Tecla "Space" faz com que a peça vá para o destino de uma vez;
- Tecla "Enter" pausa e despausa o jogo.
Bom divertimento,
>> Código fonte no gitHub: https://github.com/mayleone1994/TETRIS
MayLeone- Instrutor
- PONTOS : 3605
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras :
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por francisco barroso Sáb Dez 29, 2018 12:50 am
francisco barroso- Programador
- PONTOS : 2409
REPUTAÇÃO : 59
Respeito as regras :
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por dstaroski Sáb Dez 29, 2018 11:06 am
dstaroski- Instrutor
- PONTOS : 6096
REPUTAÇÃO : 1123
Idade : 34
Áreas de atuação : Teologia, Unity 3D, C#, HTML, CSS, Dart, Flutter.
Respeito as regras :
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por zZAndersonZz Sáb Dez 29, 2018 11:54 pm
Legal, gosto de ver o códigos alheios, sempre aprendo algo novo, disponibilizar no github foi uma boa.
zZAndersonZz- Avançado
- PONTOS : 2994
REPUTAÇÃO : 142
Idade : 27
Respeito as regras :
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por PauloFR Seg Dez 31, 2018 6:08 pm
Legal
PauloFR- ProgramadorMaster
- PONTOS : 3981
REPUTAÇÃO : 376
Idade : 21
Áreas de atuação : C++/C# | Modelagem3D | PixelArt2D | Musica
Respeito as regras :
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por MayLeone Seg Dez 31, 2018 6:33 pm
Obrigada pessoal, apesar dos feedbacks curtos, eles são importantes.
#pas
MayLeone- Instrutor
- PONTOS : 3605
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras :
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por conceptfac Dom Jan 06, 2019 4:40 pm
Não modifiquei nada! Apenas abri o projeto e apareceu esse erro:
A game object can only be in one layer. The layer needs to be in the range [0...31]
UnityEngine.GameObject:set_layer(Int32)
Move:FallPiece() (at Assets/Scripts/Move.cs:40)
conceptfac- Membro
- PONTOS : 2240
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
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por conceptfac Dom Jan 06, 2019 5:11 pm
conceptfac escreveu:Não modifiquei nada! Apenas abri o projeto e apareceu esse erro:
A game object can only be in one layer. The layer needs to be in the range [0...31]
UnityEngine.GameObject:set_layer(Int32)
Move:FallPiece() (at Assets/Scripts/Move.cs:40)
Tem mais, uma peça simplesmente sobrepõe a outra!
conceptfac- Membro
- PONTOS : 2240
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
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por conceptfac Dom Jan 06, 2019 5:16 pm
conceptfac escreveu:Não modifiquei nada! Apenas abri o projeto e apareceu esse erro:
A game object can only be in one layer. The layer needs to be in the range [0...31]
UnityEngine.GameObject:set_layer(Int32)
Move:FallPiece() (at Assets/Scripts/Move.cs:40)
DESCULPEM A LAMBANÇA!
Quem passar pelo mesmo erro é simples, basta criar uma Layer com nome de "Grid"
conceptfac- Membro
- PONTOS : 2240
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
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por fabricadegame Dom Fev 17, 2019 3:34 pm
Muito boa a inciativa, dizem que ensinar é uma excelente forma de se aprender mais.
Obrigado por compartilhar.
fabricadegame- Membro
- PONTOS : 2010
REPUTAÇÃO : 11
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