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[RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

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Resolvido [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Dom Nov 25, 2018 1:47 pm

Cara tou com problema com uma animaçao de reload na tela de uma arma.. criei um script pra quando apertar R fazer a animaçao na tela só que quando aperto R só executa a animaçao uma vez mesmo pressionando a tecla denovo nao repete a animaçao, quero que sempre apertar faça a animaçao..eu liguei a transição do estado parado pra estado carregando e dei true na condiçao e de carregando pra parado coloquei false o que tem de errado? esse o script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Recarga : MonoBehavior {
    private Animator recarregando;
    
    void Start() {
        recarregando = GetComponent<Animator>();
        
    }
    void Update() {
        if(Input.GetKeyDown("r")) {
            recarregando.SetBool("recarregando", true);
        }
         else {
             (Input.GetKeyDown("r")) {
            recarregando.SetBool("recarregando", false);
        
         }
    }
}
}


Última edição por MarcosSchultz em Seg Dez 03, 2018 1:41 am, editado 2 vez(es) (Razão : Troquei a palavra Animator por Animation na hora de escrever)

francisco barroso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por FelipeSouza11 em Dom Nov 25, 2018 3:03 pm

Boa tarde,kara tá dando algum erro ?
pq na linha 5 vc tá declarando um Animator,  e na 8
voce tá retornando um Animation,
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por MayLeone em Dom Nov 25, 2018 3:07 pm

Troque essa linha:
Código:
recarregando = GetComponent<Animation>();

Por isso:

Código:
recarregando = GetComponent<Animator>();
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Dom Nov 25, 2018 4:04 pm

@FelipeSouza11 escreveu:Boa tarde,kara tá dando algum erro ?
pq na linha 5 vc tá declarando um Animator,  e na 8
voce tá retornando um Animation,
Nao da nem um erro só que excuta a animaçao só uma vez

francisco barroso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Dom Nov 25, 2018 4:07 pm

@MayLeone escreveu:Troque essa linha:
Código:
recarregando = GetComponent<Animation>();

Por isso:

Código:
recarregando = GetComponent<Animator>();

Mas la ja ta como Animator o Animation eu errei quando escrevi o codigo :!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 25, 2018 11:08 pm

E como estão os estados no seu Animator?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Seg Nov 26, 2018 11:52 am

@MarcosSchultz escreveu:E como estão os estados no seu Animator?

A arma tem duas animaçao idle e carregando e criei um estado vazio pra fazer as transiçao como mostra na imagem do link..eu coloquei a letra R pra recarregar junto com o reload do sistema de tiro com raycast que vc fez

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Seg Nov 26, 2018 11:54 am

Esse é o da imagem do animator
https://prntscr.com/ln5dnc

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por Mago em Seg Nov 26, 2018 9:22 pm

[list=linenums]
[*]if(Input.GetKeyDown("r")) {

[*]            recarregando.SetBool("recarregando", true);

[*]        }

[*]         else {

[*]             (Input.GetKeyDown("r")) {

[*]            recarregando.SetBool("recarregando", false);

[*]       

[*]         }

[/list]

Amigo não sei como está o seu Animator na interface, porém não sei o que queria fazer com esse IF e Else.

O IF eu entendi: Se apertar R mande o valor true para o parâmetro do animator chamado "recarregando", porém o ELSE Está perguntando a mesma coisa.

Então isso quer dizer uma coisa: O Else nunca será executado, já que ele só é executado com o IF acima dele dará o valor FALSE.

Então podemos ter é possível ter a seguinte afirmação: O parâmetro: recarregando não está deixando de ser true. (Isso se não existe outra animação em que ele vá automaticamente com o fim da animação de recarregar.)

Então sempre na primeira vez funcionará e passará ao Animator que o recarregando é true, porém nunca mais ele volta a ser false como antes, por isso não volta a fazer a animação.

Então a solução é você fazer o parâmetro voltar a false.

Ou também no lugar de usar um bool, você pode usar um trigger, pois um ele diferente do bool que fica ativo até você desativa-lo, o trigger é como diz o nome, um "gatilho" onde executa a animação apenas uma vez, somente no momento de sua ativação, e você ser ativado diversas vezes sem que precise "desativa-lo" (Colocar false)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Seg Nov 26, 2018 11:44 pm

@Mago escreveu:[list=linenums]
[*]if(Input.GetKeyDown("r")) {

[*]            recarregando.SetBool("recarregando", true);

[*]        }

[*]         else {

[*]             (Input.GetKeyDown("r")) {


[*]            recarregando.SetBool("recarregando", false);

[*]       

[*]         }

[/list]

Amigo não sei como está o seu Animator na interface, porém não sei o que queria fazer com esse IF e Else.

O IF eu entendi: Se apertar R mande o valor true para o parâmetro do animator chamado "recarregando", porém o ELSE Está perguntando a mesma coisa.

Então isso quer dizer uma coisa: O Else nunca será executado, já que ele só é executado com o IF acima dele dará o valor FALSE.

