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por Zack2 Sex Dez 01, 2017 11:15 pm
olá galera do forum, estou com 2 duvidas e gostaria de suas sjuda!
bem, criei um jogo com um dado, e gostaria de obter o valor (1 a 6) deste dado quando ele estiver no chão, ou seja, quando ele parar de rolar...
e a outra é que o dado é lançado com um clique, gostaria de saber como faço para o código só funcionar (o dado só ser lançado) se o dado estiver no chão, grato desde já!
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por Zack2 Sex Dez 01, 2017 11:19 pm
não encontrei botão de editar tópico então estou escrevendo aqui em baixo, tambem gostaria de saber como faço para "trocar" 2 cameras, ou seja, ativar uma e desativar a outra. Grato, novamente!
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por Fagner Sex Dez 01, 2017 11:35 pm
Bom, eu criei um em 3D uma vez, ele era instanciado a uma certa altura, com valores aleatórios em cada campo do AddRelativeTorque(x,y,z). Como tinha um RigidBody e um colider, ele caia e rolava, então pra checar qual foi o valor que ficou pra cima na hora que ele parava, eu usei o Ridigbody.IsSleeping() pra ter certeza que ele não se movimentava mais, e depois checava qual face estava em contato com o chão usando um raycast, se fosse a 1, então a face que estava pra cima era a 6. parece complicado mas é bem fácil de implementar.
pesquise pelos termos que falei, principalmente o Rigidbody.IsSleeping().
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por Zack2 Sex Dez 01, 2017 11:49 pm
eu pensei nisso, mais sou muito iniciante na linguagem C#, estou fazendo esse projeto (com seriedade) mais com o intuito de aprender mais sobre essa linguagem. se tiver como você me dar um exemplo de como faço isso ficaria grato. só uma base mesmo, e eu me viro aqui!
Obrigado pela atenção!
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por Fagner Sex Dez 01, 2017 11:52 pm
vou ter que baixar a unity, pode demorar um pouco, mas logo deixo uma cena de exemplo aqui
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por Zack2 Sex Dez 01, 2017 11:57 pm
se der muito trabalho não precisa! ja ajudou muito :D
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por Zack2 Sáb Dez 02, 2017 12:12 am
beleza! muito obrigado, novamente!
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por Zack2 Sáb Dez 02, 2017 11:03 am
Fagner escreveu:Bom, eu criei um em 3D uma vez, ele era instanciado a uma certa altura, com valores aleatórios em cada campo do AddRelativeTorque(x,y,z). Como tinha um RigidBody e um colider, ele caia e rolava, então pra checar qual foi o valor que ficou pra cima na hora que ele parava, eu usei o Ridigbody.IsSleeping() pra ter certeza que ele não se movimentava mais, e depois checava qual face estava em contato com o chão usando um raycast, se fosse a 1, então a face que estava pra cima era a 6. parece complicado mas é bem fácil de implementar.
pesquise pelos termos que falei, principalmente o Rigidbody.IsSleeping().
dei uma estudada aqui, consegui usar a maioria das funções que me passou exceto o raycast, consegui usar, aprendi a usa-lo mais não para esse fundamento que falou, poderia me dar mais uma luz? hehe
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por recagonlei Sáb Dez 02, 2017 11:20 am
Você pode usar colliders nas faces do dado e depois fazer um Raycast vindo do centro dele, indo em direção do eixo para cima e detectar qual face está para lá...
Ex:
- Código:
RaycastHit tempHit = new RaycastHit();
Physics.Raycast(transform.position, Vector3.Up, out tempHit);
int tempValue = tempHit.GetComponent<ScriptVaue>().valueAssigned;
Debug.Log("Congrats, you get " + tempValue);
Faça um pequeno script para associar nos colliders com um inteiro declarado para determinar qual é seu valor, quando atingido acesse o script e pegue o valor resignado...
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por Fagner Sáb Dez 02, 2017 1:02 pm
Zack2 escreveu:Fagner escreveu:Bom, eu criei um em 3D uma vez, ele era instanciado a uma certa altura, com valores aleatórios em cada campo do AddRelativeTorque(x,y,z). Como tinha um RigidBody e um colider, ele caia e rolava, então pra checar qual foi o valor que ficou pra cima na hora que ele parava, eu usei o Ridigbody.IsSleeping() pra ter certeza que ele não se movimentava mais, e depois checava qual face estava em contato com o chão usando um raycast, se fosse a 1, então a face que estava pra cima era a 6. parece complicado mas é bem fácil de implementar.
pesquise pelos termos que falei, principalmente o Rigidbody.IsSleeping().
dei uma estudada aqui, consegui usar a maioria das funções que me passou exceto o raycast, consegui usar, aprendi a usa-lo mais não para esse fundamento que falou, poderia me dar mais uma luz? hehe
- Código:
public class Dado : MonoBehaviour {
public Rigidbody dadoRB;
public bool trava;
public Vector3[] numero;
void Start () {
float x, y, z;
x = Random.Range (0, 500);
y = Random.Range (0, 800);
z = Random.Range (0, 1000);
dadoRB.AddRelativeTorque (x, y, z);
}
void FixedUpdate () {
numero[1] = transform.TransformDirection (Vector3.up);
numero[2] = transform.TransformDirection (Vector3.back);
numero[3] = transform.TransformDirection (Vector3.right);
numero[4] = transform.TransformDirection (Vector3.left);
numero[5] = transform.TransformDirection (Vector3.forward);
numero[6] = transform.TransformDirection (Vector3.down);
RaycastHit colisao;
if (dadoRB.IsSleeping() && trava==false){
for (int i = 1; i < 7; i++) {
if (Physics.Raycast (this.transform.position, numero[i], out colisao, 50) && colisao.transform.tag == "sensor") {
print (i);
trava = true;
}
}
}
}
}
Aqui está sua luz, huehue, desculpa a demora, tava ruim de sono e acabei dormindo ontem :/
Aqui está uma cena que fiz usando o código acima https://1drv.ms/u/s!AjEKHZYlxYaigbsU_kd_JvyddbMN8w
Basicamente espero que o dado pare de se mover, e então disparo raycast nas 6 direções possíveis, caso uma delas acerte o sensor(colisor logo acima do dado) ele imprime qual o valor da face...
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por Zack2 Sáb Dez 02, 2017 6:10 pm
Funcionou!!! muito obrigado pela ajuda recagonlei e Fagner
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