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Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

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DÚVIDA Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por larissatds em Qui Maio 24, 2018 7:46 am

Olá galera, eu gostaria de saber se alguém sabe como faço para minha IA do inimigo desviar de tiros do player, estou fazendo um projeto e queria aplicar esse sistema se for possível.
Já agradeço quem puder me ajudar.

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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por NyanHeavyBR em Sab Maio 26, 2018 1:38 pm

Desviar tipo, chegar para o lado, ou desviar tipo matrix, com animação e tals
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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por MayLeone em Sab Maio 26, 2018 2:11 pm

Vc pode fazer um Raycast que sai da I.A numa certa direção e uma distância considerável, e quando ele(Raycast) detectar um collider com a tag referente ao tiro do personagem, ela pode desviar, deslocando-se ou até mesmo pulando, isso vai depender de como vc quer que a I.A desvie.

Pra fazer isso, basta fazer com que o objeto do tiro tenha uma tag específica, por exemplo, "Bullet" e tenha corpo rígido e um collider.
Também precisa fazer com que esse objeto fique num layer específico, por exemplo "BulletLayer", para que o raio só detecte as balas e não outros colisores.
Então no script da I.A você faz o seguinte (se estiver fazendo um jogo 2D):

Código:
public class IAScript : Monobehaviour{
public float distance;
private int layer;

private void Start(){

layer = LayerMask.GetMask("BulletLayer");

}

private void Update(){
DetectBullet();
}

private void DetectBullet(){
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(transform.position, Vector2.right, distance,
layer);

if (hit.collider != null && hit.collider.tag == "Bullet"){

// Ação de desviar aqui!

}
}
}

Daí no Inspector vc define a distância do raio, deve ser um pouco à frente do inimigo, para ele detectar a bala antes que ela o atinja.
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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por larissatds em Sab Maio 26, 2018 7:14 pm

@NyanHeavyBR escreveu:Desviar tipo, chegar para o lado, ou desviar tipo matrix, com animação e tals
Desviar para o lado mesmo.

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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por larissatds em Sab Maio 26, 2018 7:17 pm

@MayLeone escreveu:Vc pode fazer um Raycast que sai da I.A numa certa direção e uma distância considerável, e quando ele(Raycast) detectar um collider com a tag referente ao tiro do personagem, ela pode desviar, deslocando-se ou até mesmo pulando, isso vai depender de como vc quer que a I.A desvie.

Pra fazer isso, basta fazer com que o objeto do tiro tenha uma tag específica, por exemplo, "Bullet" e tenha corpo rígido e um collider.
Também precisa fazer com que esse objeto fique num layer específico, por exemplo "BulletLayer", para que o raio só detecte as balas e não outros colisores.
Então no script da I.A você faz o seguinte (se estiver fazendo um jogo 2D):

Código:
public class IAScript : Monobehaviour{
public float distance;
private int layer;

private void Start(){

layer = LayerMask.GetMask("BulletLayer");

}

private void Update(){
DetectBullet();
}

private void DetectBullet(){
RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(transform.position, Vector2.right, distance,
layer);

if (hit.collider != null && hit.collider.tag == "Bullet"){

// Ação de desviar aqui!

}
}
}

Daí no Inspector vc define a distância do raio, deve ser um pouco à frente do inimigo, para ele detectar a bala antes que ela o atinja.
Muito obrigada por esclarecer minha duvida, me ajudou muito. Vou fazer no meu projeto. :D

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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por Isabela em Sab Maio 26, 2018 7:57 pm

Larissa, o método acima pode não funcionar corretamente se a velocidade do projétil for muito alta, a Unity trabalha com uma frequência de atualização mais baixa quando se trata de física. em 1 frame do jogo o projétil pode ter passado sem a física detectar.
Caso isso ocorra no teu projeto, uma outra maneira seria o player disparar o raycast no centro da mira, se o inimigo estivesse nele no momento do disparo, e se o player pressionasse o botão de disparar, então o inimigo em questão executaria a animação. Dessa forma você não ficará dependente do bom funcionamento da física da Unity, boa sorte no projeto! :P
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DÚVIDA Re: Como fazer IA de inimigo se desviar de tiro?

Mensagem por larissatds em Seg Maio 28, 2018 9:48 pm

isah escreveu:Larissa, o método acima pode não funcionar corretamente se a velocidade do projétil for muito alta, a Unity trabalha com uma frequência de atualização mais baixa quando se trata de física. em 1 frame do jogo o projétil pode ter passado sem a física detectar.
Caso isso ocorra no teu projeto, uma outra maneira seria o player disparar o raycast no centro da mira, se o inimigo estivesse nele no momento do disparo, e se o player pressionasse o botão de disparar, então o inimigo em questão executaria a animação. Dessa forma você não ficará dependente do bom funcionamento da física da Unity, boa sorte no projeto! :P
Eu segui as duas dicas e deu super certo. Coloquei o raycast no player que no meu caso dava mais certo... muito obrigada pela ajuda  :D

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