Então podemos ter é possível ter a seguinte afirmação: O parâmetro: recarregando não está deixando de ser true. (Isso se não existe outra animação em que ele vá automaticamente com o fim da animação de recarregar.)

Então sempre na primeira vez funcionará e passará ao Animator que o recarregando é true, porém nunca mais ele volta a ser false como antes, por isso não volta a fazer a animação.

Então a solução é você fazer o parâmetro voltar a false.

Ou também no lugar de usar um bool, você pode usar um trigger, pois um ele diferente do bool que fica ativo até você desativa-lo, o trigger é como diz o nome, um "gatilho" onde executa a animação apenas uma vez, somente no momento de sua ativação, e você ser ativado diversas vezes sem que precise "desativa-lo" (Colocar false)


Tdm que criar outro paramentro? Esse é link da imagem do animator https://prntscr.com/ln5dnc

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por Mago em Ter Nov 27, 2018 12:05 am

@francisco barroso escreveu:
Tdm que criar outro paramentro? Esse é link da imagem do animator https://prntscr.com/ln5dnc


Tenta dar uma olhada em como seus parâmetros se comportam. E dá uma olhada no que falei do parâmetro recarregando estar sempre true.

Fique olhando o animator enquanto o jogo é executado, e analise no momento da chamada da animação.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Ter Nov 27, 2018 9:24 am

Vou ver mano obg

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por MayLeone em Ter Nov 27, 2018 1:37 pm

To pensando aqui... Já que é uma animação que é executada e depois deve ser finalizada, o mais correto nem seria usar bool, porque o bool serve mais quando a animação é constante e só muda quando algum estado mudar, por exemplo para andar e ficar parado: a animação de andar deve ser constante e ficar rodando até que a bool 'parado' fique true e ela termine.

No seu caso, como parece ser uma animação que executa e depois DEVE acabar logo em seguida, o mais correto seria usar trigger.

Então eu faria o seguinte: Na animação parado eu faria uma transição com a condição de um trigger (por exemplo "recarregar"), com a opção "has exit time" desmarcada para a animação "recarregando", e da animação "recarregando" para a animação "parado" eu deixaria sem condicional e com a opção "has exit time" marcada, assim aconteceria o seguinte, quando a animação de recarregar chegasse no fim, automaticamente ela voltaria pro parado, e quando você apertar a tecla de recarregar, ela iria chamar a animação de recarga.

Entããão o código ficaria apenas:
Código:
if (Input.GetKeyDown("r"))
recarregando.SetTrigger("recarregar");
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Ter Nov 27, 2018 2:08 pm

@MayLeone escreveu:To pensando aqui... Já que é uma animação que é executada e depois deve ser finalizada, o mais correto nem seria usar bool, porque o bool serve mais quando a animação é constante e só muda quando algum estado mudar, por exemplo para andar e ficar parado: a animação de andar deve ser constante e ficar rodando até que a bool 'parado' fique true e ela termine.

No seu caso, como parece ser uma animação que executa e depois DEVE acabar logo em seguida, o mais correto seria usar trigger.

Então eu faria o seguinte: Na animação parado eu faria uma transição com a condição de um trigger (por exemplo "recarregar"), com a opção "has exit time" desmarcada para a animação "recarregando", e da animação "recarregando" para a animação "parado" eu deixaria sem condicional e com a opção "has exit time" marcada, assim aconteceria o seguinte, quando a animação de recarregar chegasse no fim, automaticamente ela voltaria pro parado, e quando você apertar a tecla de recarregar, ela iria chamar a animação de recarga.

Entããão o código ficaria apenas:
Código:
if (Input.GetKeyDown("r"))
recarregando.SetTrigger("recarregar");

ok vou fazer aqui se der serto eu respondo

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Animaçao só funciona uma vez

Mensagem por francisco barroso em Ter Nov 27, 2018 5:50 pm

@MayLeone escreveu:To pensando aqui... Já que é uma animação que é executada e depois deve ser finalizada, o mais correto nem seria usar bool, porque o bool serve mais quando a animação é constante e só muda quando algum estado mudar, por exemplo para andar e ficar parado: a animação de andar deve ser constante e ficar rodando até que a bool 'parado' fique true e ela termine.

No seu caso, como parece ser uma animação que executa e depois DEVE acabar logo em seguida, o mais correto seria usar trigger.

Então eu faria o seguinte: Na animação parado eu faria uma transição com a condição de um trigger (por exemplo "recarregar"), com a opção "has exit time" desmarcada para a animação "recarregando", e da animação "recarregando" para a animação "parado" eu deixaria sem condicional e com a opção "has exit time" marcada, assim aconteceria o seguinte, quando a animação de recarregar chegasse no fim, automaticamente ela voltaria pro parado, e quando você apertar a tecla de recarregar, ela iria chamar a animação de recarga.

Entããão o código ficaria apenas:
Código:
if (Input.GetKeyDown("r"))
recarregando.SetTrigger("recarregar");

Laughing funcionouu obg vc e o mago

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